General Mourão lidera para o Senado em qualquer cenário

Nesta pesquisa de intenções de votos publicada esta noite pela Record TV, a comunista Manuela D'Ávila aprece na lista, mas ela acaba de avisar que não disputará o cargo. Com isto, a posição do general Mourão deverá melhorar ainda mais.

Este cenário a seguir era o mais provável até o anúncio da comunista: 

General Mourão e Manuela - 22% cada um.
Ana Amélia e Sartori -11% cada um.
Lasier Martins - 6%
Marchezan Júnior - 5%.

No segundo cenário, sem o nome de Marchezan e considerando a candidatura de Eduardo Leite, o líder é Mourão, com 21% dos votos. Em segundo está Manuela D'Ávila, com 20%. Leite é o terceiro, com 17%. Os três estão tecnicamente empatados. Completam a lista José Ivo Sartori, com 10%; Ana Amélia Lemos, com 9%; e Lasier Martins, com 6%.

Agora, ao vivo, live do presidente Bolsonaro no Pingos nos Is

 

Pesquisa da Record TV mostra Onyx na frente, sem Leite, mas empatado com Leite se o tucano for candidato ao Piratini

 O ex-ministro Onyx Lorenzoni aparece à frente em dois cenários da corrida eleitoral para o Governo do Rio Grande do Sul, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo Real Time Big Data e contratada pela Record TV. Segundo o instituto, nos levantamentos em que o ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) não é colocado como candidato, Onyx lidera com folga, com mais de 15 pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

A pesquisa fez três projeções estimuladas, nas quais uma lista com os concorrentes ao cargo é apresentada aos entrevistados. Em uma delas, Onyx tem 23% das intenções de voto. Em segundo, estão o deputado estadual Edegar Pretto (PT) e o atual governador Ranolfo Vieira Junior (PSDB), ambos com 7%.Na sequência, três candidatos aparecem com 6%: Beto Albuquerque (PSB), Pedro Ruas (PSol) e o senador Luiz Carlos Heinze (PP). Completam o primeiro cenário Vieira da Cunha (PDT), com 3% dos votos; Gabriel Souza (MDB), com 2%; Roberto Argenta (PSC), com 1%; e Ricardo Jobim (Novo) e Marco Della Nina (Patriota), com 0%.

Considerando a candidatura de Leite, a situação para o governo do Rio Grande do Sul muda. O ex-governador fica à frente, com 23% das intenções de voto. Contudo, ele empata tecnicamente com Onyx, que tem 20%.


Manu estava muito bem situada nas pesquisas de intenções de votos

Em qualquer cenário desenhado pelas pesquisas de intenções de votos, a comuinista Manuela sempre esteve em segundo lugar, tecnicamente empatada com o general Hamilton Mourão.

A eleição para o senador exige maioria simples. Veja este resultado apresentado esta semana pelo Correio do Povo, conforme pesquisa da Paraná Pesquisas. que inclui o nome de Leite, o que é improvável, mas não inclui o de Sartori, o que é provável que aconteça:

General Hamilton Mourão: 22,0%

Manuela d'Ávila: 18,4%

Ana Amélia: 17,9%

Eduardo Leite: 14,9%

Lasier Martins: 6,6%

Comandante Nádia: 2,5%

Não sabe/ Não respondeu: 7,1%

Nenhum/ Branco/ Nulo: 10,6%

Comunista Manuela D'Ávila amarela e não disputará o Senado

 A comunista Manuela D'Ávila amarelou.

Ela não será candidata ao Senado.

Manu fez o comunicado ao seu Partido, o PCdoB.

Etambém ao PT.

Edegar Preto, candidato ao governo pela coligação comuno-lulopetista, acaba de perder um grande trunfo eleitoral.

O ministro Alexandre de Moraes anda vendo chifre em cabeça de cavalo

 

Multidao saiu em motociata com Bolsonaro. Foi em Goiânia, esta manhã.

 - O vídeo é da Folha Política. O presidente foi esta manhã na abertura da 48a. Assembleia Geral da Assembleia de Deus. Ele chegou ao evento na sua moto, acompanhado de centenas de motoqueiros.

CLIQUE AQUI para ver dezenas de fotos de Bolsonaro em Goiânia. São todas o jornal O Popular.

Prefeitura de Canoas, RS, ajuiza ação para retomar o controle do Hospital Universitário

A prefeitura de Canoas, RS, ajuizou uma ação civil pública e pedido de liminar para afastar imediatamente os dirigentes da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam) da administração do Hospital Universitário (HU). Na mesma ação, solicita que o Poder Público indique uma comissão de intervenção da própria prefeitura para assumir a gestão temporária da instituição hospitalar até que um novo processo licitatório seja elaborado. 

A Funam, que é a entidade responsável pela administração do hospital (que pertence à prefeitura), assumiu em 27 de janeiro deste ano e tem contrato vinculado de seis meses. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

"Eduardo Leite traria um certo frescor para a campanha eleitoral", admite Diogo Mainardi. Veja e ouça o comentário.

 

Diogo Mainardi confessa que sempre "teve uma queda" por Eduardo Leite.

O jornalista Diogo Mainardi, um dos donos do blog O Antagonista e da revista eletrônica Crusoé, confessou, hoje, que sempre teve uma queda pelo ex-governador gaúcho Eduardo Leite.

Diogo usa a palavra com duplo sentido, mas diz que não se refere a nenhuma paixão ardente, até porque sabe que o gaúcho é comprometido.

A questão é política.

Leia o que escreve Diogo: 

Eu sempre tive uma queda por Eduardo Leite. Em meados do ano passado, apostei em sua candidatura para desbancar Lula e Jair Bolsonaro. Mas fora do PSDB. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Senado começa a discutir homeschooling. Projeto já foi aprovado na Câmara

O caso da homeschooling no RS:
Estado - Lei estadual aprovada pelos deputados foi vetada por Eduardo Leite. O veto foi mantido.
Porto Alegre - Lei de Porto Alegre foi aprovada e sancionada.

O Senado começou a discutir o Projeto de Lei (PL) 1.388/2022, que autoriza a educação domiciliar no país, conhecida popularmente como homeschooling. A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados como PL 3.179/2012, está na Comissão de Educação (CE). O relator é o senador Flávio Arns (Podemos-PR).O texto aprovado pela Câmara foi um substitutivo da deputada Luísa Canziani (PSD-PR) ao projeto do deputado Lincoln Portela (PL-MG). Segundo o texto atualizado, o estudante que optar pelo ensino domiciliar deve estar matriculado em uma instituição de ensino, que deverá acompanhar a evolução do aprendizado.

Os pais ou responsáveis devem ter escolaridade superior ou educação profissional tecnológica em curso reconhecido. 

A. de Moraes, sem apresentar provas, diz que populismo de extrema direita tomou conta das redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse, hoje, que o populismo de extrema direita “capturou” e “cooptou” as redes sociais. Afirmou que os extremistas têm mais atuação nesses espaços do que de usuários comuns. 

O ministro não enumerou quantidades e nem listou nomes.

Moraes declarou que o “mundo jurídico se acovardou” ao criar uma “falsa ideia” de liberdade de expressão que não existe. “Deu uma bobeira geral no mundo jurídico e político, e parece que tudo é novidade. Não é. Fake news antes se chamava fofoca”, disse. “As fofocas que destruíam reputações em cidades pequenas, agora destroem na rede", explicou, sem apresentar provas.

As declarações foram feitas durante aula da pós-graduação em Direito da USP (Universidade de São Paulo). Moraes é um dos coordenadores da disciplina, e falou ao lado do também ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Dica do editor - Porto Alegre fará Feirão de Empregos da Zona Norte. Será amanhã. Serão 545 ofertas.

 Neste sábado, o Sine de Porto Alegre promoverá o Feirão de Empregos no bairro Rubem Berta. A ação começará às 8h30, na Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina (Estrada Martim Félix Berta, 38). Os interessados devem levar um documento com foto e comprovante de residência.Com a participação de 11 empresas parceiras, serão disponibilizadas 545 ofertas de trabalho específicas para a região, além das vagas gerais do sistema.

Artigo, Percival Puggina - Loucura geral! Diversidade para tudo, exceto para opiniões...

Este artigo e esta ilustração são do Blog do Puggina.

É sabido que não crer em Deus exige um ato de fé muito mais difícil do que crer nÊle. Pessoalmente, como trato em meu livro Pombas e Gaviões, a ideia do Grande Nada criador de tudo me resulta tão incompreensível quanto inútil para as interrogações propostas pela existência humana.

Tenho certeza de que a natureza, o cosmo e o microcosmo, o que se vê com o telescópio e com o microscópio, revela incessantemente ao observador a diversidade das coisas e dos seres criados. A diversidade é parte indispensável da primeira aula sobre tudo que nos envolve. Quem pensa que descobriu a diversidade conversando sobre empoderamento e pautas políticas numa mesa de bar está confundindo o peixe com o anzol. A diversidade é criação de Deus!

Um velho e querido amigo, já falecido, costumava definir situações como a “descoberta da diversidade” como ninhos de égua e explicava: “Éguas existem, mas não surgem em ninhos”.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Programe-se para Bier Markt, esta noite, Porto Alegre. Reserve happy hour a partir das 17h.

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abriu as 17h.
Venha agora mesmo ou programe-se para esta noite. Esteja no que3 xiste de melhor na Capital.
Cardápio nosite www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Esta é a lista Top-5 desta semana

Estas foram as 5 postagens mais procuradas pelos leitores deste blog no decorrer desta semana. São dados do Google Analytics:

Lula e Janja vão morar numa luxuosa mansão de 800 m2. Ela fica no Alo Pinheiros, SP.

Presidente do Banrisul, o carioca Claudio Coutinho, muda marca do banco, que fica a um passo do universo gay

Em Curitiba, ontem a noite, Bolsonaro resolve comer numa pizzaria. Veja o que aconteceu.

Opinião do editor - Fux paga o pato pela má fama do STF e passa por vexame inusitado em Bento Gonçalves, RS

Rosane Oliveira, RBS, não entendeu o cancelamento de Fux

Morreu hoje o jornalista David Coimbra

Morreu na manhã de hoje o jornalista David Coimbra, que tratava um câncer desde 2013. A informação foi divulgada pelo jornal GZH, onde ele trabalhava. 

Nascido em Porto Alegre, ele descobriu um tumor em estágio avançado no rim esquerdo há nove anos. A doença já havia se espalhado para três outras partes do corpo por metástases ósseas. 

David voltou ao Brasil em 2020. Nos últimos meses, teve pioras de saúde e precisou fazer interrupções no trabalho nos veículos do grupo RBS: os jornais Zero Hora e GZH e a Rádio Gaúcha.

Bolsonaro insinua que cortes de 30% no fornecimento de gás boliviano pode ter sido orquestrado com a Petrobrás

 - Este material é do Jornal da Cidade on Line.

Recomendado - Conheça e alugue por temporada este novíssimo apartamento no centro de Gramado, RS

Vita Boulevard
é um dos mais badalados
empreendimentos imobiliários de Gramado.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Arrecadação federal avançou 10,9% em abril

Arrecadação de impostos em ritmo acelerado reforça sinais de resiliência da atividade econômica e da inflação no curto prazo. 

Em abril, a arrecadação federal somou US$ 195 bilhões, o que equivale a um crescimento de 10,9% na comparação interanual, em termos reais. 

O resultado continuou sendo impulsionado pelas receitas com IRPJ e CSLL. 

Na abertura setorial, a arrecadação no setor extrativo e com combustíveis seguem se destacando.

Confiança do empresário industrial melhorou muito em maio

O índice de confiança da indústria subiu 2,3 pontos, aproximando-se do nível neutro e mantendo a tendência favorável para o setor no segundo trimestre, conforme divulgado há pouco pela FGV. 

Na abertura do indicador, houve melhora da avaliação da situação atual (alta de 1,6 ponto), e, principalmente, das expectativas (avanço de 3,0 pontos). De acordo com o relatório, houve aumento da satisfação do empresário industrial em relação à situação corrente dos negócios, com destaque para a demanda externa. Em relação às expectativas, o setor de bens não duráveis se mostrou otimista, enquanto o de bens duráveis foi o único a demonstrar cautela, refletindo o aumento das taxas de juros. Por fim, o nível de utilização da capacidade instalada avançou de 79,8% em abril para 80,8% em maio, já descontando os efeitos sazonais.

Dica do editor - Termina, hoje, sexta-feira, prazo para pagar taxa de inscrição do Enem

Termina nesta sexta-feira o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O pagamento da taxa de R$ 85 é obrigatório para quem não obteve isenção.Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento por meio de Pix e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

As provas do Enem 2022, nas versões impressa e digital, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

Eis a lição que Paulo Guedes passou ao mundo, ontem, em Davos

 O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou, ontem pela manhã, de um painel de debates sobre a conjuntura econômica global no Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), em Davos, na Suíça. Segundo o ministro, autoridades internacionais duvidaram, inicialmente, da capacidade econômica interna para lidar com a pandemia. Guedes lembrou que a estimativa de retração econômica para o país chegou a 9,7% - mais alta do que a dos países europeus. Entretanto, o país teve retração de 3,6% no produto interno bruto (PIB) e cresceu 4,6% no ano seguinte, contrariando previsões pessimistas.

Bolsonaro repele compensações por perdas no ICMS. "Isto seria um subsídio indireto", avisou.

O texto é criticado por governadores, que estimam uma perda de arrecadação entre R$ 64 bilhões e R$ 83 bilhões. 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que “não tem cabimento” o governo federal compensar os Estados por possíveis perdas de arrecadação com a proposta que fixa um teto do ICMS sobre combustíveis e energia. "Criaram um subsídio federal para o governo pagar em cima dos combustíveis”, disse Bolsonaro.

Ontem, a Câmara aprovou o projeto de lei que classifica esses itens como essenciais e indispensáveis, o que proíbe Estados cobrarem taxa superior à alíquota geral de ICMS, que varia entre 17% e 18%. Texto ainda será analisado pelo Senado.

CLIQUE AQUI para saber mais.

IPE saúde paga R$ 150 milhões de dívidas com hospitais, mas ainda deve R$ 4350 milhões

Atualmente, o IPE Saúde conta com cerca de R$ 600 milhões em atraso, acima do prazo contratual de 60 dias nos pagamentos aos prestadores credenciados ao instituto.

O IPE Saúde, plano de saúde estadual público gaúcho e que tem 1 milhão de associados, avisou que vai realizar um pagamento extraordinário de R$ 150 milhões os hospitais, clínicas e laboratórios no dia 31 de maio, para reduzir o passivo com prestadores. 

Também foram publicadas, em segunda edição do Diário Oficial do Estado, as novas tabelas de medicamentos, diárias e taxas hospitalares. Além disso..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsonaro insistirá com notícia-crime contra Alexandre de Moraes

O chefe da PGR, Augusto Aras, arquivou a notícia-crime apresentada por Bolsonaro contra o ministro A. de Moraes.

Era o que se esperava.

Bolsonaro avisou que insistirá.

Polícia Federal diz que arma do ex-ministro Milton Ribeiro disparou acidentalmente

 A Polícia Federal concluiu que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro não cometeu crime ao disparar uma arma acidentalmente no aeroporto de Brasília, em 25 de abril. 

Segundo o ex-ministro, a arma disparou enquanto estava no balcão da companhia Latam. Ribeiro iria embarcar em um voo para São Paulo...

Uma funcionária da companhia aérea Gol foi ferida pelos estilhaços da bala. 


Chove em todo o RS. A temperatura continuará baixa.

Porto Alegre, 9h, 15 graus

O tempo apresenta-se instável no Rio Grande do Sul. Muitas nuvens cobrem o Estado e chove em todas as regiões. 

Da tarde para a noite, a chuva cessará na maioria das cidades. 

Com bastante nebulosidade e tempo instável, a temperatura variará pouco. Em Porto Alegre, a mínima foi de 15ºC e a máxima chega aos 19ºC.

Maio vai terminar com queda de temperatura no RS, segundo a MetSul.

Saiba onde se vacinar (gripe, sarampo e vírus chinês), hoje, em Porto Alegre

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A prefeitura manterá a vacinação contra o vírus chinês para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. 

Vacinação de adultos - A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 24 locais: Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe e Sarampo - A vacinação contra a gripe e o sarampo ocorre no Shopping João Pessoa e em 123 unidades de saúde. 

CLIQUE AQUI para endereços.

Brasil registrou 143 mortes por vírus chinês nesta quinta-feira

O Brasil registrou, em 24 horas, um total de 33.910 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 143 mortes em decorrência do vírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, com base em dados enviados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. 

O número total de casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, é de 30.880.512, e o de óbitos chegou a 666.180.

Ainda segundo o boletim, 29.917.271 pessoas se recuperaram da doença e 297.061 casos estão em acompanhamento.

Dica do editor - Daqui a pouco, Porto Alegre, tem debate sobre cooperação América Latina e Europa. Acompanhe.

Especialistas e representantes governamentais da América Latina e da Europa se reunirão em Porto Alegre nesta sexta-feira para debater as perspectivas e os desafios para uma maior cooperação entre as duas regiões, com foco no desenvolvimento econômico. O evento Europa e América Latina: Cooperação e Futuro será realizado das 9h30 às 14h30, no Instituto Ling (rua João Caetano, 440) e integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre. ​​​A promoção é da Rede Liberal da América Latina (Relial), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e a Fundação Friedrich Naumann.

Veja estas cenas de Bolsonaro chegando em Belo Horizonte, ontem a noite

- O vídeo é da Rádio Itatiaia.

 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/