Governador Eduardo Leite não gostou da nomeação do interventor Paulo Pimenta. Veja o vídeo.

 O líder tucano não precisou dizer nada para deixar claro que não gostou dessa intervenção federal, que é autoritária, inaceitável, demagógica e inoportuna. Ele não só demonstrou contrariedade, como não acompanhou o cordão de áulicos que aplaudiram a asssinatura do decreto, tudo durante o comício claramente eleitoteiro realizado esta tarde na Unisinos. A Assembleia do RS tem maioria formada para considerar indesejável a presença do ministro Paulo Pimenta no Estado. O governador não foi consultado em momento algum. O governo lulopetista já tinha tentando atropelá-lo, ameaçando implementar GLO no RS. Veja o vídeo:

Lula e sua cruzada contra a liberdade, por Alfredo Bessow. Agora, ao vivo, no "De olho na Mídia".

 Com a participação da jornalista Ana Maria Cemin, Caxias do Sul, RS.

Microentrevista, Paulo Moura - Depois de Nova Iorque, documentário sobre Paulo Moura irá para os cinemas e para Netflix

O editor conversou com Paulo Moura, o diretor do documentário, há pouco. Ele está em Nova Iorque.

Na foto, o gaúcho Winston Ling, um dos principais financiadores da produção, Guedes e Moura, no lançamento.

"O caminho da prosperidade: o grande legado de Paulo Guedes", foi lançado, ontem, em Nova Iorque. Quando virá para o Brasil ?
Foi no Symphony Space. Ainda este mês, iremos a Brasília, sempre em salas fechadas e com ingressos vendidos para sessões fora do horário comercial. Depois, virão São Paulo e Rio. Paulo Guedes estará presente.

Qual o tamanho do documentário ?
1h17min. O documentário apresenta a trajetória do ministro, com ênfase para sua atuação no governo Bolsonaro. 30 ex-colagboradores seus também falam.

Nada de cinemas e plataformas de streaming ?
Estamos negociando Netflix.

Safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2024 somará 300 milhões de toneladas.

RS entrará com 46 milhões de toneladas, 13% do total brasileiro.

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2024 fechará em pouco menos de 300 milhões de toneladas, de acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o número se confirme, a colheita será 5% menor que a do ano anterior. 

O órgão divulgou a previsão na terça-feira.

Soja - A colheita deve fechar em 148 milhões de toneladas, uma retração de 2% sobre 2023.
Milho - O IBGE estima a retração de quase 12%, com produção caindo para 115 milhões de toneladas.

Em conjunto, milho e soja respondem por cerca de 88% produção de cereais, leguminosas e oleaginosas. O IBGE monitora outras 20 culturas, a lista inclui itens onde a agricultura do país ocupa papel de destaque como como arroz, feijão, trigo, café, laranja, uva, cacau, tomate.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Veja estas cenas do tiroteio em Soledade, RS

Criminosos fortemente armados, inclusive com fuzis de cano longo, tentaram matar um dos moradores de Soledade, RS, conforme mostram as cenas publicadas pela  rádio Acústica FM, Camaquã, no seu Instagram.

Não é o primeiro caso do gênero.

O homem que estava  num Corolla, sobreviveu, tudo porque o carro está blindado. Apesar da blindagem, ele acabou se ferindo no ombro e foi medicado.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo. 

Conheça as 4 empresas que vão receber R$ 180 milhões para combater fake news

Artigo, Giovani Cherini - Faltou votar com o “coração” farroupilha

Giovani Cherini é deputado federal pelo PL do RS, Partido do qual é presidente.

A tragédia histórica que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, infelizmente, não conseguiu mobilizar a classe política do nosso estado no sentido de buscar um caminho que realmente ajude a solucionar a situação. Ontem à noite, ao votarmos o dispositivo legal autorizando o governo federal a refinanciar as dívidas dos estados eventualmente atingidos por calamidades públicas, perdemos a oportunidade de ajudar derradeiramente o nosso estado votando pela extinção da dívida com a União.

Inacreditavelmente, parlamentares gaúchos votaram contra a proposta de extinção da dívida e o governador sequer se mexeu da cadeira para defender a proposta. Logo ele, que assinou um dos piores acordos quando renegociou a dívida gaúcha na sua tresloucada corrida pela presidência. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

PIB subiu 1,08% no primeiro trimestgre, diz Banco Central. Conheça os números.

