Dica de humor político - Quanto vale o show, por Cláudio Spritzer

Cláudio Spritzer é cartunista político, Porto Alegre 

Agora, sim, é pra valer. Vai começar o julgamento de Bolsonaro.

Opinião do editor - E agora, Bolsonaro ?

Os 5 x 0 contabilizados para a aceitação da denúncia feita pela PGR contra Bolsonaro eram pedras contadas, já que se sabia de antemão que este julgamento da admissibilidade e o início da ação penal propriamente dita é não só um jogo de cartas marcadas, mas é sobretudo a reedição daquilo que ficou conhecido como os "Processos de Moscou".

Os Processos de Moscou Os Processos de Moscou é como ficaram conhecidos uma série de julgamentos dos opositores de Josef Stalin ocorridos entre 1936 e 1938 na União Soviética, durante o Grande Expurgo. Esses processos ficaram famosos pelas "confissões" arrancadas dos acusados sob tortura, coerção e chantagem.

Tudo ao arrepio do devido processo legal aceito universalmente como ato civilizatório de justiça, ou seja, próprio de uma democracia fraturada, ou seja, da inexistência de um estado democrático de direito.

É simples assim.

Senão vejamos

CLIQUE AQUI para ler mais.

O advogado Bruno Salles Ribeiro fala sobre o prazo de duração do julgamento de Bolsonaro

Este material é do site Congresso em Foco.

Dica do editor - Saiba quanto tempo levará o proceso instaurado conra Bolsonaro

Aberta a ação penal contra Bolsonaro e outros 7 réus, começará a fase de instrução processual, quando são colhidas as provas e depoimentos de testemunhas e acusados. Nesta etapa, será realizado o  julgamento propriamente dito: desta vez, os ministros decidirão, com base nas provas, se os acusados serão condenados ou absolvidos. Em caso de condenação, cada um deve receber uma pena individualmente por cada crime admitido. A estimastiva é de que Bolsonaro seja condenado a pena de até 43 anos. O criminalista Bruno Santos Ribeiro estima que o julgamento possa levar de 1 a 2 anos, considerando-se o trânsito em julgado, quando não há mais recurso. 

Como este julgamento é político, inconstitucional, portanto ilegal, tipo "Processos de Moscou", combinado para pegar Bolsonaro e seus principais aliados, tudo será feito de maneira célere e a tempo de concluir às vésperas das eleioções do ano que vem.

Artigo, Percival Puggina - A corte está nua

O autor é editor do Blog do Puggina

A narrativa envelheceu. Capenga, aguarda aposentadoria por falta de condições de prosseguir prestando serviços. Não vai para o exílio, mas para o asilo das estórias mal contadas. Em seu caminho, foi desacreditando as instituições e promovendo uma semeadura de indignações tão intensas que descrédito e indignação são, hoje, os dois sentimentos mais reais entre milhões de brasileiros em relação ao que acontece no Brasil.

Não tenho como saber de quantos milhões estou falando porque no grande total estão os anestesiados pela miséria, estão os drogados pelo conta-gotas do assistencialismo prestado pelo Estado, estão os dopados por overdoses de verbas públicas, estão os omissos com folha corrida, estão os subjugados pelo medo e estão os sabujos de toda tirania.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Oposição fará coletiva, 17h, para falar do julgamento de Bolsonaro

Será as 17h a entrevista coletiva que os deputados Zucco e DeToni chamaram para as 17h, hoje, no Salão Verde da Câmara. Os líderes da Oposição e  da Minoria vão falar sobre ojulgamento de Bolsonaro e informar os próximos passos na defesa do ex-presidente, que incluem as votações dos projetos de inelegibilidade e da anistia.

1a Turma já formou maioria para tornar Bolsonaro réu do "Processo de Moscou"

 Como se esperava neste jogo de cartas marcadas dejulgamento estritamente político, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022. 

Três dos cinco ministros já votaram para aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os votos foram dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Luiz Fux. Ainda faltam votar Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Vai ser por unanimidade, como combinado entre eles.

Morreu Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, 77 anos

Morreu o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), aos 77 anos. O político estava internado desde 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, na capital mineira, com um quadro de insuficiência respiratória aguda.

Ele deixa a viúva, Mônica Drummond, 2 filhos e 4 neto.

O prefeito estava vivendo com a ajuda de aparelhos.

Dica do editor - Ignore o título e veja, hoje, "O Brutalista", no Prime

CLIQUE AQUI para ler análise de Déborah Schmidt, "Amigos de Pelotas", sobre este filme.

Recomendado - Reserve seu próximo evento no Bier Markt. Use o Whats e faça isto agora mesmo, nesta terça-feira

Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário, casamento?
formatura e eventos em geral.

Bier Markt foi 1o lugar de Veja
na sua categoria,tudo durante os anos nos quais a revista fez suas avaliações.

ABRE HOJE, QUARTA-FEIRA

Whats
993882401
993887265.

