Opinião do editor - Barroso, STF, volta a jogar fora das quatro linhas e em 48h precisa levar resposta adequada do governo Bolsonaro

O ministro Luís Barroso abriu prazo para os ministérios da Saúde, da Justiça e da Casa Civil se manifestarem em ação da Rede Sustentabilidade, para que expliquem por que o governo não exige passaporte vacinal dos viajantes.

Barroso e o STF insistem em governar o governo, exercendo um semi-presidencialismo inconstitucional, como se sabe.

Trata-se de uma nova provocação de Barroso, que aceitou levar adiante outra diatribe da Rede, ambos, Barroso e Rede, inimigos conhecidos do governo Bolsonaro.

O ministro resumiu trechos da ação movida pela Rede e exigiu explicações em 48 horas, sob a alegação de que o governo está inerte diante da cepa Ômicron, que no Brasil ocasionou 6 casos em 10 dias e que sequer resultaram em internações e que o STF cumprirá férias foerenses dentro de 14 dias.

O governo é o governo e não deve explicações deste tipo ao STF.

Barroso joga fora das quatro linhas e precisa levar resposta adequada em 48horas.

Este é o projeto da nova Camboriú

 

Prefeito de Nova York torna obrigatória vacinação nas empresas privadas

 O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou nesta segunda-feira que todos os funcionários do setor privado na cidade mais populosa dos Estados Unidos serão submetidos a uma vacinação obrigatória contra o coronavírus a partir de 27 de dezembro. O prefeito vai, desta maneira, mais longe que o presidente Joe Biden, cuja ordem de vacinação obrigatória, que deveria entrar em vigor em 4 de janeiro mas está atualmente suspensa pela justiça, envolvia apenas os trabalhadores das empresas com mais de 100 trabalhadores.

"Aqui, em Nova York, decidimos lançar um ataque preventivo (contra o coronavírus) para fazer algo ousado para parar a propagação da covid e os riscos que representa para todos", disse De Blasio à rede de televisão MSNBC.

General Hugo Carvajal diz ao Domingo Espetacular: "Lula recebeu dinheiro sujo da Venezuela. Eu posso provar"

Preso na Espanha, ele denunciou um esquema de financiamento feito pela Venezuela a partidos e governos de esquerda de vários países do mundo, incluindo o Brasil. 

 Da prisão na Espanha (ele está sendo extraditado para os EUA) Carvajal concordou em responder perguntas feitas pelo Domingo Espetacular. Sobre as denúncias que fez, ele disse que decidiu testemunhar para ajudar seu país e confirmou que o ex-presidente Lula recebeu dinheiro da Venezuela para corromper e ser corrompido, portanto, além de ladrão de dinheiro público, Lula é também traidor da Pátria.

Examine a reportagem de ontem do Domingo Espetacular:

A mãe do advogado Bruno Graff (38 anos), Blumenau, denuncia vacina pela morte do filho. Ele também morreu de AVC.

Médica de 31 anos, ex-princesa da Festa do Pinhão, teria sofrido AVC depois de dose de reforço contra vírus chinês

Ela morreu na sexta-feira, mas a notícia só ganhou destaque nesta segunda-feira.

O editor recebeu várias postagens no seu WhatsApp, informando que aos 31 anos, a ex-princesa da festa do Pinhão de Lages, na Serra catarinense, Flávia Burigo. Ela morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) na sexta-feira. 

Flávia, que era natural de Palmeira e teria morrido cinco dias depois de ter sido vacinada com uma terceira dose da vacina contra o vírus chinês, segundo informações que circulam nas redes sociais.

Este não é o primeiro caso do gênero ocorrido em Santa Catarina. Flávia A estava internada há cinco dias em São José, na Grande Florianópolis. Ela deixou uma filha e o companheiro.


ONG de empresários quer capacitar (de graça) mil jovens gaúchos

 Já estão abertas as inscrições para o projeto do instituto social PROA, que abriu mil vagas para capacitação profissional de jovens de ensino médio de escolas públicas do RS.

É grátis.

Grandes empresas bancam o PROA.

Muitos jovens, ao final do curso, poderão ser contratados pelos parceiros.

