Hoje, 23h15m, tem debate dos candidatos a prefeito de Porto Alegre na TV Record

A TV Record realiza nesta segunda-feira o último debate antes do primeiro turno da eleição municipal à Prefeitura de Porto Alegre, que ocorre neste domingo, 7 de outubro. A medição do debate, que começa às 23h15min, será do jornalista André Haar.

STF encerrou a condenação de todos os corruptos do Mensalão. Agora será a vez dos corruptores do PT, mas Lula ainda continuará de fora.

* Clipping www.uol.com.br

O STF (Supremo Tribunal Federal) selou nesta segunda-feira (1º) o entendimento de que o mensalão foi um esquema de desvio de dinheiro público para a compra de votos parlamentares e apoio político nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010).

Para a maioria dos ministros, o objetivo era aprovar projetos de interesse do Executivo no Congresso, como a reforma da Previdência. O esquema foi revelado pela Folha em 2005, em entrevista do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), dando origem ao principal escândalo do governo Lula e provocando uma CPI no Congresso.

Com esse julgamento, o Supremo rejeitou a tese da defesa de que houve um caixa dois eleitoral, defendido pelos acusados nos últimos sete anos e que beneficiaria os réus pois já estaria prescrito.
A decisão dos ministros também rebateu a tese do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o mensalão era uma farsa.

Os ministros do STF já consideraram válida a primeira parte da acusação, a de que houve desvio de verbas públicas que, misturadas a empréstimos bancários fraudulentos, abasteceram o esquema que envolveu o empresário Marcos Valério, seus sócios e funcionários nas agências de publicidade, além da cúpula do Banco Rural.

Agora, só falta confirmar quem corrompeu. Estão entre os acusados o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-presidente do PT, José Genoino. O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, deve começar a tratar dessa fatia na quarta-feira (3).

Celso Mello aponta o dedo acusador para os mensaleiros, para Lula e para o PT

O libelo acusatório do ministro Celso Mello é peça jurídica antológica e que já se inscreve na história brasileira pela densidade dos conceitos nele emitidos. Trata-se de uma peça que demonstra para a sociedade que tem uma só mão o respeito aos costumes morais e éticos – à lei, em último caso.

. O ministro iluminou o caminho de todos os brasileiros decentes que querem que também Lula e o seu Partido, o PT, paguem pelos crimes do Mensalão.

. Eis o que disse Celso Mello num dos momentos mais emocionantes da sua sentença condenatória:
- Nós sabemos que o cidadão tem o direito de exigir que o Estado seja dirigido por administradores íntegros e por juízes incorruptíveis. O fato é que quem tem o poder e a força do estado em suas mãos não tem o direto de exercer em seu próprio proveito.

CLIQUE AQUI para ler os trechos mais poderosos do pronunciamento histórico.


CLIQUE na charge de Chico Caruso para o jornal O Globo. Ela diz bem o conceito do revisor, Ricardo Lewandowski.

TSE cassa em definitivo candidatura de Tarcisio em Novo Hamburgo. Ele é Ficha Suja. Oposição comemora.

Acaba de ser cassada a candidatura do prefeito Tarcisio Zimmerman, Novo Hamburgo, RS, porque foi enquadrado na Lei da Ficha Suja.

. Zimmerman vinha liderando as intenções de votos.

. O candidato do PMDB, Paulo Kopschina, é o principal beneficiário, porque todas as instâncias judiciais homologaram sua candidatura.

. Como não há mais tempo para mudar foto e nome nas urnas eletrônicas, o novo candidato do PT – o deputado Luiz Lauermann ou o coronel farias – receberá votos assim mesmo, mas o juiz eleitoral será obrigado a apor cartazes nos locais de votação para prevenir o eleitor a respeito da incongruência.

-  O Ministro Arnaldo Versiani, do TSE, negou seguimento ao recurso eleitoral do candidato Tarcísio João Zimmermann (RESPE nº 11661), em decisão monocrática, mantendo sua inelegibilidade até final de 2012. A decisão pode ser atacada através de agravo regimental ao Pleno do TSE, hipótese que levaria a decisão definitiva para depois das eleições, o que seria indicativo de imediata substituição de candidatura. A matéria pode ser verificada no sítio do TSE (www.tse.jus.br), no link acompanhamento processual no TSE, pelo número do processo.

