Começam a vigorar hoje as novas regras da Caixa para estimular a construção civil

A validade dos novos regramentos começou nesta segunda-feira. Empresas podem contrair crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal com juros mais baixos. 

O banco reduziu taxas de operações corrigidas pela Taxa Referencial (TR) e anunciou duas linhas de crédito indexadas pela inflação, ou pelo certificado de depósito interbancário (CDI).

Em todas as modalidades as taxas de juros serão definidas por perfil e relacionamento da empresa.

As taxas dos financiamentos corrigidos pela TR caíram cerca de 30%, passando de TR mais 9,25% ao ano para TR mais 6,5% ao ano para empresas correntistas. Sem relacionamento com o banco, a taxa cai de TR mais 13,25% ao ano para TR mais 11,75% ao ano.

Os financiamentos corrigidos pelo CDI ou inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), valem para duas modalidades. A primeira é Apoio à Produção, mais conhecida como “Imóvel na Planta". A segunda é Plano Empresa da Construção Civil, conhecida como Plano Empresário, destinada à construção de imóveis e que permite o financiamento para pessoas físicas quando 80% do empreendimento estiver construído.

Para as linhas corrigidas pela inflação, as taxas variarão de IPCA mais 3,79% ao ano para IPCA mais 7,8% ao ano. Os financiamentos indexados ao CDI terão duas modalidades de cobrança: uma com taxas que variam de CDI mais 1,48% ao ano a CDI mais 5,4% ao ano e outra entre 119% a 194% do CDI.

As linhas de crédito imobiliário para pessoas jurídicas têm até 36 meses de prazo de construção e de retorno (quando o dinheiro investido começa a ser recuperado). O tomador pode começar a pagar as parcelas até 12 meses depois da assinatura do contrato.

2 comentários:

Anônimo disse...

CAIXA, o banco dos escravizados!

ORA, a TR estava baixa, muitos meses com índice zero, agora para estes financiamentos os juros vão aumentar, MAS a remuneração do FGTS continuará baixa.


Anônimo disse...

É só não ter petralhas por perto que as coisas começam a melhorar

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/