STF manda libertar Sara Winter e outros 5 presos políticos bolsonaristas.

Apesar do recuo, o ministro impôs condições cruéis e inaceitáveis em relação à presa política, como o uso humilhante de tornozeleira eletrônica para uma investigada que sequer ré é, muito menos condenada.

O ministro Alexandre de Moraes mandou libertar a presa política Sara Winter.

Junto com ela, outros 5 presos políticos foram soltos pelo STF.

Alexandre de Moraes e o STF piscaram.

Dica do editor - Veja esta noite no HBO: "Years and Years"

A nova série da HBO tem deixado alguns espectadores alarmados com o futuro da humanidade. A trama foi elaborada pelo roteirista britânico Russell T. Davies, conhecido pelo trabalho em Dr.Who. Em entrevista à BBC, o autor definiu a história como “um drama épico que segue uma família durante mais de 15 anos de mudanças políticas, econômicas e tecnológicas.” Veja o trailer:

Este médico gaúcho é amigo dos comunistas e acha que é preciso fechar tudo, já. 'É lockdown ou o colapso", diz ele.

O médico Armando chega a ser mais severo do que a RBS, mas não falou mal do técnico Renato Portalupi e nem de Bolsonaro, pelo menos não diretamente.

O Coordenador-geral da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE), o médico gaúcho Armando de Negri Filho, é defensor intransigente do lockdown severo em Porto Alegre.

E avisa nesta entrevista ao site de corte ideológico lulopetista Sul21:

- Porto Alegre precisa parar.

Duela a quem duela.

Ele acha que o vírus chinês continuará golpeando os gaúchos em 2021 e até 2022. Na entrevista, ele mal fala em vacinas - e muito menos em tratamentos ou caos econômico e social decorrente de lockdowns prolongados.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista, se você tiver estômago.

Armando tem participado de lives com líderes do PCdoB, embora seja do PT. No dia 15 de maio conversou em live com Manuela D'Ávila  na promoção "Café com Notícias".

Recomendado - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Recomendado - A partir deste momento tem tele-entrega ou take away no Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre. Faça, agora, seu pedido.

Por força do decreto que estabeleceu lockdown para os restaurantes e bares de Porto Alegre, permitindo apenas delivery e take away, Bier Markt Vom Fass investe unicamente neste tipo de serviço, a partir das 18h de hoje. É a alternativa da sobrevivência na Capital do RS. Contamos com o apoio dos clientes e amigos. Faça sua encomenda.

Hoje tem promoção especial, conforme card ao lado.

CLIQUE AQUI para examinar o aplicativo que criamos e que você pode baixar agora mesmo, examinando o cardápio de comidas e cervejas artesanais. Faça a encomenda por ali mesmo ou use nossos celulares. Vale tele-entrega ou retirada aqui mesmo: rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento.

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

PTB vai ao STF para exigir o fim do inquérito ilegal das fake news

O PTB acaba de protocolar ação própria no STF, visando suspender o inquérito ilegal das fake news.

O Partido alega que é inconstitucional o artigo do regimento interno do STF que foi invocado para justificar a abertura do inquérito.

Bier Markt Vom Fass cria aplicativo para facilitar tele-entregas e take away. Operação já começou.

O restaurante e bar focado em cervejas artesanais, hamburgers e comidinhas inspiradas na gastronomia alemã, a gaúcha Bier Markt Vom Fass, retoma hoje as operações únicas com tele-entrega e entrega no local, conforme cardápio construído exclusivamente para esta fase de lockdown imposto ao setor em Porto Alegre.

O cliente do Bier Markt pode baixar agora mesmo o aplicativo a seguir e usá-lo para suas encomendas a partir das 18h.

Os restaurantes e bares de Porto Alegre foram fechados para atendimento presencial ao público.

CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.

Moraes, STF, ainda não soltou a presa política Sara Winter. Sara entra com ação contra Moraes.

A presa política Sara Winter, deve deixar nesta quarta-feira. Ela está na penitenciária feminina, a Colmeia, de Brasília.

