Yeda consegue aprovação para seu governo e avança nas eleições

A grande surpresa desta última avaliação feita pelo Ibope para a RBS foi a melhoria significativa do desempenho da governadora Yeda Crusius, que saltou de 11% para 15% (18% ou 12%, pela margem de erro) e conseguiu aprovação para o seu governo, já que obteve nota 5.

. O editor falou no meio da semana com Claudio Diaz, presidente do PSDB, que informou sob compromisso de reserva os números da pesquisa interna do Partido: Tarso, 38%; Fogaça, 28%; Yeda, 16%.

. Yeda beneficiou-se da maior visibilidade das suas ações de governo e do sucesso das alianças eleitorais que acertou, como também buscou votos em cima do eleitorado de Fogaça e de Luís Lara. A governadora ainda amarga um índice de rejeição altíssimo, 47%, quatro vezes maior do que o número do segundo colocado, arso Genro, que tem 12%.

. Tarso Genro lidera folgadamente e cresceu muito depois que Beto Albuquerque transferiu-lhe quase todos os seus votos, mas o candidato do PT parece ter extrapolado do seu teto.

. O caso mais problemático é o de José Fogaça, que recuou em relação aos pontos que já tinha capturado. O candidato do PMDB, contudo, possui baixíssimo índice de rejeição, o que quer dizer que poderá avançar sobre o eleitorado sem receio de ser repelido - até pelo contrário.

- O início da campanha pela TV e pelo rádio, 17 de agosto, balizará as mudanças que ocorrerão com certeza.

Ibope RS: Serra, 47%; Dilma, 37%; Marina, 6%.

Ibope RS
Pesquisa encomendada pela RBS

José Serra, 46%
Dilma Roussef, 37%
Marina Silva, 6%
- Demais candidatos, 3%

Segundo turno
Serra, 50%; Dilma, 41%.

Ibope: Tarso, 39%; Fogaça, 29%; Yeda, 15%

Clipping
Zero Hora - 10 de julho de 2010

Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%.

. A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, mostra ainda outros cenários. Num eventual segundo turno, Tarso levaria vantagem, com 48% sobre o candidato do PMDB, que ficaria com 39%. Em cenário no qual estaria incluída a governadora Yeda Crusius, o candidato do PT vai para 59% contra 24% da representante do PSDB. Em um confronto entre Fogaça e Yeda, o candidato peemedebista ficaria com 58%, enquanto Yeda teria 22%.

. Na consulta espontânea - quando não são apresentados os candidatos -, 62% dos entrevistados se mostraram indecisos em quem votar.

Líder do PT debocha do apoio de Collares a Tarso: "Como é bom ser conselheiro de Itaipu, ha, ha, ha !"

Marcos Mazoni, presidente do Serpro, quando foi presidente da Procergs, no governo Olívio Dutra, teve como um dos seus primeiros atos o cancelamento unilateral do contrato que o editor tinha com a companhia para envio da sua newsletter diária. O editor processou a Procergs, mas perdeu o caso. Ele é da ala mais xiita do PT, a DS (Democracia Socialista), do deputado Raul Pont. Na Procergs, financiou produtos na área do software livre e distribui-os de graça, mas foi levado a juízo. Agora, em Brasília, junto com Marcelo Branco, com quem dividiu o comando da Procergs, toca o Serpro, o Serviço Federal de Processamento de Dados. De acordo com a notícia abaixo, comete toda sorte de tropelias na repartição pública, usando os recursos do contribuinte para fazer campanha ilegal para Dilma Roussef, sua companheira do governo Olívio Dutra. Esta semana, ao saber que o ex-governador Alceu Collares resolveu apoiar Tarso Genro, mandou mensagem para Marcelo Branco, nestes termos, debochando da qualidade do apoio: "Como é bom ser conselheiro de Itaipu, ha, ha, ha !". Nem os petistas respeitam o "desinteressado" apoio de Collares. LEIA a notícia a seguir da Folha deste sábado:


Diretor monta ato pró-Dilma no comando de órgão federal
Em horário de trabalho, chefe do Serpro convoca servidores para carreata Ponto de encontro é no próprio órgão; "Avisa a "companheirada", diz Marcos Mazoni no Twitter a colega petista SILVIO NAVARRODO PAINEL
Instalado no comando de um órgão estratégico da máquina pública, o diretor-presidente do Serpro (serviço de processamento de dados do governo federal), Marcos Mazoni, desempenha simultaneamente a função de arregimentar servidores na Esplanada e organizar carreatas em Brasília para a campanha de Dilma Rousseff (PT).O ponto de encontro, segundo o próprio Mazoni, é o estacionamento do Serpro. A convocatória dos funcionários é feita pela internet, em horário de expediente.A maioria da comitiva petista é composta de servidores do Serpro, do Ministério da Educação e da Casa Brasil, órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia para acesso gratuito à internet.Segundo a legislação eleitoral, funcionários públicos não podem participar de campanha em horário de trabalho. As recomendações constam da cartilha da AGU (Advocacia-Geral da União), avalizada pela Comissão de Ética Pública da Presidência.O dirigente atua em parceria com Marcelo Branco, coordenador de Dilma na internet, de quem é amigo. Gaúchos, trabalharam juntos no órgão de processamento de dados do RS.Um dos eventos ocorreu anteontem. O número um do Serpro fez o chamado pelo seu Twitter, às 11h34: "Hoje vamos fazer uma carreata pró-Dilma ao meio dia aqui em Brasília". Ontem, ele mandou o seguinte recado, às 11h43, para Branco: "Avisa a "companheirada" de Brasília que estamos fazendo carreatas todas as quintas ao meio dia saindo da frente da sede Serpro".A partir da semana que vem, os atos pró-Dilma conduzidos por ele serão semanais. "Para não precisar toda hora dizer, vai ter uma programação permanente, toda quinta-feira", disse à Folha.Mazoni e Marcelo Branco também trocam mensagens sobre acordos políticos no Rio Grande do Sul. Na terça-feira passada, Branco escreveu no Twitter, às 13h16: "Exclusivo: ex-governador Collares do PDT apoia Tarso para governador e Dilma para presidente". Mazoni respondeu quatro minutos depois: "Como é bom ser conselheiro de Itaipu hahaha". Collares é conselheiro da empresa binacional e, para apoiar Tarso, rompeu com seu partido, que indicou o vice de José Fogaça (PMDB) ao governo.Quadro da corrente DS (Democracia Socialista) do PT, Mazoni é ligado ao ex-ministro da Justiça Tarso Genro. Foi sindicalista da área de telefonia e assessor de Olívio Dutra (PT) na Prefeitura de Porto Alegre. Assumiu o Serpro após a queda do grupo do ex-ministro Antonio Palocci, que controlava o órgão.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/