Dica do editor - Comece a ver esta noite a série "Hit & Run", Netflix. O editor vê e recomenda.

 A nova série de suspense e drama da Netflix já está chamando a atenção dos fãs. Hit E Run, vem dos mesmos criadores de Fauda e The Killing, embora tenha algumas semelhanças com outro suspense do serviço, Quem Matou Sara. A produção é um excelente thriller de espionagem internacional que envolve duas agências de inteligência. Mas que, coloca Sergev, um guia de turismo comum em momentos complicados, quando sua esposa é morta.A partir daí, ele parte em busca de vingança, mas a jornada é muito pior do que ele planejou. A vasta trama vai até o fundo do coração das relações geopolíticas, entre os Estados Unidos e Israel.

Opinião do editor - Ao injuriar os militares, o Eixo do Mal joga a caserna nos Braços de Bolsonaro

A oposição política tradicional, configurada nas atividades parlamentares e partidárias, demonstrou nesta terça-feira que não consegue controlar o ataque de nervos de que foi possuída antes, durante e depois que blindados desfilaram diante do Planalto e do Congresso.

As cenas mais histéricas, grosseiras, foram dos senadores da CPI da Covid, que reverberaram o mesmo discurso rancoroso e ofensivo do líder da organização criminosa lulopetista que saqueou os cofres públicos, no caso o ex-presidiário Lula da Silva:

- Foi um desfile patético.

A mídia alinhada com o Eixo do Mal foi ainda mais longe no seu rancor. Vão dois exemplos:

. O UOL, via Juliana Dal Piva, chamou o general Braga Neto de Calabar, portanto de traidor da Pátria.

. O Antagonista debochou da exibição dos blindados, chamando-o de "micareta".

Todos morreram de medo.

É uma gente burra de verdade.

O que fazem é de uma estupidez política sem precedentes, porque ao desviarem o alvo sobre Bolsonaro, miram os militares e jogam a caserna de vez mais nas mãos de Bolsonaro, justificando o discurso de que é preciso conter o golpismo aventureiro das viúvas lulopetistas - mesmo que seja à força.

José Serra pede licença do Senado para se tratar de Parkinson

O senador José Serra, PSDB, está com Parkinson.

Ele se afastou do Senado para se tratar.

Recomendado - Curta o frio desta terça-feira com os chopes artesanais do Bier Markt, Porto Alegre

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça, também, seu pedido via Whats 993882401 / 993887265. Entregas entre 17h e 22h30min.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br
Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermark
www.biermarkt.com.br

Este blog abre enquete para saber em quem seus leitores votarão para presidente da República. Vote agora.

Este blog abre, neste momento, enquete para perceber as intenções de votos dos leitores.

E para presidente.

CLIQUE AQUI para votar.

Agora, ao vivo, Câmara discute e vota a PEC do Voto Impresso Auditável

 

5 Vereadores apresentam projeto que proíbe linguagem neutra em Porto Alegre

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 077/21, que garante aos estudantes da Capital o direito ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino e obriga a Administração Pública Municipal, Direta e Indireta a empregar a língua portuguesa, na forma em que menciona, em todos os seus meios de comunicação externa. 

Ao lado, card o deputado Jerônimo Goergen, PP do RS, sobre o mesmo assunto.

CLIQUE AQUI para ler "A estupidez da linguagem neutra", revista Oeste, só para assinantes.

Assinam a iniciativa junto à proponente vereadora Fernanda Barth (PRTB), os vereadores Alexandre Bobadra (PSL), Comandante Nádia (DEM), Hamilton Sossmeier (PTB), Jesse Sangalli (Cidadania) e Ramiro Rosário (PSDB).

Ao falar sobre a linguagem neutra, que propõe que troquemos a vogal marcada, substituindo "os alunos" e "as alunas" por artimanhas linguísticas como "xs alunxs" ou "@s alun@s". a vereadora Fernanda Barth destaca que “essa linguagem não torna a língua apenas impraticável fora do papel, já que os "x" e "@" são impronunciáveis. Não é apenas uma confusão inofensiva. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

STF limita quebra dos sigilos telefônico e telemático da Brasil Paralelo

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), limitou a quebra dos sigilos telefônico e telemático da produtora Brasil Paralelo ao período da pandemia. A quebra foi determinada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, em 3 de agosto.

