Opinião do editor - Candidatura de Flávio visa marcar posição e fazer reserva de mercado
O noticiário da mídia aparelhada pelo sentimento antiu-bolsonarista, de tendência lulopetista ou não, tenta a todo momento vender candidaturas que sepultem de vez os movimentos pela anistia, libertação e candidatura de Bolsonaro em 2026.
Governo estadual adia edital para adesão à anistia do ICMS no âmbito do Acordo Gaúcho
O governo estadual gaúcho vai chegando ao final do ano sem lançar o edital de anistia fiscal do ICMS previsto na lei do Acordo Gaúcho .
Até o momento, a PGE e a secretaria da Fazenda somente lançaram o edital relacionado com o IPVA, cuja adesão por parte dos contribuintes encerrará no dia 17.
Esta anistia do IPVA corre paralelo a uma segunda anistia do ICMS, no caso aos Reconstrução I e II. O II tem prazo de validade até o dia 15.
O editor sabe que a PGE e a Fazenda adiam propositamente o edital do Acordo Gaúcho relacionado com o ICMS, tudo para que isto acontença depois do dias 15 (fim de adesão ao Reconstrução II) e dia 17 (fim da adesão ao Acordo Gaúcho IPVA).
No primeiro mês do Acordo Gaúcho IPVA, setembro, foram recolhidos R$ 2 milhões. A projeção é de que ao final o programa de anistia fiscal regularize pelo menos R$ milhões, valor considerado irrisório para qualquer efeito.
Dica do editor - IPVA do RS será 0,36% menor na média
O valor médio do IPVA 2026 no Rio Grande do Sul terá uma redução média de 0,36%. As alíquotas do imposto no RS permanecerão as mesmas:
3% para automóveis de passeio e camionetes.
2% para motocicletas.
1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de locação.
Mais descontos
CLIQUE AQUI para saber mais
Opinião, especial, Marcus Gravina - Novas concessões de estradas estaduais ? Remember a CPI dos Pedágios.
A proposta do deputado Paparico Bacchi, apoiada até agora por 20 deputados, é uma boa oportunidade para relembrar os debates e as conclusões finais da CPI dos Pedágios de 2007, presidida pelo.deputado Gilmar Sossella.
A lição deixada não deve ser desperdiçada.
Antes de partir diretamente para o mesmo sistema de concessão - por 3 décadas - de exploração privada, com o compromisso do governo com readequacão de equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, isto é, com frequentes reajustes tarifários, tem o dever de estudar o sistema de PARCERIA PÚBLICO PRIVADO da operação dos pedágios, cujas localizações das praças não dividam as comunidades urbanas em suas mobilidades rotineiras. Caso do pedágio extinto de Forqueta entre Caxias e Farroupilha.
PPP é a melhor solução.
As PPPs em pedágios são mais protegidas aos interesses dos Estados e usuários das vias pedagiadas.
Cometer o mesmo erro no caso das concessões não será burrice, mas, certamente, responderá por nteresses escusos.
Urgente - Alfredo Bessow conta o que sabe sobre as crises política e institucional brasileira. Agora, ao vivo.
O jornalista Alfredo Bessow é editor do Canal Brasília. Seu canal tem 203 mil inscritos.
Ele fala desde Portugal.
Opinião do editor - Às ruas, cidadãos !
O vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo, faz aquilo que todas as lideranças do PL, sem excessão, incluídos os deputados e senadores, governadores e prefeitos, vereadores e líderes partidários não se atreveram a fazer desde a prisão de Bolsonaro, ou seja, convocar o povo brasileiro a ir para as ruas e pressionar os congressistas pela anistia ampla, geral e irrestrita. Na convocatória transmitida pela AuriVerde, a seguir, o primeiro ato público de efetivo apoio aos presos e exilados políticos, com ênfase para o caso de Bolsonaro, ocorrerá neste domingo, dia 7, as 13h, com ma caminhada que terá início defronte ao edifício da Gazeta, na avenida Paulista.
