Base aliada não vai à Polícia, mas prepara guerra contra o PT

Assessores de deputados da base aliada na Assembléia Legislativa foram destacados para levantar e apurar informações que sirvam de contra-ataque à oposição. O governo cansou de apanhar quieto. Nada mais ficará sem resposta e denúncias contra a oposição que estavam sendo deixadas de lado serão reconduzidas à pauta do dia.

. A criação de uma CPI para investigar o repasse às ONG no Estado será a primeira iniciativa a ser confirmada, na semana que vem, na Assembléia Legislativa. Com número de deputados suficiente para pedir a criação da CPI, a base aliada está reunindo dados para fustigar o governo Lula e o PT no Estado.

Stephanes avisa: 1) Virá dia 5 à Expointer. 2) Missões produzirá etanol.

O editor conseguiu duas informações ainda não divulgadas sobre a audiência entre o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, e o o ministro Reinhold Stephanes.

1) O ministro virá à Expointer, mas não para a abertura oficial, no dia 5 de setembro;
2) a região das Missões será incluída no zoneamento agroclimático para o plantio da cana-de-açúcar destinado à produção de etanol.

. Outras regiões ainda devem ser contempladas no zoneamento, segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze, do PP. Ele, Eliseu Padilha e Alceu Moreira trataram do assunto com técnicos do Ministério da Agricultura. O Litoral e a região central do Estado também devem ser consideradas aptas ao cultivo da cana com fins comerciais, estando habilitadas a receberem crédito e incentivo federal para incrementar a produção.

Feijó avisa: "Não preciso de aviso para andar na linha"

DIREITO DE RESPOSTA

Carta do vice Feijó

Causa estranheza teu comentário desta quinta-feira (07), publicado na página 5 do Caderno Colunistas, no jornal O Sul. Sempre pautei minha atuação, pessoal e profissionalmente, de forma correta, não precisando que me avisem para ?andar na linha?. Contra mim não pesa nenhuma acusação, porque sempre agi de forma séria e transparente em nosso governo, prestando contas à sociedade que nos elegeu. Desta forma, a especulação que fazes na tua coluna me parece no mínimo leviana. Paulo Afonso Feijó.

Resposta do editor
Ué ! Até as pedras da rua sabem que o governo quer que o vice ande na mesma linha dele. Apenas registrei o óbvio.

Bom humor de Yeda surpreende aliados

Mesmo debaixo de mal tempo, a governadora Yeda Crusius tem mantido o bom humor. Alguns secretários têm dito que Yeda Crusius parece inabalável. A viagem à Holanda é vista sob duas ópticas:

1) A positiva, de que será uma mudança de ares que só fará bem à governadora e ao governo.

2) A negativa, reverberada pela apreensão gerada pelas ações, sempre imprevisíveis, do vice-governador Paulo Afonso Feijó.


A mulher do vice e a insegurança pública no RS

A mulher do vice-governador Paulo Feijó, Lisette Feijó, ao ser assaltada na manhã desta quinta-feira no Moinhos de Vento, ouviu de um dos dois jovens bandidos que arenderam: “A senhora tem que entender que esse é o nosso trabalho".

. Assalto virou um gênero de trabalho. Logo ganhará orientação no site do ministério do Trabalho. Nele fará companhia a outro gênero conhecido de trabalhadores, o das prostitutas. Não demorará muito para que os trabalhadores formais caiam na ilegalidade.

. O próprio Feijó foi assaltado há dois anos na avenida Nilo Peçanha.

. Os assaltos repetem-se de maneira inaceitável em Porto Alegre e no RS.

. Uma grande parte das pessoas sequer se dá ao trabalho de chamar a Brigada ou comparecer a uma Delegacia de Polícia, a menos que os bandidos levem seu carro. E isto por que o seguro exige o registro da ocorrência. O editor recebeu sete narrações de violências cometidos contra leitores seus nos últimos dez dias. Uma delas, o do conhecido Gaúcho da Copa, veio acompanhada de denúncias sobre espancamento.

