Bolsa e dólar subiram muito nesta segunda-feira

A Bolsa abriu a semana em forte alta, mas o dólasr também subiu.

Fechamento

Bolsa, +0,84%, 115.342 pontos
Dólar comercial, +0,68%, R$ 4,3290 para a venda

Eduardo Leite, Doria, Witzel e governadores lulopetistas assinam carta com críticas mentirosas contra Bolsonaro

Eles estão unidos nas críticas a Bolsonaro. A carta foi escrita por Witzel, o governador do Rio que Bolsonaro quer ver pelas costas e é seu inimigo pessoal.

O governador Eduardo Leite e mais 19 governadores assinaram uma carta pública com críticas contundentes a declarações do presidente Bolsonaro, como é o caso da reação que ele teve ao ser agredido com acusações criminosas por parte do governador da Bahia (caso da execução do PM Adriano da Nóbrega por parte da PM). Os governadores de Santa Catarina e do Paraná negaram-se a assinar a carta de críticas ao presidente, mas o do RS fez questão de assinar, colocando-se ao lado dos governadores lulopetistas, de Doria e de Witzel, todos inimigos jurados de Bolsonaro.

Há alguns dias, o presidente prometeu zerar os tributos federais sobre combustíveis se os governadores fizerem o mesmo com o ICMS. 

“É preciso observar os limites institucionais com a responsabilidade que nossos mandatos exigem. Equilíbrio, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós”, dizem os governadores na carta.

E ainda:

“Recentes declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, confrontando governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributária, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos estados, ora se antecipando a investigações policiais para atribuir fatos graves à conduta das polícias e de seus governadores, não contribuem para a evolução da democracia no Brasil.”

Caminhoneiros desgarrados planejam greve de papel para quarta-feira

Grupos de caminhoneiros que não obedecem lideranças formais, anunciam greve nacional para esta quarta-feira.

Não vão levar.

Será uma greve de papel.

Prefeitura de Porto Alegre responde ao editor. Usinas de asfalto funcionam e produzem material para as operações tapa-buraco


Fim de semana o blog publicou matéria bastante acessada e que repercutiu entre leitores, sobre a questão do asfalto na capital gaúcha. 

Sob o título "O interminável problema do asfalto precário nas ruas de Porto Alegre", relatamos a situação da pista na avenida João Pessoa e encerramos pedindo informações sobre as usinas de asfalto que a Prefeitura comprou, faz menos de cinco anos.

A resposta chegou hoje à tarde, por meio da assessoria de imprensa, que enviou nota atribuída à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Reproduzimos a íntegra:

"Em relação às obras do Corredor da Avenida João Pessoa, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais do Planejamento e Gestão da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, informa que já realizou o processo licitatório, está concluindo os ajustes orçamentários e respondendo a questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado para que se possa firmar o contrato. O início dos trabalhos se dará depois de superadas essas etapas.

O trecho do corredor de ônibus entre a av. Venâncio Aires e a rua Jerônimo de Ornelas está na programação da Diretoria Geral de Conservação de Vias Urbanas (DGCVU) e receberá nova manutenção em cerca de 30 dias. A prefeitura explica que esse serviço é paliativo e que a solução definitiva para a via de grande circulação virá com a realização de obras, com placas de concreto, para as quais já está em andamento a licitação.

Sobre as duas usinas de asfalto de Porto Alegre, a prefeitura informa que estão em pleno funcionamento. O material utilizado em todas as conservações da cidade é produzido nas usinas. Desde novembro de 2019, pela primeira vez, as usinas de asfalto de Porto Alegre estão produzindo CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo) com adição de polímero, um componente químico, tal como uma fibra, que adicionado nos tanques de mistura do cimento asfáltico confere ainda mais resistência e durabilidade ao asfalto. Até o momento, o município utilizava apenas o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), composto que possui uma vida útil de oito a dez anos. Apesar da adição do polímero elevar entre 10 a 15% o custo da produção da massa asfáltica, a vantagem é que eleva a vida útil para até 15 anos".

