PT e governo Dilma provocam crise institucional para livrar da cadeia os líderes do Mensalão

PT e governo Dilma Rousseff esticam a corda, mesmo sabendo que na correlação de forças não podem desfechar qualquer golpe de Estado. A hora do Basta! aproxima-se velozmente.


Os seis pontos a seguir são do Globo Online. Eles demonstram de que modo a tempestade da crise institucional arma-se sobre o cenário político brasileiro. Por trás de cada tópico, o leitor encontrará o dedo do PT e do governo Dilma Rousseff, interessados em envolver o País numa crise política sem precedentes no século XXI, tudo por conta da decisão absurda dos líderes oficialistas, que é a de livrar da cadeia e das investigações seus principais líderes, envolvidos como bandidos comuns na organização criminosa do Mensalão. Este é o objeto nem  tão pouco oculto dos enfrentamentos que líderes do PT e do governo Dilma, e seus aliados, armam todos os dias, 24 horas por dia. 

1. Liminar do STF suspende projeto que barra direitos de novos partidos. 
2. Gilmar diz que é 'melhor fechar o Supremo' caso emenda do Congresso que submete STF seja aprovada 
3.  Renan critica interferência do Judiciário e anuncia ação contra liminar de Gilmar Mendes.  
4. Toffoli: 'Não há crise entre Congresso e STF.   
5. STF x Congresso: Henrique Alves “morde e assopra”. 
6. PEC que limita STF torna democracia frágil, diz Barbosa

ENTREVISTA - O varejo do Simples quer extinção dos 5% do ICMS nas compras fora do Estado

Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo

Qual é a queixa do varejo?
Queremos que o governo gaúcho elimine dos encargos dos varejos do Simples a cobrança de 5% do ICMS nas compras de produtos e insumos de empresas de outros Estados.

Todos pagam os 5%, não?
O problema é que as empresas do Simples, do varejo, não se creditam dos 5%, ao contrário dos demais varejos que não aderiram ao Simples.

E nos demais Estados, a cobrança é feita?
Santa Catarina e Paraná, aqui ao lado, não cobram. Isto significa que os varejos do Simples, desses Estados, são mais competitivas e irão sobreviver.

Qual é o risco?
São 70 mil empresas do Simples, 200 mil empregados. O varejo em geral emprega 55,9% do bolo de mão-de-obra, enquanto que o varejo do Simples emprega 44,1%. Estas empresas que aderiram ao Simples, poderiam estar todas na informalidade, sem gerar empregos formais. 

O governo arrecada muito com os 5%?
O varejo do Simples contribui com 1,7% do bolo do ICMS, o que demonstra que a supressão dos 5% não prejudicará o Tesouro, mas prejudicará gravemente o varejo do Simples. 

Cuidado com seu celular e iPad no aeroporto de Guarulhos. Saiba como protege-los.

O editor recebeu nesta sexta-feira a tarde o relatório que fez a AirTight Networks, uma das fabricantes líderes mundiais em soluções de segurança para redes móveis, interessada em saber o nível de segurança para o uso de celulares e internet no aeroporto de Guarulhos, SPl.

. É zero.

. Em apenas uma hora, três tentativas de invasões foram detectadas.

. Existem soluções que evitam problemas nos sistemas WiFi. A própria AirTight Network possui software para isto, o SpectraGuard.

. Quem viaja muito, como os executivos gaúchos que fazem a ponte aérea Porto Alegre-São Paulo-Porto Alegre, não pode e nem deve correr riscos nessa área.


VENHA HOSPEDAR-SE EM GRAMADO COM A FAMÍLIA
Varanda das Bromélias
.
Boutique hotel no meio de um bosque na zona mais central.
Reservas@varandadasbromelias.com.br Rua Alarisch Schultz 198
RESERVE AGORA

Surpresa!! Paim é contra diminuir maioridade penal

O senador Paulo Paim manifestou-se nesta sexta-feira contra a redução da maioridade penal.

Cpers, aparelhado pelo PT e domesticado por Tarso, acaba greve de mentirinha dos professores

Depois que o Cpers, o poderoso sindicato dos professores públicos estaduais aparelhado pelo PT, fez de conta que fez greve, voltaram todos às salas de aula.

