Dica do editor - Ouça e veja Roberto Carlos em "Todos estão surdos"

 

Ao entregar o cargo, presidente do TRE de SC diz que magistrados e tribunais ativistas fraudam a democracia

Esta fala do desembargador Fernando Carioni, que ontem entregou o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, foi cirúrgico ao criticar "juízes e tribunais ativistas, que não estão nem aí para o voto dos eleitores". E lembrou, numa referência mais do que direta ao STF, mas não só a ele: "Juízes não são eleitos para legislar e criar políticas públicas para saúde ou economia e, por isto, fraudam a democracia e a lei ao interferirem nas prerrogativas do Executivo e do Legislativo". O magistrado defende a reforma do judiciário. O vídeo a seguir é da fala do ex-presidente,  que se encontra logo no início da transmissão.  Se o leitor não tiver paciência para aguardar a fala, pode CLICAR AQUI para ouvir e ver Moacir Pereira, jornalista político do nd+ de ontem, que resume o libelo acusatório de Carioni:

Socialistas sairão, amanhã, do governo Eduardo Leite

O PSB confirmou que amanhã desembarcará do governo Eduardo Leite.

Os socialistas desfrutaram das delícias do governo enquanto isto lhes apeteceu.

O candidato do Partido ao Piratini, Beto Albuquerque, fará campanha de oposição e apoiará Lula para o Planalto.

Deputado Marlon Santos sai do PDT e entra no PL de Bolsonaro

O presidente estadual do PL, Giovani Cherini, anunciou, hoje, a filiação do deputado federal Marlon Santos, PDT.

É o quarto deputado federal gaúcho que migra para o PL.

Antes de Marlon Santos, anunciaram mudança de Partido estes deputados federais:

Bibo Nunes e Ubiratan Sanderson, PSL, mais Marcelo Moraes, PTB.

Marlon Santos, o deputado federal mais votado do PDT, foi prefeito de Cachoeira do Sul e também presidente da Assembleia do RS.

Com os novos quatro deputados, a bancada federal gaúcha do PL passará a contar com cinco integrantes e será uma das mais numerosas do RS.

Giovani Cherini disse ao editor que espera novas adesões.

TSE garante eleição de ex-genro de Roberto Jefferson na presidência do PTB

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve a decisão partidária que colocou Marcus Vinícius Neskau na presidência do PTB. O deputado estadual fluminense foi eleito presidente, depois de uma reação interna que derrubou a presidente Gabriela Nienova.

Nienova recorreu ao TSE e perdeu.

A decisão foi publicada hoje.

Marcus Viniius é ex-genro e seguidor de Roberto Jefferson. 


Saiba como é o Plano Nacional de Fertilizantes, lançado hoje por Bolsonaro

Como estratégia para reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes, o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto. O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) é uma referência para o planejamento do setor de fertilizantes para os próximos 28 anos (até 2050), promovendo o desenvolvimento do agronegócio nacional e considerando a complexidade do setor, com foco nos principais elos da cadeia: indústria tradicional, produtores rurais, cadeias emergentes, novas tecnologias, uso de insumos minerais, inovação e sustentabilidade ambiental.

Atualmente, o Brasil ocupa a 4ª posição mundial com cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, sendo o potássio o principal nutriente utilizado pelos produtores nacionais (38%). Na sequência, aparecem o fósforo com 33% do consumo total de fertilizantes, e o nitrogênio, com 29%. Juntos, formam a sigla NPK, tão utilizada no meio rural. Dentre as culturas que mais demandam o uso de fertilizantes estão a soja, o milho e a cana-de-açúcar, somando mais de 73% do consumo nacional.

Pretende-se diminuir a dependência de importações, em 2050, de 85% para 45%.

CLIQUE AQUI para conhecer a íntegra do Plano.

Prefeito Melo desobriga uso de máscaras em ambientes abertos de Porto Alegre. Dia 18, poderá sair decisão sobre ambientes fechados.

Ao lado, foto de Alex Rocha. O prefeito, esta manhã, de pé, falando para seu secretariado.

O uso de máscaras em ambientes abertos públicos e privados não será mais obrigatório em Porto Alegre. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, em reunião do prefeito Sebastião Melo e vice Ricardo Gomes com a equipe de governo após avaliação das contribuições de representantes de universidades.