Estados recebem dinheiro para cobrir colotes e inadimplência. Valores serão descontados de repasses com multa e juros


Os dados estão no Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito, divulgado hoje pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Em janeiro, foram pagos 368,24 milhões de reais em dívidas atrasadas de Estados. Desse total, a maior parte é relativa a atrasos nos pagamento de Minas Gerais (147,07 milhões). Também foram pagos 126,21 milhões ao Rio de Janeiro, 78,22 milhões a Goiás e 16,75 milhões do Amapá.

As garantias são executadas pelo governo Federal, quando um ente ou município torna-se inadimplente em alguma operação de crédito. Nesse caso, o Tesouro cobre o calote, mas retém repasses da União para o devedor, até quitar a diferença, cobrando multa e juros. O Tesouro cobriu 2,377 bilhões de reais em 2016, 4,059 bilhões em 2017, 4,803 bilhões em 2018 e ano passado foram outros 8,35 bilhões. Tudo isso como avalista de financiamentos contraídos por estados e municípios.

As garantias honradas pelo Tesouro são descontadas dos repasses da União aos entes federados, como receitas dos fundos de participação e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros. Sobre as obrigações em atraso incidem juros, mora e outros custos operacionais referentes ao período entre o vencimento da dívida e a efetiva honra dos valores pela União.

Detran gaúcho faz leilão para esvaziar depósitos. Serão vendidos sucatas e carros que podem retornar às ruas


Ao todo, serão comercializados mais de mil veículos e sucatas em Porto Alegre.

Será nesta quarta-feira, a partir das 10h, no Clube Geraldo Santana (rua Luiz de Camões, 337).

Os carros caindo aos pedaços e outros em bom estado, foram recolhidos de Centros de Remoção e Depósito. 

Os interessados podem arrematar dois tipos de bens: sucatas para reciclagem ou veículos com documentação (aptos para voltar à circulação). Os veículos com documentação não têm restrições policiais e judiciais, são desvinculados de qualquer pendência legal ou financeira. Estão aptas a participar pessoas físicas e jurídicas. A compra de sucatas poderá ser realizada por empresas que atuam como desmanches de veículos, ou vendem de peças usadas e reciclam sucatas registradas no Detran.

CLIQUE AQUI e saiba mais a respeito, incluindo locais de visitação e a relação de itens.

Recursos para merenda escolar quase dobram nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul

O ano letivo na rede estadual se iniciou para mais de 800 mil estudantes. A novidade é que as escolas terão aumento no repasse da autonomia financeira. Também vão receber mais recursos na merenda escolar.

Com a previsão orçamentária de 9,2 bilhões de reais em educação, os valores da alimentação escolar quase dobraram, passando de 43 milhões para 85 milhões de reais. Saltou de 4,3 milhões para 8,5 mensais.

Em relação à quantia recebida para manutenção e pequenas obras, o repasse anual passou de 102 milhões de reais para 112 milhões. Também houve a implantação da Escola Gaúcha, instrumento que organiza a matriz curricular com a utilização de Diário de Classe on-line, para a gestão escolar nas instituições de ensino  

Cerca de 85% das escolas, das 2,5 mil escolas estaduais, retomaram os trabalhos hoje. As demais seguem calendário diferenciado por causa de greve dos professores. Vão iniciar em março, não data marcada ainda.

Diminui o número de homicídios e estupros no Brasil. Informações foram divulgadas pelo Ministério da Justiça

A redução ocorreu de janeiro a outubro de 2019. O número de homicídios no Brasil diminuiu 21,1%, em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública 

De acordo com o ministério, estima-se que mais de 8,7 mil vidas foram preservadas no período.

As informações fazem parte dos boletins de ocorrência dos estados e do Distrito Federal, compiladas pelo ministério por meio da plataforma Sinesp, que indicam ainda diminuição nos crimes de roubo seguido de morte (23,1%), tentativa de homicídio (6,5%), lesão corporal seguida de morte (5,2%) e estupro (5,7%).