A atividade econômica brasileira registrou alta no primeiro trimestre deste ano, de acordo com informações divulgadas, nesta quarta-feira, pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) teve aumento de 1,08% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2023), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período). 

Em comparação ao primeiro trimestre de 2023, a alta foi de 1,04% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Considerando apenas o mês de março de 2024, o IBC-Br teve retração de 0,34%, atingindo 147,96 pontos, dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2023, houve queda de 2,18% (sem ajuste para o período). No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 1,68%. 

Bolsonaro chama Rede Globo de "prostituta oficial"

Incomodado com a pesquisa mandada fazer e apresentada pela Globo, com pesquisadores usando até barcos para entrevistar desabrigados no RS, Bolsonaro chamou a rede de "prostituta do governo lulopetista". A pesquisa da Genial Quaest é inacreditavelmente questionável, porque trabalha com margem de erro extraordinária de 6 pontos para mais ou para menos.

Jair M. Bolsonaro
@jairbolsonaro

- A prostituição dos veículos parceiros do desgoverno não encontra limites, ainda mais quando essa prostituição é regiamente recompensada.
- O sujeito acha sensacional e heróico tomar barcos para fazer pesquisas de opinião sobre um desgoverno que para muitos está a quem de suas ações no Rio Grande do Sul neste momento.
- Isso é um tapa na cara dos voluntários, jipeiros e barqueiros do estado e de fora que estão salvando milhares de vidas, estes, sim, heróis de verdade.

Eduardo Leite falou demais e é obrigado a pedir desculpas

O governador Eduardo Leite usou as redes sociais, esta manhã, para se desculpar pela entrevista que concedeu para a Band News, na qual pareceu dispensar a ajuda que os gaúchos recebem de outros Estados (CLIQUE AQUI para ver o vídeo).

Numa fala destinada a defender o agro, o comércio e a indústria, tudo no âmbito de uma campanha que busca privilegiar a compra de produtos locais, o tucano pareceu meter os pés pelas mãos.

As declarações geraram críticas ferozes e procedentes.

Alertado, Eduardo Leite pediu desculpas formais (CLIQUE AQUI para ver o vídeo).

Ao meio dia, RS registrava 149 mortos, 108 desaparecidos e 2,1 milhões afetados em 449 cidades

 Este boletim é da Defesa Civil, 12h:

Municípios afetados: 449
Pessoas em abrigos: : 76.580
Desalojados: 538.245
Afetados: 2.131.968

Feridos: 806
Desaparecidos: 108
Óbitos confirmados: 149

Veja diz que ABIN monitorava Moraes para apurar suposta conspiração entre ele e senador Mourão

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, apresentou à Polícia Federal (PF) sua versão sobre o  monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo da ABIN foi descobrir encontros secretos entre Moraes e o então vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos).

A informação é de Veja.

O senador Mourão desmente tudo.

De acordo com a revista,  a PF possui mensagens de dezembro de 2022 entre Cid e o coronel do Exército Marcelo Câmara, sugerindo que Moraes era monitorado para ser capturado em caso de um suposto golpe de Estado. Moraes afirmou que existia planos para sequestrá-lo e matá-lo.

CLIQUE AQUI para ler Veja.


Microentrevista, Osmar Terra - Governo pressiona para aprovar PEC da Censura para mascarar sua incompetência

Osmar Terra é deputado federal do RS.

O governo Lula segue firme na PEC da Censura às redes sociais ?
Lula insiste com a PEC da Censura, ou PEC das “Fake News”. A pressão é grande. 

Quem vai decidir o que fake news?
Caberá ao próprio governo que quer censurar as redes da internet para reduzir críticas à sua desastrada gestão. Sobrou para o ministro aposentado do Supremo, Marco Aurélio Mello, dar uma lição: "É inimaginável você banir a atuação de alguém nas redes sociais. As fake news devem ser combatidas com a verdade. Jamais com atos extremos como este.

Começou +Brasil, com o comando de Júlio Ribeiro. Ao vivo, agora. O programa vai até as 15h.

Publicidade - Hoje, dia de novo sol em Porto Alegre, Bier Markt abre com brilho para seus clientes

Desde domingo retrasado, o Bier Markt permaneceu e permanece aberto dia e noite,  trabalhando durante o dia para operar por conta própria e com os recursos doados, insumos para montar sanduíches para os desabrigados de Porto Alegre. E tem feito entrega de 1000 deles por dia. /

Hoje, o pub abre também para seus clientes, a partir das 17h.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats
993882401 / 993887265.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Localização, dicas, serviços 

www.biermarkt.com.br

Dica do editor - O editor está vendo e recomenda a minissérie "O caso Asunta", Netfix

Atual diretoria do Simers mete-se em nova trapalhada, desta vez no caso do corredor humanitário

A atual direção do Simers, esta semana, já tinha se envolvido num rumoroso caso policial com voluntários que trabalhavam em parceria com a entidade.

Em plena campanha pela presidência do Sindicato Médico do RS, o médico Fernando Uberti comemora o protagonismo do movimento que garantiu aos médicos acesso ao corredor humanitário de ligação da freeway com Porto Alegre.

É o seu 23o vídeo seguido sobre a tragédia das águas.

Os deputados Thiago Duarte e Any Ortiz, além da Unimed Federação e da Conselheira Federal de Medicina, Tatiana Della Giustina, não gostaram do anúncio. É que eles já trabalhavam há mais tempo pela abertura do corredor.

Pesquisadora, ex-PT e ex-USP, diz que Janja comanda Gabinete do Ódio, por Rodrigo Constantino

- Este material é da Gazeta do Povo e é assinado pelo jornalista Rodrigo Constantino. O caso viraliza em toda a mídia brasileira.

"Mencionei as milícias digitais porque está cristalina a ação de influenciadores digitais agindo em bando para calar e assediar críticos da primeira dama e do Governo", escreveu a pesquisadora Michele Prado em resposta ao deputado Nikolas Ferreira, que a convidou para ir ao Congresso explicar as denúncias que fizera recentemente.Michele era da equipe de Pablo Ortellado na USP, e se diz pesquisadora sobre extremismos. Ela conta tudo que viu na esquerda, da qual fez parte até há pouco.

(...)

A denúncia de Michele Prado é gravíssima. Ela diz que a milícia digital é real, que eles pautam a academia, o debate público, a imprensa e o governo, além de fazer "raids de assédios online e cyberbullying o tempo todo". Para a pesquisadora, quem estaria por trás desse gabinete da censura é ninguém menos do que Janja, mulher de Lula.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.


Chefe do governo da Eslováquia sofre atentado. Ele foi baleado no abdômen e sobreviveu. Atentado foi político.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira, em frente a um centro comunitário cultural da cidade de Handlova, onde havia ocorrido uma reunião do governo.

O governante foi baleado no abdômen e está hospitalizado.

O atentado foi político.

Fico foi baleado quando cumprimentava pessoas do lado de fora do prédio.

O atirador foi preso.

As três verdades, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Dica do editor - Instituto Ling já tem R$ 50 milhões e quer mais, tudo para bancar projetos de recuperação da infraestrura no RS

O Instituto Ling, Porto Alegre, iniciou a busca de recursos financeiros para implementar seu projeto Reconstrói RS. A família Ling foi a primeira a ajudar, doando R$ 50 milhões. O projeto terá o monitoramento e fiscalização da Federasul e Instituto Cultural Floresta. A partir de 1o de junho, projetos para recuperação de infraestrutura material serão recebidos através das ACIs locais ou diretamente no Floresta.

É iniciativa privada.

Bolsa abre em queda e dólar sobe

 A Bolsa opera em queda e o dólar sobe.

10h45min

Bolsa, -0,72%, 127.585 pontos
Dólar comercial, +0,k30%, R$ 5,1458 para venda

Dica do editor - Badesul suspende pagamento de dívidas para empresas afetadas pela tragédia das águasa

 O Badesul suspendeu  temporaariamente o pagamento de dívidas financiadas por empresas afetadas pelo desastre meteorológico e também abriu linha de crédito emergencial, por parte dos municípios, para recuperar a infraestrutura das cidades. Outra alternativa que estará disponível em breve é o Badesul Emergencial, ofertado durante a pandemia do Covid-19. 

O prfesidente do banco,Claudio Gastal, avisa: "Além disso, estamos à disposição para conversar sobre cada caso em particular"

Jairo Jorge atrapalha-se e diz que não foram 9 e nem 2, mas 3 os mortos na UTI de Canoas

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), corrigiu mais uma vez a informação que ele próprio havia divulgado sobre a morte de 9 pessoas que estavam internadas em uma UTI  na cidade depois de ser inundada. 

Em entrevista à CNN Brasil no dia 8, ele recuou e disse que não foram 9, mas apenas 2.

Ontem, recuou de novo e informou que foram 3.

Paulo Pimenta terá que se explicar por exigência de censura no caso da tragédia das águas

 A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, um convite ao ministo da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, para que ele conceda explicações sobre suposta “censura” à oposição ao governo. 

Os deputados da comissão querem que o ministro preste informações sobre o pedido de abertura de inquérito feito na semana passada, com o objetivo de que a PF (Polícia Federal) investigue opositores por supostamente espalharem fake news sobre a ajuda federal ao Rio Grande do Sul....

Pimenta terá que se  explicar no dia 28.


Bancada gaúcha já apresentou 116 projetos no caso da tragédia das águas

 O deputado Marcel van Hattem, presidente da comissão externa da Câmara sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, listou 116 propostas legislativas apresentadas nos últimos dias relacionadas à tragédia das águas.

Alguns deputados adiantaram que vão apresentar as ideias de alguns desses projetos como emendas à Medida Provisória 1216/24 recém-editada, e que reúne várias ações para ajudar o estado.

CLIQUE AQUI para saber do que se trata.

TSE rejeita casação do governador mineiro Romeu Zema, Novo

A foto é de Rafa Neddermeyer, Agência Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral manteve nesta quarta-feira a decisão que rejeitou pedido de cassação do mandato do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. No entanto, o tribunal multou Zema em R$ 5 mil. O TSE julgou recurso apresentado pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais, formada por partidos de oposição, para rever a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas que rejeitou a cassação de Zema por abuso de poder político nas eleições de 2022.

Os partidos acusaram Zema, então candidato à reeleição, de usar a estrutura do governo para favorecer sua campanha por meio de publicidade institucional em sites do governo e com a publicação de imagens nas redes sociais durante o período da campanha, conduta proibida pela legislação eleitoral

Veja o empurrão que este delegado gaúcho dá a uma voluntária de Canoas

Este vídeo é do site Poder360. Ele registra um incidente no qual o delegado Luiz Firmino aparece empurrando a voluntária Camila Borges, domingo, no bairro Mathias Velho, Canoas, RS. Camila estava criticando a escolta policial a um comboio de ajuda prestado pelo DJ Alok. A Polícia tirou nota criticando o delegado.

.

Dica do editor - Ponte provisória sobre o rio Caí, RS, começou a ser construída na BR-116

Começaram ontem mesmo os trabalhos imediatos na BR-116, na área sobre o Rio Caí, para instalação de uma ponte provisória. 

A decisão foi do ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele pasrticipou ativamentre da reunião com o Gabinete Avançado de Crise na Serra, representado pelo secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim.

O encontro foi realizado em Caxias do Sul, contando com a prsença do prefeito Adiló Didomenico.

Câmara aprova carência de 3 anos para pagamento da dívida de R$ 100 bi do RS. Projeto vai para o Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base do projeto de lei complementar que suspende o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União em razão das enchentes que devastam o estado. A proposta enviada pelo governo federal prevê a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul pelo período de 36 meses.

O estoque da dívida do estado com a União está em cerca de R$ 100 bilhões atualmente e, com a suspensão das parcelas, deixará de pagar R$ 11 bilhões nas parcela

Lula volta hoje ao RS. As 13h30 ele estará em São Leopoldo, cidade do prefeito lulopetista Ary Vannazi.

Autoridades que não pertencem ao PT são sistematicamente vaiadas e eventos promovidos por Lula. O presidente da Câmara, Arthur Lira, vaiado por lulopetistas em Alagoas, cancelou sua presença na comitiva.

Lula da Silva e sua troupe de ministros promete voltar hoje ao RS.

Ele comparecerá em área fechada da Unisinos, São Leopoldo, cidade cujo prefeito é Ary Vannazy, PT, que passa por temporal de críticas ferozes pelo modo incompetente com que combate as cheias.

Lula da Silva faz sua terceir aviagem ao RS em apenas 15 dias.

Cai o presidente da Petrobrás

 Sem conter a saraiva de críticas dos seus companheiros de governo e lulopetistas, Jean Paul Prates demitiu-se da presidência da Petrobras. 

Ele foi "convidado" a sair do cargo.

Conforme o R7, Magda Chambriard, ex-ANP, deve assumir como sucessora. 