O objetivo do colegiado é verificar a suposta disseminação de fake news sobre a pandemia por sites com viés de direita. Além da Brasil Paralelo, também são alvos de quebra de sigilo o Terça Livre, Conexão Política, Crítica Nacional e Senso Incomum.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão.

Fábio França, Band News, defende o voto impresso auditável

 

Saiba como foram os "convites" para o desfile de blindados

 O vice-presidente Hamilton Mourão não foi convidado para o desfile de blindados que ocorreu est amanhã em Brasília.

Ao contrário de Mourão, os presidentes do STF, TCU, Câmara e Senado, foram convidados, mas em cima da hora.

Bolsonaro quis dar uma clara demonstração de força política e militar.

Duela a quem duela, como dizia o ex-presidente Collor.

Demonstração de blindados fortaleceu Bolsonaro e mandou recado claro ao Congresso

Ontem, publicações como CNN e Folha, mas também consultorias políticas como Arko Advice, informaram o seguinte, atribuindo tudo a fontes militares não identificadas, ou seja, conversa mole de quem quer mistificar: 1) A parada militar de hoje visaria: a) fortalecer Bolsonaro e atemorizar os deputados que votarão esta tarde a PEC do Voto Impresso. b) e por isto, os militares resolveram que a parada não sairia esta manhã. Ora, se a parada saiu e com a presença do presidente, vale o raciocínio inicial da CNN, Folha e Arko: a) Bolsonaro reafirmou sua autoridade sobre as tropas. b) o recado foi passado aos deputados. É simples assim. Veja como foi a parada de blindados:

Governador de Nova Iorque, inimigo de Bolsonaro e de Trump, renuncia depois de escândalo sobre assédio sexual

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou renúncia nesta terça-feira, após acusações de assédio sexual. Duas mulheres que foram assessoras do governador, fizeram as acusações mais graves. Uma delas disse que foi beijada na boca contra a sua vontade.

A procuradora-geral do estado, Letitia James, divulgou no último dia 3 um relatório que revelava 11 casos de assédio contra funcionárias e ex-funcionárias do político democrata.

"Acho que, dadas as circunstâncias, a melhor forma de ajudar agora é me afastar e deixa o governo lidar com o governo", disse Cuomo em um discurso ao vivo.

Segundo informações publicadas pelo jornal New York Times, Cuomo será substituído pela vice-governadora, Kathy Hochul. O processo de transição de poder deve durar 14 dias.

CLIQUE AQUI para conhecer as críticas de Cuomo a Bolsonaro.

Saiba o que rola nos bastidores da candidatura de Heinze ao Piratini

Ontem, ocorreu em Esteio/RS, encontro dos progressistas da Região Metropolitana de Porto Alegre, tudo para falarem sobre as eleições de 2022.

Os políticos participantes do evento foram o presidente Celso Bernardi, senador e pré-candidato ao governo Luis Carlos Heinze, o anfitrião e refeito Leonardo Pascoal, deputados estaduais Issur Koch, Marcus Vinicius e Ernani Polo e o deputado federal Jerônimo Goergen.

Eis o que o editor anotou:

1. Não havia representantes da família Covatti.
2. Heinze é candidato absoluto ao governo.
3. Jerônimo Goergen provavelmente irá ao Senado pois apoiadores deles declararam que irão concorrer a Federal, como exemplo a vereadora Fernanda Fernandes de Esteio.
4. Deputado Vilmar Lourenço (PSL) que estaria migrando ao PRTB esteve presente no evento o que ocorre os boatos de que o PRTB estaria fechando com o PP.
5. Outros presidentes de Partidos participaram do encontro como: Republicanos, PTB, MDB, PSB, PV e PSD.
6. O deputado eleito e Secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, que também é morador da cidade esteve no evento.

Atos de paralisação nacional a partir do dia 7 de setembro visam impedir os atuais ministros do STF

As convocatórias para paralisação geral de todas as atividades nos dias 7, 8 e 9 de setembro já rolam nas redes sociais, com ênfase para interrupção das principais rodovias federais e gigantescas concentrações populares nas principais capitais, com prioridade para Brasília.

As ações visam fazer com que o presidente do Senado dê andamento imediato aos processos de impeachment dos atuais ministros do STF.

O senador Rodrigo Pacheco terá 72 horas para cumprir as ordens.

É isto.

Uruguai decide reabrir fronteiras. E também libera público nos estádios e festas com bailes.