Foi registrada também redução de 38,5% nos crimes de roubo à instituição financeira, furto de veículos (12,2%), roubo de carga (22%) e roubo de veículo (26,6%).

Confederação do comércio registra aumento de consumo das famílias


A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 99,3 pontos em fevereiro. É o maior nível desde abril de 2015 e melhor para o mês em 5 anos.

De acordo com a entidade, abril de 2015 foi último mês em que o índice esteve no patamar de satisfação, acima de 100 pontos.  A CNC informou que, após ajuste sazonal, a ICF registou elevação mensal de 1,2%, o que significa recuperação após duas quedas consecutivas. Na comparação anual a alta é de 0,8%.

A pesquisa apontou também que grande parte dos entrevistados (39,1%) sente-se mais segura em relação ao emprego atual.  O subíndice ficou em 119,9 pontos, que representam a melhor pontuação em fevereiro entre os pesquisados. 38,1% das famílias fizeram avaliações positivas em relação à renda atual e alcançou 114,6 pontos, o que foi o melhor desempenho desde maio de 2015.

Acesso ao crédito foi decisivo para os resultados. 32,1% das famílias indicaram que comprar a prazo está mais fácil. No comparativo mensal, o item se destacou sendo o mais alto (+4,3%) e no anual registrou elevação de 6,7%, ficando no total com 95,4 pontos, o maior nível desde maio de 2015. Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o desempenho do índice de fevereiro indica recuperação gradativa do consumo. 

Recomendado - Programe-se para esta noite em Porto Alegre: Bier Markt Vom Fass

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras).
 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.


Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: 
www.biermarkt.com.br

Pentágono redireciona bilhões de dólares e destina às muralhas de Trump na fronteira com o México


O dinheiro que serviria para comprar drones e realizar operações no Oriente Médio, um total de 3,8 bilhões de dólares, será destinado às obras na fronteira Sul. 

O custo total das muralhas de Trump junto ao México é de 9,9 bilhões, cerca de 42,8 bilhões de reais. Os Estados Unidos também deixam de comprar aviões caça F-35 e drones Reaper, do mesmo modelo que matou recentemente o militar e terrorista iraniano, abatido em terras iraquianas. A tentativa de entrada ilegal nas terras de Tio Sam já rendeu um milhão de detidos.

A compra de aviões de carga e reconhecimento, segundo documentos fornecidos pelo Congresso, também foi protelada em nome da fronteira. O orçamento do Pentágono é superior a 1,73 trilhão de reais.

Venezuela mobiliza 2,4 milhões de homens para enfrentar invasão. Maduro também treina gente do MST para a guerra com o Brasil.

O editor acaba de receber estas seguintes informações exclusivas de suas fontes em Caracas, Venezuela.

A foto é de Manaure Quintero, da Reuters.

Brasil invadirá a Venezuela ?
O ditador do governo narco-comunista Nicolás Maduro acha que isto vai acontecer e que tropas brasileiras serão auxiliadas pelos colombianos e pelos americanos. Ele vem repetindo o discurso desde a semana passada e neste final de semana foram realizados exercícios envolvendo cidadãos civis na Capital, Caracas, para o caso de uma invasão militar.

2,4 milhões militares, policiais e milicianos, terminaram, ontem, adestramento de dois dias, durante os quais promoveram exercíos para enfrentar uma invasão estrangeira. A operação foi sugestivamente intitulada de "Escudo Bolivariano". CLIQUE AQUI para saber mais.

Neste domingo, o presidente reconhecido Juan Guaidó, apelou para que as Forças Armadas abandonem Maduro. CLIQUE AQUI para ler.

MST treina com venezuelanos
Perto de Caracas, três acampamentos militares treinam militantes do MST para o caso de uma guerra e, neste caso, oferecerem combate dentro do Brasil, num movimento de guerrilha dos contras.

