Publicidade - Reserve, agora, seu happy hour para semana que vem. Bier Markt, Porto Alegre. Já está aberto.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats 993882401 / 993887265.
Use seu Waths agora mesmo.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Ativista do PT e da Parada Gay será professor dos magistrados do TRF4

A Escola da Magistratura do TRF-4, o mesmo tribunal federal  que chegou a condenar Lula em 2019, contratou o petista Célio Golin para “desenvolver e realizar cursos” para magistrados no Rio Grande do Sul. O futuro professor dos juízes exibe no currículo que, em 1986, fundou o PT no município Nonoai.

O diretor da escola é Rogério Favretto, que não fez carreira na magistratura e foi nomeado por Dilma. Favretto notabilizou-se por mandar soltar Lula, sendo desautorizado pelo juiz Sérgio Moro e pelo próprio TRF4. 

Como Célio Golin, Favretto tem suas origens no PT.

Em 2022, Golin fez campanha aberta pela reeleição de Lula nas redes sociais.

O site Metrópoles de hoje diz que é provável que os magistrados do tribunal recebam cursos sobre a temática LGBTQIA+, área de especialização do contratado. Célio Golin é fundador do Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, atuou para a primeira parada gay do RS, e se apresenta como militante dos direitos humanos. 

Advogado Gustavo Nagelstein diz que caso do preso político Gilberto da Silva é o maior absurdo que já viu na vida

Eis o que ensina o advogado gaúcho Gustavo Nagelstein (foto ao lado), filho do também advogado Mathias Nagelstein, ex-chefe da Casa Civil do governo do RS, ex-magistrado do Tribunal Militar do Estado e ex-procurador-chee da Procuradoria Geral de Porto Alegre, conforme conta em sua reportagem de hoje a jornalista gaúcha Ana Maria Cemin:

- O processo penal brasileiro segue as regras do Código de Processo Penal e nele está definido que primeiro a pessoa é investigada e somente depois disso responde a um processo. E tudo inicia com a denúncia, que é uma peça formal para a abertura do processo.

O advogado gaúcho ensina isto em função da defesa que faz do preso político Gilberto Ferreira da Silva, 49 anos, preso na Penitenciária Estadual de Canoas, RS, desde 17 de março do ano passado. Ele conta  que Gilberto está preso há mais de 10 meses sem qualquer peça formal que descreva o que ele fez em Brasília, no dia 8 de janeiro.

CLIQUE AQUI para saber mais no blog de Ana Maria Cemin.

Desastre de helicóptero mata ex-presidente do Chile, Sebastian Piñera

Era um dos homens mais ricos do Chile e deixou uma fortuna de US$ 2 bilhões.

 O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um helicóptero que caiu em um lago nesta terça-feira, de acordo com o jornal "La Tercera".

 O acidente aconteceu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile.

Piñera foi o primeiro presidente de direita eleito diretamente depois da ditadura de Pinochet.

CLIQUE AQUI amplas reportagens sobre o acidente e a respeito do ex-presidente.

Bolsonaro fará comício de desagravo à baleia-jubarte de São Paulo. Será amanhã.

Bolsonaro faz limonada do ridículo limão que a PF quis espremer.

Numa clara provocação à direção atual da Polícia Federal e ao ministro A. de Moraes, Jair Bolsonaro decidiu  fazer, amanhã, um comício à beira-mar. 

Será na cidade de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, local onde o ex-presidente teria assediado uma baleia jubarte. 

Os bolsonaristas estão convocando simpatizantes do ex-presidente que moram em cidades próximas para irem de ônibus ao evento.

Bolsonaro resolveu fazer o seu primeiro comício em muito tempo numa cidadezinha de 80 mil habitantes, porque  ele iria depor à PF na investigação que apura se ele "importunou intencionalmente" uma baleia-jubarte enquanto passeava de jet-ski no mar de São Sebastião. O comício de desagravo sairá amanhã.

A PF, por motivo de segurança, remarcou a oitiva para o dia 27, em São Paulo. Mas Bolsonaro resolveu não desmarcar sua ida à cidade. E falar ao seu público.

Sérgio Tavares mostra o tamanho dos protestos do agro na Europa

 O jornalista português é o mesmo que entrevistou Bolsonaro.