O decreto municipal 21.413 foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) com os detalhes sobre a desobrigatoriedade. As máscaras seguem obrigatórias em locais fechados. Uma nova reunião será realizada na próxima sexta-feira, 18, para avaliar a liberação em ambientes fechados, inclusive shopping centers.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do decreto.

Cegonheiras e caminhoneiros fazem greve geral (lock out) a partir de hoje

Cegonheiros e transportadores de combustíveis decidiram parar os caminhões em suas bases e não fazer novas viagens a partir desta sexta-feira. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, as empresas afirmaram que o aumento dos combustíveis inviabilizou o frete e que, até que as condições financeiras sejam restabelecidas, a frota ficará parada.A CNTA e empresário do ramo de transporte de combustível, também confirmou as paralisações na sua área. “Já havia uma defasagem nos preços do frete de 24% a 25%.

O assessor executivo da presidência da Confederação Nacional de Transportadores Autônomos (CNTA), Marlon Maués, diz que se trata de uma paralisação técnica, sem bloqueios nas estradas. “O aumento fez com que o sistema entrasse em colapso.”

A CNTA acha que está se criando uma equação semelhante à de 2018, quando houve a greve dos caminhoneiros. 

Governador de SC sai do PSL e entra no Republicanos, Partido que apoiará Bolsonaro

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, acaba de se filiar ao Republicanos.

O Republicanos vai apoiar a reeleição de Bolsonaro.

O Republicanos é a longa manus partidária da Igreja Universal, do bispo Edir Macedo.

No caso de Carlos Moisés, o curioso é que ele se elegeu pelo PSL, traiu Bolsonaro e o presidente jamais o perdoou.

Agora no Republicanos, ele fará nova dobradinha com Bolsonaro, mesmo que este não o apoie.

Crônica de Sexta, por Vitor Bertini

EU E O TEMPO

Em frente à minha casa tinha uma praça.

A Praça Pinheiro Machado - a Pracinha, fica na frente da casa onde passei minha infância e esse é seu nome, Praça Pinheiro Machado.

A Pracinha tinha uma área cercada, com instalações esportivas e um depósito cheio de bolas e redes; fora da cerca, lembro bem, tinha gramados, um pequeno posto de gasolina, uma cabine telefônica, uma figueira de sombra generosa, bancos de cimento e um colegiozinho de paredes coloridas. Tinha também um monumento dedicado a alguma data cívica e uma placa de bronze dizendo, temeroso respeito de todos nós, PROIBIDO PISAR NA GRAMA.

CLIQUE AQUI para ler tudo

Vitor Bertini/ https://ahistoriadasexta.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com/ bertini.vitor@gmail.com

Candidato do PL pagará jantar de aniversário de Zé Dirceu. Será na quarta-feira.

José Dirceu ganhará um jantar de aniversário de 76 anos na próxima quarta-feira, diz o Globo. 

O responsável pela cozinha será o empresário Marco Aurélio Costa, que vai se candidatar a deputado federal pelo PL, partido de Jair Bolsonaro.

Costa foi o primeiro dono do Piantella, que chegou a ser um dos restaurantes icônicos da capital federal. Agora, quer entrar para a política.

Recomendado - Programe-se para seu happy hour ou para a noite. Bier Markt, Porto Alegre.

 

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.

Cardápio no
site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Artigo, Marcelo Bagé - O RS apresentou deflação e reduziu impostos, como diz Eduardo Leite ?

O autor é médico veterinário em Pelotas. Também é graduado em Direito.

O Governador Eduardo Leite foi aos Estados Unidos, em missão oficial, e no dia de ontem fez a seguinte afirmação: “Somos o único estado do Brasil que teve deflação, no início de 2022. Isso foi possível porque reduzimos impostos no RS”. 

A frase possui duas afirmações distintas, sendo uma verdadeira, mas utilizada pelos marqueteiros do estado de forma a causar um positivo, mas enganoso, impacto no leitor, e outra falaciosa, como passarei a explicar.

