Onyx agendou casamento para a próxima quinta-feira

O ministro Onyx Lorenzoni, que é divorciado, vai se casar de novo. O nome da noiva é Denise.

Será quinta-feira, dia 22, em brasília, no Clube do Congresso.

Bolsonaro prometeu estar presente.

Recomendado - O Bier Markt abre esta noite. É o melhor do gênero, segundo Veja. Porto Alegre.

Há oito anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria. 

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer neste sábado. Já está aberto. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa, de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Temer tenta conter intriga corporativista no ministério do Trabalho

O presidente Michel Temer chamou seu ministro do Trabalho para uma reunião, esta tarde. Há uma rebelião dentro do ministério, toda ela de caráter corporativista e atacando diretamente os interesses do governo de transição de Bolsonaro. Esse grupo subordinado ao ministro atual, trabalha para que o ministério não seja fatiado e usa de perfídia política.


O pivô da rebelião é Admilson Moreira, secretário executivo do Ministério do Trabalho, que enviou um áudio a um grupo de WhatsApp de auditores fiscais, no qual aponta aparelhamento da pasta por PT, PDT, Solidariedade, PTB, Força Sindical e bancada evangélica.

O secretário executivo é acusado de infiltração no grupo de transição. No áudio, segundo o Estadão, Admilson afirma também que precisa participar da transição para poder defender a manutenção do ministério.

 “Ele acusa o coordenador de assuntos jurídicos de [Jair] Bolsonaro, Pablo Tatim, de querer ‘fatiar’ a pasta”.

Delegado Maurício Valeixo deverá ser o novo chefe da Polícia Federal

O delegado Maurício Valeixo deverá mesmo chefiar a Polícia Federal.

A informação é do jornal Valor.

Ele foi diretor de Inteligência Policial, agregado policial em Washington e atuou na diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizacional.

E foi delegado da Lava Jato.

Artigo, Rogério Mendelski, Correio do Povo - Um gaúcho no Itamaraty

O novo chanceler brasileiro, o porto-alegrense Ernesto Araújo, terá um trabalho difícil como novo titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a começar pela reengenharia ideológica a ser promovida no próprio Palácio do Itamaraty. Os chamados “barbudinhos”do MRE que durante 14 anos defenderam a diplomacia  do globalismo,  empurrando o Brasil para a busca de influência entre ditaduras e republiquetas bananeiras, devem estar preocupados.  

Araújo é um diplomata experiente, culto, decente e retoma um posto que já foi ocupado por homens que honraram a politica externa brasileira como Roberto Campos, Oswaldo Aranha, José Maria Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco), Ruy Barbosa, San Tiago Dantas, entre outros tantos que fazem parte dos anais do Itamaraty. 

O Brasil se apequenou de tal maneira nos governos Lula e Dilma que sequer reagimos quando Evo Morales tomou na marra e com ajuda militar as propriedades da Petrobrás na Bolívia.

 CLIQUE AQUI para ler tudo.

TRF4, Porto Alegre, cria a Lei Favretto


O incidente processual criado pela decisão do desembargador Rogério Favretto em favor da libertação de Lula, embargada no caminho do cumprimento pelo relator dos processos da Lava Jato no TRF4, acabou gerando esta ordem que está em vigor na Corte, segundo a qual os desembargadores plantonistas do TRF-4 só poderão despachar com aprovação do relator do processo.

A resolução, que estabelece o funcionamento do tribunal no plantão, foi publicada no último dia 9.

Informa o site Consultor Jurídico, o ConJur:

- De acordo com o texto, os processos que foram distribuídos ao relator durante o expediente, ou seja, antes do começo do plantão, só poderão ter análise do desembargador plantonista em ‘casos excepcionais’, com urgência fundamentada pelo interessado. Outra exigência é para que o relator seja consultado antes pelo servidor da secretaria quanto a aprovação do redirecionamento do processo ao plantão.

É isto.

