As 22h, hoje, debate dos candidatos a prefeito de Porto Alegre na TV Com

Às 22h de hoje, os candidatos a prefeito de Porto Alegre estarão frente a frente, no estúdio da TVCOM, para discutir o futuro da cidade. O debate terá duas horas de duração e será transmitido ao vivo pela emissora do Grupo RBS e pela Rádio Gaúcha. Ao todo, serão quatro blocos de confronto direto.

Novo confronto entre Barbosa x Lewandowski/Toffoli está muito próximo

*Clipping www.migalhas.com.br

O mensalão chega ao núcleo político.

Como era previsível, o ministro Joaquim Barbosa dá as primeiras indicações que houve compra de voto. O PP foi abrigado no seio do governo. Houve corrupção passiva e ativa. O chefe do núcleo, segundo Barbosa, era o ex-ministro José Dirceu. Tudo dentro do previsível. O roteiro deverá prosseguir com as condenações. A curiosidade estará voltada, mais uma vez, para o parecer do ministro Ricardo Lewandowski e para o voto do ministro Toffoli. Ou seja, o clima nas margens do mensalão esquentará nos próximos dias. A conferir.

Saiba o que mudou na direção da Rede Globo de TV

As Organizações Globo anunciaram mudanças em várias das direções das suas empresas, com ênfase na Rede Globo de TV.

CLIQUE AQUI para saber mais e melhor, ouvindo e vendo a própria voz do dono, a notícia do Jornal Nacional desta quinta-feira.

Eis as provas cabais da existência do Mensalão


* Miriam Leitão – Globo, 19
Resumo feito pelo ex-prefeito Cesar Maia

1.  No voto sobre o núcleo político, o relator Joaquim Barbosa começou pelo PP. Isso derruba, por absurda, a tese de que a distribuição de dinheiro era "apenas" para pagamento de gastos de campanha. Como o PP apoiou o candidato José Serra, em 2002, se a versão dos acusados fosse verdadeira, o PT estaria se endividando para pagar as contas da campanha dos seus adversários. 
  2. O PT, de Lula, o PL, de José Alencar, e o PCdoB, juntos, elegeram apenas 129 dos 513 deputados. Para aprovar uma PEC exige-se 308 votos, uma MP, 257. A estratégia governista foi manter o PT e os partidos mais ideológicos com o mesmo tamanho e inchar os partidos mais fisiológicos que aderiram à coalizão de governo. Os partidos de oposição foram lipoaspirados.
 
3. Assim, entre a eleição de 2002 e setembro de 2005, o PTB — que havia apoiado Ciro no primeiro turno — saiu de 26 para 46 deputados, o PL saiu de 26 para 47 deputados. O PMDB fora parte da chapa de José Serra, com Rita Camata candidata à vice. Elegeu 74 deputados. Perdeu quatro até a posse, ficando com 70. Aderiu ao governo e ganhou 17.
 
4. Já os partidos mais tradicionais de esquerda, PT e PCdoB, ficaram do mesmo tamanho. O PSB, que tinha disputado com o candidato Garotinho, e o PPS, que lançou Ciro Gomes, ficaram do mesmo tamanho. O valerioduto irrigou principalmente os partidos fisiológicos, que incharam.

Feriado desta quinta-feira está circunscrito ao RS

Hoje, 20 de setembro, é feriado apenas no RS. No País tudo funciona normalmente. Os gaúchos não farão feriadão por causa das comemorações da Revolução Farroupilha.

. O tempo em Porto Alegre é de sol brilhante.

. As 8h30m, desfile de cavalarianos no Beira Rio celebraram a data da mais importante revolução ocorrida no País desde a independência.

Serra descola de Haddad, que cai, e garante segundo turno com Russomano

O candidato José Serra subiu um ponto e descolou de Fernando Haddad, PT, que caiu dois pontos, e hoje iria para o segundo turno contra Celso Russomano, do PRB. Os ataques do tucano contra o petista e o julgamento do mensalão (45% dos eleitores dizem que votarão contra candidatos ligados aos mensaleiros), estão prejudicando Haddad, cuja taxa de rejeição aumentou de 19% para 23%.

