Sanderson, Marcel, Dziedricki e Bibo movem ação contra sistema de bandeirolas do governo do RS

Os deputados Ubiratan Sanderson, Marcel Van Hattem, Bibo Nunes e Maurício Dziedricki, ajuizaram esta tarde no STF uma ação civil pública contra o sistema de bandeiras e de distanciamento social controlado em vigor no RS.

A ação é movida contra o governador Eduardo Leite.

Os deputados querem que as políticas públicas de combate material ao vírus chinês sejam conduzidas pelos prefeitos.

Lava Jato condena o líder petista gaúcho Silvinho Land Rover a 4 anos e 5 meses de prisão

O juiz Luiz Antonio Bonat condenou o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, o Silvinho Land Rover, a quatro anos e cinco meses de prisão, em regime semiaberto, por corrupção passiva.

A foto é da época da prisão do líder do PT.

CLIQUE AQUI para conhecer a história de Silvinho.

No mesmo processo, foram condenados o ex-diretor da Petrobras Renato Duque (três anos e onze meses em regime aberto) e o empresário César Roberto Santos de Oliveira.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o petista recebeu –em forma de uma Land Rover Defender 90– propina para ajudar a empresa GDK a firmar um contrato com a Petrobras.

"Era um sonho ter a Lad Rover", disse Silvinho. CLIQUE AQUI para ler a reportagem do UOL.

Este ano não vai ter Oktoberfest em Blumenau

Blumenau cancelou a Oktoberfest.

Comunista Flávio Dino convida Bolsonaro para um Pacto Nacional pelo Emprego

O comunista Flávio Dino, governador do Maranhão, adversário político e até há pouco inimigo pessoal de Bolsonaro, agora quer uma reunião com o presidente.

Ele mandou carta com a proposta de uma reunião com todos os governadores, visando estabelecer um Pacto Nacional pelo Emprego.

É isto.

Pode.

MEC demitiu mais quatro olavistas, inclusive Sérgio Sant'Anna, que chegou a ser cotado para ministro

O novo ministro da Educação começou a demitir em massa os chamados olavistas.

Hoje foram mais 4.

Um deles é Sérgio Sant"Anna, que chegou a ser cotado para o cargo de ministro. Sérgio é homem de Abraham Weintraub, o ex-ministro que agora vive nos EUA.

Depois que iniciou o tratamento precoce, os índices de internações e de uso de UTIs despencaram geometricamente nos 9 hospitais do Prevent Senior, SP

O editor pediu para a ACI de Novo Hamburgo,  o trecho da fala do dr. Pedro Benedito Batista Júnior, diretor Executivo da Prevent Senior, São Paulo,que sustenta o melhor plano de saúde para idosos e mantém 9 hospitais na Capital. É o que vai a seguir. O evento foi promovido pela ACI e Lide. O editor postou tudo no You Tube para facilitar a visualização em tela cheia deste blog. O dr. Pedro Benedito diz que os 9 hospitais passaram a disponibilizar tratamento precoce com o Kit Covid, tudo depois que o índice de uso das suas UTIs chegou a 80%, dia 20 de março. De 20 de março para cá, o índice caiu para 51% para todos os tipos de doenças e não só coronavírus. Além disto, nos últimos dias, somente são internados pacientes que não quiseram fazer o tratamento precoce ou que chegaram tarde, depois dos 7 dias iniciais considerados precoces. O diretor do Prevent Senior informou que já existem mais de 50 trabalhos científicos que demonstram a existência de evidências médica mais do que suficiente para recomendar o tratamento precoce, que no RS não é aceito pelo governo estadual e nem é aceito pela maioria dos prefeitos, que continuam com o discurso único das bandeirolas coloridas, tudo com vistas à imposição de restrições às atividades humanas econômicas, além dos apelos por mais leitos hospitalares e UTIs.

