Havan quer abrir loja de Pelotas até o mês de julho

Luciano Hang, o dono da rede de lojas Havan, esteve esta manhã no RS e viajou no meio da tarde para SP.

Ele disse ao site Amigos de Pelotas que até julho abrirá a loja de Pelotas, na área do Jóquei Club. Serão empregados 400 pessoas, inclusive a direção - todos de Pelotas. Serão 8 milm2 de área construída e estacionamento para mil carros. 

A Havan quer abrir 20- as 25 lojas este ano, boa parte no RS. Ele visita pessoalmente entre 30 a 40 cidades para fazer escolhas. 

A única loja já aberta é a de Passo Fundo, mas a de Caxias do Sul já está em construção.

Vamos devagar com o andar nesta coisa da abertura da economia

PSL gaúcho reúne lideranças nesta sexta para organizar o Partido no Estado

No dia 15 a direção gaúcha do PSL reunirá suas lideranças municipais.

A ordem é organizar o Partido no Estado, tudo a partir do encontro  desta sexta-feira em Porto Alegre.

Vá esta noite ao Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

Há oito anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria. 

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países.
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Nota do editor - Foi um erro a publicação do artigo sobre Boechat, atribuído por este blog a Olavo de Carvalho

O editor pede desculpas ao escritor e filósofo Olavo de Carvalho, mas também aos seus leitores, pela publicação inadvertida de um texto que rolou nas redes sociais e acabou sendo publicado neste blog.

O texto fazia referências pouco elogiosas ao jornalista Boechat e também continha formato pouco jornalístico.

Assim que percebeu a publicação, o editor tratou de retirar tudo da sua página, mas em algumas ferramentas de busca da internet, ele perdura.

O editor nunca gostou dos conteúdos obliquamente esquerdopatas de Boechat, mas esta é outra conversa.

Opinião do editor - Saiba quem quebrou o Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou os pedidos de subsídios feitos por empresários ao governo federal ao afirmar que eles "quebraram o Brasil".

Disse mais, o ministro:

- Todo mundo vem pedir subsídios, dinheiro para isso, dinheiro para aquilo. Eu falo: o que vocês podem fazer pelo Brasil ? Quebraram o Brasil, quebraram o Brasil.

O ministro exagera.

Os subsídios e as renúncias fiscais que beneficiam as empresas, nem sempre quebram economias, até porque a falta delas, muitas vezes, quebra as empresas. 

O ministro quis dar ênfase ao caso, mas a corrupção endêmica escancarada durante os governos do PT, mas já existentes nos governos Sarney, Collor, Itamar e FHC, mais a má gestão pública com o consequente desperdício e concessões ao corporativismo estatal federal, são elementos muito mais corrosivos. 

Como se sabe, a corrupção é objeto de dura reação do governo Bolsonaro, mas a má gestão pública ainda requer muito mais do que aquilo tudo que foi feito até aqui

Governo Bolsonaro diz que vai reprivatizar a Vale

Salim Mattar, o secreatário que trata das privatizações no governo Bolsonaro, anunciou que o governo reprivatizará a Vale.

A Vale, na prática, é controlada pelos fundos de pensões das estatais.

Governo venderá Serpro e Dataprev

O governo federal já decidiu vender ou fechar Serpro e Dataprev.

A revelação vazou do ministério da Economia.

Ator lulopetista Fábio Assunção, bêbado, arma pequeno escândalo em supermercado do Rio

O ator lulopetista Fábio Assunção foi flagrado fumando dentro de um supermercado do Rio, mas, bêbado, resistiu e armou um pequeno escândalo.

Foi tudo filmado e disponibilizado há pouco nas redes sociais, onde o vídeo viraliza.

Do aço aos smartphones, conheça as novas fábricas do futuro

Eles são líderes nas uso das tecnologias que caracterizam a Quarta Revolução Industrial, segundo a McKinsey e o Fórum Econômico Mundial.

A reportagem é do site CIO.

