TJ suspende congelamento dos seus Orçamentos. TJRS e MPE ignoram suspeição e litigam em seu próprio benefício.

O desembargador Marcelo Bandeira Pereira, Tribunal de Justiça do RS, concedeu liminar à ação ajuizada pelo Minisatério Público, suspendendo o congelamento do orçamento proposto pelo governador Eduardo Leite e aprovado pela Assembleia Legislativa. Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apreciada pelos deputados, os repasses a todos os poderes em 2020 estariam nos mesmos patamares de 2019 — nem a concessão dos 3% do reajuste automático das folhas de pagamento está previsto, diferentemente do que ocorria em anos anteriores.

Tanto o MP quanto o desembargador entendem que, ao prever o congelamento sem acordo com os poderes, o Executivo fere a autonomia financeira e orçamentária, que não pode ser imposta pelo governo.  

O MPE e o TJRS não se consideraram impedidos, embora sejam partes evidentes.

Aliás, é esta a tese que a PGE defenderá em recurso ao STF.

Bolsonaro dribla golpistas do Congresso e cria Super-Coaf

Dica do editor - Conheça as gerações e suas formas de aprender

Conheça exatamente o período de vida de cada geração e quais são suas formas de aprender.

CLIQUE AQUI para examinar texto e infográficos.

Na Capital, semana da pessoa com deficiência e inscrições em cursos profissionalizantes se iniciam amanhã


A partir desta quarta-feira, começam em Porto Alegre as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A solenidade de abertura acontece às 14h, no Centro Cultural da UFRGS (rua Eng. Luiz Englert, 333). Com o tema “Família e pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas”, a edição anual segue até o dia 28. 

Na quarta-feira, também se iniciam no bairro Restinga as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Progredir. A partir das 14h, interessados devem comparecer à Estação Cidadania Restinga (rua Arno Horn, 221). 

Podem participar das capacitações as pessoas inseridas no Cadastro Único e beneficiários do Bolsa Família. Coordenadas pelo Sine Municipal, as inscrições seguem até o fim de agosto e os cursos começam em setembro.

Juiz eleitoral condena Haddad a quasae cinco anos de prisão por receber dinheiro sujo da empreiteira UTC

Nas redes sociais, já tem gente vendo o poste em plena prisão. Se a sentença de primeiro grau for confirmada, ele irá para a cadeia e poderá fazer companhia ao seu corrupto chefe.

O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PT às eleições presidenciais de 2018, Fernando Haddad, foi condenado pela Justiça Eleitoral pelo crime de caixa dois. A sentença foi proferida no último dia 19. Haddad levou dinheiro sujo da empreiteira UTC.

Não há referência à vice de Haddad, no caso a comunista Manuela D'Ávila.

O juiz Francisco Carlos Inouye Shintate determinou pena de “quatro anos e seis meses de reclusão, e 18 dias-multa, cada um no valor de 1 salário-mínimo vigente na época do fato”.

O petista disse que vai recorrer.

Em Porto Alegre, obras no Terminal Triângulo serão vistoriadas amanhã


Às 10h30 desta quarta-feira, equipes da prefeitura e representantes do Grupo Zaffari, responsável pela recuperação estrutural da cobertura danificada, vistoriam os serviços realizados até o momento. 

A reforma se iniciou em junho e o local está descoberto desde 2014, quando houve o temporal que destelhou a estação. Cerca de 45 mil pessoas circulam diariamente pelo local na avenida Assis Brasil, considerado o segundo maior terminal de ônibus da Capital. 

Em média, 950 ônibus operam no terminal, incluindo linhas urbanas e intermunicipais. O planejamento e a execução da obra, fiscalizada e acompanhada pelos engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), está sob responsabilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

Senador Lasier Martins (Podemos-RS) - Defendo vetos ao projeto de lei sobre Abuso de Autoridade

ENTREVISTA
Lasier Martins, senador do Podemos do RS.

O senhor defende vetos de Bolsonaro ao Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade (PL 7.596/17) aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados. 
Sim. Elste é o último recurso possível para se evitar uma indesejada vitória da impunidade, severamente condenada pela procuradora-geral, Raquel Dodge

Uma nota de técnicos do Ministério da Justiça, apresentada aos deputados antes da última quarta-feira , condenou a proposta ?
Sim. A nota indicou que a nova lei poderá “inviabilizar” o trabalho da Policia Federal e do Ministério Público. As investigações em curso estão ameaçadas caso o projeto se torne lei. 