PF acha que STF é alvo de possível atentado terrorista

O Supremo Tribuntal Federal é alvo de possível ataque terrorista.

É o que informa a Folha de hoje, baseada em informação vazada pela Polícia Federal.

Trabalhadores pedem aumento e empresários querem o fim do piso regional. Piratini deve propor o reajuste nos próximos dias


Toda virada de ano se inicia com esses debates agendados, o aumento das passagens de ônibus e a definição no reajuste do salário mínimo regional. 

Até o final deste o mês, o governador Eduardo Leite deve enviar um projeto de Lei à Assembleia para tratar do tema.

Os sindicalistas pedem aumento de 8,12%, mas os empresários defendem o fim do mecanismo impositivo.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), espécie de "partido concorrente" aos tradicionais CUT e Força, mas também vinculada a partidos, como todo sindicato, surgiu recentemente como protagonista no cenário nacional sindicalista. Eles querem 3,64 pontos percentuais acima do INPC de 2019, usado como referência nos reajustes salariais. 

Para além dos 1,3 milhão de sindicalizados, também recebem o piso regional algumas categorias sem sindicato, como as empregadas domésticas. Ano passado a discussão se estendeu por longos meses. No final de maio, deputados aprovaram o incremento de 3,4%, retroativo ao mês de fevereiro. As centrais sindicais haviam pedido 8,43%,.

A correção pelo índice proposto
Faixa 1 - Valor atual: R$ 1.237,15 / Com reajuste de 8,12%: R$ 1.337,64
Faixa 2 - Valor atual: R$ 1.265,63 / Com reajuste de 8,12%: R$ 1.368,44
Faixa 3 - Valor atual: R$ 1.294,34 / Com reajuste de 8,12%: R$ 1.399,48
Faixa 4 - Valor atual: R$ 1.345,46 / Com reajuste de 8,12%: R$ 1.454,75
Faixa 5 - Valor atual: R$ 1.567,81 / Com reajuste de 8,12%: R$ 1.695,16

Dança das cadeiras no secretariado de Porto Alegre


Nos primeiros anos da atual gestão no Paço Municipal, eram frequentes as notícias sobre pedidos de demissão de secretários, por vários motivos alegados oficialmente, mas também por incompatibilidade com o prefeito. 

Essas rusgas tinham arrefecido, parece que os ânimos estavam indo bem, à exceção do relacionamento com o vice-prefeito Gustavo Paim.  

Agora, por motivo eleitoral, está chegando o prazo para desligamento de secretários que se pretendem candidatos em outubro. Postos estratégicos de primeiro escalão para os últimos noves meses da gestão serão alterados. O prefeito já pediu aos futuros candidatos que não deixem para fazer isso aos poucos, individualmente. 

Nos bastidores não está definida a data, se vai ocorrer no limite da legislação, mas deve acontecer essa debandada geral, seguida de anúncio com os nomes dos novos titulares. Eles podem surgir também de remanejo interno.  

Dois secretários deixaram as pastas por motivos pessoais. Eduardo Cidade, do Desenvolvimento Econômico, vai de muda para outro Estado. Daniel Rigo, do Planejamento, embarca rumo ao mestrado na França. Ramiro Rosário, Rafão Oliveira e Nelcir Tessaro devem concorrer. Não foi anunciado quem entra nos lugares daqueles que já saíram. Em outubro, a pasta dos Esportes perdeu a vereadora Nádia Gerhard, que reassumiu no Legislativo e anunciou que está trocando de partido. 

Por fim, ainda resta o vice-prefeito Gustavo Paim, que vive às turras com Marchezan e deve concorrer ao cargo na tentativa de barrar a sua reeleição, caso confirmada oficialmente a candidatura, que hoje parece óbvia e cristalina.