O World Economic Forum, em colaboração com a McKinsey and Company, identificou 16 “Manufacturing Lighthouses”, locais de produção que são líderes mundiais na adoção bem-sucedida e integração das tecnologias de ponta da Quarta Revolução Industrial.  Sete deles foram apresentados ao mundo no início de janeiro, somando-se aos outros 9 revelados em 2018. Todos foram selecionados de uma lista inicial de 1 mil fabricantes com base em sua implementação bem-sucedida das tecnologias da Quarta Revolução Industrial de maneiras que causaram impacto financeiro e operacional.

CLIUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Heitor Klein, Jornal do Comércio - 2019 será um ano melhor para o setor calçadista


Para 2019, os ventos são outros. Com o novo governo eleito e as reformas prometidas, especialmente a da Previdência, as perspectivas são melhores, com uma maior confiança por parte do mercado, interno e externo. Também, aos poucos, devemos recuperar a demanda interna, que compra mais de 85% dos mais de 900 milhões de calçados produzidos no Brasil. O desemprego, com a reforma trabalhista, deve diminuir, injetando mais pessoas na roda do consumo. O mesmo deve ocorrer com o endividamento, que deve enfraquecer na medida em que os cidadãos consigam renda suficiente para honrar seus compromissos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Marcola e líderes do PCC foram para Mossoró, Bela Vista e Brasília. É ordem de Moro.

Marcola e 11 chefes de facções do PCC de SP foram conduzidos para presídios de segurança máxima em Brasília, Mossoró (RN) e Boa Vita (Roraima).

Todos ficarão incomunicáveis, em celas individuais.

Visitas, só de familiares diretos, advogados e amigos comprovados - e no parlatório, sem contato físico algum.

STF, agora, ao vivo, discute e decide questão da homofobia

Morreu Bibi Ferreira, 96 anos

A atriz Bibi Ferreira, 96 anos, acaba de morrer no Rio.

Liquida Porto Alegre vai começar na sexta-feira

Começará depois de amanhã a promoção Liquida Porto Alegre.

É a maior liquidação do ano na Capital.

Varejo vende 2,3% mais em 2018. É a maior alta em cinco anos.

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram alta de 2,3% no ano passado, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a maior alta do indicador em cinco anos.

Vendas de veículos em 2018 tornam inócuo discurso de crise da GM

Este resultado das vendas de veículos em 2018, mais 15,1%, torna inócuo o discurso de crise vendido pela GM para justificar seus incontroláveis prejuízos.

Venda de veículos foi 15,1% maior do que o total de 2017. Foi o melhor desempenho em 11 anos.

O comércio de veículos, motos, partes e peças no Brasil fechou 2018 com alta de 15,1%, melhor desempenho desde 2007, quando cresceu 22,6%. Os dados sobre vendas do comércio no país foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

Há 11 anos não tinha um resultado tão positivo. Dois fatores têm relação direta com a alta expressiva na venda de veículos: melhores condições de financiamento e redução de 30% de impostos sobre carros importados. Veículos começou o ano apresentando taxas de dois dígitos. Em janeiro teve fim o Inovar Auto, programa que sobretaxava veículos importados. No lugar, entrou o Rota 2030, programa com regras e incentivos para fabricantes de carros que deverá vigorar pelos próximos 15 anos.

Maio foi claramente influenciado pelo desabastecimento decorrente da greve dos caminhoneiros. Já o resultado de dezembro, certamente, foi devido aos resultados elevados dos meses anteriores

A pesquisadora ressalvou que, apesar de se tratar da maior alta em 11 anos, o segmento de veículos ainda se encontra num patamar de vendas 34,2% abaixo do pico histórico, registrado em junho de 2012.

Moro decreta que em presídio federal só haverá conversa através de parlatórios

O ministro da Jutiça, Sérgio Moro, que hoje mandou transferir Marcola e outros 21 chefes de facção do PPC de SP para presídios federais de segurança máxima, baixou portaria estabelecendo regras mais rígidas para visitas.

A partir de agora, preso de presídio federal só fala com visitante por parlatório.

E apenas com familiares ou amigos com agenda previamente agendada.

Bolsonaro tem alta e viaja para Brasília

O presidente Jair Bolsonaro chegará a qualquer momento em Brasília.

