Dica do editor - Recupere este vídeo de 2008: Bolsonaro detona Tarso Genro no caso Raposa Terra do Sol

 Estava em discussão a questão da demarcação das terras da Raposa Serra do Sol, em Roraima, tudo no contexto da política indigenista. 2008 foi governo Dilma e Tarso era ministro da Justiça. Ele estava falando na Comissão de Legislação Participativa. Este vídeo foi recuperado pelo Jornal da Cidade on Line de hoje.

Dica do editor - Prefeito Melo receberá no dia 30 o seu título de Cidadão de Porto Alegre

 O prefeito Sebastião Melo já convida para a sessão solene do dia  30, 19h, que marcará o redegimento do título de Cidadã o de Porto Alegre. 

Melo vive há 44 anos na Capital. Aqui, já foi vereador, vice-prefeito e deputado.

O editor deste blog, que vive há 56 anos na Capital. Também este ano recebeu seu título de Cidadão de Porto Alegre.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Mentir ou omitir

- O autor é advogado no RS.

A ilustração ao lado foi disponibilizada pelo editor deste blog. Ela integra a campanha de Deltan Dallagnol, PR, candidato a federal.

São os dois primeiros sinais do mau caráter da maioria dos candidatos às eleições. Cada um deles tem o dever de fornecer uma declaração de bens para a Plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ficará disponível aos eleitores.

Todo o patrimônio precisa ser informado, desde o dinheiro em conta corrente, aplicações financeiras, veículos e imóveis.  No caso de políticos “seria” para acompanhar a evolução patrimonial durante seus mandatos.  Uma espécie de controle social ou maneira de conhecer o candidato.  

Para este pleito de outubro isto é ridículo. Há condenações por enriquecimentos ilícitos, em três instâncias Judiciais de candidatos que participaram da posse do presidente do TSE.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

Consun faz vendetta política e eleitoreira para cassar por 48 x 1 as homenagens da UFRGS a Médici e Costa e Silva

A academia mostra de novo que perdeu o eixo civilizatório.

O objetivo da cassação é ideológico, político e eleitoral, favorecendo o candidato lulopetista e ex-presidiário Lula da Silva e afrontando o candidato Jair Bolsonaro.

Por 48 votos contra apenas 1,  o Conselho Universitário da UFRGS cassou os títulos de Doutor Honoris Causa concedidos aos ex-presidentes Médici e Costa e Silva.

Foi u ato de vendetta política e de conteúdo eleitoreiro.

A sessão começou esta manhã.

E acabou agora.

O reitor Carlos Bulhões, presidente natural do Consun, não esteve presente na sessão anterior e também não compareceu ao encontro de hoje.

Unipampa inaugurou estátua de Mujica sob vaias e protestos

Em Bagé, já há movimento popular para que a Unipampa retire a estátua e o título.

Apesar dos protestos de manifestantes vigiados de perto por policiais federais, um pequeno grupo de alunos e professores inaugurou a estátua de bronze do ex-presidente uruguaio José Mujica, ontem, no campus de Bagé da Unicamp.

Foi um ato eleitoreiro, ligado à atual campanha.

Mujica também foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa.

Mujica é comunista, ex-guerrilheiro tupamaro e amigo carnal do ex-presidiário Lula da silva.A estátua foi criada pelo escultor Edfar Duvivier, pai do humorista lulopetista Gregorio Duvivier. Ele também criou uma estátua em homenagem a Marielle Franco..

Sem ser omissa como a Fiergs ou opositora como a Fiesp, Fiesc defende voto confiável e auditável

A Federação das Indústrias (FIESC) aprovou nesta sexta-feira, dia 19, dois documentos relacionados ao processo eleitoral de 2022. O primeiro é a Carta da Indústria, que apresenta as propostas do setor aos candidatos, e o outro é o posicionamento do setor sobre o debate político em curso: “Neste momento decisivo para o País, a indústria de Santa Catarina reafirma a sua crença e o seu compromisso com a livre iniciativa e a liberdade econômica. Defendemos que a eleição seja pacífica, que garanta a segurança do eleitor e o respeito a sua vontade, num processo confiável e auditável”.

A nota da Fiesc é corajosa.

Não está em linha com posições retrógradas como a da Fiesp e não se omite como faz a Fiergs, entidade da indústria do RS.

Diz mais a nota:

- O país deve ser construído com respeito à soberania nacional, à propriedade privada, à livre concorrência, às liberdades individuais, inclusive direito de expressão, respeito aos símbolos e valores da pátria brasileira. 

É isto.

Agora, ao vivo, conselheiros da UFRGS chamam generais de "assassinos". Acompanhe.

