10 OABs, inclusive a do RS, querem o fim das tropelias de Alexandre de Moraes

Os presidentes das seccionais da OAB no Acre, DF, em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia protocolaram no Conselho Federal da entidade pedido de providências sobre violações às prerrogativas da advocacia por parte do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Eles questionam especialmente a recente decisão monocrática do ministro sobre o bloqueio de contas bancárias de mais de 40 pessoas físicas e jurídicas, “sob a principal alegação de que estariam ‘financiando’ supostos atos e ações tidos por antidemocráticos, conceituando ainda referidas manifestações como ‘abuso de reunião'”.

Diz a nota conjunta:

- Os fatos divulgados pela mídia nacional sugerem que tal decisão foi proferida sem qualquer notificação prévia dos supostos envolvidos, nem mesmo o Ministério Público....

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do documento.

Cresce a tensão política com o anúncio do PL sobre a má integridade das eleições

 

Manifestantes dão ultimato ao TSE. A partir de segunda-feira, a ordem é partir para a resistência civil.

Ao lado, manifestantes entregam seu ultimato aos senadores.

Este manifesto foi lido e aprovado nas manifestações populares que reuniram 3 milhões de brasileiros na Capital, Brasília, dia 15 de fevereiro. O manifesto dá ultimato ao TSE, exigindo que até amanhã ele anule as eleições, porque caso contrário todos os manifestantes entrarão em estado de resistência civil, cujas formas de luta serão determinadas pelas circunstâncias de cada localidade.

No dia seguinte, os líderes do ato público visitaram gabinetes de autoridades para entregar o texto final. Eles estiveram no gabinete do senador Luiz Carlos Heinze, que os recebeu. 

O senador confirmou a agenda, mas avisou que recebeu o grupo como recebe quem o procura.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.

Coronel Bicaco, RS, inaugura seu Cristo de 7 andares

 Coronel Bicaco, RS, abriu hoje para visitação o seu Cristo de 7 andares.

Ele fica no Paradouro Casemiro Antonioli e já está aberto à visitação.

Coronel Bicaco fica a 425 quilômetros de Porto Alegre.

Leite voltará na semana que vem do prolongado e merecido descanso

 O governador eleito do RS, Eduardo Leite, em prolongadas viagens de descanso em São Paulo e na Bahia, sempre em amadas companhia, promete voltar ao Estado na semana que vem.

É quando tratará da montagem do seu governo, que já se sabe qual será.

E das articulações políticas para continuar mandando na Assembleia.

Ele vai começar por cerco ao PP, que não se fará de difícil, apesar de vozes dissonantes muito respeitadas.

Artigo, J.R. Guzzo, Estadão - A elite "moderada" já se arrepende

Malan, Armínio e Bacha, votaram em Lula e agora dão uma de Madalena arrependida.

Este tem sido, até agora, o governo da desesperança – e do medo, da suspeita, da desconfiança e de tudo aquilo que pode haver de pior na expectativa do futuro próximo para o país. Ainda falta um mês e meio para Lula assumir a presidência da República, mas desde que foi declarado vencedor das eleições de 2022 sua atuação pública só produziu notícia ruim. A cada vez que ele abre a boca, as coisas pioram: a bolsa de valores derrete, o dólar dispara, os juros para operações futuras sobem. É o contrário, exatamente, do que vinha acontecendo até sua eleição – quando cada mês registrava melhoras em todos os índices econômicos essenciais, da inflação ao desemprego, das exportações à arrecadação federal, do gasto público ao lucro das estatais. De 3 de novembro para cá, a casa começou a cair – e ninguém está pondo mais força na demolição do que o novo presidente.

O governo que Lula vai começar sempre foi um desastre anunciado e garantido em contrato.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Recomendado - Aproveite esta sexta-feira e alugue por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Este blog já acumula perto de 1 milhão de leitores em novembro

Este blog aproxima-se do acumulado de 1 milhão de leitores nestes 19 primeiros dias de novembro.]