. A polícia abandonou as ruas, a guarda municipal armada mal dá conta dos parques e prédios municipais, os escassos brigadianos que dão as caras, são impedidos até mesmo de presidir autos de flagrante, o que lhes permitiria enfiar de imediato os bandoleiros na cadeia.

. Em todo o Brasil é essa coisa cruel, intolerável, reflexo de um setor público incapaz, indolente, insensível, voltado inteiramente para seu próprio e feio umbigo.

. O povo, ora, o povo não parece merecer destino muito melhor, porque afinal de contas é quem elege toda essa gente que não nos defende.

Setores do PP querem repartir poder de nomeação dos deputados

Os progressistas estão contrariados com a concentração das decisões por parte da bancada estadual. Além de indicar Otomar Vivian para a diretoria do BRDE, agora os deputados estaduais tratarão do seu substituto na presidência do IPE. Outros setores do partido estão se sentindo desprestigiados. O presidente municipal do PP, Tarso Boelter, está em rota de colisão com o presidente estadual, Jerônimo Goergen.

. O fato é que a bancada estadual progressista está tomando as rédeas das nomeações no governo estadual. Até porque o ônus de apoiar o governo em matérias importantes - e muitas vezes polêmicas - é toda dos deputados. O líder, Pedro Westphalen, também está se esmeirando em aproximar os parlamentares das diversas secretarias. Tudo para contar com a fidelidade de toda a bancada.. O Partido ainda espera poder indicar diretores para a Caixa RS, Procergs e CEEE

PT do RS procura a Polícia para atacar Yeda

O PT foi nesta quinta-feira à Polícia Federal para pedir que chame Lair Ferst para novo depoimento, visando atingir a governadora Yeda Crusius.

. É inédito que um Partido procure a Polícia no RS para atacar os adversários, sobretudo quando a Polícia é do seu próprio governo, o PT.

. Nem na ditadura militar a Arena do RS procurava a Polícia.

. A isto foi reduzido o PT do RS, ou seja, foi reduzido a linha auxiliar da Polícia.

. Lair Ferst virou a vaquinha leiteira do PT.


Nota do editor – Nas aulinhas sobre planejamento estratégico, a vaquinha leiteira é aquele produto que garante rendimentos reduzidos, mas, importante: permanentes.


LEIA MAIS;

Por 5 votos contra 4, a Comissão de Serviço Público da Assembléia do RS decidiu não reabrir o caso do Detran. A votação ocorreu nesta quinta-feira. A proposta foi do deputado Paulo Azeredo, do PDT.

O povo se reúne para pagar despesas da Brigada e da Polícia Civil

Vão aceleradas as reuniões para a recriação do Consepro de Porto Alegre. “Como diz o Artigo 144 da Constituição, a Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, avisou a esta página um dos coordenadores do movimento, o jornalista Silvio Balbute. Os Consepros foram criados para que a comunidade local apóie a Brigada Militar e a Polícia Civil.

. O jornalista entusiasmou-se com a proposta depois que se reuniu no dia 13 de maio com o Comando do Policiamento da Capital, quando entregou carta de apoio às ações da 4a. Companhia da Brigada Militar nos Bairro Floresta e São Geraldo por suas operações de abordagens a moradores de rua, prostitutas e travestis. As ações determinaram queda de 33% e 55%, respectivamente, nos crimes contra o patrimônio. A carta foi assinada por sete associações.

Clube de Opinião elegerá novo presidente na segunda-feira

Na segunda-feira o Clube de Opinião do RS elegerá novo presidente. Será as 11h, no elegante Sheraton Hotel, Porto Alegre.

Saiba mais sobre o estouro da bolha naval (Rio Grande que se cuide)

Rio Grande que se cuide. Esta página vem repetindo advertências sobre os riscos que correm o Pólo Naval do RS.

. O material a seguir foi pesquisado junto a especialistas que não querem e não vão aparecer porque sofreriram represálias.

. A verdade é que a bolha do Fundo Nacional da Marinha Mercanti parece ter estourado, porque as encomendas da Transpetro não contam mais com este colcão. Basta examinar o desespero do Bndes, buscando recursos do FGTS para cumprir contratos já existentes.