Eleição para a FNP fortalece posição política de Fortunati

A eleição do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que substituirá o ex-prefeito de Vitória, João Coser na presidência da Frente Nacional de Prefeitos,  ocorreu durante a 63ª Reunião Geral da FNP, no complexo Brasil 21, em Brasília, quinta-feira.

. É a primeira vez que um prefeito de Porto Alegre ocupa o cargo.

. A eleição fortalece política e eleitoralmente o prefeito, que já é cotado para vice na chapa de Eduardo Campos ou candidato a governador pelo PDT, o seu Partido.

. José Fortunati não quer saber de nenhuma das duas coisas, porque é candidato ao Piratini em 2018.

Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC que enfraquece o Supremo

- Ao lado, Toffoli, em primeiro plano. O outro personagem da foto é Lewandowsky.

* Clipping Fernanda Calgai, Uol
 
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli concedeu nesta sexta-feira (26) prazo de 72 horas para a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que submete decisões da Suprema Corte ao crivo do Congresso. Toffoli é o relator do mandado de segurança que pede a suspensão da PEC, aprovada nesta semana pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

. Pela proposta, o Congresso teria que aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF, mecanismo que determina que as decisões da Corte devam ser seguidas pelas demais instâncias, e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição.

. A proposta, duramente criticada pelos ministros do STF por considerarem que é uma interferência do Legislativo no Judiciário, é do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI).

. Na quinta-feira (25), o PSDB e o PPS entraram com pedido de liminar contrário à PEC argumentando que ela não poderia sequer estar tramitando no Congresso, por "ofender" o princípio da separação de poderes.

Operação Fratelli Pivô de esquema cita ex-auxiliar de Mercadante

- Ao lado, Mercadante. 

* Clipping www.veja.com.br

Ligações mostram proximidade entre Félix Sahão e Olívio Scamatti, apontado como chefe da máfia que fraudou licitações em 78 prefeituras de São Paulo

 Interceptações telefônicas da Operação Fratelli – deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público – indicam relações próximas de Félix Sahão, ex-assessor do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, com o empreiteiro Olívio Scamatti, apontado como chefe da Máfia do Asfalto, organização criminosa que fraudou licitações em 78 prefeituras da região noroeste do estado de São Paulo.

Filiado ao PT, Félix trabalhou no gabinete de Mercadante no Senado entre 2005 e 2010 e atendia prefeitos em busca de recursos de emendas parlamentares. Os grampos da PF captaram uma conversa, de 13 de agosto de 2010, às 10h45, na qual o empreiteiro, preso há uma semana, sugere a seu interlocutor, César, que em Brasília procure uma mulher chamada Rosângela. "Ela trabalha com o Félix do Mercadante", diz Scamatti. Cinco minutos antes, ele caiu no grampo com a própria Rosângela e apresentou-se a ela como "amigo do Félix".

Félix, professor universitário, hoje sócio da Nova TV, de Catanduva, foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1997 e 2004. No ano seguinte, Mercadante o nomeou assessor. Félix ficou no cargo até 30 de junho de 2010, quando saiu para candidatar-se a deputado federal – recebeu 42.577 votos, mas ficou na suplência.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Alexandre e Pedro saem do dia a dia da Grendene

Alexandre e Pedro Grendene estão fora do dia a dia da Grendene. Eles foram para o Conselho de Administração. Os irmãos confirmaram que o novo presidente será Rudimar Dall”Onder, ex-diretor de Operações, na companhia há 30 anos.

Multi JBS ameaça curtumes e frigoríficos do RS

A esmagadora presença do grupo JBS no mercado brasileiro já afeta a saúde dos curtumes e frigoríficos do RS.


VENHA HOSPEDAR-SE EM GRAMADO COM A FAMÍLIA
Varanda das Bromélias
.
Boutique hotel no meio de um bosque na zona mais central.
Reservas@varandadasbromelias.com.br Rua Alarisch Schultz 198
RESERVE AGORA

Em Porto Alegre, dia 13, tudo para quem quer tocar negócio com franchising

Começará dia 13 em Porto Alegre a edição anual do CAF – Conhecimento Avançado em Franchising. É promoção da Associação Brasileira de Franchising. O curso terá 11 módulos de oito horas cada. Sairá tudo na sede da CDL Porto Alegre. Não associados e estudantes também podem participar e optar por realizar módulos avulsos.

