Morte de livreiro em Porto Alegre repete a tragédia de Gugu Liberato. Homem caiu do telhado onde limpava calhas no prédio da livraria

Faleceu o jornalista e proprietário de uma das mais tradicionais livrarias da capital gaúcha. 

Rui Paulo Diniz Gonçalves, dono da Livraria Palmarinca, morreu aos 68 anos. Ele limpava calhas do prédio de quatro andares onde funciona o estabelecimento. Caiu sobre o telhado de restaurante.

Tradicional no Centro Histórico, a Palmarinca já foi frequentada por nomes consagrados como Moacyr Scliar. Por um tempo, o local chegou ser considerado "reduto de intelectuais de esquerda". O ex-governador gaúcho Olívio Dutra era um dos clientes e amigos do livreiro, cujo falecimento gera enorme repercussão pela forma absurda como aconteceu. 

Escritores sem ideologia declarada, livres pensadores, também frequentavam a loja que deve ser assumida por familiares de Rui. De acordo com a Brigada Militar, o filho dele estava junto na hora da tragédia.

Formado em Jornalismo pela  PUCRS, Gonçalves fundou a Palmarinca em 1972. Inicialmente, o acervo era formado apenas com obras que seus pais mantinham em casa.

10 comentários:

Anônimo disse...

Precisava ele limpar calhas aos 68 anos de idade na altura de quatro andares?
Pediu pra morrer.

Anônimo disse...

Eu também limpo as calhas de minha casa, sobrado e tenho 67 anos, isso é a coisa mais normal neste Brasilzão de meu Deus, só que hoje temos N equipamentos de segurança.Corre riscos pessoas de 68 anos como jovens que não utilizam os equipamentos necessários.

A Ema Gemeu disse...

conheci Rui Paulo nos anos oitenta; lamentável a sua perda trágica. Abraço fraterno à família.

José Braga disse...


Tive a sorte de conhecê-lo e trata-se de uma pessoa muito respeitada no mercado editorial

Anônimo disse...

Vovô nunca deve subir no telhado....eu sei do que estou falando. Se subiu de chinelo é pior ainda, usa-se tênis para subir em telhado e com todo o cuidado.

aparecido disse...

Gugu com um bilhão $$ não quis pagar um eletricista..lá nos steites é bem mais caro que aqui na bruzundanga... deixou a grana para os herdeiros se locupletarem....Agora livreiro.. veja a idade dele.. com essa idade não se deve subir a mais de tres metros... essa gente pensa que caixão tem gaveta para carregarem o dinheiro...gastem o dinheiro pois os herdeiros irão brigar por ele depois...Trabalho em altura deve ser feito por gente nova com os sentidos e o corpo aptos ao serviço....e com equipamento de segurança ...que isto sirva de lição para muita gente.. velhinho deve ficar no chão...

Renato disse...

Um homem estava tomando um café em Bagdá olhou para o fundo e viu a morte.certo que poderia fugir pegou seu cavalo e cavalgou pelo deserto onde avistou um poço,sedento baixou do cavalo e foi beber agua, de
repente percebe um vulto,sim era ela a morte e o homem tenta enganala argumentando que havia fugido dela e ela responde nosso encontro era aqui e agora. Conheci ele quando ainda militava na esquerda era uma livraria muito boa pois se encontrava livros não tão comerciais. Uma tragedia sem duvida mas?

ZAPELINO B disse...

Mas não vai me dizer, Polibio, que este também era puto???

Cris disse...

Sinceros sentimentos aos familiares...

Anônimo disse...

Pois é, calha entupida, efeito colateral da natureza. Um martírio pra quem tem árvores perto do telhado.
Tirar a calha nem sempre é a melhor solução, até porque, o telhado enche de folhas. Um saco.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/