Mas há reação.
Não é por acaso que há manifestações de protesto de ponta a ponta do país.

Aponte um caso grave de ilegalidade.
No artigo 13 do projeto, por exemplo, que considera abuso de autoridade constranger o preso mediante pressão para produzir prova contra si mesmo tem “forte carga subjetiva”. “Se levado ao extremo esse dispositivo pode afastar a obrigação legal de o preso fornecer impressões digitais. O mesmo serve para o uso de algemas, que depende da avaliação policial.

Recomendado - Hoje tem telão de Grêmio x Palmeiras, com chopão do Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre


Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (38 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. 
São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Produção agrícola vai receber R$ 1,3 milhão da Consulta Popular


Com destinação vinculada à agricultura, o governo do Estado reservou o montante de recursos aos projetos da Consulta Popular, votados em 2017 e executados ano passado.

São 18 iniciativas que fortalecem a produção familiar, incluindo aquisição de insumos e equipamentos para sistemas locais e regionais de abastecimento. Ao todo, 18 municípios foram beneficiados.

No setor agrícola, em outros projetos com recursos assegurados, ainda restam R$ 2,8 milhões a pagar. O montante refere-se a votações ocorridas faz dois anos. Estima-se que o valor seja quitado ao longo de 2019.

CLIQUE AQUI e saiba quais são os municípios e projetos contemplados.

Ação integrada combate a receptação de metais, cabos e fios furtados


A prefeitura da Capital e o Governo do Estado realizaram ação conjunta para coibir a receptação de metais, cabos e fios. 

A fiscalização aconteceu no Centro Histórico. Foram mobilizados Guarda Municipal, policiais militares e Corpo de Bombeiros, além das equipes da EPTC e os fiscais do município.

Houve a verificação de origem dos materiais, vistorias em documentações e nas condições de funcionamento dos comércios.

O objetivo é combater um crime que dá seguimento a outros, principalmente o tráfico de drogas, porque o dinheiro revertido com a venda do material furtado por usuários de crack acaba nas mãos de traficantes. Furtos e vandalismo no sistema de iluminação causam prejuízo e afetam a todos os contribuintes.

Russos e chineses afirmam que os americanos aumentam a tensão diplomática


Nesta terça-feira, por causa do teste dos militares norte-americanos com o míssil configurado para viajar a distância superior a 500 quilômetros, líderes russos e chineses acusaram os Estados Unidos de aumentar as tensões diplomáticas entre as nações.

O Pentágono confirmou a atividade. No início deste mês, Trump formalizou a saída do Tratado de Forças Nucleares, firmado ainda nos tempos da guerra fria. O documento proibia mísseis terrestres de longo alcance. 

Washington "tomou o rumo das tensões militares", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov. Segundo o Kremlin, o teste "comprovou que eles já se preparavam para sair do pacto". A China também expressou preocupação. Em Pequim, líderes comunistas insinuaram que os americanos alimentam uma nova corrida armamentista.

PCC e CV foram ao STF e agora irão ao Senado para falar mal de Sérgio Moro

PCC e CV, agora unidos contra o ministro Sérgio Moro, mandarão as mulheres dos seus líderes ao Senado, amanhã, para reclamar das regras mais duras estabelecidas pelo governo Bolsonaro para os bandidos presos.

PPC e CV também reclamam no STF, usando o Instituto Anjos pela Liberdade, que defende os bandidos.

O Senado resolveu franquear suas portas, amanhã, para que PCC e CV falem mal do ministro.

O caso demonstra que existe uma aliança do mal contra Sérgio Moro e os ataques a ele não se limitam ao site sujo The Intercept+Folha, mas vão além das ações nem sempre claras promovidas nos âmbitos do STF e do Congresso.

A denúncia sobre o encontro de amanhã acaba de ser feita pela deputada Joice Hasselman, líder do governo Bolsonaro na Câmara.

Joice chama a atenção para a delicada situação em que ficou o Senado neste caso.

O que não surpreende ninguém.

Veja nova coletiva de Bolsonaro. Foi hoje. Bolsonaro usou jornalistas como sparring.

