Assembleia aprova projeto que proíbe estrangeirismos na língua falada no RS

Por 26 votos contra 24, a Assembleia do RS aprovou o projeto do deputado Raul Carrion, do PCdoB, que aprisiona a língua portuguesa, proibindo estrangeirismos no Estado.


. O resultado foi apertadíssimo.


. Só o governador Tarso Genro poderá salvar o RS do vexame de parar na galeria dos governos fascistas que conseguiram algo semelhante: Mussolini, na Itália; Hitler, na Alemanha; Ahmadinejad, no Irã. É que o governador pode vetar o projeto.


CLIQUE AQUI para ler o projeto.

Governo dá mais ênfase para a viagem à Coréia do Sul. Na volta, Tarso "descansará" três dias em Madrid.

- No regresso da "cansativa" viagem, o governador Tarso Genro fará escala fora de rota em Madrid, Espanha, onde descansará por tres dias. Tarso não tem o que fazer ali. Ele alegou que pagará as despesaas locais com dinheiro próprio. Um pouco antes de assumir, Tarso esteve na Espanha. Sua preferência nem é Madrid, mas é Barcelona. Até mesmo a "imparcial"Zero Hora admitiu, hoje, que Yeda Crusius será crucificada como prevaricadora, caso tentasse alguma coisa semelhante. O jornal disse que Yeda seria linchada politicamente pela oposição, mas na verdade ela seria linchada politicamente pela própria Zero Hora, porque nos últimos quatro anos a prática foi recorrente por parte do jornal. A escala "técnica" de Tarso é muito semelhante à escala "técnica" do ex-governador Amaral de Souza no Havaí, quando viajou ao Japão. A imprensa do RS linchou politicamente o governador.

 A visita a Seul começará dia 27 de maio e irá até 4 de maio. O governo quer atrair investimentos e tecnologia. A Coréia do Sul é um dos mais ativos tigres asiáticos.

. Um dos mais ativos delegados do governo é o novo presidente da Caixa RS, Marcelo Lopes, que o site do Piratini apresenta como presidente do Badesul, banco extinto em 1992.

- O RS tem muito a aprender com a Coréia do Sul e nada a aprender com o Vietname. No Estado, o investimento mais recente sul-coreano é o do grupo Hanna Micron, que se juntou à gaúcha Altus no Pólo de Tecnologia da Unisinos. O governador Tarso Genro decidiu que viajará para o Vietname apenas em 2012, para uma missão mais longa. Contudo, nesta quarta-feira, uma comitiva do Estado viajará para o Vietnã em busca de troca de experiências comerciais e aproximação diplomática. Fazem parte da comitiva: o presidente do Irga, Cláudio Pereira, o reitor da Uergs, Fernando Martins, empresários, além dos deputados estaduais Heitor Schuch (PSB), Raul Carrion (PCdoB), Marcelo Moraes (PTB) e Alceu Barbosa Velho (PDT), além do coordenador da bancada do PT na Assembleia, João Ferrer. Todos retornarão no dia 2 de maio.

Dilma não quer saber do Conselhão de Lula

O Conselhão de Lula foi para as calendas gregas durante o governo de Dilma Rousseff.

GM pode decretar greve, dia 25, em Gravataí

Os trabalhadores da GM de Gravataí estão em estado de greve. Até segunda-feira decidirão o que farão.

Sadia bate Doux como primeira marca no Top of Mind de Amanhã

As atrapalhações financeiras enfrentadas pela Doux Frangosul em Montenegro, RS, já produziram perda de mercado para o grupo francês.

. É o que se pode deduzir do resultado da pesquisa Top of Mind que a revista Amanhã divulgará no dia 26.

. Este ano, quem ponteia a lista das marcas mais lembrados da categoria frango é a Sadia e não mais a Doux Frangosul.

- A pesquisa feita pela Segmento Pesquisas revela as marcas que estão na cabeça dos gaúchos em mais de cem categorias de produtos, serviços e comunicação. 


BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares. 