TRF4, Porto Alegre, condena gaúcho que usou Facebook para defender morte de todos os judeus

O juiz federal Cristiano Bauer Sica Diniz, da 2ª Vara Federal de Pelotas (RS), absolveu o acusado, mas o TRF4, Porto Alegre rejeitou a sentença e condenou um homem que curiosamente chama-se Israel (a Corte não quis adiantar o nome do réu) à prisão, tudo por preconceito contra judeus. 

A 8a, Turma, a mesma que julga os casos da Lava Jato, argumentou que o preceito fundamental de liberdade de expressão não consagra, em hipótese alguma, o direito à incitação e à discriminação e ao preconceito de raça ou religião.

CLIQUE AQUI para conhecer todo o caso, segundo publicação do site Conjur.

Aqui, entrevista completa de João Doria, ontem, ao "Poder em Foco", SBT

Ruy Irigaray decide sair do governo Eduardo Leite

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ruy Irigaray, demitiu-se hoje do cargo.

Ele permanecerá no comando da pasta até esta sexta.

Ruy retomará seu mandato de deputado estadual do PSL.

Com o retorno, sairá do cargo o deputado Rodrigo Lorenzoni, DEM, que é primeiro suplente da coligação PSL-DEM.

Saiba como fica o caso das carteiras estudantis digitais

As carteiras estudantis digitais emitidas pelo MEC continuarão valendo até que o estudante encerre seu curso. A MP caducou, mas foi lei enquanto isto não aconteceu. CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o caso.

Especialista da Ourinvest Real Estate, SP, acha que preço dos aluguéis vão subir 12% a 15% ao ano

Ao ouvir profissionais do mercado de imóveis durante toda a semana passada, o jornal Valor de hoje informa que eles veem espaço para os preços de venda e os aluguéis crescerem, a partir do patamar atual, pelo menos, de dois a três pontos percentuais acima da inflação por três a até seis anos seguidos.

Tem gente muito mais otimista, como este diretor da Ourinvest Real Estate e professor do Insper, Rossano Nonino, que analisa especificamente o caso dos aluguéis:

- Eu estimo uma elevação de preços do metro quadrado e de locação de 12% a 15% ao ano, em média, até 2025. 


A locomotiva da reação é São Paulo, mas em outras capitais é fácil perceber a retomada das vendas, aluguéis e construções.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem do Valor. É para assinantes. O editor é assinante e recomenda.

Vacinação contra a aftosa será antecipada no Rio Grande do Sul. Objetivo é agilizar a certificação que atesta a saúde dos rebanhos


O governo estadual está promovendo seminários no interior para orientar os produtores sobre novos prazos e procedimentos. 

Ainda não foi definido o dia em que se iniciam as vacinações.

Os produtores gaúchos vão antecipar a imunização de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. 

A medida é parte da estratégia estadual para que a região seja declarada, pelo Ministério da Agricultura, como livre de aftosa sem vacinação. Isso garante que os pecuaristas busquem a mesma certificação junto à Organização Mundial de Saúde. É preciso ficar um ano sem vacinar, antes de requerer o certificado, portanto o motivo da antecipação tem a ver com o hiato obrigatório.

Se as vacinas fossem aplicadas no período normal, em maio deste ano, não haveria tempo hábil para conquistar o certificado em 2021, somente no ano posterior.

Pesquisas médicas apontam que as pessoas defecam em posição errada. Readequar a postura ajuda a evitar doenças


Ao desistir da postura natural de cócoras, herdada pela evolução, geramos uma série de problemas intestinais. 

Cerca de 125 milhões de americanos sofrem com hemorroidas. Embora a dieta seja o fator que contribui para desenvolver a doença, a atenção agora tem se concentrado nos efeitos da posição inadequada. 

A constipação crônica afeta cerca de 50 milhões de americanos, maioria mulheres acima de 45 anos. Isso pode estar com os dias contados, caso seja adaptado de forma majoritária o Squatty Potty, banquinho de plástico projetado por um mórmon e que tornou-se popular mundialmente.