Ele teve alta esta manhã, foi pra o Aeroporto de Congonhas (foto ao lado) e imediatamente viajou de São Paulo. O avião presidencial levantou voo as 17h.

O boletim médico, divulgado pelo hospital logo após a saída do presidente, afirma que Bolsonaro "recebeu alta nesta manhã com o quadro pulmonar normalizado, sem dor, afebril, com função intestinal restabelecida e dieta leve por via oral".

Bolsonaro comentou a alta em suas redes sociais. "Foram 3 cirurgias e mais de 1 mês no hospital nestes últimos 5 passados. Finalmente deixamos em definitivo o risco de morte após a tentativa de assassinato de ex-integrante do PSOL. Só tenho a agradecer a Deus e a todos por finalmente poder voltar a trabalhar em plena normalidade", disse por meio de sua conta no Twitter.

‘Operação Lava Jato interrompeu golpe de Estado do PT’, diz ao Estadão o advogado da Petrobrás

Jurista René Ariel Dotti, 83 anos, assistente de acusação pela Petrobrás, afirmou ao repórter Ricardo Brandt, do Estadão, que o processo mudou paradigma do judiciário criminal no Brasil, defendeu delações, criticou propaganda anti prisões de Gilmar Mendes e falou sobre a bronca que deu em advogado de Lula.

Nos idos da década de 1950, René Ariel Dotti era um estudante de Direito entusiasta da campanha “O petróleo é nosso”. Seis décadas depois, o criminalista, jurista e professor hoje conduz a banca de assistentes de acusação do Ministério Público Federal (MPF) nas ações da Lava Jato, contratado pela Petrobrás. Seu papel é processar, com a força-tarefa, corruptores e corruptos. “(A Lava Jato) É uma revolução copérnica na criminalidade do País”, disse Dotti ao Estado, em seu escritório, na capital paranaense.

Leia os principais trechos da entrevista ao Estadão:

O senhor representa a Petrobrás nas acusações da Lava Jato, o que isso significa?
Eu estudei na faculdade em 1954. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. É uma entrevista bem extensa.

Guedes quer que exportador do agro também pague INSS

O ministro da Economia Paulo Guedes quer o fim da isenção concedida atualmente às contribuições previdenciárias dos produtores rurais vinculados à exportação.

A renúncia retira cerca de R$ 7 bilhões por ano dos cofres do INSS. 

O sistema vigente sob risco é o seguinte: os produtores rurais recolhem 2,6% sobre a comercialização de sua produção como contribuição previdenciária, mas ficam isentos quando exportam parte do que produzem.

Recomendado - Reserve nesta quarta-feira o seu exemplar de "Ideologia da destruição", de Luís Milman

O prefácio é do editor e a apresentação é do professor Francisco Rudiger.

Este livro póstumo do escritor, jornalista e filósofo gaúcho Luís Milman, 356 páginas, será lançado no mês de março. Ele já está sendo impresso.

Ideologia da Destruição divide-se em quatro partes: 
Parte I - A desconstrução do ideário lulopetista; Parte II - A perversidade da intelligentsia esquerdopata; Parte III - Variações sobre o anti-semitismo; Parte IV - Breve mergulho na filosofia. 
No total, são 33 capítulos.

As reservas já foram abertas e os pedidos chegam de todos os Estados.

Cada exemplar custa R$ 65,00 e o valor só será pago quando o livro for entregue. Basta escrever agora mesmo para polibioadolfobraga@gmail.com

Fiscais da Receita estariam investigando secretamente mais 134 agentes públicos como Gilmar Mendes

Além do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, a autodenominada Equipe Especial de Fraudes (EEF) da Receita Federal abriu investigações secretas contra outros 134 "agentes públicos", informa o site do ConJur.

De acordo com documento interno da Receita, pelo menos desde março de 2018, um grupo de arapongas estariam agindo de acordo com critérios próprios para imputar crimes não relacionados ao papel da Receita.

A ver.

Dica do editor - Aprenda a lidar e educar melhor seus filhos

Ao lado, um dos cursos oferecidos. Há mais.

No link a seguir, examine as propostas de cursos voltados para pais lideram melhor com seus filhos.