Inscrições na plataforma.proa.org.br

Allan não pediu e nem recebeu asilo político nos Estados Unidos

 Não é verdade que o jornalista Allan dos Santos tenha recebido asilo político por parte do governo dos Estados Unidos.

Allan nem pediu asilo - ainda.

O jornalista, hoje, usou o Gettr para advertir que notícias falsas sobre ele são cada vez maiores nas redes sociais.

O GETTR do editor está ativo. Não se deixe censurar. Fale direto com o editor, sem patrulha.

O editor está no GETTR.

CLIQUE AQUI para saber como surgiu o GETTR. Ambos podem ser frequentados e usados pelos usuários dos serviços oferecidos, que não estão submetidos a censura alguma.

O GETTR é concorrente do Facebook, Twitter e Instagram, mas ao contrário deles, não patrulha e nem censura seus frequentadores. O serviço foi criado pelo ex-assessor de Trump, Steve Bannon (Steve esteve recentemente no Brasil e foi constrangido por policiais federais no aeroporto de Brasília, quando regressava aos Estados Unidos).

Você precisa cadastrar-se no GETTR, o que é tarefa muito simples.

Para encontrar o editor, basta ir a este domínio:

- Polibio Braga

O domínio Políbio Braga é administrado por voluntária que se dispõe a fazer acompanhamento diário.

Desembargadora Helena Nogueira é a nova presidente do Tribunal de Justiça do RS

 A desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira foi eleita, nesta segunda-feira, a nova presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, para o biênio 2022/2023. Ela teve 71 dos 136 votos possíveis. 

O resultado foi proclamado às 15h12min. 

O outro candidato foi o desembargador Tasso Caubi Delabary, com 63 votos. Houve dois votos em branco. 

Ambas as chapas não se apresentaram como oposicionistas ao atual presidente Voltaire de Lima Moraes.

Ufpel disse que já identificou o funcionário que incluiu "Fora Bolsonaro" nas instruções do vestibular

A Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) tirou nota para anunciar que identificou o servidor que violou ilegalmente a Prova de Avaliação da Vida Escolar, o PAVE, escrevendo nas folha de instrução, de modo heterodoxo, a frase "Fora Bolsonaro".

A Ufpel identificou o autor da irregular consigna política, mas não quis falar em nomes e nem admitiu anular as provas, que evidentemente estavam viciadas.

A Ufpel tem se caracterizado por universidade pública de oposição rancorosa ao governo Bolsonaro.

O caso é de intervenção do MEC. O PAVE é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, que acontece ao longo do ensino médio.

O MPF não disse se exigirá algum TAC da Ufpel para anular as provas violadas.

Dica do editor - Quarta-feira tem Tarcísio de Freitas na Fiergs

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falará na reunião-almoço da Fiergs, nesta quarta-feira.

Representantes das federações industriais do PR e de SC também virão.

Brasil vai recuperar em 2021 o PIB pré-pandemia

Caso o PIB brasileiro de 2021 for mesmo de 4,7%, como indica a mediana das projeções do Boletim Focus divulgado hoje, o país terminará o ano com a economia num patamar 0,6% acima de 2019, ano anterior à pandemia. 

O cálculo foi feito considerando a queda de 3,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2020 e a projeção de que ele cresça 4,7% neste ano.

O ministério da Economia aposta em crescimento do PIB até maior do que 4,7%.


Esquenta a campanha sucessória da Fecomércio do RS. Bohn quer ficar 12 anos no cargo de presidente.

Faltando poucos meses para a eleição, o clima esquentou na Fecomércio-RS. Em busca do terceiro mandato, que garantiria um total de 12 anos no poder, Luiz Carlos Bohn está propondo nova alteração no estatuto da entidade — recentemente uma já tinha sido feita.

A medida é casuística e eleitoreira. Ela tem a ver com o crescimento da candidatura de Paulo Kruse, atual presidente do Sindilojas Porto Alegre. 

Ao contrário de Bohn, que foi bastante omisso durante a pandemia,  Kruse foi para a linha de frente, sendo um forte aliado dos empreendedores da capital e do estado contra o lockdown e as severas restrições impostas pelos governos estadual e municipal.