 - A sessão do Conselho Universitário, dominado por representantes ligados à esquerda, sobretudo lulopetista e comunista, vai chegando ao seu final. Agora,, 15h19min, todos os tipos de insultos são feitos aos generais Médici e Costa e Silva. Os conselheiros querem cassar os títulos de doutor honoris causa concedidos aos dois ex-presidentes. A sessão coincide com o período eleitorall e tem objetivo político.

O editor vai publicar os textos integrais das manifestações, identificando seus autores.

CLIQUE AQUI para acompanhar a sessão.

Crônica de sexta-feira, Vitor Bertini - Irene

Uma parede branca, uma máscara branca, uma cadeira de rodas, olhos cansados fugindo da foto e um cobertor nas costas. No colo da Irene, sobre outro cobertor, um celular velho e um pequeno embrulho de padaria.

A parede branca é coberta de azulejos e tem um corrimão de aço acompanhando seu comprimento. Os braços da cadeira denunciam sua idade, os da Irene ostentam duas agulhas de borboletas azuis pousadas sobre um esparadrapo branco. Quem conta sobre seu tempo e sua vida são suas mãos fechadas, cruzadas sobre o colo.

Às suas costas, de costas, formando um involuntário par, um laço de jaleco branco veste quem tem cabelos grisalhos e sorte parecida com a sua. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Opinião do editor - Washington Post diz que Bolsonaro é "temperamental". E quem não é quando insultado ?

O jornal americano The Washington Post disse, hoje, que o presidente Bolsonaro é temperamental.

A constatação ocorreu em função da reação do presidente ao youtuber Wilker Leão, que o ofendeu gravemente, ontem, no cercadinho do Planalto. Apesar da forte reação, Bolsonaro não quebrou a cara do canalha.

O jornal não parece acostumado com reações destemperadas.

E acha que Bolsonaro não conseguirá conter-se diante de insultos.

É o que esperam seus eleitores.

Recomendado - Reserve para seu happy hour ou noitada. Bier Markt, Porto Alegre.

 

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.
Cardápio no
site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - OMS não recomenda quarta dose contra vírus chinês

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na quinta-feira 18, novas recomendações para o uso das vacinas contra a covid-19. Segundo os cientistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês) não há necessidade de aplicar a quarta dose — o segundo reforço — na população geral, que não apresenta fator de risco. O reforço das vacinas contra covid-19 é indicado apenas aos grupos com alto de risco de desenvolver as formas graves da doença como idosos (sendo que o limite de idade deve ser definido por cada país), imunossuprimidos, adultos com doenças pré-existentes, gestantes e profissionais da saúde

Bolsonaro não confirma ida ao degbate da Band, dia 28

O presidente Bolsonaro não confirmou presença no primeiro debate presidencial, organizado em conjunto pela Band, Folha de S.Paulo, TV Cultura e UOL, que será realizado em 28 de agosto. 

 Bolsonarom até o momento, só confirmou presença no debate da TV Globo, marcado para 29 de setembro, às vésperas do 1º turno do pleito, em 2 de outubro.

Agora, ao vivo, o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde, Brasil !", na Guaíba

 

Recomendado - Alugue por temporada este apartamento no centro de Gramado, RS. Vem um shopping center junto.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado, a cidade mais turística do RS e objeto de desejo de todos os turistas brasileiros.

No complexo há um moderno shopping center a céu aberto.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

O editor recomenda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Dica de humor - Lula lá..drão, na visão do Canal Hipócritas

 

Dica do editor - Abriram inscrições para o simpósio do Moinhos sobre Atrofia Muscular Espinhal

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma das mais de oito mil doenças raras conhecidas e afeta, aproximadamente, entre sete e dez bebês em cada cem mil nascidos vivos. É a maior causa genética de morte em crianças de até dois anos de idade, conforme dados do Ministério da Saúde. O diagnóstico e o tratamento da doença serão temas da próxima edição do Moinhos Science Symposium, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento no próximo dia 25, entre 19h e 21h. As inscrições para o evento online e gratuito já estão abertas e podem ser realizadas através deste link.

CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE AQUI para inscrições.


Moro, candidato a senador pelo Paraná, avisa que no segundo turno não votará em Lula

"Lula, jamais !", avisou Moro.

Em uma sinalização de guinada estratégica, Sergio Moro (União Brasil-PR) publicou uma peça de campanha que sugere um possível apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial.

Candidato ao Senado no Paraná, o ex-juiz divulgou em suas redes sociais um vídeo com o título “Papo reto com Moro”. Na peça, o ex-ministro da Justiça responde sobre cenários eleitorais, rebatendo a hipótese de apoiar Lula, a quem condenou à prisão durante a Operação Lava Jato.

