CCR Via Sul libera até acostamento, mas congestionamento é grande na freeway

A CCR Via Sul liberou o acostamento para o uso dos motoristas com o faixa extra da freeway, sentido Osório a Porto Alegre, entre os kms 0 e 75, tudo para suportar a volta de milhares de gaúchos para a região metropolitana de Porto Alegre 

O fluxo é lento desde o meio da manhã, com pontos de congestionamento e trânsito parado na saída do litoral pela rodovia, entre os kms 10 e 12.

A média de veículos por minuto chega a 92, no pedágio de Santo Antônio da Patrulha, e a 83, em Gravataí, 15h26min.

Clínicas particulares compram 5 milhões de vacinas indianas para quem quiser pagar por elas

 A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou neste domingo que negocia com o laboratório indiano Bharat Biotech a compra de cinco milhões de doses de uma vacina contra o vírus chinês.

O imunizante, chamado de Covaxin, teve o seu uso emergencial na Índia aprovado pelas autoridades daquele país neste domingo e ainda depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado no Brasil.

A ABCVAC acha que poderá usar a vacina a partir de março.

Gaúchos também ignoram decretos autoritários e superlotam praias do RS

Apesar das forte repressão à movimentação humana em muitas praias gaúchas, com ênfase para Imbé, vizinha de Tramandaí, os gaúchos não deixaram de superlotar as praias do RS.

A foto ao lado é do Correio do Imbé.

Como se percebe na foto, a população não se intimidou, ignorou os grotescos decretos estadual e municipal de contenção de aglomerações e uso de máscaras à beira da praia, e foi curtir o sol.

Neste momento, 15h49min, a volta de portoalegrenses que lotaram as praias é intensa na freeway que liga Osório a Porto Alegre.

Veja o momento em que o prefeito de Tsbocas do Brejo Velho, Bahia, é atacado a enxadadas durante a posse

 

Ministério da Saúde desmente fixação de data para início da vacinação

 

O ministério da Saúde tirou nota, esta tarde, para desmentir que vá anunciar na segunda-feira a data do início da vacinação.

A informação partiu do prefeito do Rio, Eduardo paes.

O ministériko avisou que só poderá fixar datas depois que a Anvisa aprovar o uso definitivo ou emergencial de alguma vacina.

Campos Neto, banqueiro nomeado por Bolsonaro, é considerado o melhor "banqueiro central" do mundo

Ele é neto do mitológico ex-ministro Roberto Campos.

A revista inglesa The Banker, do mesmo grupo do jornal Financial Times,  como o “banqueiro central” de 2020. A premiação é destinada aos servidores que melhor conseguiram estimular o crescimento e estabilizar a economia do seu país. 

A publicação cita a revisão da previsão do FMI (Fundo Monetário Internacional) em relação à queda do PIB do Brasil em 2020, que foi de 9.1% para 5.8%.

“A instituição monetária respondeu à crise adotando medidas efetivas e sem precedentes para assegurar que a liquidez não secaria o sistema financeiro, além de tomar ações específicas para que empresas, em especial as pequenas, pudessem continuar operando”, citou a publicação.

Campos Neto agradeceu a gratificação. “Este prêmio é o resultado do trabalho de uma equipe inteira. Portanto, a revista The Banker está reconhecendo a competência e a dedicação dos servidores do Banco Central”, disse.

Ministro da Saúde anunciará, amanhã, data do início da vacinação em massa no Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, anunciará amanhã a data do início da vacinação em massa no Brasil.

Papa Francisco critica "egoísmo" quem tenta fugir do lockdown

O Papa Francisco condenou neste domingo pessoas que viajaram para o exterior em férias para escapar dos bloqueios do coronavírus, dizendo que precisavam mostrar maior consciência sobre o sofrimento alheio. Falando após sua bênção semanal ao meio-dia, Francisco disse que leu notícias de jornal sobre pessoas que pegavam voos para fugir dos bloqueios do governo e buscar diversão em outro lugar.

“Não pensaram nos que ficaram em casa, nos problemas econômicos de muitas pessoas que foram duramente atingidas pelo bloqueio, dos enfermos. (Eles pensaram) apenas em ir de férias e se divertir ”, disse o papa. “Isso realmente me entristeceu”, disse ele em um discurso em vídeo da biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano.

A bênção tradicional do Angelus é normalmente dada de uma janela com vista para a Praça de São Pedro.

