Dica do editor - Saiba o que muda no comércio americano depois da decisão da Corte Suprema dos EUA
CLIQUE AQUI para examinar cobertura especia do The Washington Post.
A decisão da Suprema Corte dos EUA, que limitou por 6 a 3 o uso da lei de emergência (IEEPA) para a imposição de tarifas, altera o tabuleiro do comércio internacional. A medida retira o "superpoder" do Executivo de taxar por decreto, devolvendo o protagonismo ao Congresso e prometendo um ambiente de maior previsibilidade.
Isto é o que mandou dizer ao editor o economista e professor de Administração Rodrigo Barreto, da FEI.
Eis o que o professor coloca como pontos centrais resultantes da decisão da Corte Suprema
• O fim da "era dos decretos" - por que a devolução do poder ao Congresso reduz o risco de tarifas inesperadas e como isso beneficia cadeias globais de produção?
CLIQUE AQUI para saber mais.
O Centro Universitário FEI ( Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) Fica em São Bernardo do Campo em SP.
https://portal.fei.edu.br/
Mendonça desautoriza Dias Toffoli e entrega tudo do Banco Master para PF e CPMI do INSS
O ministro André Mendonça, do STF, confrirmou ter autorizado a entrega dos arquivos e provas relacionados ao caso Master para a CPMI do INSS e também para a Polícia Federal.
O relator anterior, Dias Toffoli, tinha vetado a entrega para qualquer ente, mantendo tudo sob sua guarda no STF.
Nas mãos da CPMI, o material vazará inevitavelmente para a imprensa, embora o ministro tenha determinado sigilo no uso de tudo.
CLIQUE AQUI para ler a decisão de Mendonça.
RS também ganha com decisão da Corte Suprema que derrubou os tarifaços de Donald Trump
A Suprema Corte dos EUA considerou ilegal o aumento de alíquotas do imposto de importação aplicado por Trump, sem expressa autorização do Congresso.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão.
A derrubada das sobretaxas beneficia cinco dos 10 produtos mais exportados do RS para o mercado americano. Eles ficam livres do tarifaço de 50%. Haverá aplicação imediata da medida.
O conjunto dos cinco bens liberados do peso das tarifas representaram 28,1% do total enviado do RS para os EUA em 2024, segundo a Federação das Indústrias do RS (Fiergs). Quatro produtos desse grupo mantêm taxação entre 10% e 50%.
A Suprema Corte dos EUA não suspendeu as chamadas "tarifas setoriais". Isto significa que segue valendo o imposto que afeta segmentos específicos, como de aço e alumínio (50%), automóveis (25%) e madeira (10%).
Crônica de sexta, Vitor Bertini - Prato do dia
No restaurante do Aquiles, Hugo era o cozinheiro.
Calado, discreto, paciencioso, estrábico, dono de uma voz de timbre metálico e sotaque italiano de vogais fortes, eram raras as suas aparições fora da minúscula e quente cozinha do centro acadêmico – uma relação para iniciados.
Certo início de ano letivo, num desses dias de fila-com-fome, por algum imprevisto, Hugo acabou no balcão, atendendo sozinho.
Atento, mãos apoiadas no balcão e com o olhar fixo no que parecia ser o brinco da estudante — um convite mudo ao pedido:
— Oi, é minha primeira vez por aqui.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Artigo, especial, Roberto Rech - As eleições 2026 e o “Círculo de Ouro”
- Roberto Rech é graduado em Administração Legislativa, possui MBA em Marketing e Publicidade com Washington Olivetto e é pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas.
Todos aqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos em 2026 devem estar atentos às informações disponíveis e que precisam ser consideradas para a obtenção de votos e apoio eleitoral. Infelizmente, muitas dessas orientações são oferecidas a peso de ouro pelos chamados consultores eleitorais.
Como alguém que acompanha inúmeras eleições — tendo, inclusive, publicado livros no campo do marketing político-eleitoral — quero disponibilizar aos pré-candidatos e assessores uma dica preciosa, baseada na teoria conhecida como “Círculo de Ouro”, desenvolvida pelo conferencista e escritor americano Simon Sinek, apresentada no livro Start With Why (Comece Pelo Porquê).