A mudança mais significativa desejada por Bohn é a proibição de uma mesma pessoa ingressar em mais de uma chapa. Aparentemente é algo compreensivo, não fosse o fato de o colégio eleitoral ser composto por 100 sindicatos e a Fecomércio ter mais 104 dirigentes, entre vice-presidentes e diretores. São mais diretores do que associados. Fazer isso, neste momento, é inviabilizar a eleição.

Indicador do mercado de trabalho atinge menor nível desde abril

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 4,1 pontos de outubro para novembro. 

Assim, ele atingiu 83 pontos, o menor patamar desde abril deste ano (78,9 pontos).

O Iaemp busca antecipar tendências do mercado de trabalho no país nos próximos meses, com base em entrevistas com consumidores e com empresários da indústria e dos serviços.

Em novembro, os sete componentes do Iaemp tiveram queda, com destaque para a situação atual dos negócios no setor de serviços e o emprego previsto na indústria.

Deputado Marcelo Brum protesta contra os banheiros unissex de Eduardo Leite

O deputado federal Marcelo Brum, que é suplente do ministro Onyx Lorenzoni, mas é ainda do PSL, resolveu espinafrar o governador Eduardo Leite, cujo governo é considerado por ele como "irresponsável e leviano".

O deputado publicou manifesto e nele explica as razões da crítica:

-  Em vezde investir na segurança dos gaúchos como viatura e equipamentos para a Brigada Militar e Polícia Civil, arrumar as escolas que estão em estado precário, melhorar as condições de trabalho para os agentes penitenciários, está gastando o dinheiro público fazendo banheiro unissex nas repartições públicas. 

Marcelo Brum, que é também jornalista, não quer saber de gastos de Eduardo Leite com banheiros unissex:

- Eu não concordo com isso e vou cobrar o governo sempre.

Ele também cobra os ataques de Eduardo Leite a Bolsonaro:

- Não concordo com as mentiras do governador Eduardo leite quando fala do governo Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para ler toda a manifestação do deputado.

RS avança muito no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual. Conheça os números.

Minas Gerais e Rio Grande do Sul seguram os resultados e sobem muitas posições no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual 2021. Estados se beneficiam da piora generalizada das outras unidades e assumem a 4ª e 5ª posição, respectivamente.

Os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul se recuperaram no ranking do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica (IMLEE) de 2021, e assumiram a 4ª e 5ª posição, respectivamente. Apresentando apenas leve queda em suas médias, Minas Gerais ficou com 7,12 pontos (7,26 em 2020), enquanto o Rio Grande do Sul aparece com 7,07 (7,10 em 2020). Assim, a piora do estado mineiro foi de 1,9%, enquanto os gaúchos tiveram uma irrisória retração de 0,4%. 

O índice, desenvolvido pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), tem como finalidade a comparação de jurisdições estaduais do Brasil a fim de fomentar o debate sobre a liberdade econômica no Brasil.]

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Opinião do editor - Recrudesçam, prefeitos, mantenham as festas do Reveillon. A Cepa Ômicron é um tigre de papel.

O noticiário esclarecedor sobre o baixo número de infectados e sobre a baixa periculosidade da variante Ômicron, torna insustentável a medida cautelar tomada por prefeitos brasileiros, inclusive o prefeito Sebastião Melo, que se apressaram a cancelar as festas do Reveillon.

Não há razão para que a restrição seja mantida.

Só quem defende lockdowns completos ou mitigados, ainda, é a vanguarda do atraso, toda ela encurralada em jornais como Zero Hora, em academias como a Ufpel, nos invisíveis cientistas dos grupos de assessoria governamentais, no complexo bigpharma (indústria farmacêutica, comércio e serviços de saúde) e nos seus eternos aliados do lulopetismo.

Acabou..

Está acabando.

Não adianta insistir

Não passarão.

Dica do editor - A criançada já tem onde ir no Natal dos Encantos de Porto Alegre

A programação do Natal dos Encantos, Porto Alegre3, abriu neste domingo a Vila de Natal, do Presépio e da Casa do Papai Noel. As 14h, em frente ao Paço Municipal, teve início a Vila, com 12 bancas fornecidas pela prefeitura a artesãos e empreendedores sociais de diferentes comunidades da Capital. As 15h, foi a vez de inaugurar o Presépio de Natal, realizado através de parcerias.  A Casa do Papai Noel fica também aberta até dia 23. Durante a semana, funciona das 15h às 20h, e nos finais de semana, das 15h às 21h, com a presença do Papai Noel das 16h às 19h.

