PGR pede para soltar amigos de Temer e STF atende

A Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, pediu ao ministro Luís Barroso que mande libertar os amigos de Temer que foram presos pela Operação Skala, quinta-feira.

O ministro atendeu o pedido de imediato.

A PGR alegou que os presos cumpriram o ítem básico que determinou a prisão, ou seja, prestaram depoimentos.

Este objetivo poderia ser alcançado mediante condução coercitiva, mas o ministro Gilmar Mendes, em decisão monocrática, proibiu a prática, o que levou Barroso a decretar prisões temporárias (5 dias, no máximo).

Dyogo Oliveira será o novo presidente do BNDES

Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento, foi convidado por Temer para ser o novo presidente do BNDEs.

Novo ministro dos Transportes, Valter Silveira, tomará posse na segunda-feira

O Planalto informou neste sábado que o presidente Michel Temer dará posse na manhã de segunda-feira a Valter Casimiro Silveira, novo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Também tomarão posse no Planalto: Gilberto Occhi (Saúde) e Nelson Antônio de Souza, novo presidente da Caixa.

Valter Casimiro é o atual diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele assumirá o comando dos Transportes no lugar do deputado Maurício Quintella (PR-AL), que concorrerá a uma vaga no Senado.

Carros da EPTC já são alvejados por tiros em Porto Alegre

Bandidos já estão alvejando com tiros os carros da EPTC.

Lulopetismo teme que investigação policial identifique como lambança própria os tiros contra Lula

O lulopetismo começou a se defender antes mesmo do que vai acontecer no caso dos tiros que foram disparados para matar Lula no Paraná.

O jornalista Ricardo Amaral e o site Brasil247, denunciam que a polícia paranaense poderá forjar relatório incriminando o próprio lulopetismo pelo crime.

E já se apressam a comparar o que não aconteceu com o que aconteceu de fato, o caso do Riocentro, ocorrido durante a ditadura militar.

A desconfiança sobre a investigação policial e a comparação com o Riocentro originam-se da incompreensão ou má fé, porque as autoridades paranaenses da área da segurança são impolutas e não há mais ditadura militar há muito tempo.

Publicidade - Neste cair de tarde e à noite, peça tele-entrega de hambúrguer no Bier Markt

Bier Markt, Porto Alegre, com um serviço de tele-entrega via Spoonrocket, hambúrgueres especiais, petiscos, lanches e bebidas.

Com um nome conhecido especialmente por oferecer as melhores cervejas e chopes artesanais do mundo, o Vom Fass, Porto Alegre, também é sinônimo de lanches e petiscos saborosos. Há sugestões como a salsicha bock para petiscar e, da ala de sanduíches, o german hambúrguer – uma delícia feita com pão de hambúrguer preto 200 gramas de alcatra moída na casa, cebola-roxa, alface, queijo ementhal, bacon e mostarda dijon.

O cardápio inclui petiscos, filés, oito tipos de hamburgueres (180 gramas de carne ou peito de pato), lanches e bebidas.

Este é um novo serviço de Bier Markt, sete anos seguidos indicado como a melhor do gênero no RS.

CLIQUE AQUI para fazer seu pedido a partir das 19h.

Sartori perde 8 dos 17 secretários em menos de três semanas. 7 vão disputar mandatos de deputado.

Na semana que vem, vão sair do governo Sartori:

Fábio Branco (Casa Civil), Carlos Búrigo (Planejamento, Governança e Gestão), Giovani Feltes (Fazenda), Márcio Biolchi (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Fabiano Pereira (Obras, Saneamento e Habitação), João Gabbardo dos Reis (Saúde).

Ernane Polo (Agricultura) e Pedro Westphalen (Transportes) saíram um pouco antes, na semana passada.

O governo Sartori reduziu para 17 o número de secretarias. 8 estão saindo ou saíram há pouco. Todos tentarão mandatos de deputado, menos Gabbardo dos Reis.

Dica de livro - Lava Jato, de Vladimir Netto


O livro serve de roteiro para a série "O Mecanismo", em exibição na Netflix, inicialmente com oito capítulos. O editor viu e recomenda. Vladimir é filho dos jornalistas Marcelo Netto e Miriam Leitão.

O jornalista Vladimir Netto é o autor de "Lava Jato - O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil". A publicação conta os bastidores da mais famosa operação policial contra a corrupção que já esteve em curso no país. 

Netto tem participado da cobertura da operação a partir de Brasília, onde atua como repórter da TV Globo. No entanto, em algumas oportunidades, também esteve na capital paranaense, sede das investigações. Nestes períodos, conheceu e conversou com alguns dos principais personagens da operação, tanto do lado dos investigadores, quanto dos investigados.