Celso Russomano, PRB - 35%
José Serra, PSDB - 21'%
Fernando Haddad, PT - 15%
Gabriel Chalita, PMDB - 8%
Soninha, PPS - 4%

Sem Fortunati, prefeitura reabre esta noite o Araújo Viana

Depois de reformas que parecem definitivas e bancadas quase que integralmente pela tele Oi, o Auditório Araújo Vianna retoma hoje suas atividades em Porto Alegre.  Depois de sete anos inativo, o palco do auditório receberá, esta noite, uma lista de músicos em um show coletivo para celebrar a produção musical gaúcha.

. O prefeito José Fortunati,que foi quem concluiu a obra, não cortará a fita de reinauguração porque é candidato. 

. A inauguraçã será um processo que começará as 18h e contará com mais de 20 convidados, responsáveis por animar a noite com pop, rock, MPB e samba. Cada músico irá interpretar uma composição própria. Serão artistas como Charles Master e Nei Van Soria, ambos ex-guitarristas das bandas TNT e Cascavelletes, respectivamente.

. A nova  fase do Araújo conta com uma cobertura caríssima e isolamento acústico. 

Correios começam a suspender entregas com hora marcada. Greve prossegue nesta quinta.

Os Correios suspenderam nesta quarta-feira as entregas com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Disque-Coleta) na cidade de São Paulo e região metropolitana, no Distrito Federal e nos estados de Tocantins e Paraná por causa da greve dos funcionários da empresa. Apesar de a estatal mencionar apenas essas quatro regiões, 25 dos 35 sindicatos de servidores já decidiram paralisar as atividades, de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). 

. As outras dez unidades de base decidem até a próxima terça-feira (25) se também cruzam os braços. A suspensão dos serviços com hora marcada é a primeira consequência da paralisação. Segundo os Correios, que controla os funcionários por meio do ponto eletrônico, não há agências fechadas, todas funcionaram normalmente nesta quarta.

. "Em média, 91% do efetivo dos Correios está trabalhando - 10.737 empregados, do total de 120 mil, aderiram ao movimento em 19 Estados e no Distrito Federal, sendo a maior parte carteiro", dizem os Correios em nota.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Juizes do STF provam que o Mensalão existiu e que seus chefes do PT corromperam deputados do PL,PP, PMDB e PTB

* Clipping O Globo

 A tese usada pela defesa de réus do mensalão de que o crime cometido pelo núcleo político do esquema foi o de caixa 2 para pagar dívidas de campanhas eleitorais se consolida como ilógica e insustentável. A opinião é de cientistas políticos ouvidos na quarta-feira pelo GLOBO. Para eles, há provas suficientes de que o PT usou o mensalão para comprar apoio político. O cientista político da Universidade de São Paulo (USP) José Álvaro Moisés disse que a tese adotada pelo PT e pela defesa de réus de outras siglas acusadas de envolvimento no esquema perdeu a lógica.

- A ideia de repasse de recursos de um partido para outros é ilógica. Na democracia, os partidos competem entre si. Assim, você fortaleceria o adversário e isso não existe no jogo político. Não acho que há mais o que a ser discutido sobre esse tema - afirmou.

. Os partidos acusados de receberem dinheiro do valerioduto, segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República, são PL, PP, PMDB, PTB, além do PT.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Acordo no STF deixa julgamento de Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio para a véspera das eleições

* Clipping Estadão desta quinta-feira
Material de Eduardo Bresciani

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse aos colegas que, após um acordo com o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, vai deixar para depois a análise da acusação de corrupção ativa contra o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

. Barbosa disse que só votará nesta parte após a Corte decidir a situação dos parlamentares dos outros partidos, acusados de vender os votos no Congresso.

. A mudança fará com que somente no final da próxima semana a conduta de Dirceu seja analisada. Com isso, a tendência é que a primeira decisão sobre a condenação ou não do principal líder petista acusado no processo aconteça na primeira semana de outubro, às vésperas do primeiro turno da eleição municipal.