CLIQUE AQUI para examinar a programação completa.



PL do RS veta Marcelo Brum, mas quer atrair Bibo,m Sanderson, Marlon Santos, Bayer e Onyx

 O PL do RS parece não contar mais com a presença do deputado federal Marcelo Brum na lista dos parlamentares do PSL que irão para o Partido com Bolsonaro.

Marcelo denuncia veto da direção estadual, mas o presidente do diretório, Giovani Cherini, nega tudo.

O veto não foi dele.

Atualmente, o PL só tem um federal, o próprio Cherini. Ele espera atrair Bibo e Sanderson, PSL; Marlon Santos, PDT; Liziane Bayer, PSB, e Onyx, DEM.

O veto a Marcelo causa muito desconforto entre seus colegas parlamentares, porque ele é forte apoiador de Bolsonaro.

Recomendado - Conheça e alugue por temporada este novíssimo apartamento no centro de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

 Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? Conheça este imóvel disponível para locação! Restam alguns dias do mês de dezembro ainda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

PEC da 2a. Instância poderá ser votada amanhã na Câmara

 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o cumprimento de pena depois da condenação em segunda instância deve ser votada ainda nesta semana na Câmara dos Deputados.

A previsão do deputado Aliel Machado (PSB-PR), presidente da comissão especial que analisa a proposta, é que a PEC seja analisada na terça-feira 7.

O deputado Fábio Trad (PSD-MT), relator da PEC, espera que a proposta seja finalmente votada amanhã.

Bolsonaro iniciou o dia com exames médicos de uma hora e meia

 Antes de cumprir agenda de compromissos, o presidente  Jair Bolsonaro (PL) fez exames, esta manhã, tudo no posto médico localizado no anexo do Palácio do Planalto.

Foi por mais de 1h30. A Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência) não informou detalhes sobre os exames.

Bolsonaro conversou com apoiadores ao sair do Alvorada, mas em seguida foi visitar os médicos.

Crime volta às ruas para valer no RS e em Porto Alegre, agora, no "Boa Tarde, Brasil !" Veja e ouça.

 Em discussão o recrudescimento dos crimes em Porto Alegre e no RS. Apresentação: Julio Ribeiro/ Convidados: Paulo Afonso Pereira, Fabiano Rheinheimer e Mário Ikeda.

Ufpel publica "Fora Bolsonaro" na sua própria prova de vestibular. Foi sábado.

A Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) recrudesceu e de novo partiu para cima do presidente da República, fazendo o jogo da maioria esqueropata que domina a academia. A Ufpel está subordinada ao governo Bolsonaro e é sustentada com o dinheiro dos contribuintes brasileiros.

É da Ufpel o rumoroso ex-reitor Pedro Hallal, que continua como eminência parda da universidade.

O jogo de agora é um FORA BOLSONARO que a Ufpel introduziu nas instruções da segunda etapa do vestibular que realizou sábado com 2 mil estudantes do ensino médio.

A estratégia "criativa", mas nem um pouco esperta e até grosseira, consistiu em negritar letras ao longo das Instruções, formando a frase Fora Bolsonaro. A mensagem nem um pouco subliminar e até reconhecida nos manuais do esquerdismo como doença infantil do comunismo,  foi descoberta por pais de alunos que fizeram a denúncia. A Ufpel reconheceu que é a jogada é real e prometeu dar umas resposta dentro de 15 dias, caso não adie uma resposta para o ano que vem.

Microentrevista, Vitor Koch, FCDL - Comércio gaúcho venderá 18% mais neste Natal

MICROENTREVISTA
Vitor Koch, presidente da Federação das CDLs do RS

Teremos vendas melhores no Natal do RS ?
Com certeza. No último ano, a segunda onda da pandemia atrapalhou a comercialização de produtos na data comemorativa, especialmente nas lojas físicas. A expectativa é que os consumidores busquem os presentes natalinos e valorizem as lojas locais.

E os números ?
Pela projeção da FCDL-RS, o Natal deste ano tem potencial para injetar cerca de R$5 bilhões na economia do Rio Grande do Sul, o que determinaria vendas quase 18% superiores ao mesmo período de 2020. Em todo o país, a previsão é de uma circulação de quase R$40 bilhões.