O ministro Alexandre de Moraes, seu carcereiro, poderá prorrogar a prisão temporária ou transformada em preventiva. Ela é líder do grupo “300 do Brasil”, apoiador do presidente Jair Bolsonaro.

Sara foi presa pela Polícia Federal em 15 de junho de 2020. Inicialmente, a prisão temporária da militante tinha prazo de 5 dias, mas o ministro Alexandre de Moraes decidiu prorrogar por mais 5 dias em 19 de junho. O tempo de prisão se encerrou às 23h59, ontem a noite, portanto, mas ela não foi solta até agora.

Antes de Sara Winter deixar o presídio feminino, a defesa da militante bolsonarista entrou com ação contra o ministro Alexandre de Moraes no próprio Supremo Tribunal Federal.

CLIQUE AQUI para ler a ação movida por Sara contra o ministro do STF.

CCJ da Assembleia do RS aprova projeto que cria política pública para câncer infantil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença é principal causa de mortes infanto-juvenis. O sucesso do tratamento está relacionado ao diagnóstico precoce e pronto encaminhamento para o início do tratamento em centros especializados. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registrados 300 mil casos por ano da doença.

O deputado Zucco é tenente-coronel da reserva do Exército. Ao lado dele, na foto, está o general Mourão.

Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS aprovou hoje, por unanimidade, parecer favorável ao projeto de lei 476/2019, do deputado Tenente-Coronel Zucco. PL institui no RS a política de atenção à oncologia pediátrica. O objetivo é aumentar os índices de cura e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer na faixa etária de zero a 19 anos no Rio Grande do Sul.
   
Segundo o deputado Zucco, o projeto é resultado de uma construção coletiva que contou com emendas de colegas parlamentares, além de sugestões das secretarias da Saúde do Estado e de Porto Alegre, alem de contribuições técnicas do Instituto do Câncer Infantil (ICC).

Mercado Livre foi desleal com o governo gaúcho e só ontem interrompeu as negociações

O governo gaúcho informou esta tarde que foi comunicado oficialmente que a Mercado Livre não prosseguirá com a abertura de um Centro de Distribuição na cidade de Gravataí, decisão anunciada publicamente pela empresa em 2019.

A empresa avisou que desistiria do negócio em comunicado ao prefeito Marco Alba, mas não fez o mesmo com o Piratini na mesma ocasião, mantendo negociações até ontem.

CLIQUE AQUI para saber o que a empresa pedia e o que foi negociado

Dica do editor - Pesquisa mostra que resiliência está vencendo a solidão na pandemia

A jornalista Marisa Tavares escreve, hoje, no site G1, que há algumas semanas públicou uma coluna com as “receitas” de resiliência de idosos que, isolados por causa da quarentena, encontravam força e motivação para não se abater. Houje ela fala sobre a pesquisa da faculdade de medicina da Florida State University, que mostra que a capacidade de adaptação das pessoas é admirável e que a resiliência está vencendo a solidão nesta pandemia. Saber que esse é um desafio de toda a humanidade tem sido uma arma para seguir em frente – como se sentir completamente só se tantos estão na mesma situação?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Yunes, do Mercado Livre: “Os vencedores no mundo não têm lojas físicas”

Nesta entrevista assinada pela jornalista Carolina Riveira, Fernando Yunes, vindo do Sem Parar, conta como assumiu a operação do Mercado Livre no Brasil em meio a um crescimento sem precedentes do comércio eletrônico.

Esta semana, Mercado Livre envolveu-se numa polêmica com o governo gaúcho, a quem acusou pela desativação do projeto que resultaria na implantação de um centro de distribuição em Gravataí, RS.

Leia a entrevista:

O mundo era outro quando o executivo Fernando Yunes foi convidado a conversar com as lideranças do Mercado Livre. A América Latina ainda tinha alguns poucos casos de coronavírus e as quarentenas começavam a ser implementadas.

