Motta, Alcolumbre, Moraes e Lula tentam enterrar o projeto da anistia. É trambicagem pura, diz Revista Oeste.

90,4% dos eleitores gaúchos não sabem em quem votar para o Senado, diz Instituto Methodus

Na pesquisa do Instituto Methodus para o Senado pelo RS, o cenário aparece totalmente indefinido, a um ponto tal que no momento da abordagem aos eleitores, 90,4% não souberam dizer em quem votariam.

As definições aparecem apenas quando os nomes dos candidatos são apresentados:

Paulo Pimenta, PT, 32,8%
Manuela D'Ávila, sem Partido, mas de corte ideológico comunista, 30,7%

Seriam os dois eleitos.

Logo em seguida aparecem: Eduardo Leite, PSD, 17%; Marcel, Novo, 7,1%; Sanderson, PL, 4,8%; Luiz Carlos Heinze, PP, 2,9%.

Methodus diz que Pretto, Zucco e Juliano estão empatados na disputa do 1o turno

O Instituto Methodus, de Porto Alegre, embora apresentando números sempre gravemente questionados pela oposição, publicou nova pesquisa de intenções de votos para o governo do RS.

Na estimulada, quando nomes são apresentados aos eleitores, o primeiro turno apresenta um cenário de virtual empate técnico entre três candidatos:

Edegar Pretto, PT, 19,2%
Luciano Zucco, PL, 18,8%
Juliana Brizola, PDT, 18,7%

Os demais candidatos ficam com um dígito cada um: Gabriel Souza, MDB, candidato do governo, 5,8%; Paula Mascarenhas, PSDB, também candidato do governo, 4,7%; Covatti Filho, PP, 3%.

30% não votariam em nenhum dos nomes apresentados por não saberem ou votarem em branco (14,5%).

Artigo, especial - Teoria da conspiração virou fato: Google admite a censura

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano

Uma confissão do Google caiu como uma bomba: em resposta a uma ordem judicial do Comitê Judiciário dos Representantes da Câmara dos EUA, a empresa admitiu que sofreu pressão da administração Biden para censurar conteúdos no YouTube sobre COVID-19 e eleições. O que era chamado de “teoria da conspiração” — governos e Big Techs manipulando narrativas para silenciar vozes — agora é fato. 

As declarações de Mark Zuckerberg no podcast de Joe Rogan, os Twitter Files e as denúncias de Mike Benz sobre a USAID nas eleições brasileiras de 2022 escanca ram um “complexo industrial de censura” que ameaça democracias. O Google re velou que a administração Biden pressionou o YouTube a remover vídeos e canais sobre COVID-19 e eleições americanas, mesmo as que não violavam as políticas da plataforma. A empresa chamou a pressão de “inaceitável” e prometeu reintegrar criadores banidos. Essa admissão, confirmada por uma ordem judicial, prova intervenção estatal nas Big Techs.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Senado afronta Câmara e aprova projeto que isenta IR de quem ganha até R$ 5 mil

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei (PL) alternativo ao projeto do governo que está na Câmara e que também isenta do IR os trabalhadores que recebem até R$ 5 mil.

Foram 21 a 0.

Como tramitou em caráter terminativo, o texto pode seguir direto para a Câmara dos Deputados.

O PL 1.952 de 2019 foi relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), adversário político em Alagoas do relator do projeto do IR na Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL).

A Câmara irá rejeitar o projeto de Renan, tudo segundo o deputado Lira.

MetSul alerta para piora de tempo no RS

Apesar do sol claro, céu azul e temperatura amena de hoje, quinta-feira, dia 25,  a MetSul prevê que na Região Sul do Brasil, incluído o RS, a tendência é de muita chuva neste fim de mês e começo de outubro.

 que diz a MetSul:

- No fim de semana, frente fria voltará a instabilizar o tempo e há mais chuva prevista para alguns dias na primeira semana do mês de outubro.


PIB do RS recuou 2,7% no 2o trimestre

Comparado com período igual do ano anterior, portanto segundo trimestre de 2024, elemento correto de comparação, o PIB do RS, portanto o desempenho da economia gaúcha recuou 2,7%. 

As quedas:

Agropecuária, -23,9%. 
Indústria - +4%
Serviços - +2,4%

No acumulado de janeiro a junho, o PIB do estado caiu 0,5%.

Os dados do PIB-RS do 2º trimestre foram divulgados nesta quarta-feira pelo governo do Estado.

CLIQUE AQUI para examinar todos os dados.

Ibama aprova testes da Petrobrás na margem equatorial

 O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis aprovou nesta quarta-feira a APO (Avaliação Pré-Operacional) realizada pela Petrobras no bloco FZA-M-59, em águas profundas da costa do Amapá. 

O simulado de resposta a emergências, executado em agosto, faz parte do processo para que a estatal obtenha autorização para explorar petróleo na Margem Equatorial.

CLIQUE AQUI para ler o parecer do Ibama.

Lula diz que ficou feliz por "pintar uma química boa" entre ele e Trump

 O presidente nomeado Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24) estar feliz  com o aceno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar um diálogo:

- Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump disse que pintou uma química boa entre nós.

Lula não falou em data e nem o modo da conversa, que aconteceria na semana que vem e avisou:

- Eu acho que é muito importante essa relação. Eu torço para que dê certo. Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente. Temos muitos interesses empresariais, industriais, tecnológicos e científicos. Temos muito interesse no debate sobre a questão digital e a inteligência artificial, na questão comercial.

Câmara de Porto Alegre promulga lei que dá 1% das vagas do funcionalismo a trans. Porto Alegre é demais.

A nova lei é flagrantemente ilegal e será objeto de ação própria para derrubá-la.

A presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Comandante Nádia, PL, promulgou a lei que reserva 1% das vagas em concursos públicos para pessoas transsexuais. De autoria da vereadora Natasha Ferreira (PT), a matéria se aplica à seleção de servidores efetivos e estagiários no município.

Porto Alegre é a única cidade brasileira a assegurar essa política, que ignora a isonomia nos concursos públicos e, portanto, ignora o mérito.

O projeto foi para sanção do prefeito Sebastião Melo, que não assinou, o que obrigou a presidente da Câmara a promulgá-lo. Ela votou contra o projeto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/