Ao sustentar os pés enquanto faz cocô, a pessoa levanta os joelhos acima dos quadris. A partir dessa posição quase agachada, o vaso sanitário é transformado em algo primitivo, como um buraco no chão. É exatamente isso que faz a diferença. Especialistas explicam que a postura de cócoras desdobra o cólon e dá à matéria fecal uma corrida mais livre em direção a seu último destino.

Fazer cocô à moda antiga reduz o inchaço, a constipação e o esforço que causa hemorroidas. Celebridades como Sally Field utilizam a novidade. Em janeiro, o fabricante registrou 33 milhões de dólares em receitas anuais.

Morreu a ex-vereadora lulopetista Ana Godoy. Câmara de Porto Alegre suspende sessões.

O velório acontece no Plenário Otávio Rocha.

Os vereadores não terão sessão deliberativa hoje no Legislativo da capital gaúcha, em função do falecimento da ex-vereadora Ana Godoy (PT). 

Ela foi a primeira mulher eleita pela sigla na Capital. Moradora na Vila Cruzeiro, Ana ajudou a organizar invasões de terrenos na Lomba do Pinheiro e Vila Esmeralda. Ela fundou associações de moradores.

Nascida em 1939 em Veranópolis, residia em Porto Alegre desde 1948. Foi uma das incentivadoras do Orçamento Participativo, hoje desativado. 

Tomou posse em 1983, ao assumir como suplente do PT, quando o único vereador da sigla era Antônio Hohlfeldt, jornalista e professor universitário com atuação em estudos de literatura comparada e afins. Anos depois, quando já havia deixado o PT, ele tornou-se vice-governador eleito pelo PSDB.

Duplicação da ERS-118 com 85% das obras concluídas. Trecho entre BR 116 e Freeway deve ser entregue em dezembro


Retomada em junho do ano passado, a última fase da obra tem financiamento de 131 milhões de reais contraído junto ao BNDES.

A finalização das obras, que englobam 21,5 quilômetros da rodovia e foram divididas em três lotes, segue em ritmo acelerado.

É um conjunto de intervenções importantes para interligar a BR-116 e a  Freeway.

Com a duplicação o trânsito local será concentrado nas avenidas laterais, em ambos os lados da pista, enquanto o fluxo mais rápido acontecerá nas vias centrais. Entre as próximas etapas a serem entregues, as mais avançadas estão em Sapucaia do Sul: o viaduto sobre a avenida Theodomiro Porto da Fonseca, entre o km 3,2 e o km 3,4, e as pontes sobre o arroio Sapucaia.

A conclusão de todo o trecho duplicado está prevista para dezembro. 

Bolsa e dólar abrem o dia em alta

A Bolsa abriu em pequena alta nesta segunda-feira, mas o dólar também sobe.

10h24min

Bolsa, +0,26%, 114.673 pontos
Dólar comesrciasl, +0,20%, R$ 4,3083 para a venda.

Mercado financeiro já aposta em PIB maior em 2020

O mercado acha que o PIB deste ano irá a 2,23% de aumento.

Foi o que revelou há pouco o Boletim Focus, editado todas as segundas-feiras pelo Banco Central.

A projeção representa melhoria nas avaliações do mercado financeiro.

Começam a vigorar hoje as novas regras da Caixa para estimular a construção civil

A validade dos novos regramentos começou nesta segunda-feira. Empresas podem contrair crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal com juros mais baixos. 

O banco reduziu taxas de operações corrigidas pela Taxa Referencial (TR) e anunciou duas linhas de crédito indexadas pela inflação, ou pelo certificado de depósito interbancário (CDI).

Em todas as modalidades as taxas de juros serão definidas por perfil e relacionamento da empresa.

As taxas dos financiamentos corrigidos pela TR caíram cerca de 30%, passando de TR mais 9,25% ao ano para TR mais 6,5% ao ano para empresas correntistas. Sem relacionamento com o banco, a taxa cai de TR mais 13,25% ao ano para TR mais 11,75% ao ano.