Primeiro, o estado realmente apresentou deflação no primeiro mês do ano de 2022. Enquanto o IPCA , calculado pelo IBGE, apresentou variação de 0,54% em janeiro, para a cidade de Porto Alegre o índice apresentou variação negativa de 0,53% . Contudo, isso nem de longe mostra alguma melhora significativa. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Entenda a guerra dos europeus contra o agronegócio brasileiro.

 

Toyota suspende produção do Corola no interior de São Paulo

A Toyota suspendeu a produção do sedã Corolla em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Segundo o comunicado da montadora divulgado na quinta-feira, o motivo é a falta de componentes importados do Japão. 

Espera-se que a produção seja retomada a partir de 21 de março.

Na unidade da Toyota em Sorocaba (SP), onde são produzidos os modelos Corolla Cross, Yaris e o Etios, a montadora informou que as atividades seguem normalmente.

Inflação de um ano nos EUA já está em 7,9%, a maior da história

Em fevereiro, a inflação norte-americana avançou 0,8% em relação a janeiro, o equivalente a uma alta interanual de 7,9%. Destaque para alimentos, que ainda não refletiram plenamente a recente elevação dos preços de commodities. 

Espera-se que a recente alta de commodities, incluindo o petróleo, leve a pressões adicionais na leitura de março. 

O núcleo de inflação avançou 0,5% no mês passado, sugerindo que a alta de preços não está apenas concentrada em componentes mais voláteis, mas também subjacente a bens e serviços importantes. 

Bolsonaro, Tereza Cristina e Eduardo Leite esnobaram a Expodireto22

O presidente Bolsonaro e a ministra da agricultura, Tereza Cristina, esnobaram a Expodireto, que está chegando ao fim neste final de semana.

Trata-se do segundo mais importante evento do agro gaúcho.

Embora convidados, nenhum dos dois veio ao RS.

E não vieram porque não quiseram.

Nem mesmo o governador Eduardo Leite compareceu, alegando viagem inútil de final de mandato aos Estados Unidos.


Dólar volta a cair e já ameaça ficar abaixo dos R$ 5,00. A Bolsa sobe.

 A Bolsa abriu em alta.

O dólar cai.

10h34min

Bolsa, +0,72%, 114.485 pontos
Dólar comercial, -0,14%, R$ 5,0090

MDB não fala sobre proposta de prévias com todos os filiados

O deputado federal Alceu Moreira ainda não obteve retorno da proposta que fez sobre a escolha do candidato do Partido para a disputa pelo Piratini.

Ele quer prévias com a participação de todos os filiados.

Nas prévias suspensas, o quorum era bem limitado.

O candidato a candidato que disputa com Alceu a indicação, deputado estadual Gabriel Souza, o preferido do governador Eduardo Leite, não se manifestou.

No dia 14, será escolhida a nova Executiva do MDB do RS. A ela caberá decidir sobre a proposta de Alceu Moreira.

Recomendado - Sono e Memória: Qual a relação ?

A memória é influenciada pelas noites de sono, quer sejam boas, quer sejam ruins. Você sabia que um terço da vida nós passamos dormindo? Por isso mesmo,  na Vivar Sleep Center, nossa equipe de experts em conforto reforça pessoalmente o quanto um colchão é determinante na saúde de um modo geral. Imagine então o quanto uma noite mal dormida impacta na fixação da memória... 

Saiba tudo sobre sono e memória e evite aqueles "apagões" constrangedores:

www.vivar.com.br

Jornalistas não gostaram das restrições impostas por Eduardo Leite nos EUA

Nem mesmo os jornalistas que acompanham o governador Eduardo Leite gostaram das restrições impostas à presença deles e até de membros da missão, conforme relata a jornalista Rosane Oliveira, RBS, veterana em acompanhamento de missões oficiais ao exterior.

Houve muito segredo.

Os jornalistas ficaram de fora até do almoço oferecido a Leite pelo embaixador Nestor Foster.

Este tipo de restrição nunca ocorreu em missões de governos anteriores.

Dica do editor - Saiba como regularizar seu título eleitoral

 Os eleitores que pretendem votar nas eleições gerais de outubro têm quatro meses para regularizar a situação na Justiça Eleitoral. A partir de 4 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita. 

A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes.

Inflação do IPCA de fevereiro foi a 1,01%, diz IBGE

Ainflação oficial, a do IPCA, registrou alta de 1,01% em fevereiro, conforme divulgado há pouco pelo IBGE. 