Oi inaugura sua rede 4G com teste de videochamada

A Oi anunciou o lançamento nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, de sua rede 4G. O presidente da operadora, Francisco Valim, e o presidente da Anatel, João Rezende, fizeram videochamadas em 4G com um Galaxy SIII, compatível com as faixas de frequência de 2,5 GHz, escolhidas para fornecimento do 4G no Brasil.

. “O futuro da internet é esse: streaming de vídeos em alta definição, videochamadas com imagem nítida e acesso com alta velocidade”, disse Valim, após realizar a videochamada.

. A Oi planeja investimentos de 24 bilhões de reais até 2015, dos quais 6 bilhões serão investidos este ano.

A dependência dos metais empobrece o Brasil

- O artigo a seguir é do professor Lirio Schaeffer, ícone na Faculdade de Engenharia da Ufrgs. Ele fez a análise para o editor, tratando de “metais”, a sua especialidade. Acusa o professor Lirio: “O Brasil é o maior produtor de minério do mundo e não é o mais atrasado em produtos acabados de origem metálica”. NoRS, ninguém discute isto, nem a Fiergs. Como pode? Leia

Nas décadas de 60 e 70, no período do governo militar, financiou-se intercâmbio internacional nas áreas de exploração petrolífera, pesquisa agrícola e engenharia de aeronaves.Nestes três campos o Brasil é líder mundial.

. Lamentavelmente ficou no esquecimento os processos de fabricação e manufatura de materiais metálicos.
. O Brasil possui uma das maiores reservas de metais do mundo. O Brasil ao longo dos tempos vem sendo um grande exportador de minérios.

. Quando se fala em produtos acabados de origem metálica somos uns dos países mais atrasados do mundo.

. Não temos competência de exportar uma “picareta” com custo e qualidade competitiva internacionalmente. Possuiímos matéria prima barata, energia barata e mão de obra barata, quando comparado com os países desenvolvidos, e não temos competitividade para exportar produtos acabados de altíssimo valor agregado. Não existe no país centros de pesquisa em Conformação Mecânica e esse assunto é totalmente secundário nas universidades brasileiras e não faz parte das prioridades dos governos brasileiros.

. Lamentavelmente esquecemos dos metais.

Alstom confirma nova fábrica no RS

 Os franceses da Alstom assinaram nesta segunda um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de R$ 30 milhões em Canoas,  no Rio Grande do Sul. Estiveram no RS o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, e o diretor-geral de Wind da Alstom América Latina, Pierre François Chenevier.

. A Alstom é velha conhecida dos gaúchos e nem sempre deixaram boas recordações. Ela fabricará equipamentos para usinas de produção eólica no RS, gerando 90 empregos diretos e faturando R$ 150 milhões por ano.

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass. 

Vendas de carro despencaram 31,7% em setembro, mas o mercado não ficou nervoso

Caíram 31,7% as vendas de carros em setembro, mas eis o que dizem as revendas e as montadoras ao analisar o caso, apontado como pontual:
- Queda não significa retração: é que o consumidor relaxou após o recorde histórico e setembro teve apenas 19 dias

– Foram vendidos 277.148 carros e comerciais leves, 128 mil a menos que agosto, mas vendas diárias foram boas: 14.587 unidades

Celso Mello fez o discurso que faltava no julgamento dos bandidos do Mensalão

- O grande nome do julgamento desta segunda-feira a tarde no STF foi o do ministro Celso de Mello. “O Estado não pode tolerar quem corrompe e é corrompido”, ensinou o ministro na sua sentença, avisando que é “intolerável o cinismo” dos que pregam caixa 2. “Um governo de leis e não de homens”, defendeu Celso Mello. A má nota do dia foi a fala melíflua e detestável do ministro Marco Aurélio Melo.