Hoje, já são 20 mil.

Ontem, segundo o Google Analytics, foram 44.557 leitores no acumulado do dia.

Este mês, o total marca 908.291

No último mês foram 1.303.413.

PL proporá, terça-feira, impugnação das urnas fabricadas antes de 2020

O presidente do PL não quer novas eleições. A entrevista está gravada em vídeo (CLIQUE AQUI para examinar o vídeo).

Em visita à Ribeirão Pires neste sábado, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reforçou que vai entregar um relatório na próxima semana com informações que questionam a transparência das urnas eletrônicas fabricadas anteriormente ao ano de 2020. O político aponta problemas com número de identificação do patrimônio. Apesar dos questionamentos, o político nega que quer pedir para anular a eleição de outubro.

Valdemar alega que uma auditoria contratada pela legenda aponta que as urnas eletrônicas de modelo antigo contam com um mesmo código para identificação como patrimônio. Na visão do político tal situação impede a auditoria do resultado. Neto culpou os servidores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e afirmou que os ministros da Corte Eleitoral não têm conhecimento do assunto.

CLIQUE AQUI para saber mais. O material é do Repórter Diário.

Caminhoneiros em greve engrossam atos na frente do QG, Brasília, esta tarde, 18 de novembro

 - Este material é do Jornal da Cidade on Line, desta manhã. O vídeo viraliza nas redes sociais e o editor recebe por WhatsApp.

Gilmar Mendes nega habeas coletivo pedido por manifestantes. "Arquive-se", sentenciou o ministro do STF.

O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, negou conceder habeas corpus coletivo para os manifestantes que protestam contra o resultado das eleições em frente aos quartéis do país. 

“Arquivem-se imediatamente os autos", ordenou o ministro.

Recomendado - Bier Markt abre as 17h. Vá lá. Também reserve happy hour para grupos. Porto Alegre.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes: Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats:
51-993882401 / 51-993887265. 

Abre as 17h.
Cardápio no site 
www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com

Crônica de Vitor Bertini - Caminhando por José

Quando Maria me disse que estava grávida, qualquer movimento seria uma demasia. Quando ela me disse que tinha certeza que era um menino e que seu nome seria José, saí caminhando.

Caminhei ruas que não lembro e cheguei na praça da minha infância. Sentado no mais amigo dos bancos, olhei para o céu e procurei em vão enxergar os caminhos do meu filho. Ofuscado, baixei a cabeça, respirei, não rezei, pensei “a vida é assim” e amei José e seu mãe profundamente. 

No trajeto de volta para casa, no reflexo das vitrines, vi caminhar a pressa quase eufórica de voltar para abraçar Maria.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica de humor (negro) - Nós perdemos

 

O dia em que Peninha, RBS, engoliu os insultos que desfere contra os bolsonaristas e os gaúchos da Serra

Ao lado, a imagem é do jornalista Eduardo Bueno, conhecido também como Peninha. Ele é da RBS e escreve coluna no jornal Zero Hora.

O editor fez um recorte do vídeo que viraliza nas redes sociais.

Peninha é um bom jornalista e um bom historiador. Sua série sobre a história brasileira é festejada e o editor leu tudo - e gostou.

Na foto, o jornalista reage com bom humor a uma série de insultos e críticas que foram despachadas por um passageiro indignado com ele - e com razão. 

Peninha mereceu os insultos. É que no caso, o passageiro do Salgado Filho reagiu a comentários raivosos, canalhas e mentirosos que Peninha faz repetidamente nas redes sociais, ofendendo de modo covarde todos os gaúchos que votaram em Bolsonaro e desejando-lhes o fogo dos infernos.

E de modo especial os gaúchos que moram na Serra do RS, com ênfase em Gramado, sejam eles bolsonaristas ou lulopetistas.

Em seus comentários, sobrou até para Santa Catarina.