 

Recebimento de propostas de interessados na concessão do Mercado Público de Porto Alegre está mantido

A entrega dos envelopes com as propostas de interessados na concessão do Mercado Público Porto Alegre, na próxima sexta-feira, 31, às 14h, será mantida pela Prefeitura de Porto Alegre, conforme previsto no edital lançado em 5 de junho. Nesta segunda-feira, dia 27, o Município foi orientado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a suspender o processo a partir da entrega das propostas pelas empresas concorrentes do certame, até que haja uma decisão final do órgão. A medida de suspensão, portanto, não se aplica ao recebimento das propostas - que poderão ser encaminhadas presencialmente ou pelo correio, conforme comunicado expedido a investidores.

A concessão prevê um contrato de 25 anos com a empresa ou consórcio vencedor da concorrência. O critério de julgamento da licitação será o maior valor de outorga, e a proposta mínima é estabelecida em R$ 17,85 milhões.

Oi acelera internet por fibra ótica em Caxias e busca franqueados


A Oi completou na semana passada seu primeiro ano desde a implantação dos serviços de internet por fibra ótica de alta velocidade (de até 400 Mega) em Caxias do Sul. A companhia comemora os resultados da Oi Fibra que ultrapassou 10 mil clientes (crescimento de 125% em 2020 – jan/jun) e 80 mil casas aptas a receber o serviço na cidade.

Segundo o diretor da Regional Sul, Giovani da Silva (na foto com diretores nacionais Manoel Campos e Bernardo Winik), “somos a operadora que mais cresce na adição de clientes entre os grandes players em Caxias e já estamos com 50% da cidade coberta com o serviço. Estamos presentes em 121 bairros, sendo os principais com mais disponibilidade os bairros Esplanada, Santa Catarina, Rio Branco, Bela Vista e Planalto”. No estado já são mais de 130 mil clientes Oi Fibra.

Segundo Giovani, para continuar nesse crescimento do serviço de internet por fibra ótica na cidades a companhia está prospectando novos franqueados para abrir seu próprio negócio com a marca Oi na região Central e arredores de Caxias do Sul. Saiba mais sobre os modelos de franquias da oi no site https://www.oi.com.br/lp/franquias/

Juiz Federal concede 5 dias para que União, Estado e São Leopoldo falem sobre tratamento precoce

O advogado João Darzone é o mesmo autor de um dos pedidos de impeachment ajuizados contra o prefeito de Farroupilha, que foi afastado do cargo. Darzone é presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB do RS.

A foto ao lado é do advogado Darzone. O editor buscou-a no Twitter dele.

O editor acaba de receber a decisão do juiz federal Luiz Clóvis Nunes Braga, 4a. Vara Federal de Porto Alegre, que concedeu 5 dias de prazo para que União, Estado e Prefeitura de São Leopoldo falem a respeito da Ação Popular ajuizada pelo advogado João Darzone, tudo em nome de Ivo Leuck Júnior, na qual ele exige que seja garantido tratamento precoce para todos os cidadãos de São Leopoldo, que atualmente é governado pelo lulopetista Ary Vannazi, que se opõe a este tipo de combate ao vírus chinês.

Na ação, Leuck exige que a União assegure o fornecimento dos medicamentos e que os governos do RS e de São Leopoldo façam os repasses para as unidades de saúde, garantindo também o atendimento de todos que fizerem a procura.

No caso da prefeitura de São Leopoldo, o advogado pede que o juiz federal imponha multa diária de R$ 100 mil, caso não cumpra a decisão.

Na Ação Popular, são citados claramente os medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina, conforme o que dispõe a Informação 9/2020 do ministério da Saúde.

Deputado Zucco acha que governo estadual não tem maioria para aprovar proposta de reforma tributária

Ao lado, Zucco com o vice Mourão.

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, disse ao editor que não existe maioria formada para aprovar a proposta de reforma tributária, a menos que o governo estadual mude bastante seu inteiro teor:

- Hoje, não passa, porque todo mundo sabe que ela apresenta armadilhas que resultarão em aumento na arrecadação tributária e visam, também, por exemplo, impedir a queda legal do ICMS, prevista par ao final do ano, já que o atual sistema mudaria totalmente de figuração.

