Substituição tributária reduziu drasticamente a sonegação no RS

Os leitores que não ouvem mais falar em sonegação no RS, mal sabem que a secretaria da Fazenda desinteressou-se pelo assunto desde que assumiu o sistema de substituição tributária.

. E que adotou a nota fiscal eletrônica.

. E que introduziu o controle on line na emissão de notas fiscais de venda, mas ainda não de compras.

Britto queria formar um cluster automobilístico, mas Olívio mandou a Ford embora

Ao atrair a Navistar para Caxias do Sul, o ex-governador Antonio Brito completou um ambicioso movimento destinado a instalar um cluster automobilístico no RS.

. Ele já tinha atraído fábricas da GM (Gravataí)  da Ford (Guaíba)  e da TVD (Farroupilha).

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/  e confira! 

Clube de Opinião ouvirá presidente do Badesul

O Clube de Opinião do RS ouvirá o presidente do Badesul, Marcelo Lopes, dia 23 de julho, às 10h, no Plaza, Porto Alegre.

Congresso internacional do software livre será em Porto Alegre. Abertura será dia 23.

Será em Porto Alegre, 23 a 25 de julho, na PUC, o 13º Congresso Internacional do Software Livre.

Governo silencia sobre denúncias de desmandos na Emater

O governo estadual gaúcho continua cego, surdo e mudo diante das denúncias de desmandos na Emater.

Assembleia do RS rejeita patrulha e cumpre a lei ao abrir lsita com cargos e salários

Vai bem a Assembleia do RS ao proteger a privacidade dos seus servidores, publicando unicamente listas de cargos e salários.

. A RBS não precisou saber os nomes dos servidores para campanar um deles em plena gazeta.

. Nem de longe a RBS ou qualquer outro meio de comunicação atreve-se a fazer o mesmo com servidores do Executivo ou do Judiciário.

. A Assembleia, por ser o mais pobre, o mais vulnerável e o mais democrático dos Poderes, é a casa da mãe joana para quem busca efeito demonstração.

Digitel dobra de tamanho no dia 16. Investimento em Alvorada foi de R$ 10 milhões.

Foi agendada para o dia 16, 10h, a inauguração da nova fábrica da Digitel no Distrito Industrial de Alvorada, RS.

. A empresa dobrará a produção  (20 mil equipamentos para comunicação de dados por mês).

.  A área estava reservada para a Dell.

- O investimento na fábrica foi de R$ 10 milhões.

Caiu impressionantes 5,7% o Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS

O resultado é de junho, calculado sobre  junho do ano passado.

. A Fecomércio, que mantém o índice, encontrou números alarmantes entre os empresários dos segmentos de bens duráveis e semiduráveis. Os empresários não confiam nos resultados das mais recentes medidas anticíclicas e nem na capacidade do governo gaúcho de interferir nos maus rumos da economia.

. Houve quebra da tendência anterior de alta.

. Os números e análise completa estão no site http://migre.me/9P8UN

Saiba por que os juros básicos cairão mais 0,5% nesta quarta-feira

O professor da Escola de Economia da FGV-SP, Samy Dana, mandou dizer nesta terça-feira ao editor que a Selic deve atingir o menor patamar da história ainda nesta quarta-feira. Eis as razões da nova queda:

.  “A taxa básica de juros deve ser reduzida em 0,5% nesta reunião. Como a indústria apresentou números ruins, haverá sucessivas quedas da Selic para evitar que o PIB cresça menos do que no ano passado”.

. Para o professor Samy Dana, a Selic deve fechar o ano em 7,25%.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/  e confira! 

Prefeito de Palmas poderá ser expulso do PT. O Partido alega que ele não é um "quadro histórico".

* Clipping Brasil Atualidades

Diante do vídeo que mostra o prefeito de Palmas (TO), o petista Raul Filho, negociando com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a cúpula do PT vai insistir que o prefeito nunca foi um quadro histórico do partido. A estratégia é tentar isolá-lo, deixando claro que seu envolvimento com o contraventor não faz o PT sangrar.