Artigo do ex-embaixador americano no Brasil desenha os desentendimentos que ocorrerão entre os governos Biden e Bolsonaro

O editor do site DefesaNet, focado em questões militares e de segurança nacional, replica, hoje, o agressivo artigo do ex-embaixador americano no Brasil Thomas Shannon, no qual desenha o que podem ser os desentendimentos que virão entre os governos Biden e Bolsonaro. Escreve o jornalista Nelson During: "Shannon é influente, mesmo aposentado do Departamento de Estado, porque é ligado umbilicalmente ao Partido Democrata.DefesaNet considera como o início da Task Force Brazil (Força Tarefa Brasil - TFBR), ou a formação do grupo de intervenção e desestabilização do Governo Brasileiro, independente de ser Jair Bolsonaro ou não o Presidente, e do Brasil como Nação.. A TFBR já tinha o ex-ministo Sergio Moro, como agente desestabilizador e interventor agindo para os dos Departamentos da Justiça e do Tesouro (possivelmente incluindo a área de  inteligência). A lista membros da Task Force Brazil  é ampla e inclui vários nomes ativos na política, imprensa e judiciário nacional.

Leia o artigo do ex-embaixador americano no Brasil.

CLIQUE AQUI para ler o artigo.

 

Dica do editor - Veja nesta tarde de domingo "O Juiz", Netflix. Os atores são bons e o filme dá par o gasto.

Os atores são bons e o filme dá para o gasto nesta tarde de domingo. O editor viu e recomenda. A história é sobre Hank Palmer, um advogado bem-sucedido e arrogante, que retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. Ele descobre que seu pai, o respeitado juiz local Joseph Palmer, está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após, cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai.

Tempestade de gelo cobre até as estradas em Bom Retiro, SC. Foi ontem a tarde.

 Ontem a tarde, durante 20 minutos, tempestade de gelo cobriu até as estradas em Bom Retiro, serra de Santa Catarina. Veja o vídeo.

Larry King, 87 anos, é internado com vírus chinês em Los Angeles

 O apresentador americano Larry King, ex-CNN, 87 anos, foi internado com vírus chinês em Los Angeles.


No Canadá, polícia prendeu até família que ousou reunir seis familiares no Natal

Ezra Levant postou a informação no seu Twitter, com direito a vídeo.


Na noite de quinta-feira, em Gatineau, Canadá, a polícia entrou em uma residência familiar na rua Le Baron, após receber denúncia de “aglomeração”, e deu ordem de prisão a um membro da família. Na residência havia ao todo seis familiares reunidos para as festividades de fim de ano.

O site Terça Livre publicou o vídeo, que rapidamente foi divulgado nas redes-sociais. Nele, a polícia é vista na porta interceptando repentinamente um homem. A polícia então tenta prendê-lo, enquanto ele está deitado no chão, com o rosto contra a neve e o asfalto.

O jornalista Allan dos Santos, do Terça Livre, comentando o caso, reconheceu que “a situação do Canadá está surreal. Virou uma colônia do Imperialismo Chinês: "Seis pessoas na casa e a polícia disse que era aglomeração. Isso foi suficiente para prender as pessoas. Qualquer policial que se preste a este tipo de serviço é um canalha. Os comunistas sabem que a direita, no mundo inteiro, valoriza os policiais e, por isso, quer que deixemos de valorizá-los usando-se deles para atacar o cidadão comum.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo da ação policial.


A mulher mais velha do mundo é uma japonesa e comemorou, ontem, seus 118 anos

Ela tem 118 anos, vive numa casa para idosos, gosta de coca-cola, de estudar e de jogar.


A japonesa Kane Tanaka completou seu 118º aniversário neste sábado. Eleita pelo Guinness World Records como a pessoa mais velha do mundo em março de 2019, aos 118 anos, Tanaka nasceu em 1903.

A idosa vive numa casa de repouso na cidade de Fukuoka, no Japão. Segundo o Japan Times, ela passa o tempo fazendo exercícios, cálculos matemáticos e jogando Reversi, um antigo jogo de tabuleiro.

De acordo com o jornal, Tanaka tem um grande apetite e gosta de comer chocolates e tomar Coca-Cola. Quando indagada sobre o segredo de sua longevidade, ela respondeu: “Comer comidas deliciosas e estudar”.

Grupo de 11 senadores republicanos querem auditoria sobre eleições nos EUA

Um grupo de senadores republicanos liderados pelo veterano Ted Cruz disse neste sábado que não votará para certificar a vitória de Joe Biden na reunião do Congresso, que acontecerá na próxima quarta-feira.

Os 11 senadores – Cruz e seis outros atuais senadores, além de outros quatro senadores eleitos – assinaram uma declaração, que afirma que "as alegações de fraude e irregularidades na eleição de 2020 excedem às de qualquer outra em nossas vidas", conforme informa a AFP.

A sessão da próxima quarta-feira normalmente funcionaria apenas como uma formalização da vitória do candidato vencedor. O grupo liderado por Cruz, no entanto, afirmou que vai exigir a criação de uma comissão especial para conduzir uma "auditoria de emergência de dez dias" sobre os resultados das eleições.

Sebastião Melo já fala em privatizar a deficitária Companhia Carris

O prefeito Sebastião Melo foi ontem a um dos bairros mais pobres de Porto Alegre, o Mário Quintana, e hoje, domingo, visitará a orla da Zona Sul, inclusive o Lami.

