Os inimigos da leitura: Goebbels, Stálin, Idi Amin e Lula

"Confiante na intuição, Lula prefere formar juízo a partir da versão mais conveniente", escreve Dora Kramer, do Estadão, no seu artigo deste domingo no jornal "O Estado de S. Paulo", ao analisar a inaceitável entrevista de Lula para a revista Piauí, onde mais uma vez vangloria-se do desprezo que dedica ao prazer, ao hábito e à civilizatória atividade da leitura. "Autosuficiente da Silva", é o título do artigo, que descreve com elegância feminina e abordagem culta, a estranha, mas não inexplicável ojeriza de Lula a qualquer coisa que cheire cultura. Goebbels e os nazistas, Stálin e os comunistas, Idi Amin e seus gorilas, também cultivavam o mesmo mau hábito.

CLIQUE na imagem ao lado para ler o texto completo de Dora Kramer, no Estadão.

Brasileiros são disparados os mais barrados na Espanha

Os brasileiros lideraram em 2008 a lista de estrangeiros barrados pelas autoridades da Espanha em sua chegada ao país pelo aeroporto de Madri. Segundo informações, 2,5 mil brasileiros foram impedidos de entrar no país pela capital espanhola durante o ano passado, menos que os 2.764 barrados em 2007.

. Em segundo e terceiro no ranking de deportações, ficaram os paraguaios e argentinos, respectivamente.

. Segundo dados provisórios, aos quais a Agência Efe teve acesso, durante o ano passado, agentes da Polícia de Fronteiras que trabalham no aeroporto de Madri negaram a entrada na Espanha de 12 mil pessoas, cerca de 30 por dia. Em comparação com o ano anterior, o número de pessoas barradas diminuiu 32%, já que, em 2007, 17.408 estrangeiros tiveram que voltar para casa direto do aeroporto.

. Na maioria dos casos, os estrangeiros são impedidos de entrar na Espanha por não levarem dinheiro suficiente em espécie ou por estarem sem certos documentos exigidos por lei, como uma carta-convite ou a passagem de volta.

Saiba por que Israel pode ganhar a guerra na Faixa de Gaza

William Krystol, da revista Weekly Standard, de Washington, avisa no artigo que você poderá ler a seguir, que Israel pode, sim, vencer sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza. O Hamas é um grupo francamente terrorista, ocupou militarmente Gaza, derrotando a ANP, e quer a destruição de Israel.

. Israel nunca perdeu uma guerra, mesmo a que promoveu contra o Hezzbolah no Líbano, ainda que muitos analistas entendamque os israelenses saíram dali com o rabo no meio das pernas. É certo que Israel não conseguiu desarmar o Hezzbolah, o grupo terrorista (hoje é também um agrupamento politicamente tradicional, dentro do Líbano, representando boa parte dos 40% da população xiita) mas por certo retirou toda a sua capacidade ofensiva do Sul do Líbano, região submetida desde a guerra, ao controle de tropas da ONU. É o que explica a razão do silêncio do Hezzbolah, que troveja e não age.

CLIQUE a seguir para ler o texto completo:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090111/not_imp305473,0.php

PSDB antecipa sucessão de Lula e fecha aliança com DEM e PPS

Com o PT cada vez mais submetido aos desejos imperiais de Lula, que dentro do Partido transformou-se no seu grande caudilho, o PSDB resolveu antecipar o debate eleitoral do ano que vem e marcha para uma acordo nacional antecipado com o DEM e o PPS.

. Apesar de restrições oblíquas, mesmo os setores mais renitentes do PT, como o do ministro Tarso Genro, sabem que não poderão resistir à candidatura de Dilma Roussef, que Lula enfia goela abaixo do Partido (leia entrevista de Tarso, logo abaixo). Por isto o PSDB acerta a aliança com o DEM e o PPS desde agora, em torno de José Serra.