. O Rio é o primeiro a sentir materialmente o peso da crise.

. O governo do PT esgotou os recursos mais rapidamente do que se imaginava. Neste ponto o PT não é pior e nem melhor do que os demais Partidos que vampirizaram os recursos públicos e o dinheiro do Bndes. Existem denúncias de superfaturamento. recursos com superfaturamentos. O Sindinaval, do Rio, já apontou 10 mil demissões somente neste mês. O motivo é a falta de encomendas.

. O Sindinaval sabe que o problema foi agravado pelo aparecimento relâmpago de mega-estaleiros, capitaneados pelas eternas construtoras (Camargo Côrrea, Andrade Guitierres, Queiroz Galvão, Odebrescht e WTorres) cuja total falta de expertise em construção naval, fez com que buscasse no Oriente a sucata tecnológica da construção. Metodologias erradas, ultrapassadas, produção em massa e soluções ultrapassadas para problemas atuais.

. Com o fim das compras por parte da Transpetro, para quem servirá estas mega-construções? Os investimentos feitos nesses novos estaleiros, quase a fundo perdido, serão uma frustração e o destino natural deles será o fechamento e as concordatas.

. O Brasil vai amargando mais um péssimo episódio de sua história naval pela inconseqüência da governança petista.

Nova economia gaúcha força modernização do sistema hidroviário

A melhor utilização das hidrovias gaúchas não significa apenas desejo do governo, mas necessidade que surgiu a partir do crescimento e diversificação da economia local e das deficiências dos sistemasa de transporte rodoviário e ferroviário. As novas safras e a nova atividade de base florestal exigem hidrovias.

. A ida da governadora à Holanda trará acertos técnicos que modificação estruturalmente o sistema hidroviário.

. No ano passado, um enviado desta página foi à Holanda para verificar in loco o que o RS teria a ganhar com os acordos.

. Existem problemas de logística muito sérios, reais empecilhos para o crescimento e desenvolvimento da economia. Num país que tem 8,5 mil km de costa navegável, 48 mil km de hidrovias interiores navegáveis, dar as costas para isto é no mínimo total falta de visão política, estratégica e econômica.

. O que se percebe são heróicos ruídos do pessoal da Superintendência de Portos e Hidrovias, buscando recursos para o problema de baixo calado.
Nota do editor - Existe um projeto que está em fase final de homologação da empresa russa ATTK, que permite o transporte de até 8 containeres de 40 pés a uma velocidade de 120 km/h e utilizando somente 0,6 m de calado.. A ATTK está aliada à empresa gaúcha Cia. Câmara Construções Navais, de São Leopoldo

Piso de jornalista gaúcho poderá ir a R$ 1.314,00 (só capital)

Jornais, rádios e TVs do RS topam conceder um aumento real de um por cento para os jornalistas do RS. Se a proposta for aceita, os jornalistas terão piso de R$ 1.314,00 em Porto Alegre e R$ 1.087,73 no interior do RS.

Saiba (de graça) como sua indústria pode poupar energia

Foi confirmado para 13 de agosto o Fórum Regional de Eficiência Energética em Empresas, na sede do Ciesp, São Paulo. É gratuito.

. O mau uso da energia produz 10% de desperdício da energia consumida nas indústrias.

SAIBA mais:
www.abesco.com.br/forumeficienciaenergetica ou www.metodoeventos.com.br/forumeficienciaenergetica


Número de ONGs ambientais cresce 61% em três anos

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta quinta-feira (7), aponta para o crescimento no número de associações e fundações sem fins lucrativos voltadas ao meio ambiente e à proteção animal.

. O estudo contou com a participação da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). A análise sobre as Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil identificou as mudanças ocorridas no segmento no período entre 2002 e 2005, com base nas informações do Cadastro Central de Empresas (Cempre).