É neste “novo mundo” que Yunes assumiu no último mês o cargo de vice-presidente sênior do Mercado Livre, com a missão de coordenar a operação no Brasil. Com crescimento de mais de 100% em algumas categorias em meio à pandemia, é um desafio pouco trivial manter rodando um ecossistema que envolve mais de 250 milhões de produtos, 40 milhões de clientes, 11 milhões de vendedores e um terço do comércio eletrônico brasileiro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Fernão Lara Mesquita, Estadão - Bye bye democracia

Na antidemocracia brasileira o povo vem sempre em último lugar: manda nada quem tem muito voto, pensa que manda quem tem uns poucos e manda em tudo quem não tem nenhum. E são estes os únicos que duram para além do que o povo quiser que durem.

A charge é do blog O Vespeiro, onde está alojado este artigo.

Bolsonaro late mas quem morde é “o Leviatã”. Sem que haja, aqui ou no mundo, qualquer lei ou definição do que seja isso, o STF, de cujas atribuições legais está expressamente excluída a de fazer inquéritos, com apoio unânime da “grande imprensa”, decretou por 10 a 1 a “legalidade” do “inquérito das fake news” que iniciou 15 meses atras sem provocação, outra violação da ordem constitucional, com um ato de censura à imprensa, a terceira violação.

As contradições insanáveis desse enunciado atestam a condição terminal da nossa “democracia”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Eduardo Matos de Alencar - O conservadorismo brasileiro como projeto político

- O artigo foi publicado no blog Brasil sem Medo.

O editor leu tudo com atenção. Outras análises virão a seguir, segundo o autor. Neste artigo, vai tudo no rumo certo, mas falta conteúdo sobre "o que fazer e como fazer". 

Este artigo é parte de um esforço para dar sentido inteligível a um projeto político ainda sequestrado por certa ingenuidade da parte das pessoas envolvidas naquilo que se convencionou chamar “nova direita”, ou, mais recentemente, “bolsonarismo”.

Por ingenuidade quero dizer um sentimento de fideísmo que se abateu sobre muitos após a eleição de Jair Bolsonaro, de que bastaria prestar apoio incondicional ao Presidente, atacar os inimigos de ocasião ou simplesmente apostar “nas ruas” para que o governo avançasse de fato uma agenda verdadeiramente conservadora. Em diversos momentos, esse ímpeto revolucionário, que procurava realizar promessas de futuro messiânico como a derrota do establishment e do comunismo, o fim da corrupção e o abandono de práticas políticas pouco republicanas, engolfou um sem-número de pessoas em mobilizações e batalhas de vida ou morte que supostamente precipitariam eventos decisivos.

Esses eventos, a bem dizer, nunca chegavam a um término real, visto que faziam parte de disputas políticas bem mais complexas, marcadas por negociações, avanços e recuos, intrigas, trocas, acordos, aproximações sucessivas e outras coisas próprias da atividade de governo. O resultado final disso: o desânimo, seguido de novos rachas entre bolsonaristas e reiterados esforços de reencantamento para lutas que pareciam, estas sim, as decisivas, definitivas, terminais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Paulo Moura conta de que modo Bolsonaro acelera a despetização do governo

Vice-governadora Daniela Reineh rompe e denuncia o governador Carlos Moisés, Santa Catarina

A vice-governadora de Santa Datarina, Daniela Reineh, anunciou, hoje, que rompeu com o governador Carlos Moises. Ambos se elegeram pelo PSL e com o apoio de Bolsonaro.

A vice disse que o governador traiu os eleitores e traiu Bolsonaro, que em SC obteve 75,98% dos votos, elegendo seus candidatos ao governo estadual.

Na carta, a vice refere-se também aos escândalos protagonizados pelo atual governo, entre os quais os das propinas pagas na compra de respiradores para UTIs. O caso é objeto de CPI da Assembleia e é investigado pela Polícia Federal. O governador está envolvido no escândalo.

A vice também denunciou o caso do hospital de campanha que o governador queria comprar e que ele denunciou como "operação escandalosa".

CLIQUE AQUI para ler a carta de 5 laudas enviada pela vice ao seu governador.