BIER MARKT, 15 ANOS/
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento

Energia Solar em risco: A falta de centralização de informações e seus efeitos

O mercado de energia solar no Brasil está se expandindo rapidamente, mas enfrenta desafios significativos relacionados à transparência e precisão dos dados. Atualmente, o setor carece de um órgão regulador que centralize e padronize as informações disponíveis. 

As estatísticas disponíveis geralmente provêm de pesquisas realizadas por institutos e consultorias, cujos dados frequentemente não refletem com precisão a realidade do mercado. Embora essas pesquisas sejam valiosas, elas têm limitações que podem comprometer a análise do setor. 

Como resultado, a percepção do mercado de energia solar no Brasil pode estar subestimada ou superestimada, distorcendo a visão sobre a concorrência e o crescimento do setor. Para que o potencial da energia solar seja plenamente realizado, é crucial que haja um esforço conjunto para melhorar a qualidade e a transparência dos dados disponíveis, permitindo uma compreensão mais precisa e fundamentada do cenário atual e das perspectivas futuras. 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o que está acontecendo com o setor solar no país e a revolta de muitas empresas que estão sendo afetadas com pesquisas que não mostram a realidade do setor no Brasil. A matéria é da "revista Conecta Energia", especializada no setor de energia.

VR Energia inova com 1ª fatura de energia grátis para empresas que migrem para o Mercado Livre

Nos últimos anos, o mercado livre de energia no Brasil tem se consolidado como uma alternativa atraente para empresas que buscam reduzir custos e adotar práticas mais sustentáveis. Em 2024, esse mercado proporcionou aos consumidores uma economia de R$ 55 bilhões em gastos com energia elétrica. 

Para que mais empresas migrem para o mercado livre, a VR Energia Sustentável lançou uma promoção especial, oferecendo a primeira fatura de energia grátis para aqueles que decidirem migrar para o mercado livre. "Essa nossa iniciativa é válida entre os dias 17 de março e 30 de abril e não apenas representa uma economia imediata para empresários de todos os setores, mas também facilita a transição para um modelo de fornecimento mais flexível e alinhado com as necessidades específicas de cada negócio", destaca a CEO da VR Energia, Viviane Rosa (foto). 

Com mais de 100 clientes já migrados na região Sul, a VR Energia se destaca por sua capacidade de atender à crescente demanda por energia renovável e soluções personalizadas para cada empresa. Saiba mais em https://www.instagram.com/vr.energiasustentavel/


Este blog bateu recorde de leitores nesta terça-feira. Conheça os números.

Este blog bateu o recorde de leituras dos últimos 10 dias, alcançando 30.624 leitores nesta terça-feira,  segundo o Google Analytics.

O número revela o acerto da cobertura que o editor fez, ontem,do primeiro dia de julgamento do pedido de admissibilidade das ação proposta pela PGR contra Bolsonaro e outros 7 denunciados por suposta tentativa de golpe de Estado.

Para que o leitor tenha uma idéia da importância do número, basta comparar com o número médio de leitores diários do site do maior jornal do RS, no caso Zero Hora, que é de 120 mil, segundo o IVC.Esteblog é produzido por uma só pessoa, ao contrário do site do jornal, que conta com a colaboração de centenas de profissionais, considerando-se que é abastecido por toda a rede RBS.

Dica do editor - Usina do Gasômetro, Porto Alegre, reabriu para receber a 14a. Bienal do Mercosul

Foi parcialmente reaberta, ontem, a Usina do Gasômetro, Porto Alegre, localizada no centro histórico. O centro cultural receberá  nesta quinta-feira, a 14ª Bienal do Mercosul. Dos cerca de 12 mil metros quadrados do prédio histórico, a Bienal ocupará 2,5 mil metros no térreo e no mezanino. Os tapumes foram instalados em toda a extensão da Usina em 2020, quando iniciaram os trabalhos de revitalização. As proteções das laterais e dos fundos permanecerão, até que os serviços estejam concluídos.

A Usina do Gasômetro é um prédio tombado e foi recuperado e revitalizado pela ex-secretária municipal da Educação, Neuza Canabarro.

A Grande Farsa, ParteII, porJeffrey Chiquini

 Fux abriu o flanco para julgamento ir ao Pleno do STF.

Aposentados e pensionistas que tomarem consignado pagarão juros de 1,85% ao mês

 Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão mais nas futuras operações de crédito consignado. Por 12 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta terça-feira (25) o novo limite de juros de 1,85% ao mês para essas operações.O novo teto é 0,05 ponto percentual maior que o limite atual, de 1,8% ao mês, nível que vigorava desde o início de janeiro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado foi mantido em 2,46% ao mês.

Propostas pelo governo, as medidas entram em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. Os bancos haviam pedido a elevação do teto para 1,99% ao mês.