As pessoas não compram o que você faz, mas sim o porquê você faz. Segundo Sinek, isso é comprovado pela biologia.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Artigo, Felipe Vieira - Poder, crítica e coerção: o precedente que inquieta o meio jurídico brasileiro
- O jornalista gaúcho Felipe Vieira é âncora do principal jornal da Band TV.
A ilustração ao lado foi publicada pelo próprio jornalista.
“É surreal o que está acontecendo.” A frase circula em grupos de WhatsApp formados por juristas e professores de Direito, refletindo a perplexidade que o episódio envolvendo a intimação do presidente da Unafisco, Kléber Cabral, passou a provocar em setores relevantes do meio jurídico. Não se trata apenas de divergência política ou retórica pública. Trata-se de um debate sobre limites de poder, liberdade de crítica e garantias fundamentais.
Eu avisei.
No artigo “Paulo Gonet, o silente”, o alerta já estava posto: quando instituições de controle hesitam diante de episódios sensíveis que envolvem o topo do poder, o problema deixa de ser apenas jurídico e passa a ser estrutural.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Saiba por que o excesso de tempo online prejudica a saúde mental
O excesso de tempo online prejudica a saúde mental ao aumentar riscos de ansiedade, depressão e baixa autoestima, impulsionados pela comparação social e FOMO (medo de perder algo). Pode causar redução da matéria cinzenta, déficit de atenção, fadiga cognitiva, isolamento social e distúrbios do sono devido à luz azul.
Isto é o que diz, hoje, o jornal The Washington Post
CLIQUE AQUI para examinar a lista dos principais efeitos:
Artigo, Percival Puggina - De olho em outubro de 2026
Quem quisesse saber como se sentem os cidadãos de uma nação que perdeu o senso de justiça, a noção de certo, errado, limites, ética e compostura, agora já sabe. Quem tem juízo, olha a realidade e observa os personagens que nos pretenderam lecionar sobre vida civilizada. Ouviu que “empurravam a História” ... Sentiu os trambolhões e os maus jeitos de uma Justiça com inusitadas estratégias políticas, praticando excessos e fazendo vítimas.
Há uma parcela demograficamente ponderável do povo brasileiro que consegue conviver com escândalos sucessivos; com revelações de mesadas que, se repartidas por cabeça, fariam felizes populações inteiras de vários municípios brasileiros; com o arrogante controle da política por quem não tem voto...
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Veja, esta noite, "O Efeito Mandela", no Prime
CLIQUE AQUI para saber tudo sobre este filme. O material é do site MSN.
Sob pressão extrema, mulher de Moraes é obrigada a colocar stents para regular coração
A advogada Viviane Barci de Moraes, 56 anos, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi internada no começo deste mês no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a colocação de stents nas artérias. Stents sãopequenos tubos de malha metálica utilizados para desobstrução de artérias em quadros associados a problemas cardíacos.
O informe é do UOL.
Houve um entu-imento de artéria.
O UOL afirma ter confirmado o procedimento com três fontes.
O episódio ocorre, segundo o texto, em um ambiente de pressões e de preocupação com a segurança. A reportagem relata que Alexandre de Moraes e familiares vivem sob esquema rígido de proteção
Desvios de R$ 52 milhões envolvem 34 pessoas, inclusive ex-secretária da Educação de Porto Alegre
Trinta e quatro pessoas foram indiciadas por supostas irregularidades na aquisição de materiais escolares na Secretaria de Educação (Smed) de Porto Alegre, em 2022. Os indiciamentos decorrem de três inquéritos da Operação Capa Dura.. Os inquéritos de 15 mil páginasforam entres ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a quem caberá fzer a denúncia.
O processo de compra na Smed era todo de cartas marcadas.
Foram movimentados R$ 52 milhões.
Entre os indiciados estão a ex-secretária de Educação da Capital, Sônia Maria Oliveira da Rosa, e o empresário Jailson Ferreira da Silva, que tiraram notas se declarando inocentes.
Dica do editor - Só no DF, RS e SP as pessoas vivem mais tempo do que no RS. Conheça o caso gaúcho.
De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a esperança de vida para ambos os sexos no Rio Grande do Sul apresentou-se superior a do Brasil em 1991; 2000 e 2010. Entre os 27 estados brasileiros, o Rio Grande do Sul era em 2010, o quarto com a maior esperança de vida ao nascer, superado pelo Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o IBGE, a esperança de vida ao nascer no RS, para ambos os sexos, passou de 72,4 em 2000 para 78,3 em 2018.