Nuvem de gafanhotos argentinos pode costear o Rio Grande e ingressar no Uruguai

Na África e na Ásia, a infestação atual de gafanhotos é a pior em 25 anos. CLIQUE AQUI para sber mais sobre isto.

A nuvem de gafanhotos argentinos que se aproxima da Fronteira Oeste, RS, pode estar se desviando para o Uruguai.

É o que acha a Emater.

Ao vivo, Câmara discute e vota mudanças nas leis de trânsito

Presa política Sara Winter pediu a suspeição do ministro Alexandre de Moraes

A presa política Sara Winter , pediu que o STF impeça Alexandre de Moraes de investigá-la e de julgá-la.

Em petições enviadas hoje ao tribunal, ela também pediu que todos os atos do ministro contra ela sejam anulados.

Os advogados alegaram a suspeição e o impedimento de Alexandre para tocar casos da militante.

Sara é investigada no inquérito das fake news e no inquérito sobre o financiamento a ataques aos ministros do Supremo e a atos antidemocráticos. Ambos são de relatoria de Alexandre de Moraes.

Minas Gerais pode ingressar em período de lockdown

O governador Romeu Zema anunciou que existem 90% de chance de que decreto lockdown em Minas Gerais.

Marco do Saneamento irá a voto, esta tarde, no Senado

O novo marco nacional do saneamento irá a voto, esta tarde, no Senado.

São Paulo agenda volta de aulas presenciais para 8 de setembro

O governo de São Paulo acaba de anunciar que as aulas presenciais voltarão a ser ministradas a partir do dia 8 de setembro.

Bolsonaro quer mais três parcelas de auxílio emergencial (R$ 500,00, R$ 400,00 e R$ 300,00)

O presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que o auxílio emergencial de R$ 600 (também chamado dentro do governo de coronavoucher) tenha 3 parcelas adicionais, de R$ 500, R$ 400 e R$ 300.

O auxílio foi desenhado inicialmente para ter 3 parcelas de R$ 600. A última prestação está começando a ser paga agora. Bolsonaro encomendou uma “escada” de pagamentos antes de finalizar o programa –para evitar 1 impacto no bolso da população mais vulnerável durante a pandemia de covid-19.

A 3ª parcela do auxílio de R$ 600 será paga a 64 milhões de brasileiros, segundo disse ao Poder360 o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Hoje (o desembolso da 3ª parcela ainda está no início) o balanço de pagamentos indica que o governo já gastou R$ 89,3 bilhões com o benefício:

FMI acha que economia brasileira recuará 9,1%

O FMI acaba de prever queda de 9,1% no PIB do Brasil.

Para este ano.

Seria profunda recessão.

Para o ano que vem, o FMI revisousua projeção para o PIB,que passou de 2,% para 3,6%

Banco Central diz que economia brasileira chegou ao fundo do poço em abril

O Banco Central avaliou que a atividade econômica brasileira atingiu o fundo do poço em abril e ressaltou que seu cenário básico considera queda forte do Produto Interno Bruto (PIB) em todo o primeiro semestre, ante avaliação anterior de contração profunda no segundo trimestre.

A mensagem veio em ata do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada nesta terça-feira, na qual o BC também apontou que o país já estaria próximo do limite efetivo mínimo para a taxa básica de juros Selic, a partir do qual novos cortes seriam contraproducentes. Na semana passada, o BC cortou os juros básicos em 0,75 ponto percentual, à nova mínima histórica de 2,25% ao ano.
A nova projeção do BC para o PIB deste ano sairá na quinta-feira, no Relatório Trimestral de Inflação. Em sua última estimativa, feita em março, a autoridade monetária ainda via crescimento zero para a economia em 2020. Já em maio, o BC previu que a contração profunda do PIB ocorreria de abril a junho.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da ata.

Joaquim Levy já é um dos novos diretores do Banco Safra

O ex-ministro Joaquim Levy (governo Dilma) e também ex-presidente do BNDES (governo temer) foi confirmado na posição de diretor de Relações com o Mercado do Banco Safra.

