Recursos para merenda escolar quase dobram nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul

O ano letivo na rede estadual se iniciou para mais de 800 mil estudantes. A novidade é que as escolas terão aumento no repasse da autonomia financeira. Também vão receber mais recursos na merenda escolar.

Com a previsão orçamentária de 9,2 bilhões de reais em educação, os valores da alimentação escolar quase dobraram, passando de 43 milhões para 85 milhões de reais. Saltou de 4,3 milhões para 8,5 mensais.

Em relação à quantia recebida para manutenção e pequenas obras, o repasse anual passou de 102 milhões de reais para 112 milhões. Também houve a implantação da Escola Gaúcha, instrumento que organiza a matriz curricular com a utilização de Diário de Classe on-line, para a gestão escolar nas instituições de ensino  

Cerca de 85% das escolas, das 2,5 mil escolas estaduais, retomaram os trabalhos hoje. As demais seguem calendário diferenciado por causa de greve dos professores. Vão iniciar em março, não data marcada ainda.

5 comentários:

Anônimo disse...

Esperamos que as escolas saibam fazer bom uso dessas verbas para alimentação dos alunos (merenda), e não venham com ideias absurdas como dietas vegetarianas. Alimentos de origem animal são indispensáveis ao desenvolvimento das crianças. Só dinheiro não basta, se não houver alguém que possa gerir os recursos.

Anônimo disse...

Mas que não tirem a merenda da boca das crianças, seguidamente a imprensa denuncia fraudes.

Anônimo disse...

Vamos fazer um conta, 9,2 bilhões dividido pelos alunos com direito a merenda escolar nos 200 dias letivos, isto é primeiro mundo!
Tenho dúvidas se isto vai chegar no estômago dos estudantes, historicamente tem sido apenas alguns reais por dia/aluno. Vamos torcer e ficar de olho.

Anônimo disse...

Se chegar para as crianças, não é nada. Dinheiro público bem investido.

Pior se as licitações fraudulentas derem cria, se as notas frias começarem a pipocar, ou as toneladas de merenda estragarem e não forem distribuídas ou preparadas paras as crianças. Isso sim é trágico e é bem conhecida essas histórias nos noticiários. Tomara que não aconteça isso.

Anônimo disse...

Até agora, aqui em Sampa, o deputado do psdb, fernando kapez, ainda não foi criminalizado pelos desvios na merenda de nossa pobre população de baixa renda da periferia. Algumas vrianças frequentavam nossas escolas só por causa da merenda, que era a única refeição decente do dia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/