Dica do editor - "Minhas férias em Cuba", por Mark Thornton, Mises Brasil

Mark Thornton é membro residente sênior do Ludwig von Mises Institute, em Auburn, Alabama, e é o editor da seção de críticas literárias do Quarterly Journla of Austrian Economics.

Este artigo foi publicado hoje, sábado, dia 18.

Nunca estive em Cuba. Isso é estranho, já que visitei a Flórida mais de 100 vezes, incluindo pelo menos três vezes em Key West, a apenas 90 milhas de distância. Também estive em alguns cruzeiros no Caribe e estive em ilhas ao sul e leste de Cuba. Eu vi Cuba de longe. Estive no México algumas vezes e também em países da América Central, mas não em Cuba.

À primeira vista, isso é muito estranho. Cuba já foi um famoso destino de férias para os americanos. Embora agora possamos viajar para Cuba, a maioria dos americanos foi privada de várias formas ....

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

A sorte está lançada

 Eu vi os vídeos e as fotos das cenas de Bolsonaro levando Michelle para o Aeroporto de Brasília e depois, chorando, se despedindo da mulher que embarcou para Washington, onde participará como sua representante da posse do presidente Donald Trump.

Bolsonaro não chorou de saudade antecipada de Michelle.

Não foi isto.

Ele chorou por causa da maldade praticada pelo ministro Alexandre de Moraes e seus companheiros do STF, que o impediram de viajar, retendo seu passaporte, parecendo que a cassação será ad perpetuam  rei memoriam, como dizem os advogados latinistas, ou seja, cassação para sempre.

Eu recebi vários casos de investigados e até de réus, inclusive no âmbito do próprio STF, que nunca foram impedidos de viajar para o exterior, já que o direito de ir e vir está consagrado na Constituição e só é vedado para quem está preso.

Em 2018, por exemplo, logo após ser condenado, veja bem: condenado em segunda instância no TRF-4, no caso do tríplex do Guarujá, Lula recebeu da justiça autorização para viajar à Adis Abeba, capital da Etiópia, para evento da FAO. Diante de pedidos de retenção do passaporte, seu então advogado e hoje ministro do STF, Cristiano Zanin Martins, afirmou: "Não há qualquer impedimento legal para que o ex-Presidente Lula faça uma viagem ao exterior”. Segundo Zanin, a Constituição garante ao cidadão o direito de ir e vir enquanto os recursos contra sua condenação não forem esgotados.

Jair Bolsonaro, sem antecedentes ou qualquer condenação na justiça, com seu passaporte retido preventivamente por Moraes, tudo por conta de um processo em andamento e não julgado.

Não vou me estender em exemplos.

Foi por causa desta perseguição política e não judicial, implacável, que Bolsonaro chorou.

Não foi por causa da viagem de Michelle.

A viagem de Michelle, aliás, é sacada de mestre. Quem não entendeu ainda, deve prestar atenção ao noticiário sobre a posse, a partir de segunda-feira.

Aliás, quero informar que na segunda-feira, a partir das 13h, estarei no programa +Brasil, junto com outros convidados e sob a condução do jornalista Júlio Ribeiro, para acompanhar a posse de Trump, que contará com a presença de Michelle e pelo menos 29 congressistas brasileiros, entrre os quais três gaúchos: Giovani Cherini, PL; Marcel van Hattem, Novo, e Mauríco Marcon, Podemos.

E Bolsonaro ?

Donald Trump influenciará, sim, decisivamente, para que Alexandre de Moraes e seus aliados do Governo Lula, baixem a bola, ou terão graves problemas, inclusive para ingressar nos Estados Unidos e até com investidas mais duras por parte do novo governo dos Estados Unidos. Irão parar numa galeria de alvos como Nicolás Maduro, da Venezuela, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

Aliás, neste final de semana, o Wall Street Journal avisou isto que acabei de dizer.

Este acontecimento nos Estados Unidos não é o único ponto de virada favorável, para o futuro imediato de Bolsonaro.

Este caso do Pixgate, do vídeo de Nikolas Maduro, que já passou das 300 milhões de visualizações, mostra uma mudança dramaticamente importante do ponto de vista político e totalmente favorável à oposição, porque demonstra condições para a retomada de manifestações de massa em praça pública, condição sine qua non para que os congressistas cumpram com o seu dever e cortem o passo de Moraes e de Lula.

O povo está com raiva dessa gente cruel e se manifesta.