Como também acontece com ministros do STF, Peninha não terá mais descanso quando estiver em público e encontrar algum patriota pela frente.

Jornalista Rosane Oliveira avisa que está com câncer e que fará tratamento no Mãe de Deus

- O linfoma que atacou Rosane Oliveira não é agressivo, segundo ela.

Em mensagem que mandou para um grupo de amigos (uma das mensagens viralizou em grupos de WhatsApp dos quais o editor participa), a editora de Política da RBS e colunista de Zero Hora, Rosane Oliveira, avisa que ficará afastada em períodos intermitentes das funções, já que terá que se submeter a um severo programa de tratamento contra o câncer. As quimios sairão no Mãe de Deus.

"Terei de fazer  6 ciclos de quiomioterapia, um a cada 21 dias", escreveu Rosane na sua postagem de WhatsApp.

A jornalista prometeu fazer comunicado aos leitores neste final de semana, mas na edição de final de semana de Zero Hora não há comunicado. A página de Rosane, no entanto, é assinada por Paulo Egídio. O editor não fala com a jornalista, mas conferiu a mensagem com 3 dos seus amigos e todos confirmaram o conteúdo.

Dica do editor - Veja e ouça o "Hino à Bandeira"

 

Sindicato condena decisão de Moraes contra gigante do setor de grãos

Ao lado, manifestação corajosa do deputado gaúcho Marcel van Hattem, que reclama reação do Congresso "diante do reiterado desrespeito de um ministro do Supremo à Constitui~]ao, que todos nós juramos respeitar.

Também ao lado, Marcel reproduz nota de esclarecimento da Rodobens a respeito das represálias decretadas contra ela por A. de Moraes.

No caso da nota a seguir, o protesto é contra perseguições a outra empresa, a Sipal.

O Sindicato Rural de Sorriso (MT), a 400 quilômetros de Cuiabá, condenou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de bloquear contas bancárias da empresa Sipal, gigante do setor de grãos. A ordem de Moraes veio na esteira de uma série de congelamento de recursos financeiros que alcançou 43 pessoas físicas e jurídicas. 

Esses alvos estariam financiando protestos de caminhoneiros ao redor do país contra a eleição de Lula.

“Nos solidarizamos com os empresários de Sorriso”, inicia o comunicado do sindicato, publicado na quinta-feira 17, um dia depois da medida.

MPF anuncia medidas contra greve dos caminhoneiros gaúchos, anunciada para hoje no RS

 O MPF anunciou em nota à imprensa que agirá contra os caminhoneiros gaúchos que aderirem à greve nacional prevista para hoje no RS.

A greve já é nacional (leia nota abaixo).

Investidores continuam atentos aos malefícios da PEC da Transição

Os investidores continuam atentos à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Entregue ao Congresso na noite de quarta-feira, o texto retira até R$ 175 bilhões do teto de gastos para a manutenção do Bolsa Família em R$ 600, o pagamento de R$ 150 extras para famílias com crianças de até 6 anos de idade e exclui até R$ 22 bilhões em excesso de arrecadação que pode ser usado para investimentos.

Com a tramitação da proposta, o Congresso pode reduzir o valor da PEC, no momento em R$ 197 bilhões, ou estipular um prazo para a exclusão do programa social do teto de gastos. A possibilidade de que as negociações alterem o texto apresentado repercutiu bem entre os investidores.

Paulo Guedes diz que governo furou 5 vezes o teto de gastos. "O teto foi mal construído", ensinou o ministro.

Foto de Fábio Rodrigues-Pozzebom, Agência Brasil.

Apesar de ter sido extrapolado várias vezes nos últimos anos, o teto federal de gastos continua uma ferramenta necessária para garantir a estabilidade das contas públicas, disse ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com ele, o governo teve de enviar emendas constitucionais que resultaram em gastos além do limite porque o mecanismo foi mal construído:

- Se tem lareira em casa, é bom ter chaminé. Um teto mal construído, se pegar fogo na casa morre todo mundo asfixiado.