Editora Primeira Pessoa
381 páginas

Na Saraiva, promoção por R$ 27,90. Há também versão digital.

TSE vai decidir sobre mandato do vereador Cássio Trogildo, PTB de Porto Alegre

O ministro Luiz Fux liberou para julgamento o recurso do vereador do PTB de Porto Alegre, Cássio Trogildo, cassado em 2013 pelo TRE.

Se for confirmada a decisão gaúcha, Trogildo perderá o mandato.

Prefeitos de Passo Fundo, Caxias, Pelotas e Bento são os mais bem avaliados

Ao examinar a lista do desempenho dos 12 prefeitos avaliados pela pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Amostra para o DEM do RS, percebe-se que numa pontuação que somente os prefeitos de Passo Fundo (Luciano Azevedo, PPS), Caxias do Sul (Daniel Guerra, PRB),  Pelotas (Paula Mascarenhas, PSDB) e Bento (Guilherme Pasin, PP) conseguem índices muito altos de ótimo e bom, superiores a 30% cada um deles.

Somente Luciano Azevedo supera a casa dos 50%.

Os demais registram pontuações baixas: Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Lajeado, Erechim e Santa Maria.

Internet e TV são os meios que mais influenciam os eleitores do RS, constata Instituto Amostra

Ao lado, mesmo tipo de pesquisa, mas de âmbito nacional, do Ibope.

O editor teve acesso a pesquisa que o DEM do RS encomendou ao Instituto Amostra, de Margrit Sauer, que cobre não apenas as intenções de voto para governador e senador, mas também uma gama enorme de questões ligadas a informações concretas e percepções do eleitorado quando ao pleito de outubro.

Em relação às influências de mídia sobre suas intenções de votos, percebe-se uma concentração poderosa de convencimento pelo que transmitem TV e Internet.

Acompanhe os meios que mais influenciam (a pesquisa admitiu respostas múltiplas):

TV, 65,1%
Internet
Redes Sociais, 28,3%
Sites, 28,2%
Blogs, 7,5%
Facebooks e sites dos candidatos, 3,6%
Total - 70,6%
Jornais, 18,9%
Rádios, 20,3%

Entenda o verdadeiro conteúdo da decisão do TRF4 sobre o réu condenado Lula da Silva

O procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, resolveu tornar didático o verdadeiro conteúdo das decisões do TRF4 que resultaram na condenação de Lula por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro:

1.O TRF4 reconheceu que foram pagos aproximadamente dezesseis milhões de reais de propina pela OAS relativos aos contratos da empresa na RNEST para agentes do Partido dos Trabalhadores;
2.O TRF4 reconheceu que nesses dezesseis milhões estavam incluídos valores relativos ao triplex do Guarujá e suas benfeitorias, pagos como propina especificamente para Luiz Inácio Lula da Silva;
3. O TRF4 reconheceu a autoria de Luiz Inácio Lula da Silva pelo crime de corrupção passiva de dezesseis milhões de reais nos contratos da OAS relativos aos contratos dessa empresa na RNEST.
4. A existência do fato criminoso e sua autoria foram reconhecidas em definitivo pelo TRF4, não cabendo recurso à respeito.

É isto.

Lula já deveria estar cumprindo pena.

Por trás do verdadeiro mecanismo de corrupção do Brasil


Ao lado, cartografia das redes de corrupção estabelecidas no Brasil de 1987 a 2014 a partir dos escândalos divulgados na imprensa, por Luiz Alves, USP.

Pesquisadores mapeiam as redes de relacionamento entre os escândalos de desvio de dinheiro público que assolaram o Brasil após a redemocratização, diz El País, edição brasileira.

Leia toda a reportagem:

Anões do Orçamento, Dossiê Cayman, Pasta Rosa, Máfia dos fiscais, compra de votos para a reeleição. À parte a CPI do Banestado, que voltou a ganhar destaque ao ser mencionada de forma caricata na série O Mecanismo, da Netflix, os muitos escândalos de corrupção que assolaram o Brasil após a redemocratização parecem estar fadados ao esquecimento. A sucessão de eventos, crimes, personagens, investigações, bem como as parcas condenações fazem com que a realidade brasileira de combate à corrupção seja difícil, para não dizer quase impossível, de acompanhar. Um projeto de pesquisa da USP, no entanto, aposta na ciência da computação para tirar esses casos do ostracismo, revelar o verdadeiro mecanismo de funcionamento das redes de corrupção no país e, no futuro, até prever como são formadas essas redes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Parque do Pontal, no Estaleiro Só, Porto Alegre, busca última licença para iniciar as obras

No governo Fogaça, um plebiscito maluco e de baixíssima participação popular chegou a impedir a ocupação da área.