O instituto de pesquisa de opinião pública Quaest, só para encerrar, nesta sexta-feira, mostrou claramente o mau humor do povo brasileiro com essa gente, com ênfase os dias que antecederam o Pixgate e os dias que o sucederam:

Até 15 de janeiro, as manifestações anti-governo, portanto contra Lula e Moraes, mais seus aliados, correspondiam a 54%, contra 46% a favor, mas a partir do dia seguinte, dia 16, as manifestações anti-governo assumiram proporções de dimensões catastróficas para eles, já que as manifestações anti-governo subiram de 54% para 86%, contra apenas 14% das manifestações favoráveis.

São números devastadores.

O povo está com raiva dessa gente cruel e se manifesta.

É a hora da virada.

Eles estão assustados e temerosos.

E com razão.

Como disse Cesar às margens do Rubicão, antes de invadir Roma: Allea Jacta Est, ou seja, a sorte está lançada.


Acusada de operar como espiã chinesa, Tik Tok poderá ser banida, amanhã, dos EUA

 Não é certo que a chinesa controladora do Tik Tok deixe de operar a partir de amanhã nos Estados Unidos, tudo apesar das decisões neste sentido tomadas pelo Congresso, por Joe Biden e pela Corte Suprema.

É que Biden não reafirmou a decisão e passou a questão para Trump, que ontem disse que conversou sobre o assunto com Xi Jinping.

O Tik Tok é acusado de passsar dados para a espionagem do governo comunista da China.

Dica do editor - Procissão inicial de Navegantes sairá amanhã em Porto Alegre. Saiba detalhes.

A procissão terrestre de traslado da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, Porto Alegre, desde o Santuário dos Navegantes (Praça dos Navegantes) até o Santuário de Nossa Senhora do Rosário (rua Vigário José Inácio, 402), será neste domingo, 19. Às 7h, haverá uma missa e, às 8h, a saída em direção ao Centro Histórico. A imagem permanecerá no Santuário de Nossa Senhora do Rosário para a visitação diária dos devotos. 

A festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes tem o seu ponto máximo no retorno no dia 2 de fevereiro. 

Dica do editor - Se você não tiver mais o que fazer, acompanhe a série Totems, Prime. Não tem legenda em português.

 Mas você pode optar pelas legendas em espanhol. A série é francesa e bem fraquinha, mas dá para o gasto se você não tiver coisa melhor para fazer.

Este garçom pode pegar 17 anos de prisão política por ter pisado na grama da Praça dos 3 Poderes. Foi no 8 de janeiro.

Esta reportagem é da jornalista gaúcha Ana Maria Cemin.

Em outubro do ano passado, Edson Medeiros de Aguiar, 47 anos, perdeu o chão ao saber que o Supremo Tribunal Federal (STF) havia aditado o seu processo e que ele não mais responderia por dois crimes, mas por cinco crimes.

Desde então vive um processo intenso de sofrimento emocional, acorda na madrugada com a sensação de que a Polícia Federal está dentro de casa.

Aguiar foi o primeiro patriota do Inq. 4921 a passar por audiência em março de 2024 e logo em seguida o seu celular foi devolvido. No laudo da Polícia Federal estava escrito que nada de irregular constava no celular.

“Depois disso recebi várias propostas para fazer o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), mas eu não aceitei porque eu não cometi os crimes que eles queriam que eu admitisse.

CLIQUE AQUI para ler mais no site Bureau de Comunicação, editado pela jornalista Cemin. 

Rosane Oliveira e as meias de Alckmin e Eduardo Leite

 A jornalista Rosane Oliveira, editora de Política da RBS, descobriu que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador Eduardo Leite possuem um hábito semelhante bastante incomum:

- Ambos colecionam e gostam de apresentar meias diferenciadas.

Segundo a jornalista percebeu na sexta-feira, em cerimônia no Pólo de Triunfo, Alckmin gosta de estampas coloridas com pequenos animais tomando conta da cena, enquanto que Eduardo Leite prefere meias cor de laranja, mas puxando para a a cor abóbora.

Aliás, Leite disponibilizou fotos com as meias apresentadas por ambos na cerimônia, fazendo a seguinte pergunta: "Quem sextou mais estilo nos pés, eu ou o vice-presidente ?".

Os leitores poderão falar sobre isto na Opinião de Leitores, logo abaixo, mas o editor previne que os autores são responsáveis pelo que escrevem e não o editor, tudo segundo o Marco Civil da Internet. O anonimato não protege IPs.