O que mais querem os consumidores ?
Observamos uma grande vontade dos consumidores em comprar presentes, alimentos e bebidas para as ceias natalina e do ano novo. 

CLIQUE AQUI para muito mais informações sobre as vendas de Natal no RS.

Continua crescendo venda de imóveis novos em Porto Alegre. Conheça os números.

A taxa de velocidade de vendas (relação de unidades vendidas sobre a oferta total) de imóveis novos em Porto Alegre foi de 6,1% em outubro contra 4,5% do mês imediatamente anterior,  conforme apurou o Panorama do Mercado Imobiliário - Porto Alegre, pesquisa elaborada mensalmente pelo Sinduscon-RS, em parceria com a Alphaplan – Inteligência em Pesquisas e a Órulo.  Do total negociado (377), as unidades verticais representaram 78% (292), sendo que 53% estavam no estágio de lançamento, 24% em construção e 22% prontas. 

 Em outubro, o VGV (Valor Geral de Vendas) das 377 unidades negociadas foi de R$ 442 milhões contra  R$ 422 milhões (294 unidades) no mês imediatamente anterior.

Unidades verticais 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Bolsa abre a semana em alta. Dólar cai.

 A Bolsa abriu a semana em alta.]

O dólar cai.

10h52min

Bolsa, +0,84%, 105.957 pontos
Dólar comercial, -0,02%, R$ 5,6810 para a venda

Conheça as projções do mercado para PIB, inflação, juros e câmbio

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 10,15% para 10,18% neste ano. Essa foi a 35ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje

Taxa de juros - Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 7,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). 

PIB e câmbio - As instituições financeiras consultadas pelo BC reduziram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 4,78% para 4,71%. A expectativa para a cotação do dólar subiu de R$ 5,50 de R$ 5,56 para o final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão passou de R$ 5,50 para R$ 5,55.

Programa 4 x 4 suspende apresentações. A ideia é voltar em janeiro com segunda temporada.

O produtor do programa dominical 4 x 4 informou ontem a noite que suspenderá suas apresentações temporariamente.

Luís Lacombe avisou que virá com uma segunda temporada em janeiro.

4 x 4 é muito semelhante ao programa Pingos nos Is, mas ao fazer um resumo da semana, apresenta análises com atraso.

Em 2022 terá que voltar com outro formato, caso contrário não sobreviverá.

Dica do editor - Conheça a programação da Semana Nacional de Tecnologia

A 18ª Semana Nacional de Tecnologia, que está sendo realizada em Brasília entre os dias 3 e 10 de dezembro, discute hoje (5) a transformação e a inclusão digitais de jovens. O painel é uma das atrações do palco principal do evento, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação.

Marcelo Brum, PSL, diz que foi vetado pelo PL do RS

O deputado federal gaúcho Marcelo Brum, PSL, tirou irada nota contra a direção local do PL, porque considera-se vetado por ele no caso de mudança de Partido.

Giovani Cherini, presidente do PL do RS, disse ao editor que não existe veto algum e não entendeu a carta de rompimento.

Marcelo Brum é jornalista, exerce seu primeiro mandato como suplente do ministro e deputado Onyx Lorenzoni.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da carta de rompimento.


Fernanda Barth quer sair de imediato do PRTB e ir para o PL. Ela é candidata a deputado estadual.

 A vereadora Fernanda Barth, Porto Alegre, confirmou ao editor que sairá do PRTB e irá para o PL.

Barth não quer esperar pela janela de abril do ano que vem e pediu à Justiça Eleitoral que a autorize a fazer a migração de imediato.

A vereadora é candidata a deputado estadual.

Júlio Gomes será o novo secretário da Receita Federal

 O auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes será o novo secretário da Receita Federal. Substituirá José Tostes, que deixa o comando da pasta depois de atritos com Bolsonaro, com o próprio presidente. 

Gomes é bem visto pelos auditores-fiscais e tem ampla experiência no setor público, em especial na Receita. 

Tempo será instável, hoje, no RS

O sol aparece entre nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Há possibilidade de chuva. 

A temperatura se eleva menos no Sul e no Leste. Já a região Noroeste voltará a ter temperaturas altas e as máximas no Estado.