Só agora, 16 anos depois, os empreendedores conseguiram protocolar o pedido de Licença de Instalação para o chamado Parque do Pontal, complexo imobiliário que será implantado na área do antigo Estaleiro Só.

A área está degradada por causa do abandono, mas é de posição privilegiada à beira do Guaíba.

O projeto prevê a construção de um novo shopping center, bem ao lado BarraSulShopping, além de uma torre comercial, hotel e hub de saúde, um centro de eventos e torre de escritórios. São 41.519m2

O empreendimento é das empresas BMPar e Leroy Merlin.

Temer cede e nomeia Occhi para o ministério da Saúde

O presidente Michel Temer aceitou a indicação do PP para o ministério da Saúde e deslocou para o posto o atual presidente da Caixa Federal, Gilberto Ochi.

O Planalto acaba de confirmar a informação.

Yunes e coronel Lima vão para O Quadrilhão, ação da PGR que está no STF

O Globo de hoje diz que O MPF apresentou uma nova denúncia na Justiça contra dois aliados de Michel Temer presos na Operação Skala: o advogado José Yunes e o coronel João Baptista Lima.

Até agora, os únicos que não foram presos do Quadrilhão foram os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, além do presidente Temer.

O último dos presos é o coronel Lima, que aparece como sombra na foto de capa da revista Veja, publicada semana retrasada. O coronel chegou a passar mal no momento da prisão, foi hospitalizado, teve alta, acabou recolhido à carceragem da PF de São Paulo, onde os delegados tentaram ouvi-lo. Ele se negou a responder a todas as perguntas.

CLIQUE AQUI para saber o que é O Quadrilhão.

Hospital Conceição, Porto Alegre, encerrou balanço de 2017 com prejuízo de R$ 427,8 milhões

A empresa estatal federal Hospital Nossa Senhora Conceição, encerrou seu balanço do ano passado com prejuízo de R$ 427,8 milhões.

Os prejuízos da estatal, como de qualquer estatal federal, são pagos pelos contribuintes brasileiros - todos.

Dica de série - O Mecanismo (A Lava Jato)

Janete Ruskov imita e ridiculariza completamente a ex-presidente Dilma Roussef. Dilma ficou furiosa com Padilha.

A série de José Padilha, oito capítulos iniciais, está disponibilizada nos serviços de streaming da Netflix.

O editor recomenda que os assinantes vejam tudo.

Na Netflix está disponível, também, "Polícia Federal - A Lei é para Todos", igualmente sobre a Lava Jato.

A obra "O Mecanismo" é de ficção, mas, claro, baseada em acontecimentos reais, no caso a Operação Lava Jato. Estão ali Lula e Dilma, João Santana, Alberto Youssef, o juiz Sérgio Moro, o procurador Deltan Dallagnol e a delegada Erika Marena.

CLIQUE AQUI para saber quem é quem.

Benvegnu poderá substituir Fábio Branco na Casa Civil

As jornalistas Rosane Oliveira, RBS, e Taline Oppitz, Correio do Povo, dão como certa a indicação do jornalista Cleber Benvegnu para a chefia da Casa Civil de Sartori. Benvegnu é o atual secretário de Imprensa.

O atual titular, Fábio Branco, sairá semana que vem para disputar a reeleição. Ele é deputado estadual. Sua base eleitoral é Rio Grande, cidade da qual foi prefeito.

Temer quer usar rede nacional de TV para se defender

O presidente Michel Temer quer usar rede nacional de TV, segunda-feira, para se defender das acusações feitas pela PF, MPF e ministro Barroso, tudo no âmbito da Operação Skala. A operação tem a ver com supostas propinas que teriam sido pagas por empresas do porto de Santos, beneficiadas com o chamado Decreto dos Portos.

Senador do Rede, Partido de Marina, vai pedir o impeachment de Temer

O irriquieto senador Randolfe Rodrigues, Rede do Amapá, anunciou que vai protocolar pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer.