. A tendência é que Raul Filho seja expulso da legenda depois da abertura de processo na Comissão de Ética do partido. Parte da direção do PT defende que esse processo seja concluído somente depois das eleições municipais de outubro.

. Flagrado em conversa com Cachoeira em 2004, Raul Filho depõe hoje na CPI para explicar suas relações com o grupo. No depoimento, os petistas não pretendem blindar seu correligionário. Pelo contrário: a tática será frisar que Raul Filho é uma figura de menor importância dentro do partido. A ideia é não dar "munição" para a oposição atacar os petistas, que querem deixar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), permanentemente na berlinda sob a acusação de envolvimento com o esquema de Cachoeira.

Comércio quer que Assembleia rejeite projeto que permite ao governo legislar sobre mais impostos no RS

Esta coisa da substituição tributária começou devagarzito no governo Germano Rigotto e depois se espraiou como erva daninha no governo Yeda Crusius, assumindo proporções fantasmagóricas no atual governo Tarso Genro, do PT.

. Ninguém mais fala na tese dos impostos insonegáveis, vetor da reforma tributária defendida pelo ex-secretário Luiz Roberto Ponte, governo Rigotto, porque o sistema de substituição tributária tratou de fazer o mesmo.

. O leigo que não sabe do que se trata, pode ficar ciente do seguinte:
- O sistema de substituição tributária permite que o fisco estabeleça um preço médio ponderado ao consumidor final e sobre ele cobre o ICMS do contribuinte. No caso de compras em outros Estados, o  ICMS passou a ser cobrado na fonte de origem do produto, sendo o valor recolhido ao Tesouro do Estado de destino. Isto significa que o comerciante local não precisa recolher um só centavo, mas precisa informar tudo on line.

. O caso mais diabólico é o do cálculo do preço médio ponderado ao consumidor final,  como base de cálculo da substituição tributária, porque o governo pode encontrar o valor que bem entender – e isto significa aumento de carga tributária sem qualquer provisão legal, ou seja, sem autorização legislativa.

.Quem paga impostos mais altos é o povo.

. É por esta razão que Federasul, Sebrae-RS e Fecomércio, nesta terça-feira, advertiram os líderes de bancada da Assembléia do RS:
- É preciso  rejeitar o projeto de lei 128/12, porque ele permite que o governo defina por decreto o valor dos pagamentos e inclua novos contribuintes no sistema de substituição tributária.

. A competência para legislar sobre os casos em que o governador Tarso Genro quer legislar por decreto, é exclusiva do legislativo, segundo dispõe a Constituição Federal.


CLIQUE AQUI para examinar o inteiro teor do projeto.

- Sobre aumentos de impostos, leia o que escreveu há pouco o governador Tarso Genro, usando e abusando do seu Twitter, certamente imaginando que ninguém o lê:



Repito: aumentar impostos. Eis a receita do FMI! Não é de pasmar?

Tribunal excluí outro réu do Caso do Natal Luz. Processos ineptos dos promotores desmancham-se no ar.

O décimo réu denunciado pelos promotores Max Guazzeli e Antonio Képes no âmbito do Caso Natal Luz, Gramado, RS, Leandro Tomazelli, foi excluído neta segunda-feira do processo penal por decisão do desembargador Aristides Pedroso, 4ª. Cãmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS.

. Este é nono caso seguido de pessoas que tiveram suas atividades investigadas, seus nomes jogados na lama e denunciados injustamente pelos dois membros do Ministério Público Estadual.

.  Leandro Tomazelli é defendido pelo advogado Santoro de Constantino.

. Nos últimos 60 dias, foram excluídos do processo, sempre por decisão da 4ª. Câmara Criminal, considerada a mais dura do Tribunal do RS: padre Elói Antonio Sandi, Rafael Prawer, Ricardo Peccin, Enoir Zorzanello, Guilherme Pretto, Rui Bresolin, Carlos Eduardo Scheibe e Beto Tomasini. Três deles foram processados porque advogaram em favor de clientes de Gramado, entre os quais o próprio prefeito. A Igreja Católica não foi atacada apenas pela denúncia inepta contra o padre Elói, porque foi peitada pelos promotores para a retirada de uma placa homenageando os fundadores do Natal Luz. Intimidado, o pároco local submeteu-se à ordem ilegal.