Saiba como Tarso monopoliza a interlocução com Brasília

Ao patrocinar a romaria de ministros ao RS, o governador Tarso Genro não quer deixar claro que herdou de verdade a capitania hereditária de São Pedro.

. É ele o donatário das terras meridionais e único interlocutor do governo central na Capitania D’El Rei

PMDB cada vez mais próximo do PT, inclusive no RS

Além de integrar o governo federal do PT, o PMDB também passou a integrar o governo municipal de Esteio, RS, do PT. 

. Foi uma paixão avassaladora no momento em que pintou um clima. 

Vem aí o PSPB

Vem aí o Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil (PSPB).

Não houve empate algum no Tribunal de Justiça

- Mesmo que a comparação fosse de laranja com banana, Tarso teria perdido o jogo por 2 x l. 

. Ao contrário do que quer o jornal Zero Hora, reverberando a posição do governo do PT, os casos de Vicente Brito, Agergs, e Maurício Fischter, Irga, não são sequer semelhantes.
 
. Ao revogar a “desnomeação” de Vicente Brito para a Agergs, o Tribunal d Justiça condenou o autoritarismo de Tarso, repetindo o que já tinha decidido em relação a “desnomeação” de três diretores do Irga.

. O caso da presidência do Irga, diferente do caso dos tres diretores da própria autarquia, foi de inconstitucionalidade da lei aprovada pela Assembleia.

Pozzobom quer saber razões do veto a Hermeto Hoffman para o BRDE

O deputado Jorge Pozzebom, PSDB, cobrou explicações sobre o veto do Banco Central ao nome do ex-secretário José Hermeto Hoffmann, que foi indicado e teve seu nome aprovado pela Assembleia para diretor do BRDE.

. O Banco Central não explica as razões do veto – aliás, nem admite o veto.

- O deputado tucano quer que o governo indique um novo nome.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Aprenda a investir na Bolsa de Valores que fornece as bases para você começar de vez sua atuação com o investidor. Clique aqui e informe-se.

Saiba como os terroristas já estão entre nós.

Neste domingo, o jornal Zero Hora publicou entrevista com Haytham Khalaf, que foi preso na última semana em Dom Pedrito, acusado de estelionato. Seu nome aparece ligado ao Hamas e ele teria sido investigado por tráfico de urânio no Amapá. Perguntado sobre suas ligações com o Hamas, ele lembrou que é libanês e no Líbano atua o Hezbollah e não o Hamas. Contudo, confessou apoiar as duas organizações: "Apoio a causa. Sempre que fazem manifestações, eu participo. Se tiver a honra de ser convidado a fazer parte [das organizações], eu aceito imediatamente". Haytham Khalaf não contou tudo o que sabe e nem o que faz. Ele arrecada e recruta pessoas. Não é caso isolado. A presença de pessoas ligadas ao terror é fato que vem sendo divulgado pela revista Veja há três semanas. Na última edição, nova reportagem mostra que as redes do terror estão com atuação cada vez maior no país. Segundo a reportagem da Veja, a Polícia Federal teria provas de que o iraniano Mohsen Rabbani circula livremente pelo Brasil, recrutando jovens para cursos de formação religiosa, o que inclui até viagens para o Irã.

CLIQUE AQUI para ler toda a informação. 

Projeto do PCdoB que aprisiona a língua portuguesa será votado esta tarde na Assembleia do RS

Serão votados nessa nessa terça-feira a tarde,  quatro projetos na Assembleia do RS.  Três deles são de grande relevância. São eles:

-  PL 156/2009, de Raul Carrion, que pretende abolir do Rio Grande do Sul a utilização de palavras estrangeiras, em documentos, publicidade e até mesmo nos meios de comunicação. As expressões em língua estrangeira deverão ser traduzidas para expressão equivalente em português. A Lei prevê possibilidade de regulamentação para inclusive punir que a descumprir. CLIQUE AQUI para examinar o xenófobo projeto:
- PL 112/2011, do Executivo, que autoriza a Uergs a fazer contratações emergenciais de professores.
- PDL 18/2011, da Comissão de Finanças, que aprova as contas do Governo do Estado de 2009.

