Agora, ao vivo, "Oeste sem Filtro", com Silvio Navarro, Henkel e Augusto Nunes

Onyx Lorenzoni dá exclusiva sobre a situação do RS. Acompanhe em "De olho na Mídia", com Alfredo Bessow.

Dica do editor - "Corredor Humanitário", Porto Alegre, já pode ser usado a partir das 22h e até as 5h

 A EPTC antecipou da meia noite para as 22h o início da abertura da ligação do Túnel da Conceição com a avenida Castelo Branco e depois com a freeway.

Os dados técnicos permitem a medida.

Hoje, 20 mil carros autorizados passaram pelo corredor provisório.

Com a queda do nível do Guaíba, novas rotas poderão ser abertas para alcançar a freeway.

Moraes manda prender 47 condenados pelo 8 de Janeiro. 10 dos presos políticos já se exilaram no Uruguai e na Argentina.


O jornal Zero Hora de hoje, que não poupa adjetivos para injuriar os presos políticos, chamando-os de "baderneiros", "extremistas de direita" e de "golpistas", publica, hoje reportagem desprezível assinada pelo jornalista Humberto Trezzi (foto ao lado).

 O ministro Alexandre de Moraes mandou prender 40 condenados e sete investigados pelos protestos de 8 de janeiro de 2024. Eles são considerados fugitivos, porque não quiseram esperar pelo julgamento dos recursos que interpuseram e que não dariam em nada.

Dos 47 foragidos, pelo menos 10 conseguiram fugir, conforme levantamento do portal de notícias UOL. A maioria está no Uruguai ou na Argentina, sendo que os Estados Unidos são rota de fuga de pelo menos dois réus. O site diz que a Polícia Federal não consegue localizar 51 presos políticos. Todos esses 51 tiveram pedido de colocação de seu nome na lista Difusão Vermelha da Interpol (Polícia Internacional, que atua em mais de 100 países).

.

Bolsonaro chama Paulo Pimenta de interventor no RS

 O ex-presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais para criticar a escolha de Paulo Pimenta como ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul. Ele publicou um vídeo do ministro na Venezuela, que também foi publicado por este blog, esta manhã, no qual ele homenageia e chama de presidente o ditador Nicolás Maduro. 

O ex-mandatário escreveu em sua conta no Twitter/X: 

- Paulo Pimenta, na Venezuela, homenageia Maduro, Ortega, Chaves e Morales; este é o escolhido de Lula como ‘interventor’ no Rio Grande do Sul”.

CLIQUE AQUI para ler a postagem de Bolsonaro no X.

Flávio Dino mantém afastamento indecente de Thompson Flores e Loraci Lima. TRF4

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, manteve, nesta segunda-feira, o afastamento dos desembargadores Thompson Flores e Loraci Lima, ambos do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4).

Flores e Lima se tornaram alvo do corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Felipe Salomão..

Flávio Dino reiterou argumentos do CNJ.

CLIQUE AQUI para entender o caso.


Dica do editor - Será amanhã a disputa pela presidência da Fiergs. Predomínio da situação é posto em xeque.

 A eleição da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) ocorre nesta terça-feira, entre 10h e 16h, de forma híbrida, para um mandato entre 2024 e 2027. A Chapa 1, apoiada pelo atual prfesidente Pedtry, é liderada pelo atual vice-presidente da FIERGS, Claudio Bier, e a Chapa 2, que poderá quebrar o longo predomínio situacionista, encabeçada pelo vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), Thômaz Nunnenkamp. Os vice-presidentes de Claudio Bier são André Bier Gerdau Johannpeter, Arildo Bennech Oliveira, Claudio Teitelbaum, Clovis Tramontina, Maristela Cusin Longhi e Ubiratã Rezler. Os vice-presidentes de Thômaz Nunnenkamp são Cezar Luiz Muller, Marcos Odorico Oderich, Marlos Davi Schmidt, Mateus Bertolini Sonda, Sergio de Bortoli Galera e Ubirajara Terra.