O deputado disse ao editor que não está gostando do modo como o governador Eduardo Leite vem reagindo aos seus críticos:

- No caso da live da Assembleia, na qual o governador respondeu a uma pergunta inteiramente procedente da presidente da Federasul, Simone Leite, não foi gentil e nem correto chamá-la de ignorante, porque todos pensamos igual.

O governo pediu regime de urgência, porque a reforma precisa ser aprovada rapidamente, já que precisa entrar em vigor a partir de janeiro.

Bruno e Marrone dizem por que gostam de Bolsonaro. Veja o vídeo.

Leite não quis receber os presidentes de entidades empresariais

Eles querem políticas públicas para profilaxia e tratamento precoce do vírus chinês, coisa que não existe. O governo restringe-se a uma política de bandeiras e apelos por mais leitos hospitalares e mais UTIs, mas isto já deu o que tinha que dar.

Os presidentes da Federasul, Fiergs, Fecomércio e Farsul, que assinaram consistente carta de propostas para a mudança da atual política de distanciamento social controlado, não conseguiram agenda para conversar diretamente com o governador Eduardo Leite.

A carta também foi assinada por deputados federais e estaduais, mas não por todos. Os lulopetistas, por exemplo, não assinaram.

As tentativas foram feitas antes da doença do governador.

As federações deixaram claro que querem que o governo estadual estabeleça políticas públicas que contemplem medidas de profilaxia e de tratamento precoce, mediante testagem em massa e distribuição de medicamentos incluídos no chamado Kit Covid. As entidades não se colocam contra o uso obrigatório de máscaras e as medidas de distanciamento social controlado, o que inclui confinamento de grupos de risco e idosos.

CLIQUE AQUI para ler a carta.

Miola e Da Camino chegaram tarde (e mal) no caso da privatização do Mercado Público de Porto Alegre

A decisão monocrática do conselheiro Cesar Miola (foto ao lado), TCE do RS, que mandou cancelar o leilão de privatização do Mercado Público, não se sustenta.

Ela atendeu pedido do eterno chefe do MPE junto ao TCE, dr. Geraldo Da Camino.

O jornalista Túlio Milmann, zerohora.com, diz, hoje, com  justiça,que Miola e Da Camino poderiam ter agido muito antes, quando entenderam que a questão deveria ter passado pela Câmara de Vereadores, o que é controverso (CLIQUE AQUI para ler).

Não há razão alguma para achar que a prefeitura é melhor gestora do que o ente privado ou que a tarefa é típica do ente público.

Caso este tipo de conceito atrasado prevalecesse, até hoje o atual Camelódromo (Centro Popular de Compras) nem sequer teria saído do papel.

Artigo, Thales Guaracy, Poder360 - Intervenção do Estado é inevitável em uma crise

- Pandemia aumentou desigualdade
- Liberalismo precisa ser corrigido

Um sobrevoo sobre algumas notícias pouco notadas nos últimos tempos, porém de grande repercussão para a economia pós-pandêmica, indicam que o coronavírus realizou a tarefa de acelerar e aprofundar uma crise estrutural do capitalismo que já vinha acontecendo.

Especialmente o aumento brutal da exclusão social e da concentração de renda, que aumentou exponencialmente a distância entre os mais ricos, que se tornaram mais ricos ainda, e os mais pobres, com uma nova massa de miseráveis e um contingente gigantesco de trabalhadores despejados do emprego.

Aumentou também a distância entre os países e mais pobres.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Os 42 brasileiros mais ricos ficaram ainda mais ricos com a pandemia, diz Forbes

O patrimônio dos 42 bilionários brasileiros saltou de U$ 123,1 bilhões para US$ 157,1 bilhões entre os dias 18 de março e 12 de julho, de acordo com dados extraídos da lista dos mais ricos da revista Forbes, apurados pela organização Oxfam.