O governo uruguaio planeja a reabertura do país para o dia 24 de agosto. O anúncio foi feito pelo presidente Luis Lacalle Pou em entrevista a jornalistas, ontem.  

De acordo com o chefe do Executivo, as autoridades ainda analisam o fim do estado de emergência. 

Entre as medidas adotadas estão: reabertura das fronteiras para estrangeiros, presença de público em eventos esportivos, realização de festas de casamentos e aniversários de 15 anos.

CLIQUE AQUI para ler reportagem do El País.


Obedecendo decisão do STF, TRF3 suspende outra ação penal contra Lula

 O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) suspendeu uma ação penal em que o ex-presidente Lula era acusado de lavagem de dinheiro. Por unanimidade, a 5ª Turma seguiu o voto do juiz federal Paulo Gustavo Guedes Fontes. No começo de julho, o magistrado havia dado decisão provisória trancando o processo até que o colegiado decidisse sobre o caso em definitivo.Segundo investigações do Ministério Público Federal (MPF), Lula recebeu R$ 1 milhão através de seu instituto para aproximar o governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG, com a finalidade de a empresa se instalar no país africano. As apurações começaram em São Paulo, mas tiveram como base e-mails apreendidos em 2016, por ordem do ex-juiz Sergio Moro.

Depois que o Supremo Tribunal Federal determinou a parcialidade de Moro nos julgamentos envolvendo o petista, o TRF3 entendeu que as provas “perderam a validade”. 

Agora, restam apenas dois processos contra Lula: um sobre verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para a Odebrecht e um sobre tráfico de influência envolvendo caças da FAB.

Apesar da pandemia, Bagé está com saldo positivo de empregos. Conheça os números.

"Bagé está com saldo positivo de empregos em 2021", mandou dizer ao editor o prefeito Divaldo Lara, PTB, que na foto é o do meio.

A contar de 2017, mais de 80 empreendimentos de diversos segmentos avaliaram Bagé como uma potencial cidade em desenvolvimento e aqui se instalaram e outras ampliaram seus negócios.

Mesmo durante o período mais crítico da pandemia, o Governo Municipal manteve o comércio aberto, sempre conciliando com os protocolos de saúde necessários para combater a contaminação de Covid-19. A decisão se mostrou eficaz nos dois pontos. Primeiro, a cidade permaneceu entre as mais baixas no índice de mortalidade pelo vírus. Segundo, a economia local manteve-se ativada com a criação de diversos empregos novos.

Entre fevereiro e maio de 2021, foram contratadas 1852 pessoas e 1502 foram desligadas dos locais de trabalho, o que possibilitou um saldo positivo de 350. Já no mês de junho, o mais recente com dados atualizados no site do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de pessoas contratadas (442) também superou o de desligadas (399). Os números de julho devem ser disponibilizados até a metade do mês de agosto.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Dica do editor - Conheça estas 11 dicas para ganhar algum dinheiro extra

Segundo uma pesquisa da Acordo Certo, quase metade dos entrevistados venderam algum item de casa para conseguir uma renda extra e poder pagar as contas. Além disso, 77% dos respondentes gostariam de ter uma atividade extra para conseguir mais dinheiro, mas não sabem como fazer.

Conheça 11 dicas para conseguir uma renda extra, hoje, em cada uma destas áreas:

Renda extra com Vendas/ Renda Extra na Internet/ Renda Extra com Serviços.

CLIQUE AQUI para conhecer detalhes.

Blindados desfilam para Bolsonaro e assustam Eixo do Mal no Congresso

Um comboio de mais de 30 veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra passou pela Praça dos Três Poderes, esta manhã, em um desfile militar. O desfile assustou políticos da oposição.

O presidente Jair Bolsonaro, o ministro Walter Braga Netto (Defesa), o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos (Marinha), o General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Exército) e o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) participaram do evento.

Bolsa abre em pequena alta. Dólar cai.

 A Bolsa abriu o dia em alta.

O dólar cai.

10h31min

Bolsa, +0,14%, 123.190 pontos
Dólar comercial, -0,04%, R$ 5,2453 para a venda.

Inflação oficial subiu 0,96% em julho, a mais alta taxa para um mês de julho desde 2002

Pressionado pela alta das tarifas da energia elétrica, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – acelerou a alta para 0,96% em julho, após ter registrado taxa de 0,53% em junho, conforme divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a maior variação para um mês de julho desde 2002, quando o índice foi de 1,19%.