 Em função dos alagamentos em Porto Alegre, que atingiram o bairro Sarandi, onde está localizada a sede da FIERGS, a votação presencial será realizada na Associação Leopoldina Juvenil, na Rua Marquês do Herval, nº 280, Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Para a votação, tanto presencial como remota, será utilizado sistema eletrônico de votação, através de conexão segura. A plataforma eletrônica será o Sistema Eletrônico de Votação para a Indústria (Sevi).

Ciro Gomes ataca Janja e Lula ao falar sobre fakenews no RS

Ciro denunciou que Janja comanda uma "máquina suja" de produzir fakenews.

O ex-governador Ciro Gomes (PDT), fez uma publicação em suas redes sociais. neste domingo, com críticas ao governo nomeado de Lula da Silva (PT) e à primeira-dama Janja. 

Ciro disse que o govedrno lulopetista está preocupada com as fake news e não com a tragédia no Rio Grande do Sul:

- Me impressiona a quantidade de vezes que autoridades, como o presidente Lula, se queixam de fake news. A disputa mesquinha de imagem política parece ocupá-los mais do que o próprio serviço.

CLIQUE AQUI para ler as denúncias completas feitas por Ciro.

Maria do Rosário critica, com razão, a ideia de "cidades provisórias" no RS. Veja o vídeo.

Este material é do Poder360.

Ministro da Defesa e Comandante do Exército finalmente chegam ao RS

O ministro da Defesa, José Múcio, o comandante do Exército, general Tomás Miguel Paiva, finalmente apareceram no RS.

Eles cumprirão programa de 3 dias no Estado.

Neste momento, estão em Porto Alegre.

Nesta manhã, o ministro e o general visitaram o Hospital de Campanha (H Camp) montado nas dependências do antigo 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC AP), em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Inaugurado no último dia 9 para auxiliar no atendimento a pacientes de todas as idades afetados pelas enchentes, o local alcançou, no último domingo, a marca de mil atendimentos. O grupo foi recepcionado pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, PT, que vem enfrentando forte crítica na cidade em função da desastrada maneira com que vem gerindo a crise.

Este é o atual Top5 deste blog

Estas foram as 5 notas mais procuradas pelos leitores deste blog nos últimos dias, segundo o Google Analytcs.

E constituem o nosso Top5:

Opinião do editor - Eduardo Leite dá o troco e reduz importância política de Paulo Pimenta

Prefeito Jairo Jorge, Canoas, move ação criminal de R$ 1 milhão contra vereador do PP

Pimenta é flagrado numa churrascaria e fica irritado com repórter da Revista Oeste

Governador Eduardo Leite não gostou da nomeação do interventor Paulo Pimenta. Veja o vídeo.

Saiba como Pimenta avança na tentativa de governar o governo do RS


Este blog vem batendo sucessivos recordes de leitores. Neste momento, 15h34min, já são 61 mil.

Este blog vem batendo sucessivos recordes de leitores desde o início da tragédia das águas no RS.

Neste momento, 15h34min, já são 61.004 leitores. ´

Os números são do Google Analytics.

Para que os leitores possam fazer comparação, o site que reúne os principais veículos de comunicação da RBS, que é o maior grupo da área no RS, registra uma média diária de 97 mil leitores, segundo o IVC. O jornal diário do grupo, o mais importante do Estado, tem tiragem diária de 46 mil exemplares, de acordo também com o IVC. Mais recentemente, o IVC refez seus cálculos eencontrou o número de 114 mil.

O jornal de maior circula~]ao do Brasil, a Folha, tem 295 mil leitores, seguido de O Globo, com 287 mil, Estadão com 154 mil e Valor, 109 mil.

A tabela produzida pelo site Poder360 mostra os números dos 12 principais diários do Brasil.

Quase todos têm perdido leitores.