A fortuna dos 73 bilionários da América Latina registrou o mesmo impacto, com um aumento do montante em U$ 48,2 bilhões no mesmo período.

“A Covid-19 não é igual para todos. Enquanto a maioria da população se arrisca a ser contaminada para não perder emprego ou para comprar o alimento da sua família no dia seguinte, os bilionários não têm com o que se preocupar”, diz a diretora executiva da Oxfam, Katia Maia.

A organização aponta que, desde o início das medidas de distanciamento social e combate à pandemia da Covid-19, oito novos bilionários surgiram na região, com média de um para cada duas semanas.

Veja no Canal Hipócritas: "Os maiores assassinos não pegam em armas. Eles apenas promovem o caos"

Governadores e prefeitos acabaram com os empregos no Brasil, diz Bolsonaro, esta manhã. Ele retomou seus contatos diários com apoiadores.

Pausa da prestação de imóveis terá agora 180 dias. Saiba como adiar

A pausa para o pagamento das prestações do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal será estendida a partir desta segunda-feira por mais 60 dias, totalizando 180 dias. Até o momento, o número de contratos que tinham pausa de 120 dias chegava a 2,4 milhões, num total de R$ 8,6 bilhões.

A decisão da Caixa responde a exigência feita pelo presidente Bolsonaro.

A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve solicitar o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7; 0800-726-8068, opção 2 - 4. A previsão é que acrescente mais R$ 4,4 6 bilhões no valor total de prestações pausadas.

A medida vai beneficiar os contratos realizados por meio do programa 'Minha Casa Minha Vida' (Faixas 1,5, 2 e 3) e do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos).


Eduardo Leite diz no Twitter que mantém agenda e se trata apenas com analgésicos comuns

O governador Eduardo leite acaba de informar que continua em quarentena, infectado que foi pelo vírus chinês.

O que diz o governador:

- Neste quarto dia após o resultado positivo do teste, tenho apenas sintomas legves, como dor de cabeça e cansaço.

O governador segue trabalhando nos seus aposentos no Palácio, mantidas todas as agendas e contatos por videoconferência.

Sobre os remédios, eis o que ele escreveu:

- Estou me tratando apenas com analgésicos comuns.

Bolsa abre de lado no Brasil. O dólar cai.

A Bolsa abriu a manhã meio de lado, com valorização de apenas 0,54%. O dólar cai, também levemente.

As 10h43min

Bolsa, +0,t54%, 102.931 pontos
Dólasr comercial, -0,01%, R$ 5,2037 para a venda

BTG faz proposta por área de fibra da Oi que vale R$ 25,5 bi

Enquanto segue o embate entre dois grupos pela área móvel da Oi, a unidade que concentra as redes de telefonia e banda larga fixa da companhia em recuperação judicial atraiu discretamente mais de dez investidores, que entregaram suas propostas iniciais na semana passada, apurou o jornal Valor. Um deles é o banco BTG Pactual, que apresentou uma oferta pela pela rede de infraestrutura e fibra óptica como representante de um dos fundos de private equity sob sua gestão.

A informação é do jornal Valor de hoje, de quem também é este texto e a ilustração ao lado.

A proposta do BTG prevê a compra de 25% do capital total e 51% do capital votante da unidade produtiva isolada (UPI) InfraCo, cuja infraestrutura tem cerca de 400 mil quilômetros de fibra.

Pelo aditamento feito pela Oi, para ter o controle, o interessado paga o mínimo de R$ 6,5 bilhões mais R$ 2,4 bilhões referentes a dívidas da InfraCo e faz um investimento de R$ 5 bilhões, somando R$ 13,9 bilhões pelo negócio. Pelos cálculos da Oi, o valor total da InfraCo alcança R$ 25,5 bilhões. Depois da venda, a Oi seria cliente da companhia.

É inconclusivo estudo do Einstein, Moinhos e outros 53 hospitais sobre os efeitos da hidroxicloroquina

 - Esta reportagem é assinada por Rodolfo Hass par o site Conexão Política.