Entrevista - Fernando Henrique Cardos


Nesta entrevista ao jornal espanhol El País, a jornalista Carla Jiménez Xosé Hermida tenta intrigar FHC com o governo Bolsonaro, usando de toda a perfídia conhecida da esquerdopatia do diário madrilheno, mas o ex-presidente não mordeu a isca. FHC estava de passagem por Madri na semana passada para assistir ao Foro Iberoamérica,

O ex-presidente se diz convencido de que a sociedade frearia uma deriva antidemocrática do novo governo. Para ele, ser conservador não implica ser cego. “O Brasil continua sendo um país com muita desigualdade”

Leia:

MADRI - -O tsunami político que tomou o Brasil destruiu lideranças tradicionais e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se inclui entre elas. “Cada um tem seu momento, agora a nova [liderança] tem que aprender”, diz o presidente de honra do PSDB, em clara alusão ao novo governo liderado por Jair Bolsonaro.

Apesar de toda a retórica que assusta quem não votou no presidente eleito, Fernando Henrique prefere o benefício da dúvida. Depois de eleito, as ações de Bolsonaro vão desmentir ou confirmar os temores que desperta hoje. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Sérgio Moro defende redução da idade penal para 16 anos

O presuntivo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi até mais longe do que Bolsonaro, que admitiu limitar em 17 anos a redução da idade penal.

Moro, em entrevista para a revista Istoé desta semana, fala em 16 anos.

A limitação da idade penal será exclusiva para crimes de sangue.

A mudança da legislação penal que será proposta por Moro, incluirá outras regras de ouro que favorecem os bandidos condenados, como a questão da progressão de pena e as chamadas saidinhas.

E não só.

Virá dureza com gente condenada.

Mais de 900 médicos brasileiros e estrangeiros fazem prova do Revalida, hoje e domingo

Exame reconhece diploma de médicos que se formam fora do país e querem trabalhar no País.

A segunda etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira) 2017 será feita neste fim de semana por mais de 900 médicos. A prova será aplicada neste sábado (17) e domingo (18) em Brasília, Curitiba, São Luís, Manaus e Belo Horizonte. As informações são da Agência Brasil.

Leia tudo:

O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil. O exame é feito tanto por estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quanto por brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

A segunda etapa do Revalida é uma prova de habilidades clínicas na qual o participante percorre 10 estações para resolução de tarefas sobre investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes ou familiares.

São dois dias de prova e dois turnos de aplicação em cada um. As provas do primeiro turno começam às 13h e as do segundo turno, às 17h. Os portões são fechados meia hora antes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

General Oswaldo Ferreira diz que não quer mais ser ministro de Bolsonaro


O general Oswaldo Ferreira desistiu de de ocupar um cargo no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

A decisão do general Ferreira é reflexo de uma disputa de cargos no governo.

O general havia se tornado um dos mais próximos aliados de Bolsonaro e trabalhava desde 2017, a pedido do presidente eleito, na coordenação de infraestrutura.

Salários de dezembro e 13o terão que ser pagos por Eduardo Leite

Vai sobrar para o governo Eduardo Leite o pagamento dos salários de dezembro e do 13o dos servidores do Executivo.

Prefeitura de Porto Alegre parcelará 13o

A prefeitura de Porto Alegre vai parcelar o pagamento do 13o aos municipários.

FNS reforçará fronteiras gaúchas com Argentina e Uruguai

Efetivos da Força Nacional de Segurança reforçarão o controle das fronteiras do RS com Argentina e Uruguai.

A ênfase é para Uruguaiana e Livramento.

Governo Sartori vai congelar negociações sobre a adesão ao RRF dos Estados

O governo Sartori decidiu colocar em banho maria as negociações destinadas a fechar qualquer acordo prévio ao contrato de pré-adesão ao RRF dos Estados.

Sartori ficou incomodado com as críticas de Eduardo Leite, que desprezaram seu esforço de três anos.

Padilha diz que sem Banrisul fica difícil acordo de adesão ao RRF dos Estados

O ministro da Casa Civil do governo Temer, Eliseu Padilha, avisou que sem a privatização do Banrisul o governo Eduardo Leite não conseguirá aderir ao RRF dos Estados.

