Cairolli, ex-vice-governador do RS, está infectado com vírus chinês

Intgernado desde o início da semana no Hospital Moinhos de Vento, o ex-vice-governador e empresário José Cairolli confirmou que está com vírus chinês.

Ele usou as suas redes sociais para mandar o aviso.

Declarações do IR poderão ser entregues até 30 de junho.

O prazo para a entrega das declarações do IR foi prorrogado para 30 de junho.

Ao vivo, ministros contam novas medidas tomadas pelo governo para conter o vírus chinês e cuidar dos brasileiros

Clube Militar diz que ministro Marco Aurélio "chega a ser patético" ao constranger Bolsonaro

O Clube Militar tirou nota para enquadrar o ministro Marco Aurélio Melo, STF.

O ministro age em sintonia com o golpismo.

A nota adverte:

- O Clube Militar repudia a atitude do ministro Marco Aurélio Mello de dar prosseguimento a uma notícia crime política, cujo único objetivo é causar constrangimento ao Chefe do Poder Executivo.

E lembra o corpo mole do ministro em relação aos políticos corruptos:

- Surpreende-nos que, ao invés de dar celeridade aos processos contra políticos corruptos, como seus foros privilegiados, que apodrecem á espera da prescrição, o ilustre Ministro prefira dar continuidade a um pedido que não mereceria nem a luta de lixo da justiça.

Mais:

-  Querer criminalizar a coragem de um grande chefe de Estado e governo, chega a ser patético.

Brasil registra 6.836 casos de infectados e 240 mortos

O ministério da Saúde atualizou para 6.836 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e o registro de 240 mortes.

Ontem, eram 5.717 casos e 201 óbitos.

Dica do editor - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, usa telemedicina para humanizar atendimento a pacientes na UTI adulto

O equipamento utilizado nas consultas por telemedicina do Hospital Moinhos de Vento passou a ter uma nova finalidade esta semana. Além de auxiliar em diagnósticos, recomendações e condutas, a tecnologia está permitindo a visita virtual de familiares a pacientes internados na UTI de isolamento – diminuindo a saudade de quem teve o contato físico suspenso em função do coronavírus.
A permanência da família ao lado dos pacientes é uma importante ferramenta para o tratamento. Por isso, o carrinho de telemedicina – que inclui, entre outras ferramentas, um monitor e uma câmera de vídeo de alta resolução – está sendo usado como interface entre quem está internado na UTI de isolamento e seu mundo afetivo. A família recebe, por e-mail ou SMS, um link para conexão que permite o contato direto. O equipamento é deslocado até o leito permitindo o contato visual entre o paciente e seus familiares.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Recomendado - Encomende, agora ou mais tarde o seu hamburger e sua cerveja artesanal Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre

PEÇA AGORA.
10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender exclusivamente por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburgueres, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento, que conta com amplo estacionamento na rua. São 6 combinações diferentes de burguers (Brie, Club, Crazy, Iriswh, Carne & Queijo e Tasty). Também refrigerantes e fritas. A taxa de entrega em casa ou no escritório é de R$ 10,00.

Horário: das 17h até 22h. Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-72665 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Outback de Porto Alegre começa a entregar em casa

A rede de restaurantes Outback começou a operar no sistema delivery em Porto Alegre.

É só usar o serviço iFood e pedir.

Eleonor Becker, dono do grupo Becker (8 empresas, 5 mil empregados) diz que governadores são golpistas e que tem que fechar o Congresso

O empresário gaúcho Eleonor Becker, dono de um dos maiores grupos empresariais, entre os quais a rede de Lojas Becker, que tem 267 lojas e emprega 4.800 trabalhadores, denunciou uma conspiração política em pleno andamento, destinada a derrubar o presidente Bolsonaro:

- É o governador Eduardo Leite, os governadores de SC e do Paraná, mais o governador João Doria e esses palhaços dos governadores do Nordeste, que usam o pretexto do vírus chinês para derrubar o governo.

Eleonor Becker mandou áudio com reclamações ferozes ao governador e ao presidente da Assembleia, Ernani Polo. "Fui até eleitor do Polo, ajudei financeiramente na campanha dele como pessoa física, mas ele nem sequer me telefonou nestes últimos 35 dias de crise sanitária para saber o que eu penso", acusou. E acusou: "Estes são os nossos políticos, que nunca empreenderam nada".