Estudo brasileiro sobre hidroxicloroquina: mais do mesmo? 

Especialistas apontam as limitações metodológicas da pesquisa, que não foi conclusiva sobre a eficácia do medicamento no combate à Covid-19

Aguardado por meses, alardeado na grande imprensa por como “o primeiro grande estudo brasileiro a respeito dos efeitos da hidroxicloroquina para pacientes de Covid-19”, o estudo Hydroxychloroquine with or without Azithromycin in Mild-to-Moderate Covid-19 foi publicado pelo The New England Journal of Medicine no dia 23 de julho. Promovido pela chamada Coalizão Covid-19 Brasil, o trabalho é assinado por 35 pesquisadores que atuam em hospitais, centros de pesquisa a universidades brasileiros.

Os jornais tradicionais correram para apresentar a versão de que essa pesquisa comprova a ineficácia da hidroxicloroquina. Especialistas do movimento Docentes pela Liberdade (DPL) que atuam na área médica se debruçaram sobre o trabalho e perceberam que o estudo, na verdade, é inconclusivo. E apresenta uma série de limitações metodológicas.

CLIQUE AQUI par ler tudo.

Shopping Total conecta cliente e lojista por WhatsApp. Veja como fica mais fácil comprar.

O shopping Total, Porto Alegre, fechado como todos os outros shopping centers de Porto Alegre, criou uma ferramenta para conectar lojistas e clientes através do WhatsApp.

No site do shopping, o cliente encontra as lojas que operam com vendas on-line. Basta fazer um clique em cima do nome e poderá começar a falar pelo aplicativo, falando por WhatsApçp, diretamente, com a loja e realizando a compra.

As entregas são feitas por motoboy na região metropolitana. No restante do País, as entregas são pelo Correio.

O editor deste blog discute os ataques do STF à liberdade de expressão no Brasil

O editor participou, ontem a noite, desta live do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, que se movimentou para avaliar a resposta de Bolsonaro às investidas do STF contra a liberdade de expressão. É assunto que o editor domina. Também participaram o médico Eduardo Trindade, vice-presidente do Cremers, e o jornalista Gustavo Victorino. Além da questão do STF, Zucco, Victorino e Trindade analisaram a questão do enfrentamento à pandemia. Veja tudo:

 

Mercados glolbais demonstram muita volatilidade neste início de semana


Atentos às tensões sino-americanas, mercados acionários operam sem direção única nesta segunda-feira. 

Investidores monitoram também o avanço da pandemia em vários países. Contudo, a divulgação de balanços corporativos, expectativas com vacinas para Covid-19 e indicadores macroeconômicos trazem algum alívio à aversão ao risco. Na China, os lucros industriais em junho subiram 11,5% em termos interanuais, acelerando em relação ao mês anterior. Na Alemanha, o índice IFO de sentimento das empresas passou de 86,3 pontos em junho para 90,5 em julho, acima do esperado (89,0 pontos). Nesse contexto, o dólar perde força ante as demais moedas. 

Por fim, os preços dos contratos futuros de petróleo avançam, enquanto a maioria das commodities apresentam queda em suas cotações.

Confiança do comércio fica maior com melhoria nas vendas

Confiança do comércio aponta para continuidade da recuperação da demanda no começo do terceiro trimestre. 

O indicador, divulgado hoje pela FGV, subiu 1,7 ponto em julho, para 86,1 pontos. Agora, o indicador se encontra 2,3% abaixo do nível observado em março, quando as medidas de distanciamento social foram implementadas. O dado reportado foi puxado pelo componente de situação atual (com alta de 6,4 pontos), enquanto o de expectativas recuou 3 pontos, movimento de ajuste em relação à elevação intensa vista no mês anterior

Mercado revisou suas projeções para PIB e IPCA deste ano.

Segundo o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, o mercado espera contração de 5,77% para o PIB deste ano (ante -5,95% na leitura anterior) e crescimento de 3,5% no próximo ano.