Osmar Terra quer Paulo Pimenta fora do RS

O gaúcho Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, foi designado pelo governo nomeado como ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul. Porém, de maneira surpreendente afirmou na reunião do Conselho, no dia 16, que “ a gente não sabe nem para que lado se mexer",

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) comentou:

- Se Paulo Pimenta não sabe, deve deixar o governo estadual comandar as ações, como deve ser. O que não pode é ter dois governadores no Rio Grande do Sul, um eleito e o outro nomeado pelo Lula. 

E avisou:

- Até onde eu sei, ainda não estamos sob intervenção. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, José Galló, Brazil Journal - A reconstrução criativa que se impõe aos gaúchos

José Galló é ex-CEO da rede de Lojas Renner e conselheiro de várias grandes empresas do Brasil.

Estamos colhendo o acumulado de um jeito de governar. Com eleições a cada quatro anos, os planos são feitos em uma gestão e abandonados na seguinte, ou pior, são feitos novos planos esquecendo os do passado. Além disso, vários cargos decisórios na área de infraestrutura são ocupados por políticos sem experiência técnica.  

O Poder Público tem adotado uma visão de curto prazo, casuística, sem pensar no futuro – e a política de infraestrutura é, na maioria dos casos, feita de remendos e quebra-galhos. 

Novas catástrofes virão. 

Se, como dizia Einstein, continuarmos fazendo as mesmas coisas, continuaremos a obter os mesmos resultados – no caso, os mesmos problemas, com as mesmas consequências.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Agora, ao vivo, o editor está em +Brasil, com o comando de Júlio Ribeiro. O programa vai até as 15h.

Publicidade - Venha conversar, comer e beber com seus colegas no Bier Markt. Nós resistimos.

Bier Markt criou este voucher solidário que você pode comprar para usar ou para presentear algum amigo ou conhecido. É válido até o final do ano. Use este Whats para comprar e receber o voucher
Desde domingo retrasado, o Bier Markt permaneceu aberto dia e noite,  trabalhando durante o dia para operar por conta própria e com os recursos doados, insumos para montar sanduíches para os desabrigados de Porto Alegre. E fez entrega de 1000 deles por dia. 

Amanhã, segunda-feira, o pub abrirá para seus clientes, a partir das 17h.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats
993882401 / 993887265.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Porto Alegre
Rio Grande do Sul

Dica do editor - Agende-se para ver esta minissérie australiana, "Secret City", Netflix

 CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta minissérie.

Mercado financeiro prevê inflação de 3,80% e PIB de +2,05% em 2024

As informações a seguir foram divulgadas no Boletim Focus desta segunda-feira, 20:

De acordo com o relatório, a Selic agora deve terminar o ano em 10%, ante os 9,75% da semana passada.

Inflação - Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa do mercado passou de 3,76% para 3,80% em 2024. 
PIB -  - Para o Produto Interno Bruto (PIB), o mercado colocou o pé no freio e reduziu a projeção de 2,09% para 2,05% neste ano. 
Câmbio - No câmbio, a estimativa para o dólar em 2024 subiu de R$ 5 para R$ 5,04. 

Senador Mourão diz que Pimenta mente sobre as casas de bomba de Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão usou o seu X, hoje, para desmascarar o ministro Paulo Pimenta, que continua metendo os pés pelas mãos no seu afã de se firmar como vice-rei do RS.

O que denuncia Mourão:

- O ministro Paulo Pimenta teve o cinismo de dizer que as casas de bomba de Porto Alegre são de 1970 e que, de lá para cá, não foi feito nada...Sem citar nomes, culpou os governos Temer e Bolsonaro. O ministro deve ter memória curta e deve ter esquecido os governos Lula e Dilma, os governos Olívio e Tarso; bem como o fato de que a prefeitura de Porto Alegre esteve 16 anos, entre 1989 e 2005, nas mãos do PT.

Os governos do PT, 16 anos, 1989 a 2005, entregaram as casas de bomba e os portões do Muro da Mauá em pandarecos, conforme o editor mostra no seu livro "Herança Maldita: os 16 anos do PT em Porto Alegre".

Memória - Veja este discurso de Paulo Pimenta em homenagem a Maduro, cara a cara, em Caracas

Bolsa abre a semana em queda. O dólar sobe.