. Nesta segunda-feira a tarde, a partir das 14h, o ministro Joaquim Barbosa estava programado para ler seu voto em relação a Zé Dirceu, Delúbio e José Genoíno, dirigentes máximos do PT. Antes, o Supremo concluiu o julgamento das acusações a políticos e assessores ligados a partidos da base aliada - o extinto PL (atual PR), PP, PTB e PMDB. Na semana passada, a maioria dos ministros votou pela condenação de nove acusados no item da denúncia sobre corrupção entre partidos. Ainda faltam  os votos de quatro ministros, que definirão o futuro de outros três acusados no tópico O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, começa a julgar nesta segunda-feira (1º) as acusações feitas ao chamado "núcleo político" do suposto esquema de compra de votos no Congresso Nacional durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Entre os réus dessa etapa estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Segundo denúncia da Procuradoria Geral da República, os três atuaram na distribuição de dinheiro a parlamentares por meio de Marcos Valério com a finalidade de "angariar ilicitamente o apoio de outros partidos políticos para formar a base de sustentação do governo federal". Dirceu, Genoino e Delúbio, além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, são acusados de corrupção ativa, crime que pode resultar em 2 a 12 anos de prisão. Também são réus nesse tópico Marcos Valério, sócios e funcionários das agências de publicidade dele.

Orçamento estadual só será discutido a partir do dia 9

Só depois do recesso branco atual, dia 9, a Assembléia do RS retomará a discussão e aprovação da proposta orçamentária de 2013.

Oposição continua ignorando escabrosa história de espionagem e malfeitorias na Corag

A oposição na Assembléia do RS continua ignorando a crise que derrubou a diretoria da Corag, cujos episódios escabrosos de arapongagem e denúncias de corrupção atingiram até mesmo o irmão do senador Paulo Paim, Homero.

. Foi tudo fogo amigo.

. E sob as barbas da secretária da Administração Stela Farias, que tratou de salvar do incêndio o seu pupilo e diretor Administrativo e Financeiro, Andrews Carvalho, condenado com ela por improbidade administrativa no episódio de má aplicação de recursos do funcionalismo público de Alvorada no Banco Santos. Andrews foi acusado por Homero Paim pela prática de “espionagem eletrônica” sobre seus e-mails corporativos.

- O governo Tarso Genro realocou todos os petistas afastados da Corag

Ouro já valorizou 22% no ano. É disparado o melhor investimento de 2012.

Ranking dos melhores investimentos e aplicações de setembro, segundo tabela orgnizada para o editor pela Leandro & Stormer (entre parêntesis, o acumulado do ano):

Ouro: 4,46% (22%)
Bolsa: 3,71% (4,27%)
Euro: 7,67% (2,08%)
CDB oprefixado: 0,57% (6,782%)
Fundo DI: 0,52% (6,55%)
Poupança: 0,50% (4,89%)
Fundo de Renda Fixa: 0,71% (8,6%)

- A inflação do mês, medida pelo IGP-M, foi de 0,97% (7,1% no ano).

Fundos de Vale e Petrobrás saem do vermelho em setembro

Investidores que mantiveram suas posições em Fundos da Petrobrás e Vale, embora continuem perdendo muito dinheiro ao longo dos últimos anos, foram beneficiados em setembro:

Fundo Petrobrás: 10,22%
Fundo Vale: 8,86%

Entrevista - Educação: no governo Tarso nada se cria e tudo se transforma

Mariza Abreu, ex-secretária da Educação do RS

O governo Tarso Genro, PT, anunciou o retorno ao programa de enturmação que tanto criticou no governo Yeda.
O PT criticou várias medidas que agora faz igual: fechamento de escolas que se tornaram desnecessárias; solução emergencial dos contêineres ou módulos habitáveis, agora módulos de aço; fechamento das escolas itinerantes do MST; não pagamento do piso do magistério e ADI no STF contra a lei do piso. Até avaliação de mérito já admitem.

E a enturmação?
Pois é: e agora a reorganização das turmas para assegurar número adequado de alunos por professor. No atual governo, nada se cria e tudo se transforma.