Ele disse isto no programa Esfera Pública, Rádio Guaíba.

Eliseu Padilha é o interlocutor político mais importante que trata com Sartori do acerto prévio para o acordo pré-adesão, que se encontra nos finalmente.

O problema do Banrisul é que as garantias oferecidas até agora pelo governo gaúcho para suportar a carência de três anos no pagamento da dívida com a União, não cobrem os valores em jogo, o que só aconteceria com uma oferta mais pesada.

Sartori, como também o novo governador, são contra a privatização do Banrisul.

Frente Parlamentar Evangélica reafirma apoio público ao ministro Onyx Lorenzoni

O ministro tem sido fustigado pela oposição lulopetista e sofrido críticas veladas por parte de aliados, tudo por três razões principais: 1) Onyx teria baixa interlocução com o Congresso. 2) Ele privilegia em demasia o DEM. 3) É próximo demais do presidente Bolsonaro.

A Frente Parlamentar Evangélica tirou nota para reafirmar apoio ao ministro e deputado Onyx Lorenzoni, ministro extraordinário de Coordenação do Gabinete de Transição.

A Nota Oficial da Frente, que foi enviada ao editor esta manhã, é assinada pelo deputado Takayama.

Artigo, Matias Spektor - Três grupos disputam política externa de Bolsonaro

A diplomacia do novo governo expressará conflitos desses núcleos (Eduardo Bolsonaro, Mourão e Paulo Guedes).

Jair Bolsonaro prometeu chacoalhar a diplomacia brasileira mais do que qualquer antecessor do ciclo democrático. Ninguém sabe quão intensa será a sacudida, mas vem mudança por aí.
Também já está claro que há três grupos diferentes atuando com força na política externa da transição e com capacidade de influenciar as decisões do presidente depois da posse.

Num desses grupos está Eduardo Bolsonaro com a assessoria internacional do PSL. Trata-se da vertente mais ambiciosa do novo governo: a esperança é promover uma ruptura com a política externa do passado, consolidando a imagem do presidente como liderança internacional de destaque. Para isso, esse grupo buscará espaço para Bolsonaro no movimento transnacional antiglobalista encabeçado por Donald Trump. A escolha do chanceler Ernesto Araújo ilustra a força dessa vertente. 

O segundo grupo inclui os militares vinculados ao vice-presidente e ao ministro do gabinete de Segurança Institucional. Os generais Mourão e Heleno terão peso próprio nos rumos da política externa.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Tarifas de água do Dmae já estão 8,68% mais caras em Porto Aleagre

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, esta manhã, que as tarifas de água fornecida pelo Dmae ficaram 8,68% mais caras desde ontem.

PSDB pode promover fusão com PPS, PSD, PV e DEM

O secretário-geral do PSDB, deputado Marcus Pestana, MG, propôs, ontem, que o Partido promova fusão com PPS, PSD, PV e DEM.

O PSDB foi o Partido que mais derrotas sofreu nas eleições parlamentares deste ano, além do fiasco sofrido na disputa presidencial.

Festival do Japão encerra Feira do Livro de Porto Alegre neste domingo

Encerra neste domingo a Feira do Livro de Porto Alegre, maior evento do gênero no Brasil.

Esta manhã, uma programação que iniciou às 10h e segue até as 20h30min, apresenta o Festival do Japão, que promover inúmeras ações no Espaço do Conhecimento Petrobras (Siqueira Campos, 2529).

Prefeito de Chapada, RS, convida médico cubano para ser seu secretário da Saúde

O salário de um médico em Cuba é de R$ 300,00. No Brasil, os cubanos custam R$ 11 mil para o governo federal, recebem R$ 3 mil e o governo comunista confisca R$ 7 mil,

Os jornais Correio do Povo e Zero Hora deste final de semana contam a história do prefeito de Chapada, Carlos Alzenir Catto (PDT), que convidou o médico cubano Richel Collazo para assumir o cargo de secretário municipal da Saúde. Desde 2014 atuando na cidade do Alto Uruguai, Collazo trabalha em uma das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O cubano pediu m tempo para avaliar a proposta. Se aceitar e ficar, o médico fica proibido de voltar a Cuba por oito anos e não poderá receber a família no Brasil.