. De acordo com o estudo, entre 2002 e 2005, o número de ONGs ambientais aumentou 61%, um percentual quase três vezes superior à média nacional (22,6%). Em 2005, eram 2.562 entidades com esse fim. Entre 1996 e 2005, o número de organizações voltadas ao meio ambiente e à proteção animal cresceu 558,6%. O crescimento, segundo o IBGE, pode ser reflexo da preocupação mundial com o meio ambiente, tema que tem pautado o debate político nacional e internacional.

. Atualmente, segundo o levantamento, são mais de 338 mil ONGs e fundações em todo o país. A distribuição dessas organizações tende a acompanhar a da população. No Sudeste estão 42,4% das entidades e 42,6% dos brasileiros. No Nordeste estão 23,7% das instituições e 27,7% da população. No Sul, em terceiro lugar, encontram-se 22,7% das entidades e 14,6% da população. No Centro-Oeste estão 6,4% das associações e 7,1% da população. No Norte estão 4,8% das organizações e 8% dos brasileiros.

Dantas chega “mudo” para depor na Justiça Federal

O sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas , chegou nesta quinta-feira (7), à 6ª Vara Criminal da Justiça Federal, em São Paulo, para prestar depoimento ao juiz Fausto Martins De Sanctis. Entretanto, de acordo com seu advogado, Nélio Machado, Dantas vai utilizar seu direito de permanecer calado durante o interrogatório.

. Questionado se seu cliente não queria "desabafar", como disse na última quarta-feira à imprensa, Machado respondeu: "A expressão "desabafar" é uma expressão minha diante de todas essas injustiças, diante de toda essa quadra persecutória".

. Ele reconheceu, entretanto, que existe a oportunidade de seu cliente resolver falar algo durante o interrogatório: "Ele tem liberdade de eventualmente divergir da defesa técnica". E acrescentou: "Será uma decisão da sensibilidade própria dele, mas eu acredito que ele não irá contra a orientação que eu lhe dei".

. O advogado afirmou que as fitas que gravaram o encontro entre Hugo Chicaroni, Humberto Braz e o delegado da Polícia Federal Victor Hugo Rodrigues Alves Pereira na ocasião da suposta tentativa de suborno ao delegado, são inaudíveis. Além disso, segundo ele, há imagens na televisão que não constam nos autos. O suposto suborno visaria retirar os nomes de Dantas e seus familiares das investigações da Operação Satiagraha.

Portuários serão os primeiros a receber seus precatórios

ENTREVISTA
Deputado Adilson Troca, PSDB

Quanto o governo gaúcho deve de precatórios ?
Algo como R$ 5 bilhões.


Dá para pagar ?
Nos termos atuais é impagável. O que buscamos são composições e mudanças.
Mas existem negociações em andamento para resolver o problema ?
No caso dos portuários de Rio Grande, minha cidade, o governo deve algo como R$ 140 milhões. Dou um número aproximado. A negociação atual com a secretaria da Fazenda é desmembrar os precatórios de valores altos demais, pagando individualmente as dívidas que vão até 40 salários mínimos ou R$ 16 mil.

E o restante ?
Sim, irá para outras formas de negociação e parcelamento.

É uma idéia para ser replicada ?
Teremos um modelito que poderá beneficiar outros detentores de precatórios. Neste caso dos portuários, metade dos mil credores poderão receber seu dinheiro de imediato.

De onde virá o dinheiro, porque até hoje não existia dinheiro para precatório ?
O governo quer aumentar a percentagem destinada aos precatórios no Fundo da Dívida Ativa, liberando também outros recursos. Ao alcançarmos o déficit zero, no ano que vem, o governo terá mais dinheiro para pagar o que deve há dezenas de anos.

E a proposta de leiloar precatórios para pagamento de dívida ativa ou impostos ?
Tenho projeto sobre uso para pagamento da dívida ativa e defendo a idéia.

PT se isola ao bancar candidaturas próprias em 19 Capitais

Porto Alegre nem de longe é a única Capital onde o PT acabou isolado, sem capacidade para reconstituir a velha Frente Popular. PC do B e PSB, seus tradicionais aliados, resolveram bancar a candidatura de Manuela D’Ávila, enquanto que o PDT preferiu o porto seguro do seu mais recente aliado, o prefeito José Fogaça.