. Inscrições e informes (51) 3017.8080 ou pelo e-mail institutocdl@institutocdl.org.br.

Dilma, de costas, ridícula, pede a bênção para La Loca

A foto ao lado é oficial. É a foto distribuída aos jornais pela Equipe CFK, com a legenda "Rousseff pediu "diálogo" com das autoridades argentinas com a petroleira Vale". A foto é um acinte. Mostra a presidente brasileira de costas, em posição ridícula, sendo recebida quase que com bondade por Cristina Kirchner. A foto é um acinte, mas é merecida. O governo argentino vem roubando o Brasil de todas as formas. Quando ameaça nacionalizar uma planta que a Vale não quer mais construir, porque a inflação passa de 30%, quando o Kirchner diz que está em 9%. Ora, a Vale é do Brasil, por mais que os petistas tenham mentido sobre isso. Cerca de 54% do capital da empresa pertence ao Tesouro ou a estatais. A ameaça argentina é contra o bolso de todos nós. O governo argentino também nos assalta no comércio exterior,imponto taxas absurdas que o Brasil reverente da Dilma, essa figura ridícula aí da foto, engole. Ontem, Dilma foi à Argentina pedir "diálogo". Deveria exigir o cumprimento da lei e dos tratados internacionais. Trouxe nada de volta, a não ser promessas. E mais um pedido. Cristina Kirchner quer dinheiro do BNDES para construir duas hidrelétricas, obras que seriam tocadas por empreiteiras brasileiras. Dilma ficou de estudar. Talvez Lula desembarque por lá na semana que vem para bater o martelo.

* Clipping Coturno Noturno.

Alexandre e Pedro saem do dia a dia da Grendene, que tem novo presidente

Alexandre e Pedro Grendene estão fora do dia a dia da Grendene. Eles foram para o Conselho de Administração. Os irmãos confirmaram que o novo presidente será Rudimar Dall”Onder, ex-diretor de Operações, na companhia há 30 anos.

93% dos leitores desaprovam aliança do PMDB com o PT


93% dos leitores desta página desaprovam completamente qualquer aliança do PMDB com o PT, conforme enquete que foi disponibilizada nos últimos dois dias. Entenda os resultados:

O que você acha de uma possível aliança entre PMDB e PT para o governo do RS?

Aprovo totalmente, 4%
Desaprovo completamente, 93%
Depende dos termos da aliança, 2%

Saiba por que os juros subirão e o crédito ficará mais restrito

O editor chama a atenção para as falas feitas neste final de semana por dois diretores do Banco Central – Carlos Hamilton de Araújo e Luiz Awazu Pereira – ambos pregando maior aperto monetário para conter a inflação.

. É a inflação.

. Aperto monetário exige nova elevação da taxa Selic, hoje em 7,50% ao ano, e restrições ao crédito.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem do jornal Valor desta sexta sobre o assunto.

Varejo gaúcho do Simples querem o fim dos 5% adicionais sobre compras feitas fora do Estado

Ao contrário dos governos de Santa Catarina e do Paraná, o governo do RS continua insistindo em cobrar 5% de ICMS para as empresas que compram produtos e insumos fora do Estado.

. No caso das 70 mil empresas de varejo que optaram pelo Simples Nacional, a cobrança é corrosiva, porque elas não se creditam dos valores. As entidades comerciais gaúchas querem que o governo mude a exigência antes que novas empresas sejam inviabilizadas e ninguém mais busque formalizar suas atividades.

- Leia entrevista nesta página com Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento Varejista.

Aqui está a falta de importância da viagem da mega-comitiva gaúcha ao Oriente Médio e Portugal

Do ponto de vista comercial, o leitor compreenderá melhor a falta de importância da viagem de 10 dias da comitiva liderada pelo governador Tarso Genro para Israel, Palestina e Portugal, caso se dê ao trabalho de examinar a tabela a seguir sobre exportações e importações em 2012, em dólar:

Brasil x Mundo
Exportações: 242,6 bilhões
Importações: 223,2 bilhões
RS x Mundo
Exportações: 17,4 bilhões
Importações: 15,4 bilhões

Brasil x Portugal: exportações, 1,6 bilhão; importações, 625,8 milhões
RS x Portugal: exportações, 92,9 milhões; importações, 34,1 milhões
Brasil x Israel: importações, 376 milhões; importações, 1,1 bilhão
RS x Israel: importações, 24,5 milhões; importações, 82,1 milhões
Brasil x Palestina: importações, 22,5 milhões; importações, 87,6 milhões
RS x Palestina: importações, zero; importações, zero.