Afirma Moro sobre voto em Lula:

- Jamais. Isso é impossível. Eu decretei a prisão do Lula, eu desmontei o esquema de corrupção do PT, junto com as empreiteiras, com a Odebrecht. A Odebrecht tinha um departamento de propina, e um dos principais clientes eram políticos do Partido dos Trabalhadores. Jamais estarei ao lado do PT e do Lula. Você pode escrever na pedra.

Bolsonaro diz que dólar cairá abaixo dos R$ 5,00 antes do final do ano

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, durante sua live semanal, retransmitida simultaneamente por este blog, portanto ao vivo, esperar que o preço da gasolina continue diminuindo e que o dólar fique abaixo de R$ 5 em breve:

- Já temos uma das gasolinas mais baratas do mundo, espero que continue caindo o preço da gasolina. Logicamente, isso tem a ver com o dólar, que tem caído, e também o preço do petróleo lá fora. O dólar está relutando a baixar de R$ 5, acho que vai baixar brevemente, afinal de contas só tem notícias boas da economia do Brasil.

O dólar sobe esta manhã (leia nota abaixo) e é cotado a R$ 5,2020.

Pesquisa da Sigma apresenta Bolsonaro com 37,5% e Lula com 28,2%

As redes sociais viralizam os resultados da pesquisa de intenções de votos realizada pelo Grupo Sigma, devidamente registrada no TSE.

É que ela apresenta resultados muito favoráveis ao presidente Bolsonaro.

Bolsonaro vence em todas as regiões, menos no Nordeste.

No cenário mais provável:

Bolsonaro 37,5%
LulA, 28,2%

Seguem-se Ciro com 8% e Simone com 3%. Os demais pontuam quase nada.

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa.

Bolsa abre o dia em queda. O dólar sobe.

 A Bolsa cai neste momento.

O dólar  sobe.

10h39min

Bolsa, -1,04%, 112.630 pontos
Dólar comercial, +0,58%, R$ 5,2020 para a venda

Índice de confiança da indústria gaúcha é o melhor desde maio de 2021, diz Fiergs

A melhora do cenário econômico nacional fez o Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta quinta-feira, voltar a subir em agosto. Passou para 59,6 pontos, 2,2 a mais do que os 57,4 de julho, o maior aumento desde maio de 2021 e o nível mais alto desde outubro do ano passado, 5,4 pontos acima da média histórica. 

“O otimismo do industrial gaúcho está mais disseminado, refletindo a recuperação da economia depois da crise da pandemia, com a desaceleração da inflação e a queda do desemprego”, diz o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. 

O ICEI-RS, assim como os componentes, varia de zero a cem pontos. Valores acima de 50 indicam a presença de confiança.

Bolsonaro usa live de quinta-feira para anunciar que apoia Mourão ao Senado

Bolsonaro mostra cartazete com foto sua e do seu vice, o general Mourão, candidato ao Senado pelo RS.

Na live de ontem a noite (veja vídeo, abaixo), o presidente Bolsonaro abriu apoio ao seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão, que é candidato ao Senado.

Mourão é candidato da coligação que apoia o candidato Onyx Lorenzoni ao governo do RS.

A coligação é liderada por PL e Republicanos.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro avisa que seu candidato ao Senado é Mourão.

O general é gaúcho.

O presidente, na sua live, mostrou um cartaz no qual aparecem fotos sua e do general.

Mourão está em campanha corpo a corpo, inclusive em Porto Alegre, onde instalou comitê na avenida Getúlio Vargas 156.

Veja, ao vivo. Conselho Universitário da UFRGS reúne-se, agora, para cassar títulos de Médici e Costa e Silva.

 A maioria de esquerda do Consun da UFRGS estás reunido de novo para cassar os títulos de doutor honoris causa aos ex-presidentes Médici e Costa e Silva, ambos gaúchos. O Consun quer criar um fato político em plena campanha eleitoral, favorecendo o candidato da maioria, no caso o ex-presidiário Lula da Silva. Acompanhe a sessão, ao vivo.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Eis os tempos de TV que terão os principais candidatos ao Planalto

 O TSE divulgou o tempo de TV de candidatos no horário eleitoral:

++ Lula terá 3 minutos e 39 segundos por bloco do horário eleitoral
++ Bolsonaro terá 2 minutos e 38 segundos por bloco
++ Ciro Gomes terá 52 segundos  por bloco
++ Simonte Tebet terá 2 minutos e 20 segundos
++ Soraya Thronicke terá 2 minutos e 10 segundos

O Horário eleitoral será dividido em dois blocos diários.