. Mais uma vez, não houve acordo para inserção do PL 36/2011 na pauta. É o projeto que fala das Casas de Solidariedade.

Saiba como o Vietname virou "laranja" chinês para vender calçados ao Brasil

O Vietname, única escala turístico-ideológica do roteiro que cumprirá a missão gaúcha a partir desta quinta-feira, é um dos maiores exportadores de calçados chineses para o Brasil.

. Ameaçados pelos produtos chineses, os calçadistas brasileiros forçaram o governo a impor uma tarifa antidumping de US$ 13,85 por par, inviabilizando as importações procedentes de Pequim.

. Os chineses escaparam da multa ao mandar para cá calçados chineses Made in Vietname. O RS é um dos Estados mais prejudicados do Brasil.

. É coisa de pirataria comercial internacional.

- O Vietname está para a China assim como o Paraguai esteve para o Brasil no caso da soja e o Uruguai continua estando para o Brasil no caso do arroz. São Países-laranja.

Saiba por que ficou insustentável a posição do presidente da Vulcabrás/Azaléia na presidência da Abicalçados

Vai ser complicado a Abicalçados prosseguir com o discurso de crítica feroz à importação de calçados da China e da India.

. É que o presidente da Abicalçados é Milton Cardoso, por sua vez presidente do grupo Vulcabrás, que acaba de anunciar a implantação de uma fábrica de tênis na India.

. No RS, a Vulcabrás comprou a Azaléia, que desmilingue a olhos vistos, produzindo desemprego e pobreza em massa no Vale do Panharana. Essa compra teve o apoio de fartos financiamentos do BNDES. Os empréstimos da época, começarão a ser pagos no ano que vem.

- Na India, o grupo Vulcabrás, controlado pelos gaúchos da Grendene, produzirá os chamados cabedais de tênis (a parte superior). Da Ásia virão esses componentes. Em Parobé (também na fábrica que o grupo tem na Argentina) eles serão apenas colados – e levarão o selo Made in Brazil, o que também garante benefícios locais.

SEGUNDA MIGRAÇÃO JÁ COMEÇOU - Muitos fabricantes brasileiros de calçados migram mundo afora em busca de custos menores. A idéia é escapar dos altos tributos e dos custos mais caros de mão de obra.

PRIMEIRA MIGRAÇÃO FOI PARA O NORDESTE - A primeira grande migração começou há duas décadas, quando a indústria calçadista gaúcha fechou as portas das fábricas locais e foi para o Nordeste.

. Além do menor custo da mão de obra, este movimento foi estimulado pelos governos da região, que ofereceram abundantes incentivos financeiros e fiscais.

- Desde que conseguiram vencer as grandes crises, os calçadistas gaúchos buscaram nova inserção no mercado global, enxugando o parque industrial e qualificando poderosamente a gestão, os trabalhadores e os produtos. Os calçados gaúchos passaram a disputar o gosto dos consumidores com calçados de muito maior valor agregado.

Executiva de Marchezan Júnior excluiu todos os adversários

Apesar da elegante nota que distribuíram nesta terça-feira ao meio dia, os integrantes da chapa que fez 32% nas eleições de domingo, não gostaram da decisão do deputado Marchezan Júnior de indicar os nomes que os adversários deveriam escolher para compor a nominata da Executiva.

. Marchezan Júnior e a totalidade da bancada estadual, que conquistaram a maioria (58%) queriam que os adversários indicassem Vicente Bogo, José Wenzel e Antonio Carlos Breda.

. A oferta não foi aceita e houve disputa.

Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 25,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Minoria na luta interna inflará PSDB em Porto Alegre

O PSDB de Porto Alegre não está sob o controle das bancadas estadual e federal do Partido.

. Colocados à margem das decisões estaduais, os tucanos derrotados no domingo poderão apostar suas fichas na Capital.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/