Rita Sanco (PT), Prefeita de Gravataí, tem mandato cassado pela Câmara. PT sofre derrota histórica e emblemática no RS.

Apesar das enormes pressões da Prefeita, do PT, que mobilizou seus deputados, prefeitos e senadores,  e do próprio Governador Tarso Genro, que ameaçou implodir a coligação que mantém com PSB e PTB, a Câmara de Vereadores de Gratavaí decidiu pela cassação do mandato da Prefeita Rita Sanco (PT) por improbidade administrativa. A Prefeita e o PT ajuizaram 11 medidas judiciais, mas forfam derrotados em todas elas. Dos 14 vereadores, 10 votaram pela cassação e quatro pela absolvição da política. Os vereadores também decidiram cassar o vice-prefeito, Cristiano Kingeski. Aliados de Rita já avisaram que vão recorrer à Justiça.

. O PT chegou a mandar o Deputado Ronaldo Zulke e o Prefeito Ronaldo Zulke a Gravataí, que na última hora tentaram virar o voto do Vereador Roberto de Andrade, com o apoio direto do Senador Paulo Paim e do Prefeito Jairo Jorge, mas o Vereador resistiu ao assédio. Para isto, contou com o apoio direto do Deputado José Otávio Germano, a quem é politicamente ligado. Outros líderes do PP também deram cobertura a Andrade.

. A derrota do PT em Gravataí é emblemática e terá desdobramentos políticos e eleitorais. O maior líder do partido na região é o Deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembleia. A derrota de Rita Sanco é atribuida diretamente a ele, mas o próprio Governador foi derrotado, porque interveio diretamente no caso e nada conseguiu. Gravataí, onde o Partido manda há quatro eleições seguidas, é o município gaúcho onde o PT domina por mais tempo.

. Com a perda dos mandatos, quem assume o Executivo é o Presidente da Câmara, o Vereador Nadir Rocha (PMDB). A sessão foi tumultuada, sendo interrompida várias vezes durante a madrugada. O plenário chegou a ser evacuado, pela suspeita de que um homem estaria armado. Um detector de metais foi colocado em uso depois do susto. A Brigada Militar teve que reforçar o efetivo no local.


Confira a relação dos votos:
ABSOLVIÇÃO
PT
- Tania Ferreira
- Carlito Nicolait
- Carlos Souza de Medeiros
- Airton Leal Vasconcelos (Tio Airton)

CASSAÇÃO
DEM
- Dario Plein

PMDB
- Levi Lorenzo Melo
- Nadir Flores da Rocha
- Acimar Silva

PP
- Roberto Carvalho de Andrade (Robertinho)

PSB
- Anabel Lorenzi

PTB
- Vail Carlos Corrêa
- Cau Dias

PV
- Ricardo Canabarro
- Marcio Souza

Fortunati faz mudanças tópicas nas secretarias de Gestão e do Trabalho

O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, decidiu promover uma pequena mudança tópica nas Secretarias de Gestão e do Trabalho, atendendo o desejo do PMDB de manter posição relevante na novíssima Secretaria Municipal do Trabalho, cujo titular, o ex-deputado Pompeo de Matos, assumiu o cargo esta semana.

. A maior parte das funções da Secretaria do Trabalho saíram da Smic, cujo titular, Valter Nagelstein, é do PMDB.

. A mexida significou a ida do Secretário Adjunto da Secretaria de Gestão, Roni Marques, dirigente municipal do Partido, para posição idêntica na Secretaria do Trabalho. O advogado Maurício Souza irá para a posição de Adjunto da Secretaria de Gestão.

Saiba como é o rito da votação do pedido de impeachment de Rita Sanco

A votação do pedido de impeachment da Prefeita Rita Sanco, PT de Gravataí, RS, que está em andamento, poderá demorar mais do que o previsto, porque ela cumpre um rito regimental bastante complicado, que seguirá esta rota:

1) Cada um dos 14 Vereadores votará cada uma das 13 acusações de malfeitorias levantadas contra a Prefeita.

2) Em seguida, ocorrerá o mesmo em relação ao vice-prefeito.

. Os Vereadores imaginam que todo o processo poderá demorar entre 2 a 3 horas.