Dica do editor - Com esta anárquica tripartição de poderes, o Brasil não é um País do futuro, ensina Joel Cândido
O experiente advogado e escritor gaúcho Joel Cândido ensina, hoje, no seu X, que a anárquica tripartição atual de poderes atual demonstra que nada pode dar certo no Brasil. Leia o enxuto e consisten resumo da ópera, a seguir.
Joel J. Cândido
@joeljcandido
País gigantesco; com inúmeras diversidades regionais; com anárquica tripartição de poderes; com o narcotráfico crescendo com fuzil na mão; com um Direito Penal hilário e que só funciona com arbítrio ou manifesto abuso de poder, não pode dar certo a curto prazo
Dica do editor - Esta é a decisão do STF sobre cancelamento, via web, de cobranças feitas pelos sindicatos
O STF decidiu, ontem, que qualquer trabalhador pode se opor de forma digital aos pagamentos exigidos por seus sindicatos.
Mais concretamente:
- As oposições podem ser feitas por e-mail ou qualquer outro meio de comunicação existente na internet.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão da Corte.
Veja esta entrevista da exilada Claudete Tristão, em justiçamento, hoje, no STF
Este material é da Associaçãoi dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro
Em julgamento, agora, leia o que esta exilada brasileira pede para Ana Maria Cemin
Eis o que escreve Cemin.
- Ela me chamou e disse "Ana Maria, hoje inicia o meu julgamento. Como não tenho advogado não sei como será. Caso você fique sabendo de algo, por favor me envie". Sim, Claudete, farei esse serviço de jornalismo com o maior carinho, como tenho feito às sextas-feiras quando iniciam os julgamentos de 8 de janeiro (os julgamentos iniciaram em setembro de 2023 e não temos ideia de quando vão encerrar).
CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para acompanhar o desenrolar deste drama, com o voto de Moraes.
Crônica de sexta, Vitor Bertini - Os ouvidos
E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com
Elegante no desalinho do cabelo e do nó da gravata, doutor Fábio exercia sua autoridade manejando olhares, silêncios e ausências. Márcia era sua secretária.
Um dia, homem que se dizia marcado, ex-fumante, precisou fazer uma intervenção cirúrgica nas cordas vocais.
Ainda hospitalizado, já em recuperação, recebeu sua secretária. Cuidadosa, em passos de hospital, Márcia deu duas educadas batidas na porta e entrou discreta no quarto carregando uma pasta recheada de processos. Na irreverência da relação, dizia que carregava sempre “o escritório nas axilas”.
Mãos do reencontro já separadas, em um bloco de notas convenientemente ao lado da cama, o paciente escreveu:…
CLIQUE AQUI para ler mais.
+Brasil, agora, ao vivo, discute se Trump abandonou a direita brasileira e se aliou a Lula
Este programa é apresentado pelo jornalista Júlio Ribeiro e convidados. +Brasil vai até as 15h.
Dica do editor - Não seja preconceituoso e veja, hoje, "Frankenstein", de Guillermo del Toro, Netflix
CLIQUE AQUI para ler crítica altamente elogiosa ao filme. O texto é de Déborah Schmidt, no site Amigos de Pelotas.
Opinião do editor - O consórcio usa o UOL para difamar David Alcolumbre
Os aliados do consórcio também mostram-se infelizes.
É o caso do UOL, Folha de S.Paulo, que nesta sexta-feira publicou ampla reportagem tentando denunciar ações que colocam Alcolumbre em aliança com o PCC. Sem prova alguma, sem fazer o contraditório, baseado em áudio vazado por fonte que o site não identifica, UOL caiu no ridículo de estabelecer esta ligação por um suposto presente de caneta de emagrecimento entregue por um suposto líder do PCC ao presidente do Senado.
CLIQUE AQUI para entender como é que o site Poder360 replica a fake news.
Aécio detona Leite, defende candidatura própria no RS, adula Yeda e apoia Tarcísio
O novo presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, queimou, esta manhã, todas as pontes que ainda existiam entre o Partido e o governador Eduardo Leite. O deputado falou em entrevista concedida esta manhã para jornalistas da Rádio Gaúcha (veja vídeo mais abaixo).