Agora, ao vivo, Alfredo Bessow e Belinha contam que o despertar da Europa chega a Portugal

Lira e Pacheco voltam atirando contra o Planalto e o STF, conta Paulo Moura

Taurus está na World Defense Show 2024, Riad e montará fábrica de armas na Arábia Saudita.

A Taurus está presente como expositora na World Defense Show (WDS) 2024, uma das principais mostras globais do setor de Defesa, que acontece de 4 a 8 de fevereiro em Riad, na Arábia Saudita.

A empresa mandou dizer ao editor que no evento, a empresa, multinacional brasileira e uma das principais fabricantes de armas do mundo, exibe seu amplo portfólio de produtos e lançamentos voltados às forças policiais e militares em um estande situado em uma área de destaque. Além disto, a Taurus está presente em um estande no Pavilhão Brasil, organizado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança).

Mercado Potencial
A Arábia Saudita é um importante e proeminente mercado, estando na lista dos cinco maiores gastos militares do mundo e considerado um dos países que mais investe em defesa. A Taurus conta com um escritório regional na Arábia Saudita desde 2022 e, em dezembro de 2023, assinou um Term Sheet não vinculativo para estudo de viabilidade da constituição de uma joint venture no Reino da Arábia Saudita com a empresa Scopa Military Industries.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Comandante do Exército ameaça punir quem comemorar 31 de Março, diz Folha

 O comandante do Exército, general Tomás Paiva, tem dito a interlocutores nos últimos dias que não haverá ordem do dia nos quartéis em 31 de março, aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964. Ele ameaça punir os militares que contrariarem a diretriz.

A informação é do Painel da Folha de S.Paulo.

Dica do editor - Veja a lista de pomadas modeladoras de cabelos da Anvisa

Com os blocos já nas ruas das maiores cidades brasileiras, uma parte dos foliões e foliãs já está em busca de um horário com seu cabeleireiro predileto para preparar o penteado para o Carnaval. É o que conta reportagem especial de hoje da Agência Brasil. Esses produtos tiveram uma procura recorde no ano passado, em especial no Rio de Janeiro, nas festas de fim de ano. No período, muitos acabaram no pronto-socorro após o produto derreter com o calor e escorrer para o olho, causando lesões oculares. O mesmo problema já havia acontecido em várias cidades do país, no início de 2023, o que motivou a retirada de vários tipos de pomadas do mercado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CLIQUE AQUI para consultar a lista da Anvisa.

Kim Paim explica o que está por trás da investida de Dias Toffoli sobre Transparência Internacional

Saiu o leilão do Cais Mauá, Porto Alegre. Conheça os detalhes do projeto.

Conforme mostrou este blog ao vivo (veja vídeo abaixo), o governo gaúcho realizou, nesta terça-feira, na Bolsa, em São Paulo, o leilão da concessão do Cais Mauá. O certame teve uma proposta, do consórcio Pulsa RS, que vai administrar o cais pelo período de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões para a ampla revitalização e qualificação do local. O próximo passo da concessão será a assinatura do contrato, em data a ser definida. 

O Cais Mauá pretende ser uma espécie de Cais Madero de Porto Alegre.

O prefeito Sebastião Melo e seu vice Ricardo Gomes estiveram no evento, tudo ao lado do governador Eduardo Leite, cujo governo formatou tudo e conduziu o processo.

O trecho concedido será da Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre,

CLIQUE AQUI para ler mais.

Humor político - Ago-ra, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre

Lacrar ou lucrar, por Guilherme Fiuza

Este material é da Gazeta do Povo

Dica do editor - Consulta ao valor do PIS/Pasep de 2024 está liberada

24 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022 podem consultar, a partir desta segunda-feira (5), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível no Portal Gov.br.Quem quiser obter informações adicionais, como o calendário de pagamentos, a liberação da parcela e o esclarecimento de dúvidas, deve consultar o aplicativo Caixa Trabalhador.

O pagamento do abono salarial de 2022 será feito de 15 de fevereiro a 15 de agosto, conforme o mês de nascimento do trabalhador, para quem recebe o PIS, ou o número final de inscrição, para quem recebe o Pasep.

Artigo, André Marsiglia - O custo da censura nas redes sociais

- O autor é advogado e professor. Escreve no site Poder360.

Todo mundo fala do lucro das plataformas com a circulação de discursos de ódio e do custo democrático da proliferação de desinformação nas redes. Curiosamente, do custo da censura ninguém fala. 