Ele está, atualmente, na Universidade de Stanford, EUA.

Vivo confirma Ricardo Vieira para CEO da Região Sul

A Vivo confirmou Ricardo Vieira para a posição de CEO da sua diretoria da Região Sul, cuja sede fica em Porto Alegre.

Oppermann disputará reeleição na Ufrgs, mas se vencer não será nomeado por Bolsonaro

O reitor da Ufrgs, Rui Oppermann, tentará a reeleição, mas ainda que lidere a lista tríplice que será entregue a Bolsonaro, ele não será escolhido.

Rui já está em campanha.

A eleição virtual sairá em julho.

O reitor tem ligações históricas com o lulopetismo.

Rodrigo Nhonho Maia diz que vai votar proposta de prisões em 2a. instância. Alguém acredita nisto ?

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, dia 23, que há políticos corruptos, mas que há empresários que também o são. Tratou-se de uma resposta, em videoconferência promovida pela Câmara de Comércio França-Brasil, a um apelo pelo avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a prisão de réus após condenações em segunda instância. O parlamentar ressaltou que pretende trabalhar pela aprovação da matéria em todas as esferas, com aplicação não só na esfera criminal ou administrativa, mas também na área trabalhista, por exemplo.

Quando pode fazer isto, Rodrigo Nhonho Maia conspirou para torpedear todas as propostas, inclusive a PEC subscrita por milhões de eleitores brasileiros e iniciativas do pacote apresentado pelo ex-ministro Sérgio Moro.

Foi no ano passado.

Veja, agora há pouco, Bolsonaro anunciando que irá ao Ceará

Registro de candidatos terá que ser feito até 15 de agosto

O TSE vai instruir todas as instâncias da Justiça Eleitoral a aceitar registros de candidaturas até o dia 15 de agosto, caso o Congresso adie o pleito para 15 de novembro.

Ontem, a Câmara aprovou a mudança.

A proposta, agora, está no Senado, onde será votada rapidamente.

Artigo, Alon Feuerwerker, FSB - Os profissionais da saúde estão aprendendoa lidar com o vírus chinês. Aprendendo.

Enquanto segue a corrida pela vacina, em outras frentes científicas verifica-se que a chamada “imunização de rebanho” talvez nunca tenha sido mesmo uma alternativa razoável. Pois estudos começam a apontar que a imunização obtida pelo contato com o SARS-CoV-2 talvez não seja duradoura.

Numa boa notícia para as mulheres, outro estudo ainda inicial mostra que um remédio comum no tratamento de diabetes tem efeito bastante positivo em pacientes graves do sexo feminino.

São notícias diversas, de fontes diversas, mas que compõem um quadro cada vez mais nítido.

Ele revela que os profissionais estão correndo a aprender a lidar com a Covid-19 como quem conserta um avião em pleno voo.

Aprendendo a atirar em pleno combate. Coisa que não chega a ser surpresa. Se o vírus é novo até no nome, não haveria mesmo como saber tudo sobre ele com antecedência.

Mas isso tem consequências. Será que não seria hora de um pouco mais de humildade? Menos certezas peremptórias? Um pouco mais de curiosidade e de abertura mental ao contraditório?

Bolsa cai levemente e dólar sobe no Brasil

As notícias sobre o recrudescimento da pandemia afeta os mercados globais nesta quarta-feira, entre eles o do Brasil.

10h34min

Bolsa, -0,28%, 95.710 pontos
Dólar comercial, +0,63%, R$ 5,1849 para a venda

Mais de 70% das mortes por vírus chinês no RS são de pacientes com mais de 60 anos

Os dados a seguir foram pesquisados e obtidos há pouco pelo editor. Eles demonstram de que modo devastador o vírus chinês mata pacientes com mais de 60 anos no RS. São números parecidos com os de Porto Alegre.