Guedes participou de evento em comemoração ao aniversário de 30 anos da Secretaria de Política Econômica (SPE). 

CLIQUE AQUI para saber as vezes e por que razões o teto de gastos foi violado.

Republicanos apoia Zucco e defende liberdade de opiniões e de manifestações públicas

Em nota pública que tirou ontem, o Partido Republicanos do RS protestou contra a confecção da lista que o governo estadual gaúcho enviou ao ministro A. de Moraes, em tempo recorde e depois de investigações velozes, e na qual incluiu o nome do deputado federal mais votado, no caso o tenente-coronel Zucco, que ainda ocupa as funções de deputado estadual (ele foi o mais votado também para estadual).

A nota é assinada pelo presidente do diretório estadual, deputado federal Carlos Gomes.

Diz a nota:

- Frente ao ocorrido, invocamos o dispositivo da nossa Constituição, que assegura o direto à livre manifestação de pensamento, à liberdade de reunião, pacificamente, e a liberdade de locomoção  no território nacional.

O relatório, apesar de sigiloso, vazou para o jornal Zero Hora por iniciativa de agentes do governo Ranolfo Vieira Júnior, que foi quem enviou a malfadada lista, que servirá para que o ministro Alexandre de Moraes promova puniçoes de toda ordem, como é de conhecimento público.

"Um amigo me convidou e eu fui", explicou Lula ao justificar uso de jatinho. Simples assim.

Lula e o dono do jatinho já estiveram presos por corrupção.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, ontem, ser “amigo” do empresário José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde, e que, por isso, pegou carona em seu jatinho à COP27:

- Eu tinha um amigo que ia na COP e que tinha um avião e eu fui com ele.

Simples assim. Como se sabe, Lula tem muitos amigos que o ajudam quando ele precisa.

Lula falou a jornalistas depois de se reunir com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, em Lisboa.

Caminhoneiros adotam tática de deslocamentos sucessivos para bloquear rodovias

Caminhoneiros voltaram a interromper o fluxo de veículos em rodovias federais de ao menos três estados. 

São bloqueios, mas também existem protestos ao lado das rodovias.

Os caminhoneiros, desta vez, não permanecem muito tempo nos mesmos locais.

Em muitos casos, há queima de pneus.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os novos bloqueios começaram a ser registrados na manhã de hoje (18) em Mato Grosso, Pernambuco e Rondônia.

Veja as primeiras imagens da nova greve nacional dos caminhoneiros

 - O material é do Jornal da Cidade on Line.

Dica do editor - Governo Bolsonaro paga, hoje, Auxílio Caminhoneiro e Taxista

Motoristas de carga autônomos e de táxi de todo o país recebem hoje (19) a parcela de novembro dos Auxílios Caminhoneiro e Taxista. Cada parcela equivale a R$ 1 mil. O pagamento inicialmente estava previsto para ocorrer no dia 26, mas foi antecipado em uma semana. Os caminhoneiros que fizeram a autodeclaração até 7 de novembro poderão receber a quinta e a sexta parcelas. Em relação aos taxistas, coube aos municípios enviar, até o início de agosto, o cadastro dos permissionários ativos até 31 de maio.

CLIQUE AQUI para examinar a emenda aprovada pelo Congresso.

Brasil registrou 72 novas mortes por vírus chinês

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 28.452 novos casos de covid-19 na últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 72 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período.

Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (18), com exceção das informações de Mato Grosso do Sul e Tocantins, que não foram atualizadas pelos respectivos governos estaduais, segundo a pasta federal, que sistematiza os registros. 

Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.999.495.

Covid-19 aumenta em 12 Estados. RS não está na lista da Fiocruz.

RS ainda não está na lista.

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado ontem, reforça o crescimento dos casos de covid-19, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas.