Os financiamentos corrigidos pelo CDI ou inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), valem para duas modalidades. A primeira é Apoio à Produção, mais conhecida como “Imóvel na Planta". A segunda é Plano Empresa da Construção Civil, conhecida como Plano Empresário, destinada à construção de imóveis e que permite o financiamento para pessoas físicas quando 80% do empreendimento estiver construído.

Para as linhas corrigidas pela inflação, as taxas variarão de IPCA mais 3,79% ao ano para IPCA mais 7,8% ao ano. Os financiamentos indexados ao CDI terão duas modalidades de cobrança: uma com taxas que variam de CDI mais 1,48% ao ano a CDI mais 5,4% ao ano e outra entre 119% a 194% do CDI.

As linhas de crédito imobiliário para pessoas jurídicas têm até 36 meses de prazo de construção e de retorno (quando o dinheiro investido começa a ser recuperado). O tomador pode começar a pagar as parcelas até 12 meses depois da assinatura do contrato.

Banco Central lança nova modalidade para pagamento e transferência de valores. Sistema será mais ágil do que os atuais DOC e TED


É isso que o Banco Central prevê para o novo sistema de pagamentos, que passa por testes de conectividade e deve ser implementado a partir de novembro.

As instituições financeiras e de pagamento serão obrigadas a oferecer o serviço aos clientes. Deve ser lançado ainda neste ano o novo sistema.

Transferência e pagamentos em qualquer dia da semana, sem precisar saber todos os dados do destinatário. E o sistema ainda faz a transação em surpreendentes dez segundos. O pagamento instantâneo tem a característica de operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Atualmente existem o TED e o DOC, mas eles funcionam de outra forma. No sistema atual, mesmo a operação com cartão de débito, não gera crédito em conta no mesmo instante. No novo sistema esse problema promete ser resolvido, com o valor pago instantaneamente creditado na conta do recebedor.

Caminhoneiros tentam bloquear porto de Santos, SP

Grupos de caminhoneiros que não obedecxem lideranças formais promovem manifestação, hoje, na esntrada do porto de Santos.

Eles querem paralisar as atividades portuárias, até mesmo de atracação de navios de carga.

Santos é o maior porto marítimo do Brasil.

A manifestação viola decisão do juiz federal Roberto Oliveira que proibiu a atividade.

Os caminhoneiros pagarão R$ 200 milo por dia de desobediência.

Projeto que obriga presidiários a ressarcir os gastos públicos durante temporada no cárcere avança no Senado


De autoria do senador gaúcho eleito por Sergipe, Alessandro Viera (Cidadania), o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça na última semana. 

A proposta do político obriga o preso a ressarcir os gastos do Estado durante a estadia na cadeia.

O projeto é de 2015, mas tinha problemas de inconstitucionalidade na redação. Segundo o parlamentar, foram feitas alterações e, após passar na CCJ, está pronto para ir ao Plenário. Ainda depende da definição de pauta por parte do presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Pela Lei de Execuções Penais, existe a opção da oferta de ensino e trabalho para "ressocializar os presos". Segundo ele, o labor tem previsão legal faz tempo, mas não está devidamente regulamentado e, por isso, é pouco ofertado.

"Se ele não tem condições, que é a maior parte da massa carcerária, preso pobre, tem que ter a possibilidade de trabalhar. O valor, o teto para pagar essa despesa, é de 25%. O excedente será disponibilizado à família. Se não tiver a possibilidade de trabalhar, ou não quiser, torna-se devedor do Estado. Não existe a possibilidade de trabalho forçado, nem da dívida passar à família, seria inconstitucional”, explica o proponente.

Sobre situações em que a Justiça manda o Estado indenizar presos por falta de condições nas prisões, Vieira afirmou que "no Brasil há inversão de valores". Segundo ele, se alguém cometeu um crime, tem que arcas com as responsabilidades e, agora, com as despesas.

Aliança pelo Brasil já tem assinaturas necessárias

Um dirigente da Aliança pelo Brasil informou  ao jornal O Estado de São Paulo que o partido já recolheu as assinaturas necessárias para sua criação, mas ainda falta “converter” as fichas em assinaturas válidas no TSE.