As aulas saem pelas mãos de gente do ramo, tudo para pais, mães e especialistas em educação, reunidos em uma plataforma dinâmica e bastante intuitiva.

As aulas (a maior parte dos cursos dura apenas 4 horas) são todas fornecidas pela internet, portanto podem ser acompanhadas on line.

CLIQUE AQUI para examinar os programas curriculares, a duração (curta) de cada cursinho e os valores.

Congresso faz sessão extra, hoje, para debater Brumadinho

Câmara e Senado, portanto o Congresso, realizam sessão conjunta extraordinária, esta tarde, para debater a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Opinião do editor - Investigar Gilmar Mendes não pode, mas pode investigar o investigador federal. E ?

No caso do senador Flávio Bolsonaro, vazamentos do Coaf são aplaudidos diariamente pelo jornal Valor e pelos demais órgãos da mídia tradicional, blogs sujos e setores da oposição.

Seria inaceitável a posição do governo Bolsonaro, caso a informação de hoje do jornal Valor seja verdadeira, porque em vez de estimular e aprofundar a investigação sobre possíveis malfeitos do ministro do STF, Gilmar Mendes, e sua mulher, a caça estaria em andamento contra o investigador, funcionário que ocupa função técnica e responsável.

No caso, o governo já teria o nome do auditor da Receita Federal que realizou a investigação com base nas declarações de renda do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O funcionário da Receita trabalharia em um órgão do Espírito Santo.

O jornal diz que apuração do responsável não foi difícil, já que todos os acessos aos documentos fiscais mantidos na Receita são devidamente registrados no sistema de informática do órgão.

Bolsonaro poderá sair do hospital nesta tarde, diz Mourão

O general Hamiltom Mourão disse hoje que o presidente Jair Bolsonaro deverá sair do hospital nesta tarde.

Dica do editor - Ajude suas mãos

No site a seguir, você encontrará vários ítens que ensinam a maneiras de cuidar das mãos e as principais ações para evitar lesões.

Ajude suas mãos.

CLIQUE AQUI para examinar.

Ação contra o PCC apressará aprovação do pacote anti-crime de Moro

A ação de hoje contra o PCC, demonstra a determinação do ministro Sérgio Moro no combate ao crime organizado.

Agora, é caso de apressar o pacote de leis anti-crimes entregues ao Congresso.

Moro manda Marcola e 21 chefes do PCC para presídios federais de segurança máxima

PF e Exército participam da operação.

Marcola e 21 chefes de facções do PCC estão sendo transferidos de presídios estaduais de SP para presídios federais de segurança máxima.

É ordem do ministro Sérgio Moro.

A PM paulista avisou seu pessoal para que fique em alerta máximo, já que são esperadas retaliações.

Deputados vão a Onyx para discutir Lei Kandir e tensões na área leiteira do RS. Reunião será amanhã, 11h15min.

Uma numerosa comitiva de deputados estaduais viajará amanhã a Brasília para conversar com autoridades federais sobre:

- Lei Kandir.
- Questões do agro gaúcho, com ênfase para os entraves decorrentes da concorrência estrangeira desleal na área do leite.

"O primeiro encontro será com o ministro Onyx Lorenzoni, as 11h15min", disse o deputado Luciano Zuco, PSL, com quem o editor conversou há pouco.

Sem sanduíche de mortadela, centrais sindicais farão ato público dia 20 em SP

No dia 20, em São Paulo, as centrais sindicais estarão juntas em um ato público contra as mudanças na Previdência.

Sem sanduíche de mortadela.

Artigo, Leandro Govinda - A pizza de Brumadinho está assando

- Promotor de Justiça do MPE de SC, Leandro Govinda

Casos de grande repercussão, como a tragédia de Brumadinho, geram comoção nacional e, invariavelmente, despertam nas pessoas uma sede incomum de justiça. Especialmente as vítimas desejam – e merecem – que os responsáveis sejam punidos, tanto melhor presos. E, invariavelmente, a expectativa é frustrada. Sinto muito dizer, mas muito provavelmente não será diferente em Brumadinho. Se a receita for a mesma, nada vai acontecer. Ninguém vai ser punido com rigor, os familiares das vítimas não serão indenizados e as barragens vão continuar como estão. 