CLIQUE AQUI para ler mais no portal do Estado do RS.
Taxas anuais de desemprego são as menores da série em 20 unidades da federação, mostra IBGE
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que destacou que vinte unidades da federação alcançaram a menor taxa anual de desocupação desde o início da série histórica da pesquisa.
Entre os estados com maiores índices médios de desemprego em 2025 estão Piauí (9,3%), Bahia (8,7%) e Pernambuco (8,7%). Na outra ponta, Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%) apresentaram os menores percentuais.
CLIQUE AQUI para ler todo o estudo feito pelo IBGE.
Hoéis Jurerê já estão sob gestão do Grupo Wish, São Paulo
Dois hotéis premium de Jurerê Internacional, em Florianópolis, um dos bairros mais valorizados do Brasil, o Il Campanário e o Jurerê Beach Village, passam a ter gestão do Grupo Wish, de São Paulo.
Habitasul, Porto Alegre, e Grupo Wish, de São Paulo, decidiram formar uma joint venture.
O Grupo Wish conta com nove empreendimentos entre hotéis e resorts em sete estados do Brasil.
O melhor é Il Campanário
O Il Campanário é um hotel com arquitetura inspirada na Riviera Francesa. Perto do mar, tem 288 apartamentos, piscinas, áreas de lazer e restaurante de alto padrão. Além disso, fica também quase ao lado do Jurerê Open, primeiro shopping a céu aberto de Santa Catarina. O Il Campanário está listado pelo Traveller’s Choice do TripAdvisor entre os melhores hotéis do mundo.
Lula segue sangrando, por Paulo Moura
Paulo Moura é cientista político e editor do canal Dextra, que aceita assinantes.
Dica do editor - Veja o deputado Branchieri ensinando como ser subserviente ao STF
O deputado Claudio Branchieri elegeu-se pelo Podemos e está migrando para o PL do RS.
O editor recebeu o vídeo e resolveu disponibilizá-lo no seu próprio canal do You Tube.
Rodrigo Lorenzoni mostra como o governo está com a bunda de fora neste caso dos pedágios
O deputado do PL denuncia fatos obscuros sobre a nova tentativa de concessões de estradas pedagiadas para as empreiteiras.
Opinião do editor - Aqui, o lulopetismo usa robôs para defender Lula, lá na Índia, Lula abomina os robôs
É desfaçatez que não acaba mais.
Lula teve o topete de afirmar que a regulamentação das big techs é uma necessidade para diluir ...
CLIQUE AQUI para ler mais
Sanderson confirma encontro de amanhã com Bolsonaro
O deputado federal Ubiratan Sanderson confirmou que irá até a Papudinha, amanhã, para conversar com o ex-presidente Bolsonaro.
O deputado admitiu que a questão das candidaturas ao Senado pela aliança que apoia Zucco para o governo estará em discussão.
Há um impasse em relação aos dois nomes apoiados pela chapa majoritária PL+Novo+Podemos+PP, porque atualmente os candidatos são o próprio Sanderson, PL, e Marcel, Novo, mas o PP quer que um dos dois seja substituído por nome indicado pelo Partido. Sem isto, o PP não fechará apoio. Sanderson admite a questão. Em entrevista na Rádio Guaíba, ontem, ele reafirmou que é candidato e insinuou que a vaga pra o PP poderá sair da quota do Novo.
Dica do editor - The Lancet mostra que 4 de cada 10 mortes por câncer podem ser evitadas no Brasil
Um estudo publicado na revista científica inglesa The Lancet sobre mortes por câncer no mundo, estima que 43,2% dos óbitos provocados pela doença no Brasil poderiam ser evitados com medidas de prevenção, diagnóstico precoce e melhor acesso ao tratamento. A pesquisa estima que, dos casos de câncer diagnosticados no país em 2022, cerca de 253,2 mil devem resultar em morte até cinco anos após a detecção. Dessas, 109,4 mil poderiam ser evitadas.O estudo Mortes evitáveis por meio da prevenção primária, detecção precoce e tratamento curativo do câncer no mundo faz parte da edição de março da revista científica The Lancet, uma das publicações médicas mais conceituadas internacionalmente. O artigo está disponível na internet.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo na própria revista.
RS terá sexta-feira de tempo bom e temperatura alta
Esta sexta-feira começou com instabilidade e chance de chuva em diferentes pontos do Rio Grande do Sul.
