Por trás do verdadeiro mecanismo de corrupção do Brasil


Ao lado, cartografia das redes de corrupção estabelecidas no Brasil de 1987 a 2014 a partir dos escândalos divulgados na imprensa, por Luiz Alves, USP.

Pesquisadores mapeiam as redes de relacionamento entre os escândalos de desvio de dinheiro público que assolaram o Brasil após a redemocratização, diz El País, edição brasileira.

Leia toda a reportagem:

Anões do Orçamento, Dossiê Cayman, Pasta Rosa, Máfia dos fiscais, compra de votos para a reeleição. À parte a CPI do Banestado, que voltou a ganhar destaque ao ser mencionada de forma caricata na série O Mecanismo, da Netflix, os muitos escândalos de corrupção que assolaram o Brasil após a redemocratização parecem estar fadados ao esquecimento. A sucessão de eventos, crimes, personagens, investigações, bem como as parcas condenações fazem com que a realidade brasileira de combate à corrupção seja difícil, para não dizer quase impossível, de acompanhar. Um projeto de pesquisa da USP, no entanto, aposta na ciência da computação para tirar esses casos do ostracismo, revelar o verdadeiro mecanismo de funcionamento das redes de corrupção no país e, no futuro, até prever como são formadas essas redes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Incrível, a pesquisa mapeia até 2.014! O Petrolao não é considerado!

ATENTO disse...

MOMENTO CULTURAL

A MARACUTAIA É COISA ANTIGA,DO TEMPO DAS CAVERNAS!

Assim mesmo temos que combatê-la, corruptos e desonestos inviabilizam o convivio social humano,seu comportamento é replicado,copiado, e tudo vira numa ESBÓRNIA,"roubar não dá nada", que é como o PT transformou o Brasil .

A EXCEÇÃO VIROU REGRA!

A palavra ‘sincera’ vem da junção de duas palavras do latim:

SINE + CERA = SINCERA .......... SEM CERA,

Construtores de OBRAS PÚBLICAS, enormes colunas de mármore de prédios públicos,estátuas de marmore , vidro, tinham pequenas rachaduras e então COLOCAVAM CERA ! PARA ESCONDER A IMPERFEIÇÃO o defeito que com o tempo, aparecia.

Ditado: "Quando o chefe senta, o peão deita",

Lula deu alargada,"roubar não dá nada,prá que ler e estudar...nunca li um livro e virei presidente..."

Lula "ESBORNIZOU O BRASIL" ,OS CAPAS PRETAS AJUDAM A DESMORALIZAR,a PF e os poucos "DE BEM" ainda restantes
tentam consertar, ou nossa existência , nossa "tribo brasil" pode se autodestruir.

A PARTE DO POVO AGORA É IR PARA RUA E DIZER QUE NÃO QUER MAIS ISSO!

TERÁ QUE IR A RUA,A BOLA ESTÁ NA MARCA DO PENALTE,O POVO VAI CHUTAR?

SE O POVO NÃO CHUTAR SERÁ CHUTADO COMO CÃO VADIO E PREGUIÇOSO!

..............DIA 3 O POVO DO BEM VAI SE VER NAS RUAS.........



Anônimo disse...

TUDO ISTO para engordar os RÁBULAS DE CADEIA!

Sendo este período mencionado está a CF/1988. A CF/1988 foi feita com influencia destes grupos.

EM TROCA, ou compra de pessoas, está AS CLÁUSULAS PÉTREAS contidas da CF/1988.

Anônimo disse...

A MÍDIA não divulga, propositalmente , que hoje é o dia 31 de MARÇO, data do Contragolpe ao golpe comunista que estava sendo costurado nos anos 60, pelas forças políticas e sindicalistas. A corrupção naquela época era grande e a incerteza jurídica era visível. Por 21 anos o avanço do comunismo foi detido e também a corrupção. Em nome da democracia , os governos militares foram substituídos pelos governos civis. Hoje, em 2018, 54 ANOS depois , chegou-se ao mesmo impasse. Parece que não se aprendeu nada e a história se repete - novo avanço comunista e a corrupção atinge os escalões mais altos da República, passados e atuais. E o Tribunal Superior, infiltrado, tolerante, quer deliberar se o maior símbolo da corrupção, o ladrão condenado, deve ser preso ou liberado, para voltar ao governo. Será que os bombeiros terão que ser novamente chamados para apagar o incêndio ??? Tia Glória.

Anônimo disse...

NOMENKLATURA RUSSA! Leiam sobre isso!
No Brasil ocorre o mesmo processo que ocorreu na URSS no século passado, ou seja, uma MÁFIA de FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS dos TRÊS PODERES(Legislativo, Executivo, Judiciário e MPF, a NATA do funcionalismo público), POLÍTICOS, BUROCRTAS, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, SINDICALISTAS, aliados ao que há de pior no EMPRESARIADO local simplesmente se apossaram do Estado, se apossaram dos nossos impostos, nos impõem uma carga tributária extorsiva, tomam a nossa poupança, não deixam que nos aposentemos em condições mínimas de razoabilidade, não fornecem nem o mínimo de segurança básica ao povo, educação!
O Brasileiro ainda não conseguiu perceber que a luta não é contra a esquerda ou contra a direita, mas sim contra a NOMENKLATURA que se apossou do Estado, endividou o país, deixa um rombo anual de mais de R$ 300 bilhões na Previdência Social, que consome mais de 90% de tudo o que o país arrecada para o pagamento da folha salarial e dos penduricalhos da própria NOMENKLATURA, engessando os investimentos e o futuro do nosso país!

Anônimo disse...

queremos lula na cadeia sua quadrilha ainda ta solta - dirceu dilma e varios como a ré gleise hofman e seu marido reu paulo bernardo o edinho silva o jaques wagner o mercadante o reu pimentel de minas gerais govrnador nojento q ta matando o povo a e mingua nem os salarios dos professores paga atrasa e atrasa fora claro o pessimo governo e segue a lista
temer vice da terrorista sabemos q nunca prestou por isto foi vice

Anônimo disse...

BEM LEMBRADO TIA GLORIA

OS BANDIDOS DE HOJE FORAM "MAL MATADOS" E COMO NA LAVOURA O INSO, A TIRIRICA PEGOU E CRESCEU NOS ATRAPALHANDO HOJE.

FOI DITA MOLE E NÃO DITADURA,SE DURA FOSSE, DILMA NÃO ESTARIA VIVA NOS DANDO O MAIOR PREJUIZO.

SERÁ QUE OS QUE DEIXARAM POR FAZER, VIRÃO TERMINAR O SERVIÇO?

TORÇO QUE VOLTEM O QUANTO ANTES.

Anônimo disse...

Atenção Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal: excelente oportunidade de trabalho conjunto entre a Justiça e a Academia.

Anônimo disse...

Muito bom
DitaMole boa

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/