Inflação - Em relação ao IPCA, a mediana das projeções para 2020 recuou de 1,72% para 1,67% e ficou estável em 3,0% para 2021.
Câmbio - As medianas das expectativas para a taxa de câmbio não foram alteradas, seguindo em R$/US$ 5,20 no final deste ano e em R$/US$ 5,00 no final do ano que vem.
Juros - Por fim, as medianas das projeções para a taxa Selic permaneceram em 2,0% e 3,0% para o final de 2020 e de 2021, respectivamente.

Mesmo com exigência de receita médica, ivermectina e hidroxicloroquina somem das farmácias

A corrida pelo antiparasitário ivermectina para se prevenir do vírus chinês, fez com que o medicamento desaparecesse de muitas farmácias do Brasil.

Em Porto Alegre, o remédio não é encontrado.

E desde a semana passada, é preciso receita médica para comprá-lo.

Cada caixinha custa R$ 29,70 e os quatro tabletes devem ser tomados à razão de um ou dois por dia.

Efeito semelhante ocorreu com a hidroxicloroquina, que sumiu do mercado após ser sugerido que poderia ter efeito contra a pandemia.

Pacientes que utilizam o medicamento para doenças autoimunes como lúpus e artrite reumatoide, tiveram que fazer uma peregrinação por farmácias.

Presidente do STJ também é infectado pelo vírus chinês

O presidente do STJ, José Otávio Noronha, 63 anos, testou positivo para vírus chinês

Ele é assintomático e continuará despachando em casa durante quarentena de 14 dias.

Polícia Federal vasculha casa do governador lulopetista do Piauí e gabinete da mulher dele, deputada em Brasília

Ao lado, agentes da PF e da CGU vasculham a secretaria da Educação.

Ao contrário do presidente do Senado, que não admitiu o acesso da Polícia Federal ao gabinete do senador José Serra, a  Polícia Federal, que deflagrou há pouco a terceira fase da Operação Topique, cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete da deputada federal Rejane Dias (PT), esposa do governador do Piauí.

A PF também está na residência do governador lulopetista Wellington Dias, em Teresina (PI).

A ministra Rosa Weber autorizou que o juiz de primeira instância determinasse a coleta de documentos e informações na Câmara, entendendo que a investigação é sobre atos anteriores ao mandato da parlamentar.

Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí.

As ações de hoje dão continuidade às investigações formalizadas nas operações Topique e Satélites, ocorridas em agosto de 2018 e em setembro de 2019 para investigar os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da SEDUC se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, 50 milhões de reais de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE.

CLIQUE AQUI para muito mais informações. O material é do G1.

Conselheiro do TCE, sozinho, decide cancelar concessão do Mercado Público de Porto Alegre

O Tribunal de Contas do Estado decidiu suspender todo o processo de concessão do Mercado Público de Porto Alegre.

A decisão foi ato monocrático do conselheiro Cezar Miola, acionado pelo procurador estadual junto ao TCE.

A decisão não se sustentará e é desarrazoada.

A abertura das propostas está agendada para esta sexta-feira.

Brasil emplaca 2,4 milhões de casos. RS já contabiliza 59,8 mil casos.

Estes são os números acumulados no transcurso de 5 meses, desde que foi feito o primeiro registro da doença:

Casos – 2.419.091 (+24.578 em 1 dia);
Mortes – 87.004 (+555 em 1 dia);
Recuperados – 1.634.274 (+16.794 em 1 dia).

Os gráficos e números ao lado, mostram os registros de casos confirmados e de mortes, Estado por Estado e também região por região.

O Sul é a região de menores números.

Sudeste e Norte ponteiam a lista das regiões em pior situação.

Veja a situação dos Estados do Sul (o RS é o que registra menor número de infectados):

RS, 11,2 milhões de habitantes, 59.770 casos e 1.571 mortes
SC, 7,5 milhões de habitantes, 68.740 casos e 907 mortes
Paraná, 11,4 milhões de habitantes, 67.220 casos e 1.671 mortes

Você pode encontrar outros números e gráficos no site independente dadostranspasrentes.com.br

Secretário de Política Econômica sugere substituição do auxílio mensal de R$ 600,00 pelo Renda Brasil

A taxa de desemprego no país ficou em 12,9% no trimestre encerrado em maio, contra 12,3% no mesmo período de 2019. Mas o "desemprego já aumentou, os dados é que não mostram isso, sendo bem franco”, disse o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.