Em nível nacional, o aumento moderado de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

Os dados indicam crescimento dos casos positivos para Sars-CoV-2 (covid-19), especialmente na população adulta. 

Gilmar Mendes suspende operações da Lava Jato sobre a FGV

O ministro Gilmar Mendes suspendeu a Operação Sofisma, desencadeada ontem sobre a FGV do Rio de Janeiro, tudo com o objetivo de desbaratar esquemas de propinas em casos de contratatos sem licitação estabelecidos com entes públicos.

O ministro alegou que a Justiça Federal do Rio extrapola nas investigações que ocorrem no âmbito da Lava Jato.

O jornalista Rodrigo Rangel, do site Metrópolis, disse, ontem, que a Operação Sofisma poderia atingir as cúpulas do STF e do STJ, mas não só.

Na semana, dólar valorizou 0,85% e Bolsa perdeu 3%

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira vendido a R$ 5,375, com queda de R$ 0,027 (0,5%). Com o desempenho de ontem, o dólar encerra a semana com alta de 0,85%.

Bolsa
A bolsa de valores teve mais um dia de perdas. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 108.870 pontos, com queda de 0,76%. Na semana, o Ibovespa acumula baixa de 3%.


Veja como foi o 18o dia de vigília diante do QG do Comando Militar do Sul, Porto Alegre

Hoje é o 19a. dia de protestos em Porto Alegre e nas principais cidades brasileiras, com ênfase para Brasília.

A foto ao lado é de ontem a noite, no entorno do QG do Comando Militar do Sul.

Dezenas de patriotas permanecem acampados, em vigília pela defesa da liberdade e portanto pelo estado democrático de direito, atacado de modo recorrente pelos agentes do Eixo do Mal, cujo ato mais recente de grande envergadura ocorreu durante o processo eleitoral, que agora é questionado nas urnas. O povo também protesta vigorosamente contra a volta ao Poder, de todos os protagonistas condenados no Mensalão e na Lava Jato.

No domingo passado, 30mil manifestantes estiveram diante do QG, pedindo apoio das Forças Armadas. Neste final de semana o movimento promete ganhar maior corpo ainda.

Apesar das ameaças disparadas pelo TSE e por franjas minoritárias dos MPF e MPE, com ações tópicas empreendidas pela Brigada e pela PC do RS, a resistência demonstra enorme resiliência.

Número de paralisações da greve nacional dos caminhoneiros dobrou em 24 horas

O número de paralisações de caminhoneiros, que começou quinta-feira à noite no Mato Grosso, espalha-se pelo País.

Ontem de manhã, eram 27, mas neste momento, 7h45min, chegam a 61 e aumenta a cada hora.

No link a seguir, você saberá que tipo de paralisação ocorre em cada rodovia.

Há mapa sinalizando a situação do Brasil, de modo on line.

CLIQUE AQUI para ver.

PP do RS defende seus patriotas e o direito do povo às manifestações diante dos quartéis

A nota ao lado é assinada pelo presidente do PP do RS, Celso Bernardi;, em nome do diretório estadual.

O diretório estadual gaúcho do PP defendeu em forte e consistente nota os seus filiados Mariana Lescano, suplente de deputada estadual, e Patrício Antunes, vereador em Dom Pedrito, cujos nomes foram enfiados sórdida lista enviada ao ministro Alexandre de Moraes por parte do governador Ranolfo Vieira, como supostos líderes das manifestações de protesto contra os resultados das urnas, tudo com o objetivo de puni-los civil e criminalmente.

Esta semana, o Clube de Opinião do RS já havia defendido os participantes das manifestações e criticado severamente as truculências praticadas pelo ministro A. de Moraes.

O governador Ranolfo Vieira também foi severamente criticado por ter enviado uma lista para perseguição política.

O PP do RS defende as manifestações pacíficas e ordeiras  ea posição dos dois policiais representam direitos constitucionais:

- A liberdade nunca pode ser relativizada e a democracia nunca pode silenciar o povo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/