Dica do editor - Audiências públicas sobre mudanças na Fasc e no Dmae sairão mesmo na segunda-feira

 Vão sair as audiências públicas chamadas pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, tudo para discutir os projetos do prefeito Sebastião Melo sobre mudanças na Fasc e no Dmae. As audiências sairão pela web e o Sindicato dos Municipários, Simpa, controlado politicamente pela esquerda, foram ao TJRS para impedir as audiências, alegando que elas deveriam ser presenciais, mas não obteve sucesso.

Logo depois das audiências públicas, os projetos serão votados.

O prefeito Sebastião Melo possui ampla maioria na Câmara. 

Bolsonaro leva Michelle ao aeroporto e chora ao se despedir. Ela vai à posse de Trump.

A foto é de Evaristo Sá, da AFP, publicada pelo site de Veja e disponibilizada no Google.

O ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhou a mulher, Michelle Bolsonaro, até o aeroporto de Brasília, onde ela embarcou para participar da cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, na segunda-feira. Bolsonaro chorou ao falar da impossibilidade de participar do evento, afirmou estar "abalado" e disse ser "perseguido". Ele disse que a ex-primeira-dama o representará.

O ex-presidente afirmou que se sente um "preso político", apesar de não usar tornozeleira eletrônica. Em seguida, em referência indireta ao ministro Alexandre de Moraes, afirmou que espera que "a sua excelência não queira colocar" para "humilhar de vez".

Ao chegar para o embarque, Michelle afirmou considerar que o marido é alvo de perseguição política e que os adversários têm "medinho" dele.

Dica do editor - Aproveite este sábado calmo e agende seu evento no Bier Markt. Use WhatsApp.

Encomende sua reserva por WhatsApp
happy hour, aniversário, casamento, 
formatura e eventos em geral.

Bier Markt foi 1o lugar de Veja na sua categoria,
tudo durante
os anos nos quais a revista fez suas avaliações.

Não abre hoje, mas abrirá na segunda-feira a partir das 17h.

Whats

993882401
993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487/ Bairro Moinhos de Vento

Porto Alegre - RS

Haddad esquenta a cabeça e ao vivo detona jornalista e lacra a imprensa tradicional. Veja o vídeo.

 Este material é do Canal "Oi Luiz"

Jornalista da Globo admite que Nikolas tinha razão. Veja o vídeo.

 Este material foi disponibilizado no You Tube pelo vereador Ramiro Rosário, PSDB de Porto Alegre.

Senador americano interpela Lula sobre ameaça venezuelana de invadir Porto Rico

 Este material é da Folha Política.

Dólar acumulou queda de 0,62% na semana

O dólar oscilou entre altas e baixas nesta sexta-feira e encerrou o dia próximo da estabilidade, na faixa dos 6,06 reais.

O dólar à vista fechou em leve alta de 0,16%, aos 6,0650 reais. 

Na semana, porém, a moeda acumulou baixa de 0,62%. .

Michelle toma conta do noticiário sobre a presença de brasileiros na posse de Trump

Ao mesmo tempo em que a imprensa internacional repercute a proibição feita por Moraes, STF, impedindo que Bolsonaro compareça à posse de Trump, segunda-feira, nas redes sociais brasileiras o destaque sobre a viagem de personalidades brasileiras para Washington é a ida de Michelle para os Estados Unidos.

Nas redes sociais, comentários e memes viralizam, repercutindo a visita que Michelle fará.

Ela viajará neste sábado.

Pelo menos 23 congressistas também viajarão, entre eles os deputados gaúchos Giovani Cherini, PL; Marcel Van Hattem, Novo, e Mauríco Macron, Podemos.

Os deputados e senadores, todos da oposição, viajarão com despesas pagas por eles mesmos.

A viagem de Michelle será paga pelo PL. Ela é presidente nacional do PL Mulher.

Segurança mostra dados de 2024 e avalia que foi o ano mais seguro da história do RS. Conheça os números.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou, ontem, que 2024 é comprovadamente o ano mais seguro de toda a história do RS. 

Com queda nos principais crimes, os resultados de 2024 superaram os índices obtidos em 2023.

Nos crimes contra a vida, destaca-se a redução dos latrocínios. Em 2024, o número de roubos seguidos de morte caiu 33% em comparação com 2023, passando de 42 para 28 casos. O ano encerrou com queda de 17% nos homicídios em todo o Estado. Em 2023, foram registradas 1.669 vítimas desse tipo de crime no Rio Grande do Sul, enquanto em 2024 o número de vítimas foi de 1.380.