Aécio descartou qualquer possibilidade de apoiar Leite para presidente ou senador. No caso da disputa pelo governo estadual, o deputado defende candidatura própria, no caso a da ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, ou do prefeito de Gua´piba, Marcelo Maranata.
O PSDB confirma que tenta refiliar Yeda Crusius e candidatá-la a uma das duas vagas ao Senado.
No caso da disputa presidencial, o deputado defende a candidatura do governador Tarcísio de Freitas, mas quer que ele demonstre aproximação com o centro político, mesmo mantendo fidelidade a Bolsonaro.
Este blog bateu, ontem, novo recorde de leitores num único dia. Foram 45.548.
Este blog, quie está com nova logomarca, também está nas plataformas do Instagram, Facebook, X e You Tube (neste caso, são 190 mil seguidores inscritos, mas nada é monetizado).
Este blog bateu, ontem, seu novo recorde de leitores num único dia, tudo segundo dados oficiais do Google Analytics, ferramenta usada pelo Google para medir números de leituras em todos os tipos de publicações de internet. Ontem foram 45.548 leitores. São números que podem ser conferidos por qualquer pessoa.
Este blog atinge público especialmente qualificado.
Na terça-feira foram 44.132.
Para efeito de comparação, mesmo que sejam publicações de natureza diferente, o jornal mais importante do RS, Zero Hora, segundo dados oficiais do IVC, terminou o ano passado com 34.738 impressos (cada jornal impresso é lido por 4 pessoas em média) em papel (redução de 5,1%). CLIQUE AQUI para conhecer a tiragem dos principais jornais do Brasil em 2024.
Dica do editor - 4 milhões de cariocas vivem sob controle do tráfico.
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro tinha, em 2024, cerca de 4 milhões de pessoas vivendo sob controle ou influência de grupos armados, número que corresponde a 34,9% da população e 18,1% da superfície urbanizada habitada. Os dados são da nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, elaborado pelo Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF) e pelo Instituto Fogo Cruzado. Para os organizadores do estudo, é um sinal de que o domínio armado se organiza como parte estrutural da cidade e responde diretamente às fragilidades do Estado.
Entre 2007 e 2024, essa área cresceu 130,4% e a população atingida aumentou 59,4%.
CLIQUE AQUI para examinar o estudo completo.
Governo recua e retira tilápia da lista de espécies invasoras
Depois de forte pressão do agronegócio, o governo lulopetista suspendeu a lista divulgada em outubro, incluindo a tilápia entre espécies invasoras e praticamente proibindo a produção brasileira.
A lista favorecia importações do peixe, com ênfase para o Vietname.
A Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras, que incluía a tilápia, foi suspensa temporariamente pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), do Ministério do Meio Ambiente.
Uma espécie é considerada invasora quando aparece em lugares em que não é nativa.
Bolsa e dólar abrem a manhã em queda
Bolsa e dólar operam em queda nesta sexta-feira.
10h53min
Bolsa, -0,04%, 164.392 pontos
Dólar comercial, -0,02%, R$ 5,5127 para venda
Opinião do editor - Saiba por que falhou a greve nacional dos caminhoneiros
Houve divisão no movimento, as pautas foram amplas demais e houve enorme contrainformação.
Fracassou a paralisação nacional de caminhoneiros convocada por Francisco Burgardt (“Chicão Caminhoneiro”), com previsão de adesão inicial de 20% segundo a União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC).
Não houve adesão dos 20%.
Na terça-feira, a UBC protocolou uma petição à Presidência da República com 18 reivindicações da categoria, entre elas a estabilidade contratual, reestruturação do Marco Regulatório do TRC, revisão do piso mínimo do frete, crédito de até R$ 200 mil, aposentadoria especial, isenção de pesagem e destinação de cargas estatais para autônomos,
A greve nacional não teve apoio das principais entidades representativas, que criticam o caráter político da convocação. Abrava, CNTTL e Fetrabens rejeitaram o movimento.