Se leis subjetivas e decisões judiciais arbitrárias forem os instrumentos utilizados para assegurar a democracia, a democracia assegurada não será democrática. 

Quem defende o ódio e a desinformação nas redes age de forma tão antidemocrática quanto quem o combate a qualquer preço. Quando a linha da legitimidade é rompida, o que fica é a permissividade do rompimento, não a intenção de quem o fez. E isso t...

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

Eleitores de Bolsonaro preferem Michelle na disputa com Lula, comenta Paulo Moura.

 Paulo Moura é cientista político e publisher do Canal Dextra, que aceita assinantes.

Artigo, Luiz Coronel - Uma geração de assombros

Foto de Emmanuel Denaui, agência Preview, publicada no site GHZ.

A escolha da foto é do editor deste blog e não do autor.

Na praia de Atlântida, assisto o maremoto de um espetáculo de massa. Devo confessar que muito provavelmente entre 80 mil pessoas eu deveria ser o decano. Lembro, porém, a reflexão de Vargas Llosa, quando afirmava que “o distanciamento tem uma virtude esclarecedora”.

Em verdade em verdade vos digo que, ao chegar, tive a sensação de que eu, com minha bagagem de informações musicais acumuladas por décadas, era um caminhão chegando num baile infantil. Mas, como sempre na vida, havia muito a aprender. Deparei uma multidão de jovens doirados pelo sol comendo hambúrguer, pizza, levando nas mãos latinhas de cerveja. Lembrei Millôr Fernandes: seria oportuno liberar a bebida etc e proibir as músicas.

CLIQUE AQUI para ler mais. O editor obteve este artigo em grupo de WhatsApp.

Dica de Júlio Ribeiro - Série "Pequenas e grandes criaturas"

Câmara de SP decide, hoje, se abre CPI contra padre Júlio Lancelotti

Os líderes das bancadas da Câmara Municipal de São Paulo devem decidir, hoje, se a votação para prioridade na abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ONGs entrará na pauta do dia. Proposta pelo corregedor-geral da Câmara, vereador Rubinho Nunes (União Brasil), a comissão vai apurar a atuação do padre Julio Lancellotti à frente da Pastoral do Povo de Rua da Igreja Católica e outras organizações no centro de São Paulo.


Bibo apoia Bia Kicis contra Felipe Barros. Em disputa a liderança da Oposição na Câmara.

O deputado gaúcho Bibo Nunes mandou mensagem para a deputada Bia Kicis com apoio à candidatura da parlamentar para líder da Oposição na Câmara.

Bia e Bibo são do PL.

Bia Kicis não está sozinha no páreo.

O deputado Felipe Barros também quer o posto.

Bia Kicis denuncia guerra do eixo Moraes+Lula+Globo contra o Brasil

Este material é da Folha Política. 

IPVA: motoristas gaúchos já anteciparam pagamento de R$ 2,3 bilhões, 45,9% do total devido.

O governo do RS Estado arrecadou, até ontem,  R$ 2,3 bilhões com a antecipação e o pagamento da primeira cota de parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. O valor representa 45,9% da arrecadação projetada.

A quantidade de automóveis quitados e o valor arrecadado até janeiro estão em patamares semelhantes aos registrados no ano passado. O levantamento mostra que mais de 1,5 milhão veículos emplacados no Rio Grande do Sul quitaram o IPVA 2024 até o fim de janeiro. O número equivale a 40,7% da frota considerada tributável, que atualmente é de 3,8 milhões de automóveis.

Senador Espiridião Amin quer que Senado corte as asas do STF

 Este material é da Folha Política.

Agora, ao vivo, leilão do Cais Mauá na Bolsa de São Paulo

Artigo, Jurandir Soares, Correio do Povo - A excepcionalidade de El Salvador

O autor é colunista de assuntos internacionais do Correio do Povo.

Reduzir substancialmente os números de homicídios e de casos de corrupção em um país da América Latina se constitui em excepcionalidade.

