ENTREVISTA - O varejo do Simples quer extinção dos 5% do ICMS nas compras fora do Estado

Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo

Qual é a queixa do varejo?
Queremos que o governo gaúcho elimine dos encargos dos varejos do Simples a cobrança de 5% do ICMS nas compras de produtos e insumos de empresas de outros Estados.

Todos pagam os 5%, não?
O problema é que as empresas do Simples, do varejo, não se creditam dos 5%, ao contrário dos demais varejos que não aderiram ao Simples.

E nos demais Estados, a cobrança é feita?
Santa Catarina e Paraná, aqui ao lado, não cobram. Isto significa que os varejos do Simples, desses Estados, são mais competitivas e irão sobreviver.

Qual é o risco?
São 70 mil empresas do Simples, 200 mil empregados. O varejo em geral emprega 55,9% do bolo de mão-de-obra, enquanto que o varejo do Simples emprega 44,1%. Estas empresas que aderiram ao Simples, poderiam estar todas na informalidade, sem gerar empregos formais. 

O governo arrecada muito com os 5%?
O varejo do Simples contribui com 1,7% do bolo do ICMS, o que demonstra que a supressão dos 5% não prejudicará o Tesouro, mas prejudicará gravemente o varejo do Simples. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/