Esse resultado, acima do esperado pelo mercado (0,95%), mantém as preocupações com a inflação no curto prazo.

Google viola suas regras e ajuda nos avisos de ataques aéreos russos

 O Google começou a introduzir um alerta de ataques aéreos em celulares ucranianos equipados com sistema operacional Android. A medida, anunciada por um executivo do grupo nas redes sociais, é uma colaboração ao país que neste momento lida com a invasão militar da Rússia.

Numa série de postagens no Twitter, Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android no Google, explicou a iniciativa, afirmando que o sistema começa a ser implementado nesta quinta-feira, 10, e deve demorar alguns dias para conseguir cobrir todo o território ucraniano.

“Trabalhando com o governo ucraniano, estamos lançando um sistema rápido de alertas de ataque aéreo para todos os telefones Android na Ucrânia”, afirmou o executivo.

Mourão e Dilma participam, hoje, da posse do extremista presidente do Chile, Gabriel Boric

Dilma Roussef, presidente cassada do Brasil, e Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil, estarão entre os presentes estrangeiros.

Sem maioria parlamentar, o que indica que poderá ser deposto, Gabriel Boric, político de extrema esquerda, toma posse nesta sexta-feira  como presidente do Chile com a promessa de transformar o país, para promover um estado de bem-estar social com consciência ecológica, feminista e capaz de reduzir as desigualdades.

O ex-líder estudantil, que ainda não se formou em Direito na Universidade do Chile e é deputado desde 2014, se tornará o presidente mais jovem da história do Chile aos 36 anos.

Eduardo Leite interrompe sua inútil missão aos Estados Unidos

Ao sair do PSDB para migrar para o PSD, o governador gaúcho trai a palavra dada, que foi de respeitar os resultados das prévias tucanas, portando de apoiar o vencedor do evento, no caso João Doria.

O governador Eduardo Leite decidiu antecipar para este domingo e não para terça-feira o desembarque da inútil viagem que faz aos Estados Unidos, tudo às vésperas de ir embora do governo, já que renunciará até o dia 2 de abril para disputar o Planalto.

A antecipação tem objetivo político-eleitoreiro, segundo o governador confessou obliquamente ao jornalista Guilherme Baumhardt, Correio do Povo (CLIQUE AQUI para ler). É que ele acha que as discussões sobre sua ida para o PSD precipitaram-se depois da renúncia do senador Rodrigo Pacheco. 

Instagram e Facebook violam suas regras e permitem apelos para a violência contra Putin e a Rússia

A serviço dos interesses políticos e militares americanos, a Meta, proprietária das redes sociais Facebook e Instagram, cortou suas operações na Rússia e  anunciou, ontem, que vai permitir a usuários de alguns países que apelem à violência contra o presidente Vladimir Putin e as tropas russas. 

No entanto, frisa que não permitirá violência contra civis russos.

Há controvérsia.

Nos últimos dias, várias publicações usaram expressões como “morte aos invasores russos”, um apelo que normalmente violaria as regras da Meta. 

Em resposta, a Rússia apelou aos Estados Unidos (EUA) para que parem com “atividades extremistas”.

Ufrgs retomará aulas presenciais na segunda-feira. Reitor não quer saber de passaporte vacinal.

 28 das 29 Faculdades exigem o vil passaporte. Só Instituto de Informática aboliu a exigência. A informação é de um estranho Fórum das Direções das Unidades Acadêmicas.

A Ufrgs, Universidade Federal do RS, retomará as aulas presenciais na segunda-feira.

Muitos diretores de faculdades desobedecem ordem expressa do reitor Carlos Bulhões e exigem o tirânico, inútil e jurássico passaporte vacinal.

Além do uso de máscaras.

A vanguarda gaudéria do atraso não se rende.

Bolsonaro lança, hoje, 11h, o Plano Nacional de Fertilizantes

O Ministério da Agricultura lançará nesta sexta-feira, 11 horas, o Plano Nacional de Fertilizantes, no Palácio do Planalto. A pasta planejava apresentar o plano até o fim de março, por meio de decreto presidencial.  

O objetivo da iniciativa é diminuir a dependência externa de adubos do país, atualmente em 85%, por meio da ampliação da produção local.