O secretário  diz que em setembro haverá aumento dos índices de desemprego. Ele defende que o auxílio emergencial de R$ 600 não seja prorrogado, mas substituído pelo Renda Brasil

Governo Bolsonaro manda liberar mais FGTS Emergencial para 5 milhões de trabalhadores. Hoje, recebem os nascidos em maio.

De acordo com o governo federal, a liberação do saque emergencial deve beneficiar 60 milhões de contas.

A Caixa Econômica Federal depositará, nesta segunda-feira, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para 5 milhões de trabalhadores nascidos em maio.

O dinheiro será creditado na poupança digital gratuita criada pela Caixa e pode ser utilizado pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, contas e compras. Quem preferir sacar o dinheiro em espécie ou transferi-lo para outra conta precisa esperar até o dia 19 de setembro.

A Caixa determinou duas datas para cada mês de nascimento para evitar aglomerações em agências bancárias.

Hoje será dia de chuvas e temperaturas baixas em todo o RS

Porto Alegre, 8h30min,11 graus

Esta segunda-feira será de chuva em todo o Rio Grande do Sul. A formação de uma frente fria na costa do Estado deve reforçar a instabilidade. Nesta madrugada, houve grande incidência de raios em diversos bairros de Porto Alegre e em municípios vizinhos.

Na Capital, a chuva constante que começou antes das 6h causa acúmulo de água em diversas vias, como as avenidas Farrapos e Sertório e em pontos próximo ao Túnel da Conceição e da Rodoviária.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia  (Inmet), a maioria das cidades registrou temperatura acima dos 9°C por  volta das 3h da madrugada. A mínima ocorreu em Quaraí, na Fronteira  Oeste, onde o termômetro marcou 4,6°C.

RS é o quarto no ranking dos Estados com menores taxas de óbitos por milhão de habitantes

Na lista dos Estados com menores índices de mortes por milhão de habitantes, o RS ocupa a 24o posição, integrando, portanto, o batalhão dos que se encontram nas melhores posições:

Este é o ranking dos quatro melhores Estados:

24o, RS - 1.571 óbitos ou 138,08 mortes por milhão de habitantes
25o, SC - 907 mortes ou 126,59 por milhão de habitantes
26o, Minas - 2.429 óbitos ou 114,74 por milhão de habitantes
27o, Mato Grosso do sul - 305 óbitos ou 109,75 por milhão de habitantes

CLIQUE AQUI para examinar a posição de cada Estado.

Há uma semana a taxa de ocupação de UTIs de Porto Alegre estabilizou nos 89%

Pelo sétimo dia seguido (uma semana) a taxa de ocupação de UTIs de Porto Alegre encontra-se estabilizada na casa dos 89%, índice de ontem. Das 786 posições de UTI, 348 estão ocupadas por infectados. Estas 786 posições ainda não refletem as dezenas de UTIs entregues na semana passada pela Santa Casa e Beneficiência Portuguesa. Com estes acréscimos, a taxa de ocupação cairia bastante.

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre confirmou, neste domingo, mais quatro mortes por vírus chinês.

O  número de óbitos confirmados desde 10 de março chega a 273.

Três pacientes morreram no Hospital Conceição: um homem de 90 anos e uma mulher de 71, falecidos nesse sábado, e uma outra paciente, de 81, que perdeu a vida na sexta. No Hospital Moinhos de Vento, faleceu uma mulher de 70 anos, também nesse sábado. Todos tinham histórico de comorbidades..

CLIQUE AQUI par examinar gráficos e números sobre casos, internações, uso de UTIs e mortes, inclusive por faixas etárias.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/