LEIA a boa análise que faz a Folha de Londrina sobre o assunto:
http://www.jornaldosprefeitos.com.br:80/politica/textos.php?cod_texto=100837

Juventude do PP lança Antunes, Gorgen, Turra e Bernardi para o governo do RS

Reunida neste sábado em Tramandaí, município governado pelo PP, a Juventude do Partido Progressista do RS lançou os nomes dos deputados Frederico Antunes e Jerônimo Gorgen para o overno do RS. Também foram lembrados os nomes de Francisco Turra e Celso Bernardi, que já foram candidatos do Partido.

. A Juventude do PP, que é muito forte no Estado, admite que o PP poderá até ser vice em outra chapa (PSDB e PMDB são os candidatos mais fortes no caso de uma aliança), mas não quer que o Partido seja coadjuvante.

Bolsa já subiu 10,7% em janeiro

Entre o dia 1º e 9 de janeiro, o índice que mede o desempenho do Ibovespa, da Bolsa de São Paulo, já valorizou 10,7%.

. É um resultado surpreendente e animador.

. Na sexta-feira a tarde, o Ibovespa tinha marcado 41.582 pontos, bem distante dos 73.516 pontos do nível máximo alcançado no ano passado, mas ainda assim bem melhor do que se esperava.

. Algumas ações que integram o Ibovespa subiram até 30% em apenas nove dias. É o caso da Gerdau, que perdeu 40% no ano passado, mas já subiu 24% este ano. Outros papéis, como os da CSN e Rossi percorreram trajetórias parecidas.

- O cenário econômico – a Bolsa não escapa do contexto – é volátil. Isto quer dizer que não dá para apostar em altas continuadas. Novas perdas são possíveis a qualquer momento. Só depois da posse de Barack Obama, dia 20, o cenário global permitirá vôos de mais longo prazo.

New York Times ignora o caos catarinense e recomenda Florianópolis

Apesar de tudo, o vetusto NYTimes ainda acha que Florianópolis é o melhor destino turístico da América Latina. Sorry! Checa o site: http://www.nytimes.com/2009/01/11/travel/11party.html?emc=tnt&tntemail0=y

- A nota é do leitor Yamil Dutra, de Gramado. O material disponibilizado no New York Times é deste domingo. Dutra mandou o despacho para oferecer um contraponto às advertências desta página sobre a peste (leptospirose), o desabastecimento (falta água em Florianópolis), a ingratidão (o furto, o abandono e o despejo da ajuda dos brasileiros) o esbulho (os preços mais altos para os turistas) e a infraestrutura desmantelada (BR-101 em obras eternas, esburacada, ilhada) que atacam os turistas que viajam neste verão a Santa Catarina. O ornal NYT presta um desserviço aos seus leitores, ao ignorar tudo isto.

Calçadista prevêem retomada das exportações em 2009

Clipping - Jornal Folha de S.Paulo
11 de janeiro de 2009


A maior feira de calçados das Américas, a Couromoda, começa amanhã (12) em São Paulo em meio a uma paralisação que já dura mais de três meses nos contratos de exportação e após crescimento de 50% no volume de pares importados, 80% deles vindos da China, principal concorrente dos brasileiros.

Apesar do contexto desfavorável, a desvalorização do real e a esperança de substituição da compra dos bens duráveis pelos de consumo no mercado interno animam os empresários.


CLIQUE na imagem acima para ler amateria completa.

Tarso: "Dilma vai ter de estreitar muito sua relação com o PT, para ser candidata"

O ministro da Justiça, Tarso Genro, preterido no testamento do Palácio do Planalto para a sucessão de Lula em 2010, trabalha agora para se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul. Tarso jura não guardar mágoa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que escolheu como herdeira, nas fileiras do PT, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. "Sou maduro demais na política para ficar magoado", afirma Tarso. "O diabo é mais sábio pelo tempo de serviço prestado do que por ser diabo." Tarso diz que o PT, ainda não tem opinião formada sobre a candidatura de Dilma, mas Lula sim. "Se você me disser que a maioria da direção do PT vai seguir a orientação do presidente, eu concordo que sim", afirma Tarso.

CLIQUE aqui para ler a entrevista completa de Tarso Genro, ao jornal O Estado de S.Paulo deste domingo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/