O grupo Becker reúne oito empresas, inclusive indústria, atividade agrícola e transporte de cargas. O empresário disse que começou o ano com vendas em alta nas 257 lojas, indústria vendendo mais e o agro bombando, mas que os "políticos querem destruir tudo, a começar pelos empregos".

Ele quer imediata reabertura do comércio e da indústria, ainda que seja com medidas mitigatórias e mantendo idosos e grupos de risco em casa.

Esta manhã, ao falar para a Rádio Sepé, Santo Ângelo (o empresário é de Cerro Largo), Eleonor Becker defendeu abertamente o fechamento do Congresso:

- Tá na hora de botar os milicos na rua, fechar o Congresso e acabar com essa bagunça

Juiz do TJSP nega habeas e diz que só estão seguros os três tripulantes da Estação Orbital

O juiz Alberto Anderson Filho, relator do caso a seguir na 7a. Câmara Criminal do TJ de São Paulo, repeliu, hoje, 1o de abril, o habeas corpus pedido pela prisioneira Pamela Campos de Moraes, que queria passar para prisão domiciliar, alegando o risco do vírus chinês.

O magistrado foi até irônico ao rejeitar o pedido:

- Somente três seres humanos não correm risco de infecção: Andrew Morgan, Oleg Skripoka e Jessica Muller, que ocupam as instalações da Estação Orbital Internacional e portanto estão fora do globo terrestre.

O juiz Alberto Anderson Filho diz que ninguém está livre da infecção, "nem mesmo seres privilegiados como os príncipes Albert, de Mõnaco, e Charles, da Inglaterra, que já contraíram o vírus. O juiz também cita o senador David Alcolumbre.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral.

Dica do editor - Veja comentário de Cleber Benvegnú: "O sistema usa o coronavírus para derrubar Bolsonaro"

Entrevista, deputado Luciano Zucco - Pedi ao governador Leite e à Defensoria para que não apoiem a libertação de nenhum preso do RS

O senhor leu o pedido do defensor Público Mário Rheingantz, que pede a libertação de todos os presos provisórios gaúchos, alegando que correm risco de contrair o vírus chinês ?

Sim, eu li.

E aí ?

Entrei em contato com a Defensoria Pública e com o governador Eduardo Leite para impedirem que isto vá adiante.

Gostaria de saber, também, deputado, algo mais sobre sua proposta de suspender as cobranças do IPVA e dos pedágios das estradas estaduais.

Eu falei com o governador e pedi isto. Falei com ele por videoconferência. No caso do pedágio, meu pedido foi em relação aos caminhoneiros.

Hospital São Lucas ignora crise do vírus chinês e insiste em desmantelar seu setor materno-infantil

O Hospital São Lucas, que é da PUC do RS, continua empenhado em fechar o seu setor materno-infantil.

Se fizer isto, acabará também com a ala de cirurgia pediátrica.

O Simers, sindicato médico, alarmado com o veloz avanço das tratativas de desmonte, tentou visitar as instalações do São Lucas para fiscalizar tudo e conversar com a direção, mas foi impedido de fazê-lo.

O caso vai parar em juízo, já que o sindicato insiste em vistoriar tudo.

Empresário Nestor Muller, 58 anos, dono da Univale, suicidou-se ontem em Estrela, RS

O empresário Nestor Muller, 58 anos, dono da Univale, distribuidora de bebidas, suicidou-se ontem na cidade gaúcha de Estrela.

Nestor Muller chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu.

Nas redes sociais rolam especulações de que ele teria se matado em função dos problemas que enfrentava em função da paralisação das atividades econômicas, mas isto não foi confirmado. O que a Polícia sabe é que o empresário revelava há algum tempo um quadro de depressão.

Opinião do editor - Eduardo Leite precisa revogar seu decreto que proíbe funcionamento de lotéricas e igrejas. Hoje. Agora.

O editor espera que o governador Eduardo Leite revogue o decreto que editou na sexta-feira, pouco depois que um apressado juiz federal de Duque de Caxias concedeu liminar a um pedido ilegal de proibição das atividades de lotéricas e igrejas em todo o País.

Acontece que, ontem, o TRF2, Rio, cassou a estúpida, ilegal, inconstitucional decisão do juiz de primeiro grau, que praticou claro abuso de autoridade, invadindo atribuições constitucionalmente exclusiva do Presidente e do Congresso.

O governador gaúcho não tem alternativa a não ser voltar atrás.

É isto.

Defensoria Pública do RS pede libertação de todos os presos preventivamente. Cremers tira instrução e diz que é melhor que presos fiquem na prisão.

As redes sociais demonizam nesta quarta-feira o defensor público gaúcho Mário Rheingantz (foto ao lado), que pediu a libertação de todos os presos gaúchos em situação de prisão preventiva ou pelo menos a alocação de todos eles em prisão domiciliar.

Rheingantz é da 8a. Defensoria Pública Especializada do Júri Central, Porto Alegre.

O pedido dele foi encaminhado ao Juizado de exceção da 3a. Vara Especializada do Júri.

No arrazoado que fez, o defensor público usou instruções da OMS, citou o governo ditatorial e teocrático do Irã (o Irã soltou 54 mil presos) e o jornal O Globo.

O pedido é inaceitável, porque lugar de preso é na cadeia.

Nem se concebe que preso seja solto, enquanto o povo permanece preso.

Em resposta a uma consulta feita pelo promotor estadual Luciano Vaccaro, dia 27 de março, o Cremers fulminou com dados técnicos e instruções legais, o desacerto de libertar bandidos presos. Diz o parecer do Cremers:

- Este Grupo de Trabalho (...) recomenda que durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública, os custodiados, principalmente aqueles pertencentes aos grupos de risco, mantenham-se recolhidos no Sistema Prisional, ambiente no qual sua condição de saúde é constantemente monitorada.

CLIQUE AQUI para ler o parecer do Cremers.
CLIQUE AQUI para ler o pedido do defensor Mário Rheingantz.

Dica do editor - Estes quatro líderes do comércio, analisam estes dias dramáticos por que passa o varejo no RS e no Brasil

Ontem a noite, o pessoal da AnLab, inclusive Frederico Mentz, ouviu quatro lideranças do varejo, tudo para uma conversa franca sobre os problemas atuais do setor, sobretudo para saber como estão lidando no dia a dia do fechamento quase completo do comércio. Houve, também, ampla análise do cenário econômico e sobre o que vai acontecer, com abordagens práticas a respeito do que fazer. Falam Glaudo Humai, Abrasce; José Roberto Resende, CDL de Porto Alegre; Otelmo Drebes, Lojas Lebes, e Andreas Mentz, Lojas Espírito Santo. Este blog editou a conversa por inteiro. O material não é matéria paga e nem tem caráter publicitário. Veja:

 

WhatsApp, Globoplay, Netflix, YouTube e Instagram decidem reduzir tráfego de internet

Mudanças serão aplicadas no exterior, mas podem servir de modelo para o Brasil.

Com o avanço da pandemia do novo vírus chinês, muitos serviços online tomam iniciativas para não sobrecarregar a infraestrutura dos provedores de internet.

Aqui no Brasil, plataformas de streaming e mídias diversas como Globoplay, Netflix, YouTube, Instagram e outras diminuíram a qualidade de transmissão. A prática foi adotada até antes em outros países, que inclusive já contam com novas iniciativas para reduzir o consumo de internet.

Na Índia, por exemplo, o WhatsApp não aceita mais vídeos com duração superior a 16 segundos nos status. Apenas conteúdos com frames de até 15 segundos.

No Brasil, segundo indicativos, a redução na qualidade do streaming já surte efeitos na infraestrutura das operadoras.

Dica do editor - Número de infectados estabiliza no mais procurado hospital de referência de Porto Alegre. Em 36 dias, Porto Alegre teve 162 infectados e apenas duas mortes.

O primeiro registro de infectados do Brasil ocorreu no dia 26 de fevereiro.

O editor capturou a planilha ao lado e que é do Hospital Moinhos de Vento, o principal hospital de referência para tratamento do vírus chinês em Porto Alegre. É de ontem a noite.

O HMV é o que registra o maior número diário de internações, tratamentos e curas.

A planilha ao lado fala apenas de internações e mortes, com a linha de evolução diária, além de dados gerais sobre idades e sexos dos pacientes.

Não há nada de assombroso, escandaloso, atemorizante.

O gráfico mostra que nos últimos três dias (29, 30 e 31) há uma relativa estabilidade no número de internações: 65,64 e 65.

O que registra a planilha em relação a número de infecções e mortes:

- Brasil, 5.787 casos até ontem a noite, com 201 mortes.
- RS, 274 casos, com 4 mortes
- Porto Alegre,162 casos e duas mortes.

- No RS, ano passado, 1.700 gaúchos morreram infectados pela gripe H1N1, segundo dados da secretaria estadual da Saúde.

No Moinhos de Vento, as duas faixas etárias mais infectadas são as de pessoas com estas idades:

15 entre 60 e 79 anos
6 entre 40 e 59 anos

53,8% dos infectados são mulheres e 46,2% são homens.

Governo estuda pacote de R$ 2 bi para o campo. Dois pacotes de ajuda serão anunciados a qualquer momento.Pressão foi do agro do RS.

Depois da pressão de produtores gaúchos atingidos pela estiagem e de críticas de parte do setor agropecuário pela demora na aprovação de medidas econômicas específicas para enfrentar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Agricultura pode anunciar, ainda hoje, dois pacotes de ajuda ao campo, com recursos totais da ordem de R$ 2 bilhões.

O editor revelou, ontem, que as pressões são muito grandes sobre a ministra.

Ontem, a ministra Tereza Cristina ligou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, de quem recebeu uma sinalização positiva quanto à disponibilização dos recursos necessários para a ação.

1o Pacote

O primeiro pacote contempla as demandas dos agricultores do Rio Grande do Sul, sobretudo:

1)  Prorrogação das parcelas de dívidas de custeios e investimentos, inclusive do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

2) Linha de crédito emergencial para os agricultores familiares.

3)  Simplificação nos procedimentos de vistoria de perdas nas lavouras cobertas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), para permitir notificação e verificação remotas como forma de agilizar a liberação de recursos para os produtores com prejuízos.

2o Pacote

O segundo pacote contempla produtores de todo o país e também está concentrado na prorrogação dos financiamentos junto aos bancos, com exceção de produtores de soja e milho. Sairá, também,linha emergencial de crédito para folha de pagamento de micro, pequenas e médias

Arrecadação gaúcha despencará pelo menos R$ 700 milhões em abril.

A secretaria estadual da Fazenda confirmou a informação de que a receita estadual poderá despencar acima dos R$ 700 milhões em abril.

Vai despencar de R$ 3,3 bilhões para R$ 2,6 bilhões.

A projeção é otimista.

Um desastre.

Psol confirma que Pedro Ruas será seu candidato a vereador em Porto Alegre

O Psol confirmou que seu ex-deputado estadual e atual coordenador de bancada na Assembleia do RS, será candidato a vereador em Porto Alegre.

Ruas desincompatibilizou-se do cargo que tinha no Legislativo.

Ao vivo, Bolsonaro e ministros Paulo Guedes, Onyx e Braga Neto voltam a falar. Agora.

Marchezan Júnior decreta estado de calamidade pública em Porto Alegre e mantém confinamentos e fechamentos até 30 de abril

A prefeitura de Porto Alegre publicou, na madrugada desta quarta-feira, decreto que estabelece estado de calamidade pública na cidade

Porto Alegre estava sob decreto de situação de emergência.

A parrir de agora a prefeitura está autorizada a realizar despesas extraordinárias e a transferir recursos de uma área para outra, de acordo com a previsão legal.

Também fica criado o Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV) do município de Porto Alegre. Além disso, todas as medidas de restrição que envolvem comércio, serviços e circulação de pessoas estão prorrogadas até o dia 30 de abril.

Dica do editor - Sem papel higiênico e nem sabonete, a ativista comunista chilena Carolina Cox faz apelo desesperado para sair de Cuba

Ela "exige" que o presidente Pinheira envie um avião para tirá-la de Cuba, pois não tem nem sabonete  e nem papel higiênico. Cox é atriz e  virou motivo de chacota mundial. Ela apagou suas contas nas redes, tudo depois que postou o vídeo. Na selfie ela aparece apavorada dizendo que está "entre ratos e baratas" num país que "normalmente não tem sabonete nem papel higiênico" e "exige" que o governo do Chile envie imediatamente um avião para tirar eles (tem vários outros chilenos) de lá imediatamente.

Vírus chinês - O editor assume a autoria desta análise, pelo menos até que apareça seu verdadeiro autor

O editor retirou da capa deste blog, ontem, o comentário a seguir, que foi apresentado no formato de áudio e atribuído ao economista Marcos Ross, economista-chefe da XP Investimentos. O editor leu o material, considerou-o adequado, tentou contato com a XP para se informar sobre a autoria e não conseguiu resposta. Foi por isto que consultou pelo menos duas fontes do mercado financeiro que conhecem Marcos Ross e ambos confirmaram a autoria. Foi por isto que o editor optou por publicar. Depois disto, a XP pediu que o áudio fosse retirado do blog, alegando que o autor da fala não era Marcos Ross.