Snipers atirarão para matar no comício de Lula, hoje, em Belo Horizonte

A Polícia Federal colocou atiradores de elite nos prédios ao redor do local onde será realizado o primeiro comício oficial da campanha de Lula, hoje, nesta quinta-feira, às 18h, em Belo Horizonte (MG).

Homens armados ficarão misturados entre as pessoas.

Lula usará colete à prova de bala.

A PF não comenta, mas Lula é ameaçado constantemente e a Polícia Federal teme atentado para matar.

MPE pede impugnação da candidatura de Roberto Jefferson, alegando inelegibilidade inexistente

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reprove a candidatura de Roberto Jefferson (PTB) à Presidência da República. Em ofício enviado à Corte nesta quinta-feira, o órgão alertou que o político está inelegível devido a uma condenação recebida em 2012 e que, portanto, não pode disputar o pleito.

Naquele ano, Jefferson foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, cometidos no caso do mensalão.

Em 2015, o STF aboliu a pena, baseado em indulto concedido por Dilma.

ONU chama general Santos Cruz para liderar missão na Ucrânia

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, anunciou, ontem, a indicação do general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz (Podemos) para liderar a missão que vai investigar o incidente no centro de detenção de Olenivka, no leste da Ucrânia. 

O general foi ministro de Bolsonaro e saiu do governo rompido com ele.

Atualmente, faz oposição.

Santos Cruiz tem serviços prestados em missões de paz da ONU, com ênfase no Haiti e Congo,k sempre liderando as forças de paz e com reconhecido sucesso. Seus serviços foram além disto.

Ele é gaúcho de Rio Grande.

CLIQUE AQUI para saber quem é o general.

Faz muito frio em todo o RS. Temperaturas foram a 0o, esta madrugada, em Gramado.

Ontem, quinta-feira, o Estado registrou neve granular e chuva congelada na região da fronteira e na Serra. Em São José dos Ausentes, foi possível observar os pequenos blocos de gelo caindo do céu com o termômetro marcando 4°C.

De acordo com a MetSul, as temperaturas mínimas devem ser negativas nos dias que seguem. Os Aparados da Serra podem ter -3ºC a -4ºC. 

Canela e Gramado, ao lado dos Aparados, na Serra do RS, amanheceram com temperaturas entre 0ºC a 1ºC.

Dia D das multivacinação será neste sábado em Porto Alegre. Conheça os locais.

Será neste sábado em Porto Alegre o Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos, mas também de crianças entre um e cinco anos contra a poliomielite. 

Estarão abertas 115 unidades de saúde para receber o público a ser imunizado, das 8h até as 17h.

Também haverá vacinação contra a pólio no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 15h, junto do Monumento ao Expedicionário. No local, poderão ser vacinadas ainda crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Para facilitar o acesso aos locais, haverá passe livre nos ônibus do sistema de transporte coletivo da Capital.

Vírus chinês: Brasil registra 22.167 casos e 206 mortes em 24 horas

 O Brasil registrou, em 24 horas, 22.167 casos de covid-19 e 206 mortes pela doença. Desde o início da pandemia, são 34,245 milhões de casos confirmados e 682.216 óbitos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim, há 33,16 milhões de pessoas que contraíram a doença se recuperaram, o que representa um índice de cura de 96,8%. Há ainda 407.001 casos em acompanhamento.

Governo gaúcho confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos

Atualmente o Estado tem 54 casos confirmados e 255 casos em investigação.

A transmissão comunitária da Monkeypox no Rio Grande do Sul foi confirmada nesta quinta-feira pela Secretaria da Saúde (SES). Essa situação ocorre quando não é possível identificar a origem da infecção. Porto Alegre havia declarado este tipo de transmissão da doença na última sexta-feira, medida já adotada por outros municípios.

Em 22 dos casos confirmados no Estado, até o momento, em diferentes municípios, a notificação não relata histórico de viagem ou contato com caso confirmado. Embora em alguns desses a investigação epidemiológica ainda esteja em andamento, a transmissão comunitária no território do Estado já pode ser definida como existente. 

Saiba onde vacinar em Porto Alegre

 A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará a vacina contra o vírus chinês, nesta sexta-feira, em diferentes locais. 

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 31 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 32 unidades de saúde - oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, Shopping João Pessoa, Lindoia Shopping e Unidade Móvel.

Bolsa e dólar voltaram a operar em pequena alta

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira vendido a R$ 5,172, com alta de 0,08%.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 113.813 pontos, com alta de 0,09%. O indicador subiu durante a manhã, passou a operar no negativo durante a tarde, e recuperou-se perto do fechamento, com a ajuda das ações da Petrobras.

O mercado financeiro global está influenciado pelas indicações do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) sobre o futuro dos juros nos Estados Unidos. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/