O sistema funciona assim....

(...)

Por mais que esses valorosos e bem intencionados agentes públicos se esforcem, nunca vão conseguir fazer um churrasco misturando farinha, sal e água. Se os ingredientes do sistema não mudarem, as instituições vão continuar servindo pizza para a sociedade.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Pedro Lagomarcino - E quando a "culpa" é das autoridades ?

O Brasil é mesmo o país das tragédias manifestamente evitáveis.

Ninguém pode duvidar.

"Tragédia" da Boate Kiss.
"Tragédia" de Mariana.
"Tragédia" de Brumadinho.
"Tragédia" no ninho do urubu, no Cube Flamengo.
"Tragédia" no Clube Bangu.
"Tragédia" do jornalista Ricardo Boechat.

"Tragédia"?

Seriam mesmo "tragédias"?

Ou estamos a tratar de crimes por omissão, por negligência, por imprudência ou por imperícia?
Tenho fundadas dúvidas para cogitar que estamos muito mais no campo da segunda hipótese do que da primeira.

A fiscalização do poder público brasileiro é um verdadeiro deboche.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Caíram 3,5% as vendas de materiais de construção no mês de janeiro

As vendas da indústria de materiais de construção apresentaram queda de 3,5% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

Nos últimos doze meses, contudo, as vendas totais acumulam elevação de 0,5%. 

O resultado de janeiro foi explicado pelas quedas das vendas de materiais de base e acabamento, que recuaram 3,2% e 3,9%, respectivamente, na mesma métrica. 

Apesar do desempenho negativo em janeiro, é esperada uma recuperação do setor ao longo deste ano, compatível com a retomada gradual da atividade econômica.

Bancos repelem acerto e Abril poderá quebrar

Itaú, Bradesco e Santander não gostaram das propostas de recuperação judicial feita pelo comprador da Editora Abril.

A Abril pode decretar falência.

Veja poderá acabar.

Conab reestima para maior a safra brasileira de grãos, mas cai produção de soja

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a estimativa de janeiro para a safra brasileira de grãos 2018/19, que está em desenvolvimento no país.

Área - A área plantada está estimada em 62,6 milhões de hectares, o que representa uma elevação de 1,5% relativamente à safra 2017/18. 
Produção - A produção, por sua vez, foi estimada em 234,1 milhões de toneladas, quantidade 2,7% superior ao verificado na safra anterior. 

Os incrementos na produção e na área plantada são explicados, em grande medida, pela cultura do algodão, que obteve grandes elevações nas duas estimativas. A soja, por outro lado, teve redução de 120 milhões de toneladas (estimativa de dezembro), para 115 milhões de toneladas, o que reforça tendência de elevação dos seus preços no mercado interno. Na mesma direção, o IBGE divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), apontando que a safra de grãos de 2019 tem perspectiva de expansão em relação à anterior, chegando a 230,7 milhões de toneladas. Também de acordo com o relatório, a soja, principal commodity agrícola produzida no Brasil, sofreu 3,4% de redução na produção em comparação com a estimativa anterior. Apesar da queda na estimativa da safra de soja, a perspectiva é de elevação da oferta total de grãos, o que deve proporcionar alívio às pressões de preços agrícolas, fator relevante em um momento de retomada do crescimento brasileiro, ainda que de forma gradual.

Simone Tebet foi indicada pelo MDB para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça do Senado

Distribuídas para os Partidos todas as comissões permanentes, estes começaram a indicar seus senadores para cada uma delas.

A mais importante das comissões permanentes, a de Constituição e Justiça, foi para o MDB, que indicou para a presidência a senadora Simone Tebet, adversária jurada do senador Renan Calheiros.

Havan confirma novas lojas para Santa Maria e Santa Cruz do Sul

A Havan confirmou, hoje, que abrirá rapidamente mais duas lojas no RS.

Uma em Santa Maria e outra em Santa Cruz do Sul.

A loja de Passo Fundo já abriu e a de Caxias do Sul está a caminho.