 A Bolsa abriu a semana em queda.

O dólar sobe.

10h58min

Bolsa, -0,40%, 127.632 para venda
Dólar comercial, +0,37%, R$ 5,1213 para a venda

Dica do editor - Negociações do Desenrola termina hoje

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até esta segunda-feira para renegociar os débitos no Desenrola Brasil. 

O prazo de adesão para a Faixa 1 do programa havia sido prorrogado no fim de março

Opinião do editor - Saiba por que o editor é contra adiar as eleições de outubro no RS

Os casos excepcionais, como o de Eldorado do sul, devem ser tratados como excepcionais e nestes casos o adiamento será inevitável. Na imensa maioria dos municípios, o pleito pode ser realizado sem problemas ou com pequenas adaptações.

O governador Eduardo Leite disse que uma decisão sobre o adiamento das eleições deste ano "será tomada em breve".

O tucano disse isto no transcurso de longa entrevista publicada hoje por O Globo.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista, que trata da situação da tragédia das águas.

O adiamento é oportunista e uma afronta aos eleitores, porque até elas ocorrem até mesmo em situações de guerra, como são os casos das recentes eleições na Rússia e em Israel. E será oportunidade histórica para avaliar no fragor da batalha, os prefeitos e vereadores que enfrentam com competência e coragem os deletérios efeitos da tragédia das águas sobre seus municípios.

Águas cedem em Porto Alegre, mas voluntários continuam resgatando gente, conta Agência Brasil. Leia tudo.

Foto de Rafa Neddermeyer, Agência Brasil.

O repórter Pedro Rafael Villela, enviado especial da Agência Brasil ao RS, conta que enquanto em algumas regiões de Porto Alegre, como parte do Centro Histórico e bairros da Zona Sul, a água do Guaíba baixou e a limpeza começou a ser feita, na Zona Norte da cidade a inundação permanece. 

A Agência Brasil acompanhou um ponto de resgate e acolhimento montado por centenas de voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Cairú, no bairro de Navegantes, na região do chamado 4º Distrito. O bairro fica nos arredores do Aeroporto Salgado Filho, terminal que segue fechado por tempo indeterminado justamente por continuar alagado.

CLIQUE AQUI para ler tudo e examinar as fotos.

Correio do Povo volta a circular em formato impresso, após duas semanas de suspensão

O jornal Correio do Povo, Porto Alegre, que é da Rede Record, voltou a circular, hoje, com sua edição impressa.

O diário parou de ser impresso há duas semanas, mas teve sua edição completa publicada em versão digital.

Da mesma forma que seu concorrente Zero Hora, RBS, que igualmente teve seu parque gráfico invadido pelas águas, o Correio do Povo passou a ser impresso em Novo Hamburgo, no complexo gráfico do Grupo Editorial Sinos, cujo carro-chefe é o Jornal NH.

"Foi uma noite de terror em Porto Alegre", disse o vereador Alexandre Bobadra

O editor recebeu esta imagem pelo seu Whats 51.99945.9810.

Em vídeo gravado ontem a noite, o vereador Alexandre Bobadra, PL, narrou o acontecimento criminosos e classificou os ataques como verdadeiros ato de terrorismo.

O terror só foi contido pela intervenção da Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros.

Um grupo de cerca de 50 manifestantes de um complexo habitacional popular conhecido como Carandiru, apedrejou carros e incendiou dois ônibus na noite deste domingo a noite, em Porto Alegre. O Carandiru, que fica na avenida Princesa Isabel, ao lado do Instituto de Cardiologia, costuma abrigar criminosos ligados ao tráfico.

Os passageiros dos ônibus foram obrigados a desembarcar dos ônibus por criminosos munidos de bombas molotov.

O editor recebeu fotos e vídeos por WhatsApp.

Segundo testemunhas, teria relação com a morte de um morador de um condomínio no local.