Facebook amplia segurança na privacidade de dados pessoais


A partir de hoje, usuários do Facebook na Irlanda, Espanha e Coreia do Sul poderão visualizar quais foram as informações que outros sites coletaram à revelia e remeteram à empresa de Mark Zuckerberg. A novidade deve ser liberada a todos e a plataforma passará a exibir o menu “Atividade Fora do Facebook”. 

A intenção é que as informações não sejam usadas para direcionamento a anúncios.

O sistema vai seguir coletando dados. Contudo, quando os usuários optam pelo fim do cruzamento, as informações tornam-se anônimas. A medida estava prometida desde maio do ano passado, com o nome provisório de “Limpar histórico”. 

Em decorrência de escândalo recente, a empresa concordou em pagar multa recorde de cinco bilhões de dólares à Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos. Agora, todos os processos que tratavam do incidente, além de questões de violação de privacidade, serão arquivados.

Bolsa volta a cair neste início de tarde e dólar despenca 0,60%.

A Bolsa continua em queda neste início da tarde, em boa parte devido a saída maciça de dinheiro de investidores estrangeiros. O jornal Valor fala em R$ 19 bilhões entre janeiro e agosto. O dólar também cai, mas em índice muito maior.

As 14h17min:

Bolsa, -0,14%, 99.327 pontos.
Dólar comercial, -0,60%, R$ 4,0419

Eduardo Leite faz visita inútil ao Uruguai

O governador Eduardo Leite estará hoje e amanhã no Uruguai.

É missão oficial.

O Uruguai não merece tanto tempo de visita e tampouco merece a visita de tão alta autoridade.

Uma programação de meia hora, lidera apenas pelo sub do sub do sub, resolveria tudo.

Assembleia do RS continuará sem votar nada durante toda a semana

Embora tendo saído de um prolongado período de férias, os deputados estaduais gaúchos decidiram não votar nada durante toda esta semana.

Não houve quorum sequer para a reunião de líderes, hoje.

Como se sabe, o RS não precisa sequer que os deputados desatem os nós das privatizações da CEEE, CRM e Sulgás, pelo menos na avaliação da Assembleia do Estado.

Dica do editor - Palestra gratuita para familiares e pacientes de Transtorno Bipolar

No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o Grupo de Apoio aos Pacientes com Transtorno de Humor Bipolar promove palestra gratuita hoje, a partir das 18h30.

CLIQUE AQUI e leia mais a respeito.

Porto Alegre: desestatização da água é tema de estudo encomendado pelo Executivo


Para avaliar a possibilidade de promover a concessão, ou parceria com a iniciativa privada nos serviços de saneamento básico ofertados aos moradores da capital gaúcha, a prefeitura de Porto Alegre contratou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Edital da instituição financeira prevê contratação de empresa para serviços técnicos sobre a estruturação de projetos relativos "à delegação dos serviços de saneamento".

A vencedora será conhecida em 30 de agosto. Conforme o edital, o estudo deve apresentar diversos itens, entre eles a proposta de modelagem de desestatização dos serviços. A cidade de Porto Alegre avalia a melhor opção para ampliar os investimentos no setor.

"A Lei de Abuso de Autoridade é um lixo, uma latrina legal", diz Boris Casoy

Veja o momento em que o sequestrador do ônibus carioca é abatido por um sniper

Agrosul confirma investimento de R$ 50 milhões no Caí, RS


A Agrosul investirá R$ 50 milhões em São Sebastião do Caí (RS). O objetivo da ampliação do montante é a construção de uma fábrica de ração para animais.

Onyx falará nesta sexta-feira no Sinduscon, Porto Alegre

O ministro Onyx Lorenaoni falará nesta sexta-feira ao meio dia no Sinduscon, Porto Alegre.

PSDB de João Doria pede expulsão de Aécio

O PSDB de SP pediu, hoje, formalmente, a expulsão do deputado Aécio Neves.

Gato de luz, uma prática criminosa cada vez mais comum

Em Pelotas, no bairro Fragata, um empresário foi preso por furto de energia elétrica. O homem de 35 anos foi pego em flagrante, quando as equipes da polícia identificaram a ligação clandestina.

O crime foi constatado por técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), mobilizados ao local com apoio das forças de segurança, após denúncia anônima encaminhada por moradores. 

A distribuição de energia ao local foi cortada. Conforme o delegado Gustavo Pereira, os fiscais da companhia elétrica constaram o uso de um pequeno condutor, utilizado para conectar dois pontos de um circuito eletrônico. A burla é empregada para subtrair o consumo no medidor.

Bolsonaro surpreende, acaba com Coaf e cria a Unidade de Inteligência Financeira


CLIQUE AQUI para ler a MP.

O governo optou por uma reformulação completa do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira e será integrado à estrutura do Banco Central. 

A mudança ocorre por meio de medida provisória – publicada hoje no Diário Oficial da União – e coloca nas mãos do Congresso o desenho final.

O novo Coaf simboliza um ajuste importante na visão do governo. 

No início da gestão Bolsonaro, o órgão assumiu condição estratégica dentro da rede de combate à lavagem de dinheiro. Seguirá com esse status. Será ainda mais enxuto, mais tecnológico e mais protegido de ingerências políticas.

Trump reafirma o vice como companheiro de chapa em 2020


O presidente norte-americano, Donald Trump, reafirmou que manterá o vice-presidente como companheiro de chapa quando buscar a reeleição ano que vem.

"Estou muito feliz com Mike Pence", afirmou aos repórteres, antes de embarcar no Air Force One, em Nova Jersey. 

A previsão é de que o atual presidente obtenha uma vitória fácil e conquiste a indicação dos republicanos para o segundo mandato na Casa Branca.

O conservador Michael Richard Pence é entusiasta do movimento Tea Party. Ele presidiu a Conferência Republicana na Câmara dos Deputados, entre 2009 e 2011. 

Deputado Osterman denuncia pressão do governo no caso da venda de ações do Banrisul

A Comissão de Economia da Assembleia do RS acaba de cancelar a audiência pública que faria no dia 4 de setembro para discutir a venda de ações do Banrisul.

A decisão foi do presidente da CCJ, deputado Tiago Simon, MDB.

A audiência foi pedida pelos deputados Sebastião Melo, MDB, e Fábio Osterman, Novo. Os deputados convidaram o governador Leite para falar, já que a oferta pública será feita pelo controlador do banco, o governo estadual.

"Temos que discutir isto, porque a venda depreciará o valor do banco e poderá causar prejuízos de R$ 3 bilhões", disse ao editor o deputado Fábio Osterman. O governo e o banco alegam que são cálculos fantasiosos. Osterman também disse que o governo perderá R$ 150 milhões por ano na forma de dividendos. O deputado denunciou pressão do governo sobre a Comissão de Economia, visando o cancelamento da audiência pública.

Ao vivo, CCJ do Senado discute PEC da Reforma da previdência

Brasil não é refúgio para criminosos, afirma Sergio Moro sobre a extradição de chileno sequestrador

Extraditado hoje para o seu país, após 16 anos de prisão aqui no Brasil, o presidiário chileno Maurício Hernández Norambuena.

Ele foi condenado por participar do sequestro de empresário e publicitário Washington Olivetto, em 2001. 

A informação é confirmada pelo presidente Bolsonaro, em publicação na sua conta pessoal do Twitter. “É nossa política cooperar com outros países e não dar abrigo a criminosos ou terroristas. Vencidos problemas burocráticos entre Brasil e Chile, hoje estamos extraditando Norambuena.

Também no Twitter, Sérgio Moro disse que Norambuena foi entregue nesta madrugada às autoridades chilenas. “Mais um criminoso que se foi. Extraditado com autorização do STF, entregue ao Chile para cumprir as penas, comutada a perpétua para 30 anos, as quais foi condenado naquele país. Brasil não é refúgio para criminosos”.

Norambuena havia sido transferido da Penitenciária de Avaré, no interior paulista, para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. A extradição foi possível após o governo chileno se comprometer formalmente a não submeter Norambuena à prisão perpétua, respeitando uma decisão do STF de 2004.

Bolsonaro avisa que poderá rever indicação de Eduardo para embaixador nos EUA

O presidente Jair Bolsonaro admitiu rever a indicação do filho Eduardo Bolsonaro para o comando da embaixada do Brasiol nos EUA.

Bolsonaro disse que só formalizará a indicação se tiver garantia de aprovação no Senado.

Saiba por que uma maioria de bandidos aprovou a Lei de Abuso de Autoridade no Congresso

Vereadores da Capital recebem hoje as diretrizes orçamentárias para 2020


Em solenidade marcada para as 15h30, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Júnior encaminha o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Segundo o Executivo, a LDO 2020 reflete a busca do equilíbrio fiscal, ao mesmo tempo que amplia a aplicação dos recursos públicos nas áreas mais essenciais. Pela proposta, a receita do próximo ano é estimada em R$ 8,05 bilhões e a despesa projetada em R$ 8,05 bilhões. 

O déficit estimado para o ano que vem é de R$ 336,5 milhões, sendo a diferença coberta por receitas extraordinárias.

Sniper mata sequestrador de ônibus no Rio de Janeiro

Bolsonaro e governador Witzel cumprimentam precisão do sniper e avisam que casos extremos como os de sequestro serão tratados à bala.

O porta-voz da Polícia Militar, coronel Mauro Fliess, confirmou a morte do sequestrador que fez 37 reféns, dentro de um ônibus em plena ponte Rio-Niterói. Ele tinha espalhado gasolina dentro do ônibus para matar todo mundo.

Ele foi eliminado por atiradores de elite. Pelo Twitter, a PM informou que a ocorrência encerrou sem vítimas entre os trabalhadores usuários do transporte público. 

O tomador de reféns foi neutralizado por um atirador de precisão do Bope e as pessoas libertadas ilesas. A polícia afirmou que a arma utilizado pelo homem era de brinquedo. 

Porto Alegre: abertura de propostas para os relógios de rua acontece sexta-feira


Após idas e vindas, serão abertos na sexta-feira os envelopes com as propostas financeiras para o edital licitatório dos relógios de rua na Capital. 

O recurso apresentado na fase de Proposta Técnica da Concorrência, impetrado pela empresa JC Decaux do Brasil Ltda, foi julgado parcialmente procedente, modificando a pontuação final das classificadas. O resultado está no Diário Oficial de segunda-feira.


 A pontuação e as propostas financeiras determinarão a empresa vencedora. Logo após, um protótipo será instalado em até 45 dias. A colocação dos 168 novos equipamentos deve ocorrer até o fim do ano. Eles vão substituir os 60 relógios que desativados em 2015. Os equipamentos incluem novas funcionalidades, como câmeras de segurança ligadas ao monitoramento integrado da cidade, marcação de hora e indicação de temperatura local, índice de radiação ultravioleta, Wi-Fi e veiculação de informações de interesse público.

Itália precisa de 50 bilhões de euros para estimular a economia



Matteo Salvini, vice primeiro-ministro e ministro do Interior, afirmou hoje que um orçamento de 50 bilhões de euros, cerca de 55 bilhões de dólares, será necessário para gerar um choque na economia italiana em 2020.

Salvini cortou as relações do governo de coalizão com o Movimento 5 Estrelas, auto definido como sem partido e que mobiliza as pessoas por meio das redes sociais e aplicativos de internet.

A Itália, que depois da Grécia possui a maior dívida na zona do Euro, estima arrecadar 23 bilhões da moeda ao elevar impostos sobre vendas, a partir de janeiro. A previsão é necessária para cumprir as sanções impostas em função do déficit, de acordo com as regras do bloco econômico da União Européia.

48 mil pessoas participam a Expoagas 2019. O evento abriu esta manhã na Fiergs, Porto Alegre.

Começou hoje a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados, reunindo 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento. O evento irá até 22 de agosto no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, para oportunizar networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira deverá movimentar pelo menos R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países.

CLIQUE AQUI para saber muito mais e verificar toda a agenda.

Balanço aponta lucro do Badesul no primeiro semestre. Percentual representa avanço de 42%


O governo estadual publicou o balancete com os desempenhos do Badesul no primeiro semestre.

O lucro líquido nos primeiros seis meses deste ano ficou em R$ 24,6 milhões Foram aprovadas 88 operações de crédito, no valor total de R$ 179,7 milhões.

Houve desembolso de R$ 111,6 milhões para o financiamento de investimentos na economia.

O saldo atual de operações ativas é de R$ 2,1 bilhões. O patrimônio líquido teve crescimentos sucessivos (R$ 660,845 milhões, em junho de 2017; R$ 707,386 milhões, em junho de 2018 e R$ 733,465 milhões, em junho de 2019). Um acréscimo de 11% no período.

CLIQUE AQUI e acesse o relatório completo.

Jurista Evandro Pontes, USP, avisa que STF viola a Constituição

Lula, corrupto e ladrão, cumpre 500 dias de cadeia

O prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva, líder inconteste das suicidas esquerdas, único ex-presidente preso em toda a história brasileira, completou 500 dias de cadeia.

E é só o começo.

Isto se o STF não resolver livrá-lo na semana que vem, ampliando sua quota de ladrões libertados no âmbito da Lava Jato.

Pró-Esporte RS amplia investimentos destinados a pessoas físicas

Será lançado hoje o mais recente edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte, que prevê recursos de R$ 1,04 milhão.

O auxílio será destinado a 24 projetos de pessoas físicas. O montante é mais do que o dobro dos recursos disponibilizados no edital anterior, quando foram oferecidos R$ 450 mil.

Entre as regras para os projetos selecionados estão a promoção e o incentivo ao esporte de rendimento, e a valorização das categorias de base nas entidades esportivas. O lançamento do edital torna pública a abertura das inscrições, que poderão ser feitas a partir de amanhã, até o dia 7 de outubro.

CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Em Porto Alegre, solenidade encerra oficialmente a Campanha do Agasalho

A partir das 14h, em frente ao Paço Municipal, será realizada a solenidade de encerramento da Campanha do Agasalho 2019.

No mesmo evento, com a presença dos parceiros da iniciativa, será inaugurada uma exposição fotográfica no entorno da Fonte Talavera de La Reina, com cerca de 30 registros captados pela equipe de fotógrafos da Prefeitura. 

A meta estipulada era 270 mil peças de roupa. Todo o material foi separado na Central de Triagem montada no bairro Menino Deus. Após as doações dos porto-alegrenses e instituições que se mobilizaram para arrecadar, as roupas foram separadas por voluntários e os agasalhos destinados a 164 instituições, beneficiando mais de 63 mil pessoas. A campanha deste ano foi diferenciada, não só pelo grande número de doações, mas também pela agilidade nas entregas. A campanha se iniciou em 15 de abril 

Escola da Restinga terá atividades no contraturno. Iniciativa da prefeitura beneficia 400 alunos

Em parceria com o Instituto Besouro de Fomento Social, a Prefeitura de Porto Alegre formaliza nesta terça-feira a oferta de atividades para 400 alunos no turno inverso ao das aulas. A medida atinge quatro escolas de Ensino Fundamental.

O ato será realizado às 11h, na Escola Mario Quintana do Bairro Restinga, onde será inaugurado o espaço criativo (makerspace), instalado pela organização num contêiner dentro da instituição de ensino.

Terça-feira segue com a massa de ar frio que reduz as temperaturas no estado


Com mínimas que registraram próximo a zero grau em algumas regiões nas primeiras horas da madrugada, a previsão para terça-feira é de continuidade da influência do ar gelado sobre o Rio Grande do Sul.

As temperaturas seguem baixas, a exemplo do que ocorreu na segunda-feira. O sol aparece entre nuvens e várias regiões apresentarão nebulosidade. De acordo com a MetSul Meteorologia, o ar gélido atua mais no Sul, onde a temperatura não devem ultrapassar os 14°C.

Nas regiões Norte e Noroeste, pode chegar a 20°C.  Em Porto Alegre o sol aparece entre nuvens, com previsão de temperatura em torno de 16°C. Santa Rosa e Cruz Alta devem esquentar mais, com 21ºC e 19ºC, respectivamente.

Homem armado sequestra ônibus e paralisa o trânsito na ponte Rio-Niterói


Desde o início da manhã, um homem armado mantém reféns dentre de um ônibus de passageiros no Rio de Janeiro. 

A ocorrência está em andamento sobre a Ponte Rio-Niterói. Quatro reféns foram liberados do ônibus desde o início do sequestro, que se iniciou das seis horas. Outras 18 pessoas ainda estão dentro do veículo. 

Não está confirmado oficialmente, mas o sequestrador identificou-se como policial militar. Ele tem um revólver 38 e galão de gasolina.

Negociadores do Bope (Batalhão de Operações Especiais) conversam com o sequestrador. A ponte foi interditada nos 2 sentidos, e a recomendação aos que precisarem fazer o cruzamento é utilizar o serviço de barcas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/