Tem mais cópias do governo de vocês?
Também mantiveram a confirmação da rematrícula e adotaram as áreas de conhecimento no currículo do ensino médio e no concurso do magistério.

A SEC diz que são medidas diferentes do governo Yeda...
São dois contra um. A SEC diz que são diferentes, mas o Cpers e nós dizemos que são iguais. Eles são muito “divertidos”.

Faltou programa do PT para a área educacional?
Para o PT conquistar o poder, vale tudo.  Apóia o corporativismo do Cpers e demoniza a gestão dos outros, com adjetivação pejorativa: "escolas de lata", "enturmação"  e “ismos” de todo gênero.No governo, faz o que criticava.

Mas, então, petistas e tucanos são iguais?
Não. Outras iniciativas da SEC são diferentes. Quais? Nas concessões ao corporativismo: governos do PT (como o federal e o da BA) cortam ponto de servidores grevistas, o governo Tarso abona o ponto das greves e cede professores para o Cpers além do previsto em lei. Na gestão pedagógica, acabou com o Saers, e agora propõe uma incompreensível e complexa avaliação; acabou com o projeto de alfabetização, e o MEC propõe programa semelhante; impôs uma reforma do ensino médio e extinguiu a superintendência da educação profissional contra a posição do magistério. 

Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass. 

TSE julgará até quinta os casos de Tarcisio Zimmermann e Bordignon

Até quinta-feira,  o TSE decidirá o que fazer com as candidaturas petistas de Tarcisio Zimmermann em Novo Hamburgo e de Daniel Bordignon em Gravataí, RS. Am bos são altamente competitivos.

. Ambos tiveram suas candidaturas cassadas em primeiro e segundo graus, incluídos na Lei da Ficha Suja.

PP emplacou 75% mais candidatos no RS

Se tudo ocorrer como espera, o PP espera sair maior destas eleições no RS. Ele já tem 148 prefeitos, 118 vice-prefeitos e 1.177 vereadores.

. No dia 7, o Partido disputará com 1.426 candidatos, 75% a mais do que em 2008.

. A senadora Ana Amélia Lemos acha que isto deve-se ao “Efeito Ana Amélia”. É que há apenas dois anos, ela elegeu-se com 3,4 milhões de votos.

LEIA, a seguir, em Por Trás da Notícia, nota sobre o encantamento da senadora do PP pela comunista do PCdoB.

Ana Amélia está cada vez mais encantada com a comunista Manuela D'Ávila

A arrogância e a falta de habilidade política da senadora Ana Amélia parecem ter alcançado níveis estratosféricos nas atuais eleições municipais. Ela perdeu o eixo político.  É o que se depreende do que ela falou na longa entrevista que concedeu ao jornalista Paulo Totti, jornal Valor deste final de semana, onde produziu pelo menos duas declarações muito polêmicas:
- Manuela D’Ávila é maior do que o PCdoB e eu sou maior do que o PP.
- Esse alguém (grande líder nacional da estirpe de um Getúlio, Brizola ou Pinheiro Machado) é a Manuela.


. Este encantamento da senadora pela deputada comunista é surpreendente.

. Foi por ele que ela afrontou todo o diretório do PP de Porto Alegre, desrespeitou a decisão do partido de apoiar José Fortunati e pediu licença para apoiar o adversário do PP.

. Jornalista experiente, ex-comunista, homem de esquerda, Paulo Totti almoçou com camarão no forno com a senadora, no Piantella, Brasília, ao custo de R$ 413,28. Ele quis saber como é que o PP, herdeiro do PDS e da Arena, crias da ditadura militar, consegue compor-se com os comunistas do PCdoB. Eis o que
Ana Amélia respondeu:
- PP e PCdoB oxigenaram-se muito.

. A senadora do PP não explicou no que consistiu esse oxigenamento de que falou.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista toda de cinco páginas.

Esta tarde o STF começa o julgamento de Dirceu, Delúbio e Genoíno. É o PT e o governo Lula no banco dos réus.