RIO GRANDE DO SUL

ÓBITOS POR COVID NA SEGUNDA-FEIRA (22/6): 25
(80% COM MAIS DE 60 ANOS)

ÓBITOS POR COVID NA TERÇA-FEIRA (23/6): 19
(68% COM MAIS DE 60 ANOS)

MEDIA DOS 2 DIAS: 75% COM MAIS DE 60 ANOS
MEDIA DOS 2 DIAS: 90% COM MAIS DE 50 ANOS

Quem for idoso não pode mais sair de casa em Porto Alegre, sequer para ir a parques e jardins. Se insistir, será multado e processado.

A prefeitura alega que 60% das UTIs da Capital são ocupadas por pacientes infectados por vírus chinês e que possuem mais de 60 anos. As restrições visam conter contágios e internações.

Saídas para consultas médicas, idas a hospitais, farmácias e supermercados não estão proibidas.

O novo decreto municipal que estabelece na prática um novo lockdown em Porto Alegre, menos sobre atividades consideradas essenciais, estabelece regras bastante duras em relação aos idosos.

Muita gente não percebeu isto.

O capítulo VII do decreto 20.625 (leia a íntegra, a seguir), trata dao isolamento domiciliar de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

São três artigos:

1) Quem tiver mais de 60 anos, será abordado para ir para casa.
2) Ninguém com mais de 60 anos poderá frequentar parques ou jardins.
3) As empresas precisam mandar para casa os empregados idosos.

Quem for pego com mais de 60 anos em violação aos três artigos (46, 47 e 48) será multado e processado civil e criminalmente.

CLIQUE AQUI para examinar todo o decreto.

PIB argentino despenca 4,8% no primeiro trimestre e isto que não pegou o período da pandemia

A economia argentina contraiu 4,8% no primeiro trimestre de 2020.

O desempenho pegou apenas o início da pandemia e foi influenciado principalmente pela contração dos investimentos e do consumo privado. Vale ressaltar que essa queda da atividade é anterior ao período mais crítico da pandemia, uma vez que as medidas de restrição à mobilidade começaram a ser tomadas na segunda quinzena de março.

Os impactos negativos da pandemia devem ser mais evidentes no segundo trimestre.

Receita federal despencou 12% reais em maio, sobre maio do ano passado

A Receita Federal apurou arrecadação de R$ 77,4 bilhões no mês de maio. No acumulado de janeiro a maio, as receitas declinaram 12% em termos reais.

Em relação ao mesmo mês de 2019, houve queda de 33% das receitas, descontada a inflação.

O resultado sofreu impacto direto da atividade econômica mais fraca em abril, além do diferimento de vários tributos, como IRPF, PIS/PASEP, Cofins e contribuição previdenciária, com impacto negativo potencial de R$ 29 bilhões. Ademais, a desoneração de IOF sobre operações de crédito gerou uma renúncia adicional de cerca de R$ 2,3 bilhões.

O resultado de junho deverá ser relativamente melhor.

Melhorou o Índice de Confiança do Consumidor

Tendência de aumento da confiança do consumidor, se mantida, aponta para retomada do consumo nos próximos meses.

O Índice de Confiança do Consumidor subiu 9,0 pontos em maio, para 71,1 pontos.

A alta, em linha com o divulgado na prévia, foi influenciada principalmente pelo componente de expectativas (11,1 pontos), refletindo a flexibilização das medidas de distanciamento social.

A abertura mostra que o subcomponente de expectativas em relação à situação econômica já retornou ao patamar acima do nível neutro (de 100 pontos), em 103,8 pontos. Ao mesmo tempo, o componente de situação atual também avançou (5,6 pontos).

Temor por segunda onda de vírus chinês abala mercados globais

Preocupações com avanço da pandemia levam mercados ao campo negativo nesta quarta-feira, informam, hoje, os economistas do Bradesco.

Saiba mais:

 Os dados mais recentes de atividade econômica global têm surpreendido positivamente, como o índice IFO de sentimento das empresas da Alemanha, que subiu de 79,7 para 86,2 pontos entre maio e junho (ante expectativa de 85,0 pontos). Contudo, os investidores temem que a recuperação seja frustrada por uma segunda onda de contágio. Nos últimos dias, alguns estados norte-americanos tiveram acelerações significativas do número de casos de Covid-19. Assim, os mercados acionários operam em queda. O dólar ganha força ante as demais moedas. Por fim, os contratos futuros de petróleo recuam, refletindo também o avanço dos estoques nos EUA, reportado ontem pela American Petroleum Institute

Protestos contra lockdown reuniram manifestantes em Floripa. Câmara revogou o decreto do prefeito.

A foto ao lado é de protesto registrado ontem em Florianópolis, que esta semana também está submetida a novo lockdown.

Foi na rua Felipe Schmidt, a mais central da cidade (foto ao lado, de leitor deste blog).

Os protestos ecoaram na Câmara de Vereadores, que resolveu se reunir e revogar o decreto de lockdcown decretado pelo prefeito. O prefeito disse que recorrerá à Justiça.

Em Porto Alegre, s redes sociais viralizam convocatórias para dois protestos contra o novo lockdown decretado.

O primeiro deles foi agendado para hoje, 10h, diante da prefeitura.

Outro protesto foi marcado para sexta-feira, 11h, no mesmo local.

TSE recusa por unanimidade pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

O TSE rejeitou por unanimidade o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão.

Foi ontem.

O pedido foi apresentado pelo PT, que acusou a chapa pela disponibilização de outdoors, tudo promovido por apoiadores e não pela chapa.

71,8% dos eleitores de Porto Alegre ainda não sabem em quem vão votar

Na pesquisa espontânea (nomes não são apresentados aos eleitores), 71,8% dos entrevistados pelos pesquisadores do Instituto Paraná Pesquisas não souberam indicar nenhum nome e 13,3% avisaram que não votarão em nenhum candidato.

Sobre os que indicaram nomes, Marchezan Júnior também lidera. Eis os números:

Marchezan Júnior, 5,9%; Manuela, 3,6%; Melo, 1,9%; Fernanda Melchionna, 0,5%; Valter Nagelstein, 0,5%; José Fortunati, 0,5%; Any ortiz, 0,5%; Comandante Nádia, 0,4%; Paim, 0,4%.

Em caso de segundo turno, Marchezan Júnior venceria facilmente Manuela ou Melo

No caso de segundo turno entre Marchezan Júnior e os seus dois principais oponentes, ele venceria a comunista Manuela D'Ávila e também o emedebista Sebastião Melo.

Veja:

Contra Manuela:
Marchezan, 43,9%
Manuela, 29,3%

Contra Melo:
Marchezan, 41,8%
Melo, 32,2%

Numa disputa entre Melo e Manuela, a vitória seria de Melo: 38% x 33,4%.

Marchezan Júnior lidera intenções de votos em Porto Alegre, diz Paraná Pesquisas

O prefeito Nelson Marchezan Júnior lidera as intenções de votos para prefeito de Porto Alegre, segundo pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas.

A s entrevistas foram concluídas ontem a tarde e os resultados a seguir são da pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes são apresentados aos eleitores.

Ele está bem à frente dos demais candidatos e é seguido por Manuela D'Ávila, José Fortunati e Sebastião Melo.

Os demais candidatos pontuam menos de dois dígitos.

Eis os números:

Marchezan, 20,8%; Manuela, 14,.5%; Fortunati, 10,7%; Melo,10,2%; Paim, 5%; Comandante Nádia, 4,7%; Juliana Brizola, 4%; Fernanda Melchionna, 3,4%; Valter Nagelstein, 3,1%; Any Ortiz, 2,8%; João Derly, 2,4%.

Os outros números:

Não sabem, 5%; nenhum dos nomes apresentados, 13,3%.

Dica do editor - Amanhã terá Eduardo Leite na reunião-almoço da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha

Será em Porto Alegre e a palestra, como também os debates posteriores, acontecerão virtualmente. O evento começará as 11h e terminará ao meio dia. É grátis. Tudo pode ser acompanhado pela plataforma Zoom, que pode ser acessada facilmente e na qual serão feitas as inscrições. As perguntas terão que ser feitas por escrito. O título do tema proposto é bastante ousado: "A posição do RS no novo contexto mundial".

Hoje será outro dia de calor no RS, mas a partir de amanhã a temperatura despencará no Estado

Porto Alegre, 8h54min, 20 graus

Esta quarta-feira ainda será de muito calor e as temperaturas máximas devem superar os 30°C em diversas cidades do Estado.

O sol aparece entre nuvens na maior parte das regiões, mas em Porto Alegre o céu é azul e o sol é claro, sem nuvens.

 partir de quinta, os termômetros despencam e o dia terminará com muito frio. Na sexta e no fim de semana, temperaturas baixas, com chance de geada no Estado.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 18°C e a máxima chegará aos 30°C.

RS, PR e SC estão entre os melhores no ranking de infectados e de mortes por milhão de habitantes

RS, SC e Paraná continuam ocupando boa parte das últimas posições entre os casos de infectados e de óbitos entre os 27 Estados, conforme os gráficos e tabelas que você pode encontrar no link a seguir.

Veja os números de casos de infectados no acumulado e também a relação doentes por 1 milhão de habitantes:

RS, 20.864 infectados no acumulado, 1,.822,84 por milhão, 25o lugar
SC, 19.2244 doentes no acumulado, 2.685,98 por milhão, 22o lugar
PR, 15.673 infectados,725 por milhão de habitantes, 27o lugar

CLIQUE AQUI para examinar tabelas e gráficos sobre infectados e óbitos, Brasil e Estados.

Redução no crescimento de novos casos faz prefeitura desmontar o hospital de campanha do Pacaembu, SP

A drástica redução no crescimento de doentes e de óbitos em São Paulo, fez com que o prefeito Bruno Covas decidisse desmontar o hospital de campanha do Pacaembu.

A informação é da Rede Globo, ontem a noite.

Brasil registrou 1.374 mortes por vírus chinês nas últimas 24 horas. Examine os outros números da pandemia.

O Brasil registrou 1.374 mortes pelo vírus chinês nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados, no início da noite desta terça-feira, pelo ministério da Saúde. É o segundo maior aumento diário de óbitos desde o início da pandemia.

O país totaliza 52.645 óbitos. Existem ainda 3.911 mortes em investigação.

O contingente de casos confirmados também cresceu nas últimas 24 horas. Com 39.436 novos infectados, o total foi a 1.145.906, cerca de quatro meses após o primeiro diagnóstico positivo. O governo federal estima, no entanto, que 613.345 pacientes já se recuperaram da doença.

Curva de casos confirmados e de óbitos por vírus chinês está achatada há 5 dias em Porto Alegre. Examine o gráfico.

Embora o número de internações nas UTIs do sistema hospitalar de Porto Alegre tenha crescido exponencialmente e também perigosamente, o mesmo não acontece com os números de casos confirmados de vírus chinês e de óbitos em consequência da pandemia.

A curva de casos e de óbitos acumulados está achatada há 5 dias na Capital, conforme demonstra o gráfico que o leitor pode examinar na página da secretaria municipal da Saúde, "Boletim Epidemiológico", que vai no link a seguir.

CLIQUE AQUI para examinar o gráfico.

Número de internações por vírus chinês continua em disparada na Capital do RS

O número de pacientes confirmados com  vírus chinês internados em leitos de UTI de Porto Alegre atingiu 111 casos. Além deles, estão internados mais  39 casos suspeitos. 56 são de outras cidades. CLIQUE AQUI para saber mais.

Veja o gráfico evolutivo da ocupação de UTI, ao lado.

Posição de ontem:

▶ 3.057 casos confirmados
▶ 5.950 casos suspeitos
❌ 9.740 casos negativos
🔄 1.196 recuperados
▶ 68 óbitos

▶ 111 pacientes confirmados em UTI
▶ 39 pacientes suspeitos em UTI
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/