. Até o momento, 1/3 dos denunciados foram excluídos do processo. Os advogados do caso consideram que todos serão excluídos.

. Não se sabe por que razão a Corregedoria do Ministério Público Estadual ainda não mandou seus promotores desistirem das suas ineptas ações, pedirem desculpas aos empreendedores do Natal Luz e devolverem a festa ao povo de todo o mundo, mas sobretudo de Gramado.

Fortunati é a primeira vítima da patrulha cibernética

A patrulha cibernética continuará mirando em José Fortunati. Atrás de cada militante que tombar, outro tomará o seu lugar.

Não sairá barato para o tuiteiro Bruno Prado a acusação que fez contra o prefeito José Fortunati.

Além do BO, o prefeito decidiu processar o caluniador e difamador.

- Bruno Prado, 26 anos, usou o Twitter para dizer que José Fortunati não assumia a paternidade de um filho com síndrome de Down. O prefeito nem filho tem. Bruno declarou que foi apenas “leviano”. 

Saiba quem são os marqueteiros de Fortunati, Manuela, Adão e Wambert

Os quatro principais candidatos á prefeitura de Porto Alegre já contrataram seus marqueteiros. Desta vez, são todos gaúchos – prata da casa:

José Fortunati, PDT – Marcos Martinelli, jornalista, ex-RBS e ex-Band
Manuela D’Ávila, PCdoB – Juliano Corbelini, professor de Ciência Política
Adão Villaverde, PT – Mauro Dorfmann, dono da agência de publicidade Dez
Wambert De Lorenzo, PSDB – Cleber Benvenhu, jornalista e publicitário

PV anuncia ato público para marcar pedido de impugnação de Bordignon em Gravataí

O Partido Verde, PV, de Gravataí, convocou ato público para esta quinta-feira, cuja única pauta é concentrar manifestantes de todos os Partidos para acompanhar as lideranças verdes até a Justiça Eleitoral, onde será entregue o pedido de impugnação do candidato do PT à prefeitura, o deputado Daniel Bordignon.

. O deputado, que é líder do PT na Assembléia, foi condenado por duas vezes em colegiados de juizes, o que caracteriza sua inscrição na Lei da Ficha Suja.Nas eleições municipais de 2008, Bordignon foi impedido de concorrer.

- A decisão do PV é surpreendente. Esperava-se que o PMDB protocolasse o pedido de impugnação, já que os verdes acabam de acertar composição com o governo petista do RS, onde passaram a ocupar cargos de relevância. Em Gravataí, sede da GM, 156 mil eleitores, o PV apóia a vereadora Anabel Lorenzi, do PSB. 

Navistar, Caxias do Sul, irá junto no pacote da venda do grupo americano para a Volkswagen

Caso concretize a compra da Navistar dos EUA, a Volkswagen levará junto a fábrica de caminhões americana que o ex-governador Antonio Britto atraiu para Caxias do Sul.

. A Fiat também está de olho no negócio.

. Os alemães, que acabam de comprar a Porsche, querem penetrar com mais vigor no mercado americano de caminhões. Além dos seus próprios caminhões, a Volks controla as marcas européias da Scania e da MAN.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Nos últimos 10 anos a Leandro& Stormer já preparou mais de 20.000 alunos em 40 cidades do Brasil para investir na Bolsa de Valores. São especialistas em educação para investidores e mantem hoje a maior comunidade de traders do País. O Programa de Formação de Investidores no Mercado de Ações da Leandro& Stormer prepara você para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou tornar-se um trader profissional. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/  e confira! 

Caiu 1,7% o nível de emprego na indústria. Num ano, é a oitava queda seguida.

O emprego na indústria brasileira caiu 0,3 por cento em maio sobre abril e recuou 1,7 por cento na comparação com igual mês de 2011, informou hoje o IBGE. Na comparação mensal, foi o terceiro resultado negativo consecutivo, enquanto que na anual foi a oitava queda seguida e a mais intensa desde dezembro de 2009, quando o emprego na indústria havia recuado 2,4 por cento.