Um carro é roubado por hora em Porto Alegre.

Os dados são de janeiro.

Foram 772 veículos roubados e furtados, número maior do que o de dezembro, mas seis de cada dez carros são recuperados.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgados nesta terça-feira, foram roubados 550 veículos, além de outros 222 furtos na cidade. 

Dados da Federação Nacional das Seguradoras colocam o Rio Grande do Sul como terceiro estado com maior número de roubos ou furtos de veículos. Porto Alegre é a terceira capital mais violenta neste quesito, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Hoje tem manifetação contra demissões em massa na Ulbra, Canoas

Foi agendado para o período das 12h até as 15h, manifestação de professores, alunos e empregados da Ulbra, Canoas, contra o processo de demissões em massa.

O ato foi agendado para o campus.

Na hashtag #nãovempraulbra há mais informações.

Neste vídeo de 2014, Dias Toffoli conta (e dá risada) como um processo foi furtado em SP

Este vídeo de uma palestra do presidente do STF, Dias Toffoli, 2014, no Centro Acadêmico XI de Agosto, USP, São Paulo, viraliza há alguns dias na internet.

Toffoli ainda não era ministro do STF.

No vídeo, ele conta a história de um processo furtado por um companheiro que queria evitar um despejo, fala tudo com bom humor, avisa que acobertou tudo e dá risada, dizendo que se não fosse por isso, não haveria um conjunto habitacional no local.

STF diz que não pressionou pelo fim da CPI da Lava Toga

O presidente do STF, Dias Toffoli, garantiu, ontem, que não houve pressão da Corte para que os senadores Kátia Abreu e Tasso Jereissati retirassem seus nomes e com isto inviabilizassem a CPI da Lava Toga, que precisa de 27 assinaturas para emplacar.

A pressão do STF houve e foi decisiva.

O movimento pela viabilização da CPI, no entanto, prossegue.

Existem, também, pedidos de impeachment contra ministros do STF, como Gilmar Mendes, que serão atiçados.

Lasier e Heinze assinaram pedido da CPI da Lava Toga. Paulo Paim não quer assinar.

Dois dos três senadores do RS assinaram o pedido para a criação da Lava Toga.

São eles: Lasier Martins e Luiz Carlos Heinze.

Apenas o senador Paulo Paim, PT, não quis assinar.

Tempo continuará bom e temperatura será agradável durante o dia no RS

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

O Rio Grande do Sul seguirá com temperaturas amenas nesta quarta-feira. O dia começou com marcas baixas para esta época do ano, mas o clima aquecerá rapidamente devido a presença do sol com nuvens. 

Podem ocorrer períodos de maior nebulosidade no RS,  devido a passagem de nuvens que avançam do mar para o continente. Pela tarde, as marcas serão agradáveis. 

Apesar do dia com sol e nuvens, não se afasta algum tipo de chuva localizada em Porto Alegre. As marcas na Capital ficarão entre 15°C e 28°C. 

Câmara vai instalar CPI de Brumadinho

Vai sair, na Câmara, a CPI de Brumadinho.

O nihil obstat já foi dado pelo presidente Rodrigo Maia.

Veja, aqui, se seu senador assinou o pedido da CPI da Lava Toga

Lasier e Heinze.

O Senado conta com 81 senadores. Nas eleições de outubro, 52 senadores disputaram a reeleição e apenas 8 foram reeleitos, entre eles Renan Calheiros. Do total de senadores, 27 precisam assinar requerimento para a criação de CPIs. Foi o que aconteceu com a CPI da Lava Toga. Acontece que depois de pressão de magistrados das Cortes Superiores, as que seriam investigadas, os senadores Tasso Jereissati e Kátia Abreu retiraram seus nomes, inviabilizando o pedido.

Do Sul, apenas Álvaro Dias, Podemos do PR; Lasier Martins, também Podemos, e Luiz Carlos Heinze, PP, assinaram. De SC, ninguém assinou, nem mesmo Espiridião Amin, PP.

O senador Flávio Bolsonaro, Rio, também não assinou.

CLIQUE AQUI para saber quem assinou e manteve os nomes.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/