VENHA HOSPEDAR-SE EM GRAMADO COM A FAMÍLIA
Varanda das Bromélias
.
Boutique hotel no meio de um bosque na zona mais central.
Reservas@varandadasbromelias.com.br Rua Alarisch Schultz 198
RESERVE AGORA

Entenda por que é inútil esta viagem de Tarso Genro ao Oriente Médio e Portugal

Só o fascínio pelas causas anti-imperialistas justifica a viagem da comitiva de Tarso Genro a Palestina, porque o RS vende e compra zero do País. O povo gaúcho paga a conta por mais essa viagem política inútil.

Há vários dias o editor tem registrado a inutilidade da viagem que o governador Tarso Genro e uma comitiva de 80 membros, dos quais 30 são servidores públicos, prefeitos e deputados, todos com despesas pagas pelos contribuintes e diárias de até R$ 1.200,00 (fora passagens).

. Serão 10 dias em Israel, Palestina e Portugal. O pit stop em Portugal coincidirá – surpresa ! – com o feriadão de 1º de Maio.

. Antes da nova viagem ao exterior (Tarso vai ao exterior a cada dois meses, tudo por conta dos contribuintes) o governador embaralhou novamente várias palavras para formar frases sem sentido:

- É preciso buscar novos mercados no exterior e com isto fortalecer os produtos do RS.

. O princípio está correto, mas a escolha dos destinos escolhidos para cumprir o desiderato é que não têm nada a ver com ele.

. Em roteiros anteriores do governo estadual foram incluídos paisecos como Cuba, Vietname e até o Uruguai.

. São mercados muito mais ideológicos do que econômicos.

. A Palestina, um dos objetos da visita de Tarso Genro ao Oriente Médio, só se justifica no roteiro pelo viés ideológico atrasado do governador, ainda aferrado aos ultrapassados conceitos da guerra fria, quando o que importava era atacar de qualquer modo o imperialismo americano.

. É que o Rio Grande do Sul exporta zero para a Palestina e importa zero para a Palestina, mas não é porque a Palestina seja uma ficção política, porque a balança comercial Brasil-Palestina é muito raquítica, mas existe. Eis os dados de 2012, em dólares:
Exportação: US$ 22,5 milhões
Importações: US$ 22,4 milhões

. Esta balança comercial é do tamanho do faturamento anual de uma empresa média de Canoas.
- Israel e Portugal são mercados razoavelmente mais interessantes, mas apenas razoavelmente interessantes, embora nenhum dos dois exija uma comitiva de 80 membros, liderada pelo próprio governador, já que um diretor da AGDI resolveria tudo sem maiores despesas. 

Justiça do Trabalho media greve na GM de Gravataí, mas paralisação continuará até segunda-feira

A reunião de mediação entre trabalhadores e donos da GM de Gravataí ocorreram na Justiça do Trabalho, Porto Alegre,  às 9h30.

. Uma nova proposta foi construída através da negociação entre as partes oferecendo reajuste salarial de 9,5% (sendo 7,22% referente ao INPC e o 2,3% de ganho real), Piso Salarial de R$ 1.200,00, Abono Salarial de R$ 3 mil e PPR de R$ 9.650,00 para 100% das metas. Sobre a Jornada de Trabalho, a proposta é de 41 horas semanais a partir de 1º de maio e de redução para 40 horas a partir de abril de 2014. Também foi incluído quinquênio de 1% a cada 5 anos.

. A partir de agora o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí levará a proposta para aprovação em assembleia única às 15h de segunda-feira (29/04). Até lá a greve continua.A condição imposta pela Justiça foi de os dias parados deverão ser compensados em banco de horas através do trabalho em sábados que seriam não-produtivos nos próximos meses.

. Durante os debates o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí ressaltou a diferença expressiva dos salários dos trabalhadores gaúchos na comparação com o recebido em montadoras de outros estados.

Prefeito viaja com Tarso e deixa atrás de si greve geral dos municipários em Bagé

- Secretário do governo petista de Bagé consola-se diante dos protestos: "Nem jesus contentou todo mundo".