Esta tarde, a partir das 14h (veja, ao vivo, ao lado, o julgamento, na TV Justiça) o ministro Joaquim Barbosa começará a ler seu voto em relação a Zé Dirceu, Delúbio e José Genoíno, dirigentes máximos do PT. Antes, o Supremo concluirá o julgamento das acusações a políticos e assessores ligados a partidos da base aliada - o extinto PL (atual PR), PP, PTB e PMDB. Na semana passada, a maioria dos ministros votou pela condenação de nove acusados no item da denúncia sobre corrupção entre partidos. Ainda faltam os votos de quatro ministros, que definirão o futuro de outros três acusados no tópico

 O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, começa a julgar nesta segunda-feira (1º) as acusações feitas ao chamado "núcleo político" do suposto esquema de compra de votos no Congresso Nacional durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Entre os réus dessa etapa estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Segundo denúncia da Procuradoria Geral da República, os três atuaram na distribuição de dinheiro a parlamentares por meio de Marcos Valério com a finalidade de "angariar ilicitamente o apoio de outros partidos políticos para formar a base de sustentação do governo federal". Dirceu, Genoino e Delúbio, além do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, são acusados de corrupção ativa, crime que pode resultar em 2 a 12 anos de prisão. Também são réus nesse tópico Marcos Valério, sócios e funcionários das agências de publicidade dele.

Manuela bate, dá o primeiro turno por perdido e insiste numa segunda chance

Os programas dos três principais candidatos a prefeito de Porto Alegre nesta segunda-feira ao meio dia, bem que poderiam funcionar como o happy end de cada um nesta campanha, a não ser pela desesperada tentativa da comunista Manuela D’Ávila de tentar levar as eleições para o segundo turno, em meio a uma saraivada de ferozes críticas ao líder.

. Manuela D’Ávila parece ter perdido o eixo, invertendo a mão da candidata “paz e amor” de todas as jornadas anteriores e disponibilizando imagens de líderes de outros Partidos, até mesmo do ex-prefeito José Fogaça, que parece ser o grande eleitor do dia 7.

. O tucano Wambert Di Lorenzo, que debutou nestas eleições e amarga 2% das intenções de votos junto com Roberto Robaiana, do PSOL, apresentou depoimentos de apoio de FHC e Aécio Neves.

. Os candidatos ainda terão programa de TV à noite e preparam as despedidas para os últimos programas de quarta-feira.

. Quinta-feira ninguém mais verá e ouvirá programas eleitorais de rádio e de TV no Brasil.

Villa foi cristianizado, mas PT tem bons nomes para 2014

A cristianização do candidato Adão Villaverde pelo PT não significa que o Partido está sem nomes para a disputa majoritária (uma vaga de senador e governador, 2014).

. O PT tem bons nomes em abundância, a começar pelo próprio governador Tarso Genro. Mas a lista também inclui os ministros Maria do Rosário e Pepe Vargas, além do deputado Marco Maia e o ex-vice-governador Miguel Rosseto.

- Com sua candidatura deste ano, Villa inscreve-se na lista dos novos líderes do PT. 

VIP escolhe Bier Markt como melhor bar de cerveja do Sul

A revista VIP de outubro, que já chegou para os assinantes, acaba de indicar o Bier Markt como "possivelmente o melhor bar de cervejas de todo o Sul". Leia a nota recortada aí ao lado. Bier Markt também foi escolhida novamente por Veja como a melhor carta de cervejas do RS, em evento realizado na Associação Leopoldina Juvenil para mil pessoas, no qual foram premiados dezenas dos melhores bares, restaurantes e casas noturnas de Porto Alegre. A casa, que tem apenas três anos na rua Castro Alves 422, abriu este ano o Bier Markt Vom Fass na rua Barão do Santo Ângelo, onde opera com 24 torneiras diferentes de chopes artesanais brasileiros e estrangeiros, caso único no Estado.



Happy Hour é na Bier Markt!
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
São 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina e cardápio diferenciado.

CLIQUE AQUI para conhecer o novo Bier Markt Vom Fass.