Saiba por que não saiu a greve dos ônibus da Grande Porto Alegre

 Foi graças à intervenção do governo estadual que não saiu a greve dos ônibus da Grande Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber o que aconteceu.

Dica do editor - Conheça a programação e saiba como participar do Natal Luz de Gramado, RS

 O 36º Natal Luz de Gramado terá quatro atrações artísticas pagas que serão apresentadas entre 28 de outubro e 16 de janeiro. O único atrativo que segue até o dia 30 de janeiro, data final do 36º Natal Luz, será́ O Reino do Natal. Ao todo serão mais de 150 apresentações, sendo 36 do Natalis; 34 do Nativitaten; 35 do Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições; e 20 do O Primeiro Milagre do Menino Jesus. O Reino do Natal terá́ apresentações diárias entre 10h e 20h.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a programação, saber os preços e como adquirir ingressos.


Veja os números da ineficiência dos Correios no RS

O movo corrosivo com que vem operando os Correios, inclusive no RS, mais do que justifica o atual processo de privatização em curso.

A operação tartaruga apenas comprova a decisão tomada pelo governo Bolsonaro, cuja proposta acaba de passar com folga na Câmara.

Só no RS, 10,7 milhões de correspondência estão retidas nos Correios, porque seu pessoal resolveu não fazer a entrega.

O editor tem recebido correspondências com até 3 meses de atraso e isto acontece em todo o Brasil.

Entenda o projeto de privatização dos Correios

Aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada, o Projeto de Lei (PL) 591/21, que autoriza a privatização da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), aguarda ainda a análise do Senado. O texto diz que a União poderá vender a empresa e determina que os serviços postais considerados universais, como cartas, impressos e telegramas, deverão ser realizados por uma nova empresa chamada de Correios do Brasil.O projeto também modifica a função da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que será transformada em Agência Nacional de Telecomunicações e Serviços Postais e também será responsável por regular os serviços postais e assegurar as metas de universalização e de qualidade dos serviços.

CLIQUE AQUI para ler reportagem da Agência Brasil. E veja o vídeo.

Governo Eduardo Leite quer usar dinheiro da educação para pagar aposentados e pensionistas

O governo Eduardo Leite continuará decidido a usar os recursos do Fundeb para pagar aposentados e pensionistas.

A nova lei proíbe a prática.

Como se sabe, pagar aposentados e pensionistas com dinheiro destinado à educação, não tem nada a ver com a educação.

O Tribunal de Contas do Estado sabe da prática ilegal, mas se cala.

Saiba quem são os deputados federais gaúchos que estão na dúvida.Saiba como falar com eles.

A maioria da bancada federal gaúcha votará a favor da PEC do Voto Impresso Auditável, ficando contra apenas os deputados lulopetistas do PT e do Psol.

A bancada do PSB está dividida.

Estes são os deputados com mais dúvidas. Estão neste caso e podem ser trabalhados pelos eleitores: Afonso Mota, Giovani Cherini, Giovani Feltes, Márcio Biolchi e Maurício Dzidricki.

Os deputados que estão do lado dos eleitores que querem mais transparência nas eleições, evitando fraudes:

Bibo Nunes, Carlos Gomes, Covatti Filho, Jerônimo Goergen, Pedro Westphalen, Sanderson, Marcel Van Hattem, Marcelo Brum, Osmar Terra, Liziane Bayer.

CLIQUE AQUI para ver telefones. 

População pressiona deputados para que votem a favor do voto impresso auditável. Veja vídeo de eleitor cobrando apoio de deputado.

O deputado Mauro Nazif, socialista do PSB do Riol, foi peitado por eleitores para que vote favoravelmente ao voto impresso auditável, hoje a tarde. Muitos deputados estão sendo cobrados pelos eleitores pelas redes sociais e mensagens pessoais. O vídeo a seguir é do Jornal da Cidade on Line.

FHC descarta Leite e diz que João Doria será o candidato do PSDB

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a descartar, hoje, a candidatura do governador Eduardo Leite.

O governador gaúcho está cada vez mais isolado dentro do PSDB.

Ontem, FHC, além de avisar que João Doria será o candidato tucano, avisou que no caso de disputa apenas entre Bolsonaro e Lula no segundo turno, ficará com Lula.

O líder tucano parece estar se lixando para os casos de corrupção que mancham dramaticamente a biografia do líder petista.