No mês passado, a prefeitura abriu edital para três vagas de clínico geral, com previsão de 40 horas semanais e salário de R$ 11,1 mil, que é o teto do município. Ninguém se inscreveu.

Catto ressalta que a cidade – de quase 10 mil habitantes – oferece boa infraestrutura e fica próxima de Carazinho (45 quilômetros) e Passo Fundo (90 quilômetros).

Cremers e CFM dizem que Brasil tem médicos para o Mais Médicos

O Consselho Regional de Medicina do RS, Cremers, e o Conselho Federal de Medicina anunciaram, ontem, que o Brasil tem médicos suficientes para suprir a saída dos cubanos.

Em nota, o prsidente do Cremers, médico Eduardo Trindade, reafirmou que a vinda dos médicos cubanos obedeceu critérios políticos.

Moro indica delegada Erika Marena para transição

O Estadão de hoje confirma que Erika Marena, ex-delegada da Lava Jato e atual superintendente da PF em Sergipe, e Flávia Blanco, diretora de secretaria da 13.ª Vara da Justiça Federal no Paraná, serão requisitadas para integrar a transição.

As indicações são de Sérgio Moro.

Erika Marena foi superintendente da PF em Santa Catarina e conduziu o inquérito que resultou no suicídio do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Folha confirma que Ana Pellini é mesmo cotada para Meio Ambiente

A Folha de hoje requenta nota que o editor publicou na semana passada e diz que a secretária Ana Pellini, auxiliar do governador Sartori, poderá ser a nova ministra do Meio Ambiente.

O PP levará o nome de Pellini ao governo Bolsonaro.

STF manda arquivar outro inquérito aberto contra Eliseu Padilha

O STF  determinou, ontem,  o arquivamento do inquérito que investiga o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, por suposta prática dos crimes de prevaricação ou advocacia administrativa. 

O inquérito  que investigava Padilha foi instaurado no início de outubro para apurar tratativas com a possível participação do ministro para a pactuação de acordo extrajudicial celebrado com dirigentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para desapropriação do imóvel rural "Fazenda Estreito Ponte de Pedra" localizada nos municípios de Paraúna e Rio Verde (GO), com prejuízo ao erário. Um mês depois de pedir a abertura do inquérito para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao ministro-relator Luiz Fux o arquivamento do caso no início desta semana.

Em seu parecer, a chefe do Ministério Público Federal diz que houve prescrição da pretensão punitiva estatal devido à idade do ministro. 

PSB nem saiu ainda do governo Sartori e já anuncia adesão ao governo Eduardo Leite

Menos de um mês depois de perder as eleições para a coligação liderada pelo tucano Eduardo Leite, os socialistas do PSB anunciaram sua adesão ao novo governo.

Os três deputados estaduais do PSB farão alinhamento com a base tucana.

O anúncio saiu ontem.

O PSB ainda integra o governo Sartori, ocupando  as pastas do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com Tarcisio Minetto, e de Obras, Saneamento e Habitação, com Rogério Salazar.

Sábado amanheceu com sol e terminará com chuvas no RS

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

A instabilidade voltou a atingir o Rio Grande do Sul. neste sábado. Em Porto Alegre, apesar da presença do sol, a Capital pode ter chuva neste sábado. Contudo, o dia será quente e as marcas devem ficar entre 18°C e 31°C.

Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva chegará na maioria das regiões até o final do dia. A precipitação deve ser volumosa  no Oeste, Noroeste e Centro do Estado.

A Defesa Civil emitiu, nesta sexta-feira, um alerta para previsão meteorológica quanto à possibilidade de chuvas fortes, rajadas de vento, temporal e granizo isolados também nas regiões do Sul e da Campanha.

O Litoral gaúcho deve ser o último ponto em que a chuva chega neste fim de semana. Com isso, o sábado vai ser bem aproveitável.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/