Os Natais de Yeda, de Fogaça e de Lula

A governadora Yeda Crusius passa o Natal em Canela, no Palácio das Hortênsias. A noite do dia 24, confraternizou com a filha e os netos, conforme foto que ela mesma postou no seu blog http://www.blogdayeda.com/

. O prefeito José Fogaça não deixou informações sobre as férias que tirou, incluindo o Natal. Um jornal local chegou a informar que Fogaça viajou para Madrid, mas isto não ocorreu. Sua assessoria concede notícias de que ele viajou para uma praia, mas não revela o real destino. Em Florianópolis, alguns leitores desta página garantiram ter visto o prefeito na ilha.

. Lula passou o Natal em basília

Marcelo Cavalcanti: um cadáver insepulto que clama por justiça

O editor desta página quer reabrir o caso do assassinato do ex-representante do governo do RS em Brasília, Marcelo Cavalcanti. "Não foi suidício", disse ao editor o irmão de Marcelo, Marcos. A ex-mulher, Magda Koenigkan, também não acredita em suicídio.

. A versão "comprada" pela polícia e pela mídia é de que Marcelo Cavalcanti, angustiado por não querer contar ao Ministério Público Federal o que "saberia" sobre a campanha de Yeda Crusius, teria se matado, jogando-se do alto da ponte do Lago Paranoá, numa tarde quente. A primeira perícia não comprovou que Marcelo morreu afogado. Uma nova perícia foi feita, mas nunca se soube dos resultados. O caso continua cozinhando na 10a. Delegacia de Polícia de Brasília.

. O irmão de Marcelo, que tem suspeitas de que o crime é político e não tem nada a ver com o governo do RS, até pelo contrário, não consegue ser ouvido por ninguém.

. Vários delegados e promotores passaram pelo caso, que nunca saiu da 10ª Delegacia. Um caso dessa envergadura deveria ter ido para alguma delegacia especializada. Estranhamente Marcos Cavalcante não consegue ser ouvido pelos que estão presidindo o inquérito. Ninguém quer saber de sua verdade inconveniente. Nem mesmo os órgãos de mídia se prontificaram a entrevistá-lo e a ouvir seus argumento e ver os seus papéis, a relatar a sua história.

. Nesta sexta-feira, no seu blog, Nivaldo Cordeiro, de São Paulo, que acaba de conversar com Marcos e Magda, escreveu: "Um corpo boiando nas águas plácidas do Paranoá sugere automaticamente que não poderia ter sido suicídio. Toda a gente fala que “suicidaram-no”. É isso que Marcos Cavalcante me disse com todas as letras. É isso que a viúva de Marcelo, Magda Koenigkan, uma mulher bela e fotogênica, também me disse ao telefone. (Falarei dela nos próximos artigos). Diante de mim esteve Marcos Cavalcante, em um bar da Capital Federal. Marcos é um homem na faixa dos trinta anos, visivelmente angustiado e amedrontado. Uma pessoa simples, sócio de pequenas lanchonetes, atividade que lhe garante a sobrevivência. Com ele uma pilha de papéis sobre o irmão falecido. Como se eu fosse um promotor público narrou para mim, por mais de três horas, os detalhes do caso inusitado do seu irmão. Os detalhes dariam material para um romance policial do estilo de Truman Capote (A Sangue Frio). Perguntei: “Qual o seu interesse, Marcos?” Respondeu: “A verdade”.

. No seu blog, Nivaldo Cordeiro relembra os casos do ex-prefeito Celso Daniel e Toninho de Campinas, mas há mais. No RS, há o caso não esclarecido do assassinato de Milton Kruger, testemunha-chave do ex-tesoureiro da DS, Paulo Salazar, mas também os atentados contra líderes tucanos de Estância Velha, todos idenificados, presos e condenados. No texto que pode ser lido no blog http://www.nivaldocordeiro.net/, existem referências ao papel que jogaram na crise política deste ano os srs. Lair Ferst, Paulo Feijó e Luciana Genro.
DICA DE NATAL

A música a seguir foi selecionada pelo ex-prefeito de Porto Alegre, Guilherme Villela.

Stille Nacht, Heilinge Nacht (*) Noite Feliz
(*) Joseph Mohr und Franz Gruber (1816-18)

http://www.youtube.com/watch?v=oUb8ySdERKs

Noite feliz! Noite feliz!O Senhor Deus de amor,Pobrezinho nasceu em Belém,Eis na lapa Jesus nosso bem,Dorme em paz, oh! Jesus,Dorme em paz, oh! Jesus!Noite feliz! Noite feliz!Oh! Jesus Deus da luz,Quão afável é teu coração,Que quiseste nascer nosso irmão,E a nos todos salvar,E a nos todos salvar!Noite feliz! Noite feliz!Eis que no ar vêm cantarAos pastores os anjos dos céusAnunciando a chegada de Deus,De Jesus Salvador,De Jesus Salvador!
Tradução (tradicional, não literal): Gladys Michalany.

Leia dois textos analisados pelo editor e clipados aqui

CLIPPINGS

Austeridade zero em 2010
O governo do PT não fará nenhum esforço para controlar seus gastos em 2010, ano em que Lula tentará emplacar Dilma Roussef na presidência. A folha incha como nunca. Jamais, antes, neste País, houve tamanho volume de empreguismo e salários altos para os ocupantes de cargos elevados. As contas públicas já são deficitárias. A dívida pública passou de R$ 1 trilhão.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091223/not_imp486134,0.php

Vacas de presépio que se fazem de pastores
Artigo de José Nêumanne, do Estadão desta quarta-feira, página A2, conta que Lula aperfeioou a técnica que usava na época em que presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Ele usava dois companheiros, Osmarzinho e Alemão, para defenderem posições contrárias perante a massa. Observava as reações e depois ficava com a posição que registrava maior sucesso. Isto chama-se puro oportunismo político, procedimento jamais aceito pelas esquerdas, embora aplaudido, agora, pelas mesmas esquerdas.
https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/12/23/vacas-de-presepio-que-se-fazem-de-pastores

Aécio é o governador melhor avaliado do Brasil

O mineiro Aécio Neves (PSDB) é o mais popular do ranking de dez governadores avaliados pelo Datafolha, em pesquisa realizada entre os dias 14 e 18 deste mês. O governador, que no dia 17 anunciou a decisão de retirar seu nome da disputa presidencial, obteve nota média de 7,5 numa escala de 0 a 10. Entre os moradores de Minas entrevistados na sondagem, 73% consideram o governo de Aécio ótimo ou bom, ante 19% que o avaliam como regular e 6% que acham péssima ou ruim sua administração.

. Yeda, na lista dos 10, é o pior governador avaliado pelo DataFolha. O jornal Folha de S. Paulo atribuiu o resultado às intensas campanhas de desestabilização movidas contra o seu governo.

LEIA toda a reportagem
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2512200902.htm
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/