Termina Convenção do PP do RS. Celso Bernardi é o novo presidente do Partido.

Terminou há pouco a Convenção do PP do RS, celebrada em clima de festa e com a presença de centenas de delegados de todas as cidades. O encontro ocorreu na Assembleia do RS.

. O ex-deputado Celso Bernardi foi eleito Presidente do PP.

. A Senadora Ana Amélia foi a principal presença política da Convenção.

Começou a votação na Câmara de Gravataí. Se ninguém trair, a prefeita Rita Sanco será cassada dentro de instantes.

Começou neste momento a votação da proposta de cassação do mandato da Prefeita Rita Sanco, PT de Gravatraí.

. A Câmara de Vereadores está reunida desde ontem de manhã, 9h, atravessou a madrugada toda e neste momento ocorre a votação.

. Caso aconteça o que estava previsto, Rita Sanco será cassada por 10 votos contra 4. O Presidente da Câmara  será proclamado Prefeito logo em  seguida e com apoio de força policial assumirá a Prefeitura. O PT tentou manobras de última hora, na madrugada mesmo, interpondo dois recursos negados na hora pelo Tribunal de Justiça. Perto do meio dia, o Deputado Ronaldo Zulke, linha dura da fração neotrotskista DS, do PT, do mesmo grupo da Prefeita, tentou entrar com um grupo no plenário da Câmara, mas foi repelido. Só ele foi autorizado a entrar. Muita pressão foi exercida sobre vereadores da base aliada de Tarso Genro - PTB e PSB - mas também sobre o PP. 

Denúncia de Veja: "O ministro Orlando Silva, PCdoB, recebia dinheiro na garagem". O ministro é comensal e aliado de Manuela D''Ávila.

- Há apenas duas semanas, o Ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., PCdoB, veio a Porto Alegre com Pelé, e tentou constranger o Prefeito José Fortunati, acusando-o por suposto atraso nas obras para a Copa 2014. O Ministro quis mostrar serviço a favor da sua candidata, Manuela D’Ávila. Ele e Manuela são companheiros de PCdoB. Ela é a candidata dele. Agora, o Ministro está sendo denunciado em reportagem de Veja. As patifarias vão todas narradas na reportagem. Dilma Rousseff poderá retomar a faxina ética – se ousar. Antes de ler a reportagem,  CLIQUE AQUI para examinar o texto de hoje de Juca Kfouri sobre a atuação do Ministro do Esporte. É uma análise devastadora que começa pelo inicio do texto: “Já faz muito tempo que o Ministro do Esporte, Orlando Silva Jr. protagonizou uma cena humilhante ao se encontrar com o jornalista Roberto Salim, da ESPN-Brasil e ouvir dele, com todas as letras: 'O Senhor desonra sua raça, a história do seu partido, o esporte brasileiro e o Brasil'. O jornalista, um cidadão pacato, não conseguiu conter sua indignação diante de tudo que já sabiamos ser prática do Ministro do PCdoB. Que volta à cena, agora na capa da revista  “Veja”, que deu a seguinte chamada em sua edição desta semana:  'O Ministro recebia o dinheiro na garagem' ".

A seguir, o trecho inicial da revista Veja de hoje (no link, acompanhe tudo):

No ano passado, a polícia de Brasília prendeu cinco pessoas acusadas de desviar dinheiro de um programa criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas. O grupo era acusado de receber recursos do Ministério do Esporte através de organizações não governamentais (ONGs) e embolsar parte do dinheiro. Chamava atenção o fato de um dos principais envolvidos ser militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ex-candidato a deputado e amigo de pessoas influentes e muito próximas a Orlando Silva, o ministro do Esporte. Parecia um acontecimento isolado, uma coincidência. Desde então, casos semelhantes pipocaram em vários estados, quase sempre tendo figuras do PCdoB como protagonistas das irregularidades. Agora, surgem evidências mais sólidas daquilo que os investigadores sempre desconfiaram: funcionava dentro do Ministério do Esporte uma estrutura organizada pelo partido para desviar dinheiro público usando ONGs amigas como fachada. E o mais surpreendente: o ministro Orlando Silva é apontado como mentor e beneficiário do esquema.