O informe é da MetSul.
Já faz calor em cidades como Porto Alegre, onde o tempo é bom, com céu zul, poucas nuvens e sol claro.
No decorrer do dia, o tempo será instávdel na metade Norte gaúcha, com chuva pontual que, isoladamente. Na metade Sul, depois de um começo de dia com instabilidade em algumas localidades, o sol aparece com nuvens ao longo do dia. Ao anoitecer, poderá chover.
O tempo segue quente, mas o calor será menor do que ontem na maioria das localidades.
Sob tutela americana, regime de transição aprova lei de anistia na Venezuela
Sob pressão forte do governo Trump, que ameaça militarmente a ditadura, sequestrou o ditador Maduro em pleno Palácio Miraflorese tutela o novo regime, o Parlamento da Venezuela aprovou por unanimidade, ontem, uma lei de anistia geral que prevê a libertação em massa de presos políticos.
Ainda não é o fim dos 27 anos de autoritarismo chavista. Juristas e ONGs alertam que o texto possui "deficiências estruturais" e critérios excludentes que limitam o seu alcance real. É que a lei especifica 13 momentos históricos específicos para a concessão do perdão, o que, segundo a ONG Foro Penal, ignora a continuidade da perseguição política no país. O artigo 9, por exemplo, exclui explicitamente pessoas acusadas de promover ações de força com apoio estrangeiro ou crimes de corrupção. Na prática, esses dispositivos podem manter inelegíveis ou sob ameaça judicial lideranças como María Corina Machado — atualmente nos EUA — e outros opositores acusados pelo governo de incitar intervenções externas.
Desde janeiro, um processo de abertura resultou na soltura de 448 opositores, mas cerca de 644 permanecem detidos.
Câmara aprova nova legislação trabalhista na Argentina. Foi nesta madrugada. Saiba o que mudou.
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou, durante a madrugada desta sexta-feira, a reforma trabalhista proposta pelo presidente Javier Milei. A votação ocorreu depois de um dia marcado por uma greve geral e por uma marcha de setores de esquerda ao Congresso, que terminou com incidentes e detidos. Para conseguir a aprovação, o governo Milei cedeu em alguns pontos do projeto, como o que propunha reduzir em 50% o salário de trabalhadores em licença médica por acidentes fora do local de trabalho.
O texto foi aprovado por 135 votos a favor e 115 contra. Por conta das mudanças, a proposta ainda precisará retornar ao Senado argentino.
CLIQUE AQUI para saber o que muda.
Mendonça diz que Vorcaro irá depor no Senado se quiser. Ou seja: não autorizou e nem proibiu.
O novo relator do inquérito do Banco Master, André Mendonça, tomou duas decisões, ontem, a respeito do comparecimento do banqueiro Daniel Vorcaro a Brasília, instado a depor em duas comissões do Senado. Os depoimentos estão previstos para ocorrer na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima segunda-feira (23) e terça-feira (24), respectivamente.
1) Vorcaro irá depor se quiser.
2) A viagem não poderá ser feita em jatinho particular.
A decisão de André Mendonça é salomônica, porque ele simplesmente poderia ter negado, o que o tornaria alvo de críticas ferozes, como poderia ter autorizado, o que melhoraria sua credibilidade pra tocar o caso como novo relator.
Resgate a entrevista de Kleber Cabral, presidente da Unafisco, que irritou Moraes
Esta entrevista foi concedida na quarta-feira para a CNN.
Moraes atropela e manda PF intimar e ouvir de imediato o líder sindical da Unafisco
"Atualmente, há menos risco em criticar o PCC do que autoridades do Brasil", disse na TV o presidente da Unafisco, Kleber Cabral.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ordenou que o presidente da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Unafisco), Kleber Cabral, preste depoimento de imediato para prestar esclarecimentos no âmbito da investigação sobre acessos ilegais a dados de ministros da Corte e seus parentes, inclusive a mulher de Moraes, Viviane Barci de Moraes. Ele foi intimado pela PF para falar nesta sexta-feira.
O procedimento foi feito de forma sigilosa e ocorreu após dar entrevistas de Cabral à imprensa criticando a operação da Polícia Federal (PF) que, na última terça-feira (17), realizou buscas e apreensões contra servidores acusados de realizar os acessos ilegais.