Dica do editor - Veja e ouça Isabela Fogaça interpretando "Porto Alegre é Demais"

É a Justiça quem está sendo julgada no caso Bolsonaro, diz senador Marcos Rogério. Veja o vídeo.

Este material é da Folha Política.

Agora, ao vivo, 2o dia do julgamento de Bolsonaro. Material é da Rádio Auri Verde, Bauru, SP

Dica do editor - Saiba como Porto Alegre comemora, hoje, seus 253 anos

Porto Alegre completa 253 anos em 26 de março. Para comemorar a semana de aniversário da cidade, uma série de atividades estão programadas. Ontem, milhares de pessoas foram ao churrasco solidário promovido pela prefeitura no Largo Glênio Peres.

Ao meio dia, a Federasul realizará o seu Tá na Mesa para falar sobre o aniversário. Um dos convidados é a cantora Isabela Fogaça, que consagrou a música "Porto Alegre é Demais", um hino não oficial da Capital do RS.

CLIQUE AQUI para examinar a programação de hoje e da semana.

Dólar caiu forte, ontem. A Bolsa avançou 0,57%.

O dólar comercial encerrou esta terça vendido a R$ 5,709, com queda de R$ 0,043 (-0,75%). A cotação começou o dia em queda livre, chegando a R$ 5,67 pouco depois das 12h. 

Com o desempenho desta terça, a moeda norte-americana cai 3,5% em março. Em 2025, a divisa recua 7,62%.

Bolsa

O mercado de ações teve um dia de ganhos. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 132.068 pontos, com alta de 0,57%. O indicador chegou a subir 1,64% às 12h48, mas perdeu força durante a tarde. Na última quarta-feira (19), a bolsa brasileira tinha fechado no maior nível do ano, aos 132.508 pontos.


Saiba como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro. Hoje sairá a decisão deste jogo de cartas marcadas.

Um incidente chegou a truncar a fala do relator Moraes, quando foi detido o advogado de Filipe Martins, Sebastião Coelho, liberado pouco depois. Coelho foi impedido de acompanhar o julgamento.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta quarta-feira se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados pela trama golpista se tornarão réus. A sessão deve começar às 9h30.O colegiado entrará no segundo dia do julgamento do recebimento da denúncia apresentada no mês passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito dos 34 acusados de integrar uma organização criminosa para praticar atos contra a democracia, entre 2021 e o início de 2023.

(...)

Bolsonaro apareceu de surpresa no STF (foto acima) e acompanhou presencialmente a sessão. Apesar de não existir qualquer impedimento, a presença de investigados durante os julgamentos do STF não é comum.

CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre o primeiro dia.

Eduardo Leite foi a Brasília para ajudar o agro, mas ignora única solução possível para a dívida

Leite não falou no projeto de securitização da dívida do agro gaúcho, iniciativa do senador Luiz Carlos Heinze (foto), mas esta é a solução do problema (CLIQUE AQUI para conhecer o projeto).

O governador Eduardo Leite foi, ontem, a Brasília, onde manteve reunião com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), pedindo apoio da entidade aos pleitos dos produtores gaúchos especialmente por medidas para enfrentar o endividamento, após quatro anos consecutivos de estiagens severas que prejudicaram a produtividade no campo. Nos últimos anos, o RS enfrentou quatro estiagens muito severas que frustraram a produtividade no campo e geraram dificuldades no cumprimento dos compromissos financeiros. Mais cedo, o governador já havia se reunido com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion, na qual também apresentou a situação ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Municipários de Porto Alegre chamam nova greve geral para abril

 Em assembleia bastante concorrida, servidores municipais chamados pelo Sindicato dos Municipários, o Simpa, controlado por ativistas do Psol, PCdoB e PT, decretou greve geral para abril em Porto Alegre, sem agendar data específica.

Os funcionários querem aumento salarial e outros benefícios.

Na quinta-feira, o Simpa promoveu greve de 24 horas, mas ela fracassou. Uma passeata em direção ao prédio da nova prefeitura resultou na participação de 53 pessoas, segundo contagem feita pelo editor, que estava no local.

RS terá tempo bom nesta quarta-feira. Instabilidade só ocorrerá no Norte e Noroeste do Estado.

O RS terá pontos de instabilidade no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia. 

A previsão é da MetSul.

O último boletim da empresa diz que o tempo será bom no restante do Estado.

Na Metade Sul e Leste, a expectativa é de predomínio de sol com alternância entre períodos de nuvens e tempo mais aberto. A temperatura sobe e predomina o abafamento. 

Amanhã e na sexta-feira, no entanto, choverá em todo o RS.

Em Porto Alegre, hoje, a temperatura mínima será de 20ºC e a máxima de 31ºC.


Ao vivo, acompanhe "Agora Brasil", com Guilherme Bamhardt, até as 9h.

 A partir das 9h, Glauco Fonsêca apresenta "+Brasil Mundo".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/