Houve redução em todos os indicadores: homicídios, latrocínios, feminicídios e também nos crimes contra o patrimônio.

CLIQUE AQUI para examinar a apresentação de todos os dados em Power Point.

Haddad na CNN: "Bolsonaro está por trás do Pixgate e a mídia tradicional não está mais com nada"

Incapaz de justificar a edição e depois o recuo da decisão que gerou o Pixgate, o ministro Fernando Haddad mentiu em entrevista na qual acusou Bolsonaro pela crise, mas pelo menos disse uma verdade quando avisou que a mídia tradicional não influi mais ninguém.

Foi em entrevista para a CNN.

Sobre Bolsonaro -"Eu tenho para mim que o Bolsonaro está um pouco por trás disso, porque o PL financiou o vídeo do Nikolas. [...] O Bolsonaro tem uma bronca na Receita Federal pelas questões já conhecidas... a Receita Federal descobriu o roubo das joias, abriu a investigação das rachadinhas, abriu a investigação sobre os mais de 100 imóveis comprados pela família Bolsonaro".

O senador Flávio Bolsonaro abriu processo contra Haddad e Nikolas informou que pagará R$ 1 milhão a Haddad, caso ele prove que teve ajuda do PL.

Sobre a imprensa tradicional - "A mídia tradicional desmentiu o Pixgate o tempo todo, mas não fez a cabeça de mais ninguém, porque o público não acredita mais em vocês".

Governador de SC diz que não precisa da ajuda de ninguém para enfrentar a tragédia das águas

Foto do governo de SC.

Com 11 cidades sob estado de calamidade e enfrentando uma verdadeira tragédia das águas, o governador Jorginho Melo, no entanto, ontem, em coletiva, avisou que não precisa da ajuda de ninguém, nem dos outros Estados e sequer do governo federal.

O que ele disse:

- Os governadores do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul me ligaram se colocando a disposição e eu disse que, se a gente precisar, a gente pede. Eles são solícitos porque a gente sempre foi parceiro para ajudar, mas não há necessidade. Temos condições plenas de cumprir com todas as nossas responsabilidades sem pedir ajuda. Respondemos o mesmo ao governo federal.

E explicou:

- Nós nos bastamos em Santa Catarina.

É isto.

RS terá outro dia de calor intenso e sensação de abafamento, diz MetSul

O sol aparece novamente com nuvens no RS.

A MetSul informa que uma área de baixa pressão influencia o tempo e traz chuva para muitas cidades gaúchas da tarde para a noite, especialmente do Oeste, Centro e o Sul. 

A MetSul alerta que, pelo forte calor e a baixa pressão, são temporais isolados na segunda metade do dia no estado e alguns localizados.

O calor prosseguirá muito forte no RS, inclusive com sensação de abafamento. Uma massa de ar quente segue sobre o estado e dá continuidade à onda de calor. O estado teve ontem um dia escaldante com máximas na rede do Instituto Nacional de Meteorologia de 38,6ºC em Uruguaiana; 38,4ºC em Uruguaiana; 37,9ºC em São Borja e 37,2ºC em Teutônia. Porto Alegre teve o dia mais quente do ano até o momento com quase 36ºC na estação do bairro Jardim Botânico. 

1,2 mil políticos eleitos em outubro recebem Bolsa Família. Metade é do Nordeste.

 O governo federal anunciou, ontem, sexta-feira, o cancelamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás para 1.199 beneficiários que foram eleitos nas eleições municipais de 2024.

Quase a metade dos políticos eleitos que recebiam Bolsa Família são do Nordeste

Norte: 167 famílias
Nordeste: 592 famílias
Sudeste: 300 famílias
Sul: 82 famílias
Centro-Oeste: 58 famílias

O governo lulopetista não disse se investigará possíveis fraudes nos casos.

Atirador mata dois ministros do STF do Irã. Foi ontem.

Dois ministros do STF do Irã, que no País chama-se Suprema Corte, foram executados a tiros dentro dos seus escritórios. O matador matou-se em seguida.

Os jornais de Teerã informam que mais duas pessoas, um juiz e um guarda-costas, se feriram.

As suspeitas são de que o assassino seria um funcionário do Departamento de Justiça. O Judiciário do país, no entanto, emitiu nota oficial com a informação de que se trata de um “infiltrado”, sem ligação com o departamento.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/