Por ter conseguido este feito é que Nayib Bukele foi reconduzido neste domingo, 4, à presidência de El Salvador. Numa vitória tão folgada que, quando decorria 70% da apuração, ele já bradou que teria 85% dos votos. A vitória é mais significativa porque representa uma rotunda derrota para Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional, movimento de esquerda radical, que ajudou a mergulhar o país numa guerra civil que se prolongou por 12 anos, de 1980 a 1992, com a morte de mais de 75 mil pessoas. Já para a Assembleia, o partido de Bukele, Novas Ideias, teria conseguido 58 das 60 cadeiras.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Morreu o jornalista gaúcho Gerson Galvão Filho. Velório começará as 13h em Porto Alegre.

Ao lado, nota de falecimento e informações sobre o velório.

Morreu hoje, nesta madrugada, o jornalista e radialista Gerson Galvão Filho, 70 anos, diretor da Rádio Charqueadas e do Jornal Gazeta Mineira, RS.

O jornalista morreu em função de complicação em cirurgia que ocorreu no Moinhos de vento, Porto Alegre.

Gerson Galvão Filho, profissional de posições marcadas por forte conteúdo ideológico de corte conservador, deixa esposa e três filhos, será velado a partir das 13h no Crematório Metropolitano, Porto Alegre. O editor falou com a família, há pouco.

O editor foi amigo e companheiro de jornalismo de Gerson Galvão Filho, que além das responsabilidades por sua rádio e por seu jornal, mantinha ativa participação em grupos de jornalistas do RS.

O dono do bar de Barueri mostrou a prova e tinha razão. Veja o vídeo.

O problema foi o desdobramento do aviso dado pelo dono do bar e que acabou gerando uma discusão na qual ele o consumidor perderam o controle, mas a razão inicial estava com ele, segundo a lei e a prova que mostrada na ocasião. Na maioria dos bares e restaurantes, o uso de notebook é tolerada e até incentivada, mas não é o caso desse estabelecimento de Barueri, que tem a garantia legal de fixar este tipo de regra, da mesma natureza de outras vedações. O vídeo é do UOL:

Grêmio diz que não tem dinheiro mas foi um dos três clubes que mais levou da Globo

O Grêmio foi o terceiro clube brasileiro que mais levou dinheiro da Globo em 2023, foram mais de R$ 170 milhões. A Globo pagou aproximadamente R$ 2,1 bilhão pelos direitos de transmissão do Brasileirão 2023. O valor inclui TV aberta (R$ 869,4 milhões), TV por assinatura (R$ 724,5 mi), os repasses de pay-per-view (R$ 302,4 mi) e mais os mínimos garantidos de PPV pagos a Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras, que fizeram a conta total do Premiere chegar a R$ 541,9 milhões no ano passado. 

O dinheiro do Brasileirão na TV atualmente é distribuído da seguinte forma: os valores referentes a TV aberta e TV paga são divididos em três blocos seguindo a fórmula 40/30/30. 

No PPV, os clubes recebem o percentual de participação de suas torcidas sobre o valor repassado pela Globo. Ou seja, se um time tem 3% das vendas, vai receber 3% dos valores.

Dica do editor - Morreu um gaúcho por dengue em 2024. Há muito barulho por nada.

O governo estadual confirmou nesta segunda-feira o primeiro óbito por dengue em 2024 no Rio Grande do Sul. O óbito confirmado é de uma mulher, de 71 anos, residente do município de Tenente Portela. A paciente tinha comorbidades e o óbito ocorreu em 31 de janeiro, tendo sido confirmado somente hoje. Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 2.314 casos confirmados da doença. Em 2023, o Estado registrou mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

CLIQUE AQUI para saber como prevenir, quais os sintomas e como se tratar.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre a peça teatral "Muito barulho por nada", de William Shakespeare.

Boletim da MetSul - Dados confirmam que Pacífico atingiu Super em 2023-2024

A ilustração ao lado é do site da MetSul.

Um grande debate se instalou na comunidade meteorológica mundial se o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial em 2023 levaria ou não a um evento de Super El Niño, até porque não existe uma definição clara do que se trata de um Super El Niño. 

A corrente predominante entende que o patamar é alcançado com anomalias de temperatura da superfície do mar iguais ou acima de 2ºC no Pacífico Centro-Leste.

CLIQUE AQUI para ler todo o boletim.


RS terá outro dia de tempo bom e temperatura alta

O  Rio Grande do Sul terá outro dia de tempo firme nesta terça-feira. O sol vai aparecer com nuvens em todo o estado. 

Pode chover de modo isolado e passageiro, principalmente à tarde.