Apesar da greve geral que envolve os servidores municipais desde o dia 19, o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, PT, resolveu deixar tudo para trás e embarcou lépido e fagueiro para a inútil viagem que o governador Tarso Genro começou nesta quinta-feira por Israel e que depois envolverá Palestina e Portugal. A pedida mais relevante é a dos servidores que querem aumento salarial de 10% e reajuste do vale-alimentação, que passaria de R$ 5,00 para R$ 10,00. O prefeito petista negou os aumentos.

. Além dos servidores municipais em greve há uma semana, os estudantes realizam violentos protestos contra o aumento das passagens de ônibus, que pularam de R$ 2,35 para R$ 2,50.

. Diante dos protestos estudantis, o secretário municipal dos Transportes, Antonio da Silva, explicou-se para os jornalistas:

- Nem Jesus contentou todo mundo.

Em Porto Alegre, dia 13, tudo para quem quer tocar negócio com franchising

Começará dia 13 em Porto Alegre a edição anual do CAF – Conhecimento Avançado em Franchising. É promoção da Associação Brasileira de Franchising. O curso terá 11 módulos de oito horas cada. Sairá tudo na sede da CDL Porto Alegre. Não associados e estudantes também podem participar e optar por realizar módulos avulsos.

. Inscrições e informes (51) 3017.8080 ou pelo e-mail institutocdl@institutocdl.org.br.

Adilson Troca poderá vencer Marchezan Júnior neste domingo

- Adilson Troca, político que começou a carreira em Rio Grande, onde sua família é toda tucana (Rio Grande foi onde começou o PSDB no RS) é reconhecido pela sua lealdade e espírito conciliador. 

Se tudo ocorrer como imagina o editor, o deputado estadual Adilson Troca será eleito presidente do PSDB do RS na convenção de domingo na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O editor conversou com dezenas de vereadores e delegados.

. O deputado Nelson Marchezan Júnior busca a reeleição, conta com a máquina partidária e apoio de 16 dos 22 prefeitos do Partido, mas enfrenta a máquina de cinco dos seis deputados na Assembléia. Raros prefeitos são delegados e por isto não votam. 400  convencionais votarão.

. Ao contrário de Marchezan Júnior, um trombador, Adilson Troca é uma velha raposa felpuda tucana, que soma até mesmo quando seus adversários querem dividir.

- Convenções estaduais ocorrerão em todo o País. Dia 18, os tucanos elegerão Aécio Neves para a presidência nacional do Partido.

Vitória de Marchezan Júnior poderá resultar em forte expurgo no PSDB do RS

A vitória de Marchezan Júnior poderá significar uma debandada inédita na história do PSDB do RS.

. O contrário não é verdadeiro.


VENHA HOSPEDAR-SE EM GRAMADO COM A FAMÍLIA
Varanda das Bromélias
.
Boutique hotel no meio de um bosque na zona mais central.
Reservas@varandadasbromelias.com.br Rua Alarisch Schultz 198
RESERVE AGORA

Padilha defende Pacto pelo Estado para salvar o Rio Grande

O editor falou nesta sexta-feira com o deputado Eliseu Padilha, que quis desfazer o mal estar causado pelas informações de que ele estaria trabalhando por um acordo imediato entre PMDB e PT do RS:

- Em 2014 não dá, mas temos que pensar num Pacto pelo Rio Grande, tipo  do que Getúlio Vargas acertou em 1930 entre chimangos e maragatos, porque de outra forma o Rio Grande não se salva.

. Ele acha que o Estado quebrou e será preciso adotar medidas duríssimas e amargas, o que só será possível com união de todos.

. A entrevista completa de Eliseu Padilha vai a seguir. 

Planalto apoia internação à força de viciado

- Ao lado, Gleise Hoffmann, ministra-chee da Casa Civil, esposa e mãe. 

Clipping Terra, segundo Agência Estado

Após reunião no Palácio do Planalto, o governo chegou a um consenso e fechou questão em relação à internação compulsória de usuários de drogas, chamada de "involuntária". No encontro, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que o governo quer dar uma resposta à sociedade quanto ao "grave problema" das drogas. A internação deverá ser permitida em todo o País, desde que seja feita com a família pedindo e o médico determinando a internação. Em caso de ausência absoluta de um familiar, a internação involuntária poderá ser feita por pedido de um agente público vinculado ao sistema de saúde ou sistema de proteção social. A especificação foi feita para evitar que a internação involuntária possa ser pedida por um agente policial.