RS terá dia de chuvas e temperatura muito amena

Porto Alegre, 9h, 21o

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Uma frente fria que atua no Sul do Brasil traz mais um dia com muitas nuvens para o Estado e choverá na maioria das localidades.

Conforme a MetSul, os maiores volumes de chuva ocorrem na Metade Norte.

O avanço de ar mais frio e seco trará menor instabilidade a partir do Oeste e do Sul, onde o sol pode aparecer em alguns pontos.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 20ºC e a máxima chegará aos 24ºC.

Como ficam os preços dos combustíveis depois dos projetos aprovados pelo Senado. E podem vir subsídios federais.

A foto é de Fábio Rodrigues-Pozzobom, Agência Brasil. Na foto, os ministros da Economia e das Minas e Energia, ontem.

O governo vai aguardar 30 dias para decidir se subsidiará os preços dos combustíveis com dinheiro do Tesouro, tudo para estabilizar os preços. Tudo dependerá do curso da guerra na Ucrânia e seus efeitos sobre a economia global.

A aprovação pelo Senado Federal do projeto de lei que corta temporariamente tributos sobre os combustíveis tem impacto para reduzir em até dois terços o reajuste do diesel nas bombas, disse, ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes. 

“Conseguimos atenuar em dois terços o impacto”, disse o ministro.

CLIQUE AQUI para saber como o ministro fez os cálculos e o que foi aprovado no Senado.

Opinião do editor - A pandemia completa, hoje, dois anos. Conheça os números.

A pandemia de vírus chinês completa, hoje, dois anos, e o sobe e desce das curvas de casos e óbitos ao longo deste período teve vários protagonistas e não só o coronavírus as suas variantes, porque ganharam corpo as erráticas e tirânicas autoridades encarregadas de combater o flagelo e seus parceiros nos laboratórios, na academia, na política (inclusive legislativos e judiciário, com ênfase para os de corte ideológico esquerdopata) e os porta-vozes de todos eles na mídia tradicional.

Todos eles serão chamados a prestar contas pela repressão que promoveram sem necessidade a todas as atividades humanas e econômicas.

A pandemia acumula, em termos globais, quase 450 milhões de casos e mais de 6 milhões de mortes, além de 10 bilhões de doses de vacinas aplicadas e 4,3 bilhões de pessoas com duas doses ou dose única, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conheça os números de hoje da pandemia, Brasil e Estados

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 29.249.903 casos confirmados de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. 

O número total de mortes pela doença é de 654.086.

Em 24 horas, foram registrados 56.635 casos. 

No mesmo período, foram confirmadas 588 mortes de vítimas do vírus.

Segundo o mesmo boletim, 27.556.598 pessoas se recuperaram da doença e 1.039.219 casos estão em acompanhamento.

Conheça os dados sobre as UTIs de Porto Alegre

 Continuam estáveis as taxas de ocupação dos leitos de UTIs  Adulto e Pediátricas de Porto Alegre:

Adultos - 85,18%, estando 632 leitos ocupados, 93 dos quais por doentes com vírus chinês.

Pediátricos - 85,79%, estando 90 leitos ocupados, 90 dos quais por doentes em geral e 5 com casos confirmados de vírus chinês.

CLIQUE AQUI para examinar os dados de todos os hospitais.

Porto Alegre poderá ficar sem máscaras em ambientes externos nesta sexta-feira

A reunião sobre o assunto será as 10h.

A foto é de Giulian Serafim, PMPA.

O prefeito Sebastião Melo já dispõe dos dados técnicos e das avaliações de um grupo de professores que convidou, ontem, para discutir a questão.

A decisão poderá sair hoje.

Os governos de SP, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio e Rondônia, anunciaram o fim das máscaras em ambientes externos. Foi esta semana. Outros Estados farão o mesmo ainda hoje.

CLIQUE AQUI para examinar o atual cenário epidemiológico da Capital.

Saiba onde vacinar em Porto Alegre

 A vacinação para a população acima de 12 anos irá ocorrer em 33 locais: Shopping João Pessoa e 32 unidades de saúde - quatro delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Ramos, São Carlos e Tristeza).

CLIQUE AQUI para ver os endereços e horários.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/