. Como Porto Alegre, em 19 Capitais o PT insistiu com candidaturas próprias, ignorando a base aliada e trombando com elas.

. O troco já começou a ser dado.

CLIQUE no endereço a seguir para conhecer a situação de cada Capital. O serviço primoroso é do UOL: http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/infografico/2008/08/01/ult6164u4.jhtm

Bovespa em queda de 0,67%; dólar é vendido a R$ 1,583

A Bovespa passou a operar no vermelho nesta quinta-feira, depois da abertura francamente negativa de Wall Street.

. Às 11h17, o Ibovespa recuava 0,67%, aos 57.154 pontos, depois de ter esboçado alta na abertura. O volume financeiro negociado na bolsa era de R$ 922 milhões.

. Já a moeda norte-americana, às 10h55, era cotada R$ 1,583, em alta de 0,32%. Na semana, o dólar acumula valorização de mais de 1%.

Operação Satiagraha: PF monitorou 54,7 mil horas de ligações

A Polícia Federal obteve autorização para monitorar por pelo menos 54,7 mil horas linhas telefônicas em nome de pessoas e empresas investigadas na Operação Satiagraha, revela levantamento dos pedidos feitos pela PF, e aceitos, à Justiça Federal de São Paulo.

. Foram ordenados grampos em ao menos 51 linhas telefônicas em um intervalo de quase um ano, de 26 de julho de 2007 até as vésperas de a operação ir para a rua, em 8 de julho. A Folha identificou 25 pessoas que tiveram suas conversas gravadas a mando da Justiça.

. O principal alvo das escutas foi o investidor Naji Nahas, que teve três de seus números monitorados pelo período de 225 dias, sendo um deles compartilhado com o filho, Robert Nahas. Conhecido por falar pouco ao telefone, o banqueiro Daniel Dantas foi grampeado por 135 dias, ou 3.240 horas.

. Em torno dos dois, aliás, gravita a maioria das pessoas físicas e jurídicas interceptadas pela PF. No grupo formado a partir de Dantas, foram monitorados familiares, sócios, funcionários do Opportunity e lobistas, que, segundo a PF, davam suporte político a seus negócios ilegais.

. No grupo encabeçado por Nahas, os alvos preferenciais foram seus filhos, Robert e Fernando, doleiros e duas empresas (Rofer e Wanapar), investigadas sob a suspeita de lavar dinheiro vindo do exterior sem o pagamento de impostos ou fruto de corrupção.
Procurada pela Folha, a PF não respondeu se o volume de interceptações está dentro ou fora dos padrões de operações da mesma magnitude. Fontes da polícia disseram que não existe um número padrão de alvos nem de horas de monitoramento para cada um deles, o que pode variar conforme a complexidade da investigação.

. As informações são da Folha de S.Paulo.

Protógenes admite na CPI que teve ajuda de "arapongas" da Abin

O delegado Protógenes Queiroz admitiu ontem (6) à CPI dos Grampos, na Câmara, que arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) participaram da Operação Satiagraha de maneira informal, por meio de um convite dele, "e não como instituição" chamada pela direção da Polícia Federal.

. Descrevendo o convite como uma espécie de ação entre amigos policiais, Protógenes disse que a participação se limitou a "alguns oficiais de inteligência" da Abin, com os quais mantém "relações de trabalho".

CCJ do Senado aprova uso mais restrito de algemas

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou ontem o projeto de lei que regulamenta o uso de algemas no país. Segundo o texto, algemas poderão ser usadas quando houver resistência ou tentativa de fuga da prisão e quando o preso for transportado ou transferido.

. A proposta também veta o uso de algemas quando o investigado ou acusado se apresentar de forma espontânea. Além disso, elas não poderão ser empregadas como forma de castigo, sanção disciplinar ou por tempo excessivo -o projeto não define o limite de tempo. Em casos de abuso da polícia, o projeto estabelece punições que vão desde advertência até perda do cargo com prisão, que pode chegar a dois anos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/