Artigo, Oscar Bessi, Correio do Povo - A heroína de Chapecó

Se alguém contar que ladrões covardes assaltaram uma senhora e sua neta na rua, roubando tudo o que tinham, eu contarei que uma mulher apareceu e capturou esses bandidos. E se contarem que delinquentes arrombaram um escritório, invadiram uma residência e quebraram o dente da moradora para que ela não pedisse socorro, eu diria que a mesma mulher, outra vez, prendeu os caras e libertou a vítima. E que esta mulher encarou tiroteios, traficantes, assaltantes e muito mais, pois era o seu cotidiano. Então alguém talvez pergunte se ela é a Mulher Maravilha. Infelizmente não, pois num filme a gente escreve o final que quiser e o bem pode vencer. Mas é vida real. E eu falo de Caroline Pletsch, soldado do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, heroína de carne e osso. Eu falo de uma jovem, linda e humilde, de uma mulher brasileira que escolheu ser policial e, por esta escolha, foi brutalmente executada num assalto em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Conversei com a Tenente Débora, que servia com Carol. É palpável a comoção que tomou conta de todos por lá. Orgulhosa e emocionada, a oficial me contou as diversas ocorrências, mostrou fotos da soldado em ações sociais, com crianças, com colegas de farda, em treinamentos e no seu grupo de defesa pessoal. Em operações. Com o marido.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Manifesto pela prisão em segunda instância já tem mil assinaturas de promotores, procuradores e juízes

A procuradora Monique Checker, Petrópolis, Rio, pelo Twitter, avisa esta manhã que já chegou a mil o número de assinaturas no manifesto exigindo que o STF não altere a jurisprudência que manda prender réu condenado em segunda instância.

O manifesto é de procuradores, promotores e juízes de todo o Brasil e está disponível para assinaturas na Web.

Opinião do editor - A Operação Skala abre caminho para a rejeição do habeas de Lula

O jornalista André Singer, ex-porta voz do governo Lula e ainda ligado umbilicalmente ao lulopetismo, compartilha, hoje, da mesma opinião que o editor tornou pública na edição de sexta-feira:

- A Operação Skala, que pegou os amigos do presidente Michel Temer, abre caminho para a rejeição do habeas corpus a Lula.

André Singer diz que o caso levado adiante pelo ministro Barroso e pela procuradora Raquel Dodge, em plena Páscoa, cinco dias antes do julgamento do habeas, rebate diretamente em Lula.

Cine Iberê, Porto Alegre, apresenta quatro filmes(clássicos) mudos, domingo. É de graça.

Neste domingo, 16h, o Cine Iberê, Porto Alegre, Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, na Fundação Iberê Camargo, com estacionamento no local, exibe quatro obras primas do cinema mudo, realizadas pelo cineasta francês Georges Méliès, em sessão especial que contará com trilha sonora executada ao vivo pelo músico Yanto Laitano. A entrada franca pra adultos e crianças. Serão apresentados Viagem à Lua (1902), Uma Noite Terrível (1896), O Sonho do Astrônomo (1898) e Eclipse do Sol na Lua Cheia ( 1907).

Viagem à Lua é o primeiro filme de ficção científica da história do cinema, considerado uma obra-prima do cinema silencioso mundial. Produzido em 1902, o curta é uma adaptação do livro Da Terra à Lua (1865), de Julio Verne.

Ato contra o habeas para Lula sairá dia 3 no Parcão, Porto Alegre

A convocatória ao lado rola pelas redes sociais, mas sobretudo por cards enviados por WhatsApp, tudo para chamar para a manifestação do dia 3 em Porto Alegre.

O anúncio ao lado é do Novo, o único Partido que apoia publicamente a manifestação.

Será as 18h, no Parcão.

O horário tem tudo a ver com o dia de trabalho, porque dia 3 é terça-feira.

A manifestação é um ato de pressão para que o STF, no dia seguinte, 4 de abril, rejeite o pedido de impeachment pedido por Lula, permitindo que ele seja enfiado na cadeia no mesmo dia ou no dia seguinte.

Atos como os de Porto Alegre ocorrerão nas principais cidades brasileiras.

Festas de Páscoa regadas a chocolate encerram em Nova Petrópolis,Gramado e Canela

Neste final de semana, concluem as festas movidas a chocolate nas três principais cidades da região das Hortênsias, com circulação prevista de 900 mil visitas.

Em Nova Petrópolis, chega ao fim a 20a. Chocofest, a principal das atrações da região.

Ao lado, encerram a Páscoa de Gramado e a Páscoa de Canela.

Tempo continuará instável no RS

Porto Alegre, 8h30min, 22 graus

Pelo oitavo dia seguido, o tempo continuará instável neste sábado no Rio Grande do Sul. Ocorrerão nuvens e períodos de nublado a encoberto na maioria das regiões.

A MetSul alerta para o risco de chuva forte com volumes altos em curto intervalo, não se descartando o risco de temporais localizados na Metade Norte.

As temperaturas mínimas rondaram os 15°C em São José dos Ausentes e os 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 27°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/