Dica do editor - Escolas municipais de Porto Alegre reabrem hoje e amanhã

Nesta segunda-feira, as aulas serão retomadas em 22 escolas da rede municipal de educação de Porto Alegre. Outras 16 unidades voltam ao funcionamento na terça-feira. A Secretaria Municipal de Educação determinou o reinício das atividades em todas as unidades que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica. Neste primeiro momento, a orientação da Smed é de que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes. Será realizado o registro de presença dos alunos, justificando-se a ausência dos atingidos pelas cheias.

Governo do Irã confirma morte do presidente Ebrahim Raisi. Seu helicóptero despencou e ele morreu.

O governo dos aiatolás demorou mais do que o devido, mas finalmente confirmou que o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero. Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a segunda pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do país e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor. 

Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa região montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que transportava Raisi e outras autoridades que voltavam do Azerbaijão.

A queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, cerca de 600 km a noroeste de Teerã, a capital iraniana.

Defesa Civil confirma 157 mortos, 88 desaparecidos e 806 feridos no RS

A mais recente compilação de dados sobre o efeito da tragédia das águas sobre as pessoas é este a seguir, conforme a Defesa Civil:

 Municípios afetados: 463
Pessoas em abrigos: 76.955
Desalojados:  581.633
Afetados: 2.336.136

Feridos: 806
Desaparecidos: 88
Óbitos confirmados: 157

Semana será de frio e chuvas intermitentes no RS, diz MetSul

A foto de Giulian Serafim, PMPA, é de trecho alagado de Porto Alegre.

Apesar da chegada de uma nova massa de ar frio, a semana será de chuvas intermitentes e moderadas no RS.

É o que informa a MetSul.

Eis o resumo:

O tempo apresenta melhoria em diversas regiões, mas na Metade Leste haverá ainda momentos de maior nebulosidade com garoa e chuva leve em alguns pontos. Porto Alegre terá entre 11ºC e 17ºC. 

Amanhã, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia o tempo se instabiliza com chuva em parte do estado. Temperatura entre 11ºC e 20ºC na capital. 

Na quarta, chuva ao longo do dia e que será moderada a forte em muitos municípios destas regiões.

CLIQUE AQUI para examinar detalhes do tempo durante toda a semana.

Nível do Guaíba baixa lentamente e está em 4,32m neste momento, 8h31min

CLIQUE AQUI para verificar mapa interativo com as principais informações sobre a enchente em Porto Alegre, inclusive dados sobre cada bairro mais afetado.

Do nível de 5,33m do pico da enchente, o nível do Guaíba caiu para 4,43mnin, 6h15m de ontem, domingo, e agora, 8h31min, está em 4,32m, conforme gráfico a seguir. Uma baixa de apenas 9cms em 24 horas. 

3 metros é o nível máximo sem enchentes.

A Defesa Civil do Estado acha que os 3 metros só serão retomados em 30 dias, caso pare de chover, mas o editor aposta na metade deste tempo, mantendo-se e melhorando o ritmo da baixa.

CLIQUE AQUI para acompanhar o nível do Guaíba em tempo real.

RS ainda tem 119 bloqueios em rodovias federais e estaduais

Esta segunda-feira começou com 119 bloqueios em vias federais e estaduais no Rio Grande do Sul, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). São, ao todo, 38 interrupções totais em vias federais, das quais 16 são parciais e 22 são totais, e ainda 81 são em trechos estaduais, com 44 parciais e 37 totais.

No final da tarde do último domingo, a PRF liberou o trecho da BR 116 no quilômetro 256, em Esteio, na região metropolitana, após o nível das águas baixarem. 

Lula defende Assange. O jornalista espião será deportado para os Estados Unidos.

O governo nomeado de Lula da Silva voltou a pedir, neste domingo, a libertação do jornalista Julian Assange, preso no Reino Unido e acusado de espionagem pelos Estados Unidos da América (EUA).

Assange será deportado, preso e  julgado nos EUA como espião.

O fundador do site WikiLeaks aguarda a decisão do Supremo Tribunal de Londres nesta segunda-feira que pode extraditá-lo para os EUA.

Até as 9h, ao vivo, "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt.