Estados recebem dinheiro para cobrir colotes e inadimplência. Valores serão descontados de repasses com multa e juros


Os dados estão no Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito, divulgado hoje pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Em janeiro, foram pagos 368,24 milhões de reais em dívidas atrasadas de Estados. Desse total, a maior parte é relativa a atrasos nos pagamento de Minas Gerais (147,07 milhões). Também foram pagos 126,21 milhões ao Rio de Janeiro, 78,22 milhões a Goiás e 16,75 milhões do Amapá.

As garantias são executadas pelo governo Federal, quando um ente ou município torna-se inadimplente em alguma operação de crédito. Nesse caso, o Tesouro cobre o calote, mas retém repasses da União para o devedor, até quitar a diferença, cobrando multa e juros. O Tesouro cobriu 2,377 bilhões de reais em 2016, 4,059 bilhões em 2017, 4,803 bilhões em 2018 e ano passado foram outros 8,35 bilhões. Tudo isso como avalista de financiamentos contraídos por estados e municípios.

As garantias honradas pelo Tesouro são descontadas dos repasses da União aos entes federados, como receitas dos fundos de participação e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros. Sobre as obrigações em atraso incidem juros, mora e outros custos operacionais referentes ao período entre o vencimento da dívida e a efetiva honra dos valores pela União.

8 comentários:

Anônimo disse...

Zema não pagou?Estranho, Minas está com dinheiro,vai dar aumento de 41% para funcionários da segurança.Lá se foi meu voto.Aumento para policiais e agradar o chefe de Brasília.

Anônimo disse...

Colotes não encontrei no Aurélio alguém sabe significado ?

Anônimo disse...

Mas isso é tapear o rombo nas contas públicas.
Isso é mascarar o déficit no balanço orçamentário e financeiro.
Isso é um crime, o governo federal não é banco pra fazer empréstimo.
Rasgaram a Lei de Responsabilidade Fiscal, faz tempo.
Agora virou moda, chega final do ano, estornam os Empenhos, que não tem aporte financeiro para cobrir os gastos. Empenham as despesas de final de ano no ano seguinte, e não é em despesa de exercícios anteriores, é como despesa corrente do orçamento do novo ano.
Mascaram as contas públicas, tapeiam o déficit e os Tribunais de Contas apoiam isso? Como assim?
Balanços Públicos manipulados e o fechamento do exercício fraudado na maior cara de pau.
Mas como já dito pelo Ministro da Economia, ocorreu um "descontrole" nos gastos públicos.
Mal caratismo, e sem vergonhice com o dinheiro do povo, agora virou um mero "descontrole". Os políticos se protegem.
Mas está ai, o governo federal apoiando e protegendo o rombo nas contas públicas.
É a má política contra o povo brasileiro, e a conta deixada não é deles, dos que fizeram, mas sim do povo, que sem saber foi endividado sem saber, nem participar do endividamento.

Anônimo disse...

Final do ano passado, o governo mirabolantemente, e pra isso serve os experts em economia do governo federal, ejetaram milhões nos Estados e nos Municípios, numa transação bilionária do governo, tudo para ajudar a tapear um pouco do rombo nas contas públicas de Estados e Municípios.

Então, bem no fim do ano, abriram leilão da Petrobras.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/11/06/cessao-onerosa-veja-os-resultados-do-megaleilao-do-pre-sal.ghtml

Como não houve interessados, a própria Petrobras comprou dela mesma, ejetando os bilhões que estavam esperando. Isso gerou o caixa esperado, e o dinheiro da cessão onerosa foi repartido entre os políticos do Brasil todo.

Uma manobra para ejetar dinheiro público nos governos endividados.
Mais um vez o governo ajudando a tapear o rombo das contas públicas.
Responsabilizar a má gestão do dinheiro do povo?
Claro que não. Eles se ajudam, independentemente de sigla partidária.

Eles tomam de assalto o dinheiro do povo, o patrimônio público do povo, usurpando da posição que tem.

Enquanto o povo enganado se divide em esquerda, direita, centro, etc... eles todos juntos, fazem a festa da gastança do seu, do meu, do nosso dinheiro público.

E nesse post, mais uma vez o governo federal intervindo para ajudar a tapear o rombo, o déficit gerado pelos maus políticos.

Em vez de responsabilização e mais rigidez no trato com o dinheiro público, fazem o contrário, ajudam a tapear os malfeitos dos maus políticos.

Anônimo disse...

É um empréstimo mascarado de crédito governamental.
É legal isso?
Pode um ente público bancar os gastos do outro, mesmo que provisoriamente?
Nesse caso está liberado pegar emprestado o dinheiro da saúde e colocar no esporte. Pegar emprestado da educação e colocar na secretaria de obras, e depois devolver.
Faltou dinheiro para folha de pagamento, pega dos outros recursos, depois se devolve. O governo federal está abrindo precedentes para isso.
Parece que o orçamento público e o dinheiro do povo, virou uma zona.
Sai um ministro da economia, e entra outro mais cheios de ideias maravilhosas para acomodar as contas públicas.
E continuam passando a perna no povo, que sem entender de economia e orçamento público, acha que estão fazendo um brilhante trabalho.
Só falta os economistas darem suas opiniões compradas nos noticiários para iludir o povo que estão fazendo a coisa certa.

Anônimo disse...

Depois que o governo brasileiro nas mãos dos comunas emprestaram dinheiro do bndes para os países estrangeiros amigos, ficando o governo brasileiro como fiador dos empréstimos. Um absurdo sem precedentes na história do Brasil.

Não se pode esperar mais nada desses corruptos do colarinho branco.

Anônimo disse...

Se é legal ou ilegal, eles fazem e pronto.
Por quatro anos o país é deles, e fazem o que bem querem.
Se o povo sair as ruas pra reclamar, já sabem, caveirão por cima.

Anônimo disse...

Isso, dinheiro federal para o RS, para pagar promoções a empregados celetistas de fundações extintas, ta tudo certo. A secretaria leany que sabe das coisas. pagar aumentos ao judiciário.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/