Inflação do IPC-S avançou 0,97% na primeira semana de agosto, diz FGV

O IPC-S avançou a 0,97% na primeira leitura de agosto, após registrar 0,92% no fechamento de julho. A alta acumulada em 12 meses é de 9,23%, maior do que os 8,76% ocorridos nos 12 meses até julho.

A aceleração mais significativa no IPC-S Capitais foi registrada em Porto Alegre, onde a inflação saltou de 0,90% para 1,06% de julho para a primeira quadrissemana de agosto. Recife (1,29% para 1,37%) e São Paulo (1,04% para 1,16%) também registraram avanço.

Na direção oposta, Belo Horizonte (0,59% para 0,53%), Brasília (0,98% para 0,97%), Rio de Janeiro (0,79% para 0,72%) e Salvador (0,75% para 0,70%) tiveram alívio da inflação na leitura inicial de agosto, de acordo com a FGV.

Taxa de leitos de UTIs ocupados por doentes infectados por vírus chinês aumenta para 75,76% em Porto Alegre

Subiu ligeiramente para 75,76% a taxa de internação de leitos de UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre.

O número de internados na área foi para 179, ocupando, portanto, 20% do total de 922 leitos disponíveis.

Porto Alegre acumula 573 óbitos por vírus chinês desde o início da pandemia.

CLIQUE AQUI para examinar toda a tabela.

Brasil registra menor número de óbitos desde o início da pandemia

O Brasil registrou 237 mortes por vírus chinês nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira  563.707 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 907. 

É o décimo dia seguido com a média abaixo de 1 mil. 

O número é 20 vezes menor do que previam em abril, entes como UFF, Fiocruz e Butantan, que alarmavam a população para torná-la refém de governantes tiranetes e fazer oposição ao governo Bolsonaro. CLIQUE AQUI para ler o que dizia a Fiocruz.

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -17% e aponta tendência de queda.

Os números são do ministério da Saúde. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Frio voltará com força ao RS

Porto Alegre, 8h22min, 15 graus

O frio voltará ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira, segundo a MetSul. A partir do fim do dia, o frio se intensifica, e a sensação térmica cai. 

Há muita nebulosidade no começo do dia.

De acordo com a MetSul Meteorologia, pode haver chuva em pontos isolados, mas já no fim do dia o tempo estará seco e firme na maior parte do Estado. 

Em Porto Alegre, o sol aparecerá mais tarde, porém a Capital está sob densas camadas de nuvens.A temperatura mínima na Capital foi de 11°C e a temperatura máxima ficará na casa dos 18°C.

Navegue por esta plataforma que mostra a posição de cada deputado no caso da PEC do Voto Impresso Auditável

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) lançou um site para exibir a posição de todos os parlamentares da Câmara dos Deputados sobre a PEC (proposta de emenda à Constituição) do voto impresso auditável, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo a plataforma, até o momento, 206 congressistas são a favor, 139 não informam seu posicionamento e 168 são contrários a proposta.

CLIQUE AQUI para examinar a posição de cada deputado e entender a PEC.

STF rejeita pedido para proibir desfile de blindados

O ministro Dias Toffoli, STF, negou liminar pedida por Partidos de extrema esquerda, tipo Psol e Rede, que queriam cancelar o desfile militar de hoje na Praça dos 3 Poderes, diante do Planalto e do Congresso.

A oposição lulopetista e seus aliados da esquerda e da direita fisiológica acham que o desfile de blindados visa intimidar os deputados, que hoje votarão a PEC do Voto Impresso.

Oswaldo Eustáquio diz que delegado federal morto em Caxias (RS) foi assassinado por inimigos lulopetistas

A morte do delegado Gastão Schefer Neto, de 48 anos, ontem, na sede da Polícia Federal de Caxias do Sul, RS, não foi caso de suicídio, disse ontem a noite nas redes sociais o jornalista Oswaldo Eustáquio, que era amigo e correligionário do policial. 

O jornalista, que está na Costa Rica, sede da Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde defende a liberdade do deputado Daniel Silveira, disse que o delegado era anti-petista, foi candidato a deputado federal pelo Paraná por duas vezes (2018 e 2020) e durante a prisão de Lula desmontou equipamentos de som do acampamento lulopetista.

 De acordo com a assessoria da PF, o caso está sendo tratado como suicídio.

Nas redes sociais, sindicatos de delegados e policiais federais do Rio Grande do Sul e do Paraná lamentaram a morte de Schefer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/