Agora, ao vivo, Osmar Terra explica o conteúdo do projeto sobre pisos salariais nacionais para o pessoal de saúde do SUS
O deputado Osmar Terra, PL do RS, fala, agora, sobre as diretrizes para os Planos de Carreira e os pisos salariais nacionais dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde. É apresentação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Dica do editor - Congresso aprova lei que exige exame toxicolótico para motoristas das categorias A e B
O Congresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e derrubou apenas um após acordo entre governo e oposição nesta quinta-feira. Em um quinto veto analisado, deputados e senadores mantiveram um e rejeitaram três dos dispositivos vetados. Ao rejeitar um dos vetos, o Parlamento estabeleceu a obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação dos motoristas das categorias A e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As categorias A e B são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio. Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para os motoristas das categorias C e D, que são aqueles que fazem transporte de carga ou de passageiros.
Paparico Bacchi, PL, consegue quorum e protocola pedido de CPI das Concessões de Leite
O governador Eduardo Leite insiste em tocar os leilões antes de sair do governo.
O pedido se baseia em apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, que identificou falhas relevantes na modelagem das concessões. Entre elas, inconsistências no cálculo do WACC (custo médio da empresa para captar recursos), falta de uniformização das datas-base e fragilidades no estudo de demanda, que utilizou dados de telefonia móvel coletados em apenas três dias úteis, sem validação adequada.
CLIQUE AQUI para saber mais.
Dica do editor - Bye, bye, mr. Trump, por Fernão Lara Mesquita
Fernão Lara Mesquita é jornalista e via de regra coloca-se em oposição ao governo lulopetista. Trata-se de um dos profissionais mais respeitados e competentes do Brasil. Vale a pena ouvir o que ele tem a dizer.
Agora, na Gaúcha, RBS, Aécio é entrevistado e detona Eduardo Leite. Acompanhe.
Este material é da Rádio Gaúcha e este blog replica ao vivo a entrevista.
Congresso aprova nova LDO com prazo para pagar emendas parlamentares
O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026.
Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.
Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.
CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.
MetSul prevê muito calor para este final de semana no RS
A MetSul Meteorologia insiste com a informação de que este final de semana será de muito calor em todo o RS, com ênfase par Porto Alegre e região metropolitana. As temperaturas irão até 40o.
Leia o que diz a MetSul.
Uma massa de ar muito quente tomou. conta do Rio Grande do Sul no final desta semana e provoca uma elevação muito acentuada da temperatura tanto em Porto Alegre quanto no interior. O verão astronômico começa oficialmente com o solstício às 12h03 do dia 21 de dezembro.
O sábado será um dia de calor excessivo. Porto Alegre pode anotar máximas de 37ºC a 38ºC, as mais altas desde o último verão. Na região metropolitana, sobretudo no Vale do Sinos, as máximas podem ficar entre 38ºC e 40ºC.
Eduardo Leite vai de novo a São Paulo, de novo num final de semana e novamente para brilhar no palco
Novamernte em São Paulo, de novo num .final de semana, mais uma vez falando e brilhando no palco como gosta, o governador Eduardo Leite participou, quinta-feira, do painel The Future of Politics (O futuro da política), no 18º Brazil Opportunities Conference, evento promovido anualmente pelo J.P. Morgan, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.
São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil e é onde mora e trabalha o namorado de Leite.
Diante de um reduzido público formado por investidores e lideranças empresariais, Leite dividiu o debate com a deputada federal Tabata Amaral, sob mediação de Mirella Sampaio e Cinthya Mizuguchi, do J.P. Morgan Brasil.
O material distribuído pelo governo é laudatório e nada impessoal (CLIQUE AQUI para ler).
Orestes de Andrade Júnior demite-se por WhatsApp
O jornalista Orestes de Andrade Júnior, ex-diretor da TVE, demitiu-se por WhatsApp do cargo de secretário de Comunicação do prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, PP. O jornalista ficou apenas dois meses no cargo.
Em novembro, a jornalista Cristina Lac Roehe deixou o cargo de diretora de Jornalismo menos de dez dias após assumir a função.
Na nota que divulgou ao sair atirando, Orestes diz que há dificuldades de alinhamento interno, ambiente institucional fragilizado e decisões cada vez mais centralizadas na administração.
Atéas 9h, acompanhe "Agora Brasil" com as análises das primeiras notícias do dia