Tempo continuará bom no RS. E com muito frio, diz o Inmet.

8h14min
Porto Alegre, 7o, céu sem nuvens.
Gramado, 5o graus, tempo bom

Esta quarta-feira será de sol e frio na maioria das cidades do RS, segundo o Inmet.

E faz muito frio.

Há geadas na Fronteira Oeste e na Serra. Na região dos Aparados da Serra, perto de Gramado, foramr egistradas marcas de 0o.

O tempo continuará bom por alguns dias.

Cruzeiro do Sul, RS, desapareceu da face da terra. Leia reportagem da MetSul. E veja as fotos.

Nas redes sociais, as fotos e as informações a seguir viralizam desde ontem a noite, mas vale a pena replicá-las e por isto vai, a seguir, relato da MetSul:

Imagens aéreas mostram devastação chocante no município de Cruzeiro do Sul, perto de Lajeado, no Vale do Taquari. A cidade gaúcha foi praticamente varrida do mapa pela enchente catastrófica do começo do mês, quando o Rio Taquari atingiu mais de 33 metros, superando por quatro metros o recorde de toda a sua série histórica de 150 anos. Nada que estava perto do rio sobrou. Casas, árvores, postes, automóveis e tudo que estava sobre a terra foi arrastado e levado pela fúria das águas do Rio Taquari. Uma nova enchente ontem, com quase 28 metros, agravou ainda mais a situação. A MetSul, em trinta anos de atividade no Rio Grande do Sul, jamais havia observado um nível de destruição igual

CLIQUE AQUI para ler a reportagem e as fotos do site da MetSul.

Guaíba não sobe, não desce e estabiliza. Saiba o que acontecerá.

Foto da Nasa.

O nível do Guaíba apresenta sinais de estabilização desde ontem à tarde e encontra-se agora, 7h15min, em 5,20m (CLIQUE AQUI para verificar o gráfico) conforme medição na régua do Cais Mauá. Ontem de manhã indicava 5,22 metros, abaixo do pico superior a 5,30 metros do começo do mês.

A MetSul diz que o Guaíba estabiliza por causa da vazão, tempo bom e vento:  "O Guaíba iniciou trajetória de estabilização e que, entre esta quarta e quinta, passará a ser de recuo com algumas oscilações temporárias para cima e para baixo entre 5,20 metros e 5.30 metros"

A MetSul avisa que que, mesmo caindo abaixo da cota de transbordamento ou no final deste mês ou apenas em junho, haverá ainda áreas da cidade alagadas porque será preciso drenar a enorme quantidade de água que invadiu a zona urbana de Porto Alegre.

Segurança é encorpada em Porto Alegre. Prisão de ladrões e saqueadores viraliza.

Centenas de homens armados, civis  profissionais e voluntários), além de guardas municipais, policiais civis, brigadianos e militares, reforçam a segurança em Porto Alegre, com ênfase para as zonas alagadas. Eles atuam junto das guarnições enviadas pelos municípios de São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Mogi das Cruzes (SP), Uberaba (MG) e Embu-Guaçu (SP). Nas áreas alagadas, a prefeitura multiplicou o uso de drones.

As principais redes de lojas e residências de pessoas de maior poder aqusitivo, protegem seus patrimônios com guarda segurança armada.

Ao todo, seis suspeitos foram presos nos últimos cinco dias pela força-tarefa de guardas municipais e guardas civis metropolitanos. 

Abrigos - Os 157 locais de acolhimento organizados pela prefeitura e entidades parceiras estão inclusos nas rondas das forças de segurança. 

Governo Lula, PT, afronta e humilha os gaúchos ao nomear Pimenta como seu "gauleiter" do RS

Lula da Silva recrudesceu e erra novamente a mão, antecipando de vez o início da campanha para governador gaúcho de 2026, ao nomear o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, para o cargo de ministro extraordinário para atuar na articulação para o que chama de  "reconstrução do Rio Grande do Sul", como informa a Agência Brasil, subordinada ao próprio Pimenta. O ministro já ocupa de fato o cargo, mas sem autoridade oficialmente investida. É um nome inaceitável para o cargo.  Ele terá dificuldade de interlocução com o governo estadual, com os prefeitos, parlamentares e povo, com os quais vem trombando seguidamente. 

Será o gauleiter lulopetista, governando o governo federal, inclusive os militares que se encontram ...

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para saber o que é um gauleiter.