Morte de livreiro em Porto Alegre repete a tragédia de Gugu Liberato. Homem caiu do telhado onde limpava calhas no prédio da livraria

Faleceu o jornalista e proprietário de uma das mais tradicionais livrarias da capital gaúcha. 

Rui Paulo Diniz Gonçalves, dono da Livraria Palmarinca, morreu aos 68 anos. Ele limpava calhas do prédio de quatro andares onde funciona o estabelecimento. Caiu sobre o telhado de restaurante.

Tradicional no Centro Histórico, a Palmarinca já foi frequentada por nomes consagrados como Moacyr Scliar. Por um tempo, o local chegou ser considerado "reduto de intelectuais de esquerda". O ex-governador gaúcho Olívio Dutra era um dos clientes e amigos do livreiro, cujo falecimento gera enorme repercussão pela forma absurda como aconteceu. 

Escritores sem ideologia declarada, livres pensadores, também frequentavam a loja que deve ser assumida por familiares de Rui. De acordo com a Brigada Militar, o filho dele estava junto na hora da tragédia.

Formado em Jornalismo pela  PUCRS, Gonçalves fundou a Palmarinca em 1972. Inicialmente, o acervo era formado apenas com obras que seus pais mantinham em casa.

Receita paga lote residual de restituições do IRPF de 2008 a 2019

A Receita Federal paga o lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), referente aos exercícios de 2008 a 2019. 

Presença da Força Nacional em cinco estados é prorrogada até agosto

O Ministério da Justiça autorizou a continuidade dos trabalhos da Força Nacional de Segurança Pública no apoio à segurança dos estados do Pará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Paraná.

A iniciativa integra o projeto Em Frente Brasil, de combate à criminalidade violenta.

São ações de segurança concentradas em capitais e regiões metropolitanas, com foco nos municípios de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).  Serão mais 180 dias. A partir de amanhã, até o dia 15 de agosto. As operações terão apoio logístico dos estados e municípios.

O número de militares disponibilizados obedecerá ao cronograma definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Acusados no golpe bilionário das criptomoeadas pagam fiança e vítimas formam associação

Os lesados na trapaça aplicada por corretora de valores gaúcha, sediada em São Leopoldo, formaram entidade que já reuniu 250 pessoas em vários Estados.

Elas estão acionando judicialmente os sócios da Unick Forex. Em outubro do ano passado o caso ganhou notoriedade, após a operação policial que resultou na prisão de diretores. São 15 réus, entre sócios e laranjas. A entidade os acusa por suposta pirâmide financeira. 

Estima-se que a dívida com os 740 mil clientes tenha chegado 28 bilhões de reais. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) rejeitou o Termo de Compromisso proposto pela empresa no valor de R$ 500 mil, para encerrar o processo administrativo por suspeita de práticas irregulares no mercado financeiro. Mesmo citada pela autarquia por denúncia de pirâmide financeira, a corretora teria dado continuidade ao negócio suspeito. Não houve proposta de ressarcimento aos investidores lesados.

No início do mês, após entregarem os passaportes, mais três diretores foram soltos sob fiança de 200 mil reais. A empresa prometia retorno de até 1,5% ao dia. Os clientes nunca mais viram a cor do dinheiro.

Sol em todo o Estado nesta-segunda-feira. É esperada a chegada de frente fria à tarde

Porto Alegre, 8h30min, 26°.

O dia se inicia com sol em todo o Rio Grande do Sul, o tempo permanece "limpo" a maior parte do tempo. Ao final tarde, espera-se a chegada da massa de ar frio que deve trazer chuva.

Existe prognóstico de chuva intensa na Camanh e  região Sul.  No resto do território, expectativas de pancadas fracas e passageiras.

A temperatura na Capital chegar a 33°. Fronteira-Oeste com máximas que podem ultrapassar os 35°.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/