Segundo a MetSul, a grande massa de ar quente tem seu centro na Argentina.

As temperaturas máximas podem chegar a 35ºC em Santa Cruz do Sul e 36ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 23ºC e 33ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 22ºC e 29ºC.


STF apresenta divergências, mas vota pela condenação de mais 29 presos políticos do 8 de Janeiro

A foto ao lado é de uma presa política libertada com grilhões no tornozelo.

Desta vez por placar mais apertado, já que ocorreram divergências entre os ministros, o STF formou maioria para condenação de mais 29 presos políticos do 8 de janeiro. As penas vão de 14 a 17 anos de cadeia.

Votaram com A. de Moraes : Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Divergiram no tamanho das penas, mas votaram pela condenação: Cristiano Zanin e Edson Fachin.

Votaram contra: Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, André Mendonça e Nunes Marques 

A votação ocorre no plenário virtual, no qual os ministros têm um período para votar remotamente, sem deliberação presencial.

Prédio da antiga Smov, Porto Alegre, não tem valor histórico e será vendido por R$ 48,1 milhões

O prédio da antiga Smov (secretaria municipal de Obras e Viação), Porto Alegre, não tem valor histórico algum, segundo decisão de ontem do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).

Com isto, perdem valores protestos imprestáveis do MPE e decisões judiciais inúteis do Judiciário, que vetaram a enda do imóvel, que agora será leiloado por R$ 48,1 milhões.

Os recursos da venda do imóvel serão utilizados na construção de 254 unidades dos residenciais Barcelona 1 e 2, no bairro Humaitá, demanda de duas décadas da comunidade. Enquanto ocorria a reunião do Conselho, um grupo de pessoas reivindicava as novas moradias em frente ao prédio Intendente José Montaury.



 

Será as 10h o leilão do Cais Mauá na Bolsa de São Paulo

Ao lado, um dos projeos de revitalização,mas que nunca foi aprovado.

Será as 10h o leilão para concessão do Cais Mauá, Porto Alegre. O ato será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo.

Conforme o governo do Estado, responsável pela parceria público-privada, há um consórcio interessado. A concessão será de 30 anos, com investimento estimado em mais de R$ 350 milhões para a recuperação do espaço. São três quilômetros de extensão do trecho concedido, entre a Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, na área total de 181,2 mil metros quadrados, incluindo 12 armazéns e três docas. O vencedor da licitação deverá reestruturar armazéns tombados e pórtico central e revitalizar as docas nos cinco primeiros anos de concessão.

Sistema de transporte público recebe dois novos ônibus em Porto Alegre

 Nesta segunda-feira, entraram em operação dois novos ônibus 100% elétricos no transporte público de Porto Alegre. Os veículos dos modelos Marcopolo Attivi Integral e Caio/Eletra eMillenium - que já circulavam pela cidade desde o início do ano - passam a integrar a frota em teste por mais 30 dias na linha 520.3 - Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora. Eles serão responsáveis por 32 viagens - 16 por sentido - que serão oferecidas em tabela extra. 

A prefeitura vai testar, ainda, outros fabricantes ao longo do ano. Até maio terá início o projeto-piloto para implementação de 12 novos veículos elétricos no sistema de transporte da Capital

Os novos ônibus ...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Arquidiocese de SP continua apurando denúncias sobre relações sexuais espúrias do padre lulopetista Lancelotti

Padre acusado beija Lula.

Ao contrário do que diz a imprensa alinhada com o lulopetismo, a verdade é que a Arquidiocese de São Paulo não arquivou a recente denúncia contra o padre luilopetista Júlio Lancellotti, que acumula suspeitas de manter relações sexuais impróprias com meninos e também de sustentar interesses pouco republicanos com ONGs que dizem proteger moradores de rua e consumidores de drogas.

 Na tarde desta segunda-feira, 5, a Revista Oeste confirmou que o vídeo pornográfico do pároco, no qual pratica sexo virtual com um menor, segue em análise pela Cúria Metropolitana. A investigação ocorre desde 22 de janeiro.

O arquivamento mencionado pela imprensa referia-se à denúncia de 2020, e não à de 2024.

Em contato com Oeste, a arquidiocese afirmou que segue apurando os elementos apresentados no fim do mês passado.


Ao vivo, "Agora Brasil", primeiro balanço do dia, com Guilherme Baumhardt

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/