Ontem, o prefeito falou com a imprensa e um dos temas para o qual mais foi solicitado a falar foi sobre a questão do transporte coletivo.

Sobre a Carris, o que disse Sebastião Melo:

- Ou acaba com o déficit crônico ou então será privatizada.

A Carris responde por 22% do transporte coletivo da Capital. No ano passado, exigiu subsídio de R$ 66 milhões por parte da prefeitura.

CLIQUE AQUI para ler reportagem do Correio do Povo a respeito de estudo feito sobre a situação aflitiva da estatal.

Sulgás aumenta os preços do gás. Gás veicular subiu 17,35% no dia 1o.

Já estão em vigor as novas tabelas do gás natural para todos os clientes da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

Reajuste médio para cada segmento:
• Industrial: 11,88%
• Veicular: 17,35%
• Comercial: 9,37%
• Residencial: 7,70%

Lewandowski concede habeas sobre presunção de inocência e por tabela beneficia cirurgicamente o ex-presidiário Lula da Silva

Ele só pensa nisto. O ministro foi um dos que votaram pela libertação de Lula, que estava preso, e esta semana concedeu-lhe o privilégio de acesso às gravações criminosas feitas por hackers no caso da Lava Jato.


O jornalista Fernanda Valente, do site Conjur, revela hoje uma decisão do ministro Ricardo Lewandowsky, que na prática beneficia diretamente o ex-presidiário Lula da Silva e pode resultar na libertação de prisioneiros como Sérgio Cabral e milhares de criminosos que se encontram presos em todo o País.

O ministro do STF decidiu que réu que respondeu ao processo em liberdade e que não teve prisão preventiva decretada contra si, deve iniciar a execução da pena somente após o trânsito em julgado da condenação. A decisão beneficia sob medidia o ex-presidiário Lula da Silva.

Com esse entendimento, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, concedeu Habeas Corpus de ofício para suspender execução antecipada da pena de uma mulher denunciada por tráfico. A decisão é de 16 de dezembro.

De acordo com o ministro, a execução antecipada da pena antes do trânsito em julgado, viola a garantia constitucional da presunção de inocência.

CLIQUE AQUI para ler a nota no original.

Domingo será de sol e calor em todo o Estado. Chuvas poderão ocorrer na metade do dia no Leste e Sul.

 Porto Alegre, 9h, 22 graus

O sol aparece mais uma vez em todo o Rio Grande do Sul neste domingo, mas em algumas regiões poderá chover no Sul e no Leste do Estado, tudo em função de um ciclone formado no Sul do Atlântico, que empurra nuvens do mar para o continente, segundo a Met Sul.

Em Porto Alegre, a temperatura poderá variar entre 17ºC e 32ºC. 

Taxa de ocupação de leitos de UTIs continua abaixo dos 90% em Porto Alegre

A taxa de ocupação de leitos de UTIs dos 17 hospitais de Porto Alegre foi ontem de 87%.

Há 312 pacientes com a doença, todos  internados em UTIs, e 27 pessoas recebendo atendimento intensivo com suspeita da doença. O teto apontado pela prefeitura para atender contaminados com coronavírus é de 383 leitos. 

696 pacientes estão internados em UTIs em Porto Alegre por diferentes razões.

Sebastião Melo quer todos os servidores de volta ao trabalho presencial

 O prefeito Sebastião Melo reiterou a ordem para que todos os servidores em regime de home office apresentem-se para o trabalho presencial nesta segunda-feira.

Ele quer que os servidores conheçam seu secretário e seus novos chefes.

O prefeito quer que todos compareçam e deu seu próprio exemplo:

- Tenho 62 anos. Vou ficar em regime de home office e não vou trabalhar presencialmente ?

O prefeito faz trabalho presencial desde sábado (leia notas a seguir), inclusive com visitas aos bairros.

Média móvel diária de óbitos cai de 1 mil para 700 no Brasil

O país chegou ao total de 195.742 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 704 --aparecendo acima da casa de 700 pelo terceiro dia seguido. A variação foi de -8% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença. Isto aconteceu após dias seguidos registrando mais de mil novos óbitos,

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.714.819 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

Brasil, 2 de janeiro
Total de mortes: 195.742
Total de casos confirmados: 7.714.819

Anvisa autoriza importação de 2 milhões de doses da vacina Oxford. Vacinação poderá começar este mês.

O laboratório AstraZeneca, que fabrica a vacina Oxford, recebeu autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para exportar para a Fiocruz um primeiro lote de 2 milhões de doses já prontas.

A Fiocruz disse que espera começar a vacinação este mês.

A vacina Oxford é a preferida do governo Bolsonaro. O imunizante é a principal aposta do governo federal. A intenção do Brasil é produzir 100 milhões de doses do composto até o 2º trimestre deste ano.

O imunizante ainda precisa ter seu registro ou uso emergencial aprovado pela Anvisa. Trata-se da última fase antes da aplicação da vacina na população. 

CLIQUE AQUI para examinar o comunicado da Fiocruz.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/