. A medida está no projeto do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que deve ser votado no dia 8. Ele defende a internação involuntária do dependente de drogas como forma de antecipar o início do tratamento. O deputado lembrou que esse tipo de internação só poderá ser feito em ambiente hospitalar e pelo período de 15 dias a seis meses. O prazo máximo foi ampliado por acordo partidário.

. Segundo o parlamentar, na reunião no Planalto, o governo pediu que fosse incluído no texto que todos os postos de saúde sejam obrigados a encaminhar a internação involuntária, tornando-se porta de entrada para o atendimento. Com isso, o posto de saúde não poderá se negar a fazer o atendimento.

Aécio quer Joaquim Barbosa como candidato do PSDB a governador de Minas

- Nas redes sociais, já existe campanha de Joaquim Barbosa para presidente.



* Clipping www.brasil247.com.br

Uma informação bombásctica começa a ser sussurrada nos meios políticos mineiros: a de que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi, sim, convidado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo governador Antonio Anastasia, também tucano, para ingressar na política. Mas não como vice de Aécio, conforme se especulava. A notícia supreendente é outra. Se estiver disposto a trocar a toga pelo palanque, o mineiro de Paracatu (MG), que no último domingo recebeu o Grande Colar da Inconfidência, maior comenda de Minas Gerais, em Ouro Preto, terá apoio de Aécio e Anastasia para concorrer ao Palácio da Liberdade.

. Com esse movimento, Aécio poderia associar sua imagem à de um personagem que, embora polêmico, ainda desfruta de boa popularidade junto a diversos setores da sociedade. No último fim de semana, o colunista Elio Gaspari afirmou que Barbosa poderá deixar o Judiciário, posando de herói, caso haja a revisão dos resultados da Ação Penal 470 – uma hipótese cada vez mais provável, nesta fase de apresentação dos embargos.

. Gaspari cogitou uma candidatura presidencial, enquanto Claudio Humberto informou que Barbosa poderia ser vice de Aécio. Mas esta hipótese foi descartada, pelo próprio Anastasia, em entrevista ao 247. Segundo ele, em sua chapa, Aécio deveria buscar uma composição que agregue mais do ponto de vista regional – e não faria sentido ter dois mineiros, um de São João del Rey e outro de Paracatu na mesma chapa.

. Localmente, o PSDB, que já está na sua terceira gestão consecutiva em Minas (duas com Aécio e uma com Anastasia, que não tem direito à reeleição, por ter assumido antes), não tem uma candidatura natural.

Gabeira enxerga mudanças de ventos na América. Ele propõe união das oposições para derrotar o PT.

* Clipping O Estado de S. Paulo
Título original: Xadrez com os pombos 

Um dos bons momentos da minha vida de repórter foi entrevistar Arthur Bispo do Rosário, na Colônia Juliano Moreira. Bispo ficou sete anos encerrado num cubículo e reconstruiu o mundo usando o tecido do uniforme e tudo o que lhe caía na mão. Ele é só um dos grandes artistas que o manicômio revelou. No final de nosso encontro, depois de ver as bandeiras que desenhou, todos os pequenos objetos que ordenou com muito bom gosto, ele me convidou para uma partida de xadrez. O tabuleiro e as peças haviam sido feitos por ele, e tinha regras que eu não conhecia, de forma que só movemos as peças e conversamos, sem vencido ou vencedor. Esse era o jogo.

Lembrei-me dessa partida de xadrez no Aeroporto de Viracopos. Um homem pôs o laptop na bolsa, dirigiu-se a mim e disse: "Há uma frase interessante aqui, na internet". Encorajei-o com o olhar. "Discutir com esse governo é o mesmo que jogar xadrez com um pombo. Ele sapateia no tabuleiro, desarranja todas as peças e sai com o peito estufado, proclamando vitória." A frase fez-me pensar e os fatos foram se desenrolando dentro dela, como se ganhassem um novo trilho e nova luz.

Dilma Rousseff debatendo a inflação, por exemplo. Os índices ultrapassaram as metas e, levemente, o nível de tolerância fixado pelo próprio governo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/