Itaú compra o controle do banco mensaleiro BMG

O Itaú Unibanco anunciou hoje em fato relevante um contrato de associação com o banco BMG, visando à oferta, distribuição e comercialização de créditos consignados. A joint venture será estruturada como um novo negócio, chamado Banco Itaú BMG Consignado, em que o Itaú Unibanco deterá o controle com 70% no capital social total e votante, e o BMG deterá os 30% restantes.

PPS de Santa Maria terá dissidência para apoiar Jorge Pozzobom, PSDB

A posição a seguir é do presidente do PPS de Santa Maria e refere-se à nota anterior desta página, que registrou o apoio do Partido ao prefeito Cesar Schirmer:

Permita-me fazer um breve comentário sobre a nota "PPS fica com Schirmer em Santa Maria", que aborda o apoio do PPS à coligação capitaneada pelo PMDB na cidade de Santa Maria. Em verdade, esse apoio é uma homenagem do fisiologismo partidário, ao "carguismo", pois a ala do PPS que apóia a reeleição do prefeito Schirmer é aquela recentemente premiada com cargos, aliás, de pouca expressão. Nessa linha, Importante registrar que uma significativa parcela do PPS de SM, especialmente, de membros da Executiva, apóia incondicionalmente o Dep. Jorge Pozzobom para Prefeito. O PPS sempre foi um grande parceiro do PSDB, no plano nacional e estadual, e assim continuará sendo. Em suma: O prefeito Cezar Schirmer entrou fantasiado de sapo em um baile de cobras.

Abraço, Márcio Weiler, advogado, presidente em exercício do PPS/SM.

Sargentos e tenentes da Brigada dizem que governo Tarso mente no projeto de reajuste para a Brigada

- A Assembléia do RS poderá votar hoje os projetos do governo que reajustam os salários de categorias da Polícia Civil e da Brigada, jogando boa parte dos aumentos para o governo seguinte. A nota a seguir é dos sargentos, subtenentes e tenentes da Brigada:

A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) e demais entidades representativas de Classe dos servidores de nível médio da Brigada Militar de todo o Estado, vem a publico manifestar contrariedade ao Projeto de Lei 141/2012, que reajusta os salários dos servidores de nível médio da Brigada Militar, bem como dizer a verdade sobre o referido projeto.

Consta na justificativa do Governo que a pleiteada verticalidade salarial para os servidores estava sendo atendida, isso é mentira. Onde consta a verticalidade no projeto apresentado pelo Governo? Em lugar algum, infelizmente pura falácia, na tentativa de ludibriar os menos avisados. Cabe destacar, que a justificativa do Piratini nesse projeto enviado à Assembleia Legislativa, salta aos olhos a forma maquiavélica e não condizente com a realidade que o Poder Executivo trata a matéria.

O Governo mostrou-se submisso as vontades dos Oficiais superiores da Brigada Militar, concedendo tudo o que eles pleiteavam. Em contrapartida, negou-se a receber as entidades signatárias, demonstrando seu desrespeito e desconsideração aos servidores de nível médio que diuturnamente enfrentam de maneira precária a criminalidade em nome da segurança do conjunto da sociedade.

Em concordância: ASSTBM, ABAMF, ABASPE e PROEFETIVO de Porto Alegre, APMT de Torres, APBMI de Ijuí, ASPOMM de Santo Ângelo, ABPBM-SR de Santa Rosa, ACSJAR de Pelotas, SRDW de Sapucaia do Sul, ABPMF de Sapiranga, AGISCA de Rio Grande, ABT de Jaguarão e ACASNMSG de São Gabriel.

- Na manhã desta terça-feira, 10, às 9h, um grupo de 50 brigadianos percorrerá os gabinetes dos deputados na Assembleia Legislativa na tentativa de evitar que esse projeto seja votado. A expectativa é que a Casa Civil através de uma emenda insira a verticalidade salarial no texto do projeto. *Em anexo ofício que será entregue aos parlamentares.