Em Porto Alegre, o sol aparece em meio a nuvens, com possibilidade de cjhuvas. A temperatura mínima foi de de 18°C e a máxima chegará aos 26°C.

Copom aumentará taxa básica de juros para 9,25% ao ano. Reunião sairá nesta terça-feira.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza nesta terça e quarta-feira a última reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic. 

Atualmente, a taxa está em 7,75% ao ano e poderá chegar mais próximo dos dois dígitos, segundo o mercado financeiro.

Com a alta da inflação, a expectativa do mercado financeiro, consultado pelo BC, é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano.

O atual ciclo de alta da Selic começou em março deste ano, quando a taxa subiu de 2% para 2,75% ao ano.

Dica do editor - Sine de Porto Alegre oferece estas 411 vagas de empregos

 A unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 411 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre os destaques há três vagas para pessoas com deficiência. Na vagas gerais, 92 para atendente de farmácia, 32 para encanador e 24 para vendedor interno.

CLIQUE AQUI para conhecer as vagas disponíveis e como consegui-las.

Uma pandemia do medo ‘fabricada’ pelas autoridades, diz médico Harvey Risc

Mais do que uma grave crise sanitária, a pandemia no mundo é marcada pelo medo e pelo pânico generalizado. afirma o professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Yale e do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Escola de Medicina de Yale Harvey Risch, em entrevista ao programa American Thought Leaders, da EpochTV, na última terça-feira 30.

“Eu diria que tivemos uma pandemia do medo. E o medo afetou quase todos, enquanto a infecção afetou relativamente poucos ”, disse Risch. 

Risch é autor de mais de 300 publicações originais revisadas por pares e foi membro do conselho de editores do American Journal of Epidemiology.

CLIQUE AQUI para ler reportagem da revista Oeste e verificar o vídeo com a fala do médico.

Bolsonaro quer proibir exigência de passaparte vacinal

O presidente Jair Bolsonaro quer assinar uma medida provisória para determinar que apenas o governo federal pode decidir sobre a obrigatoriedade do passaporte da vacina. 

"Tem uns itens que falam das medidas a serem adotadas por qualquer agente sanitário, Estado e município. Quero trazer para agente federal", afirmou Bolsonaro ao site Poder360 neste domingo, 5.

De acordo com a publicação, o presidente reforçou que a "vacina é opcional" e criticou prefeitos e governadores por obrigar a vacinação de pessoas no acesso a eventos públicos.

Ontem, número de óbitos por coronavírus foi o menor desde o início da pandemia no Brasil

Dados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo apontam que o país registrou 4.884 novos diagnósticos de vírus chinês em 24 horas. O número eleva para 22.143.091 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem, o painel de estatísticas marcava 22.138.247 casos acumulados.

Já as mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia somam 615.636. Em 24 horas, as autoridades sanitárias notificaram 66 novos óbitos. Ontem, o painel de informações marcava 615.570 mortes acumuladas.

O balanço apontou ainda 164.902 pacientes em acompanhamento e 21.362.553 recuperados da doença

Apenas uma criança está internada com caso confirmado de vírus chinês nas UTIs de Porto Alegre

 As 7 UTIs Pediátricas de Porto Alegre continuam apontando a presença de apenas uma criança com caso confirmado de vírus chinês, mas ontem, domingo, outra criança foi internada, porém apenas com suspeita. A Capital possui 131 leitos nas suas UTIs Pediátricas, sendo que 106 estavam ocupadas neste domingo, com taxa de ocupação de 80,92%.

Nas UTIs Adulto, apenas 77 enfermos estavam internados com casos confirmados, ocupando menos de 10% das vagas, que neste domingo somaram 888. 

CLIQUE AQUI para verificar a situação de cada UTI.

Porto Alegre vacinará em 43 locais e fará até Rolê da Vacina

A Prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação contra o vírus chinês em 43 locais nesta segunda-feira: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 34 unidades de saúde - seis delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

O Rolê da Vacina estará na IEQ - Igreja do Evangelho Quadrangular, na Rua São Luís, 1030, bairro Santana, das 9h às 15h.

CLIQUE AQUI para mais informes, inclusive endereços e horários.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/