Em entrevista a VEJA, o policial militar João Dias Ferreira, um dos militantes presos no ano passado, revela detalhes de como funciona a engrenagem que, calcula-se, pode ter desviado mais de 40 milhões de reais nos últimos oito anos. Dinheiro de impostos dos brasileiros que deveria ser usado para comprar material esportivo e alimentar crianças carentes, mas que acabou no bolso de alguns figurões e no caixa eleitoral do PCdoB.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.

Dentro de duas horas a Prefeita Rita Sanco, PT, será cassada. Novo Prefeito de Gravataí será Nadir Rocha, PMDB.

Dentro de duas horas, portanto as 13h, a Câmara de Vereadores espera ter completado o processo de cassação da Prefeita Rita Sanco, de Gravataí, e empossado em seu lugar o Vereador Nadir Rocha, do PMDB.

. A sessão que analisa o relatório sobre o pedido de impeachment da Prefeita do PT começou as 9h de sexta-feira e varou toda a madrugada, com pequenos intervalos de 10 minutos. A peça acusatória tem 2 mil páginas e foi lida até há pouco, por exigência da bancada do PT.

. Rita Sanco deve ser cassada por 10 x 4.

. A Prefeita do PT, o PT e o governo estadual do Sr. Tarso Genro tentaram de tudo nas últimas horas, inclusive duas ações judiciais impetradas nesta madrugada no Tribunal de Justiça, dedstinadas a trancar a sessão e impedir o impeachment. Da mesma forma que as nove ações anteriores, também estas foram rechaçadas. Na noite de ontem, o PT estadual mandou emissários a Gravataí, capitaneados pelo Prefeito de Novo Hamburgo, Tarcisio Zimermann, e pelo Deputado Ronaldo Zulke. Eles se reuniram com vereadores da oposição que já vinham sendo pressionados a mudar de voto, mas foram repelidos. Basta um voto para que os dois terços não se completem.

. "Os vereadores votarão pela volta da decência e da moralidade na Prefeitura de Gravataí", disse há pouco ao editor o advogado do PV, Claudio Ávila, que foi quem fez as primeiras denúncias.

- A Prefeita não compareceu à sessão para se defender, mas seu advogado, João Nascimento, não se afastou do local. Durante a madrugada ele se sentiu mal e foi atendido pelo Vereador do PMDB, Dr. Levy, que é médico. A Câmara decidiu que empossará seu Presidente no cargo de Prefeito, tão logo ocorra a cassação. A força policial foi chamada para impedir resistência da Prefeita Rita Sanco. O episódio atinge dramaticamente o PT do RS, porque o líder local mais importante, que se auto-intitula O Mito do Vale, Daniel Bordignon, é líder da bancada do PT na Assembleia. Gravataí está há 16 anos nas mãos do PT, sede da GM, quarto município mais rico do RS, 40 kms de Porto Alegre, tem 155 mil eleitores e é um emblema do controle petista sobre a maioria das Prefeituras do RS. O próprio Governador Tarso Genro jogou todo seu prestígio no caso, pressionando publicamente seus aliados do PSB e do PTB, que não se dobraram. As pressões também partiram de líderes petistas de alto coturno, como o Senador Paulo Paim.

CLIQUE AQUI para acompanhar os momentos finais da sessão que vota o impeachment da Prefeita do PT de Gravataí. Alguns discursos desta manhã são memoráveis.

Horário de verão começa neste domingo

A partir da 0h deste domingo, 16, entra em vigor o horário de verão. O relógio deve ser adiantado em 1 hora nos estados do Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Distrito Federal e partir deste ano, a Bahia, primeiro e único estado da região Nordeste a aderir a mudança no relógio.

. A previsão de economia de energia até 26 de fevereiro, quando termina o horário de verão, é de 4%, conforme estimativa do Ministério de Minas e Energia.

Bancários fecham acordo que pode acabar com greve

Representantes dos bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo nesta sexta-feira para encerrar a greve da categoria, iniciada no dia 27 de setembro. A proposta será encaminhada para aprovação em assembleias dos trabalhadores.