Como a análise é consistente e consequente, o editor assume ele mesmo a autoria do texto, pelo menos até que o verdadeiro autor identifique-se pelo e-mail polibio@polibiobraga.com.br

O editor recomenda a leitura e assina embaixo (o material foi todo digitado pelo editor):

Agora o que não pode é ficar todo mundo trancado para sempre, isto é maluquice, tem que trancar quem tá na zona de risco, pessoas velhinhas, diabéticos, hipertensos, esse povo tem que tá preso.
Agora, eu conheço, acho que eu conheço todo mundo que tem corona vírus,entendeu.

Então é um negócio que afeta mais gravemente pessoas idosas que já tem problemas de saúde, não da pra trancar o mundo inteiro por conta disso.  Só que a discussão ta evoluindo, no começo o pessoal tomou muito susto, os gestores de política pública acabaram tomando decisões mais drásticas e agora eles estão revisitando isso.
Eu acho que gradativamente e ai o Trump meio que daquele jeito maluco dele, começou botar um pouco de conta no jogo, gradativamente os países vão começar fazer isto. Agora o país que é muito idoso, tipo, Itália, Espanha é treta mesmo.
Daí o bicho pega e pega pra valer, não é o nosso caso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Saiba quais medicamentos este jornalista gaúcho tomou para se curar do vírus chinês

O jornalista gaúcho Guilherme Baumhardt, internado na semana passada com vírus chinês, saiu hoje da CTI do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, curado da doença, embora tenha que aguardar na sala de recuperação, pelo menos até o final de semana. Ele gravou um vídeo para os amigos, usando seu smart phone, no qual revela qual foi o tratamento a que está sendo submetido:

- Hidroxicloroquina, o mais importante.
- Tamiflu
- 2 tipos de antibióticos, que ele não citou quais são.
- Analgésicos

É isto.

O jornalista da Rádio Guaíba não foi entubado, mas segundo informou no vídeo, seu principal problema tem sido a falta de ar.

Guarda municipal fecha lojas que fazem desobediência civil em Porto Alegre

A guarda municipal entrou em ação na avenida Assis Brasil, Porto Alegre, esta manhã, para fechar as lojas que teimam em desobedecer o decreto municipal sobre quarentena.

A movimentação da guarda, que está armada, assustou moradores do Sarandi.

Ajuda de R$ 600 para informais e vulneráveis só começará a ser paga dentro de 16 dias

Antes de 16 de abril será impossível que a Caixa inicie o pagamento de R$ 600,00 mensais de ajuda para trabalhadores informais e vulneráveis.

O presidente assinou ontem a noite a lei aprovada pelo Congresso.

Serão três meses de ajuda.

Morreu de leucemia o deputado federal Luiz Flávio Gomes, PSB de SP

O deputado federal Luiz Flávio Gomes, PSB de SP, morreu nesta madrugada de leucemia.

Bolsa volta a despencar. Dólar sobe.

A Bolsa abriu novamente em queda no mundo (leia nota abaixo) e no Brasil, onde o dólar continua subindo.

10h31min

Bolsa, -4,32%, 69.685 pontos
Dólar comercial, +0,93%, R$ 5,2451 para a venda

Entre janeiro e fevereiro, produção industrial cresceu mais do que o esperado

Os dados valem porque indicam que a atividade industrial continuava aquecendo gradativamente antes do vírus chinês.

A produção industrial subiu 0,5% entre janeiro e fevereiro, superando as expectativas que apontavam queda de 0,4%, conforme divulgado há pouco pelo IBGE.

O destaque do dia serão os dados norte-americanos de atividade industrial (ISM) e de geração de emprego no setor privado (ADP), que serão divulgados ao longo da manhã

Setor público apresentou déficit de R$ 20,9 bilhões em fevereiro

Divulgado ontem, o resultado do setor público consolidado mostrou um déficit de R$ 26,9 bilhões do Governo Central, enquanto os governos regionais e as empresas estatais foram superavitários em R$ 5,2 bilhões e R$ 743 milhões, respectivamente.

A piora do déficit em relação ao mesmo mês do ano passado (-R$ 14,9 bilhões) ocorreu em função do desempenho mais fraco das receitas da União neste ano. No primeiro bimestre, o setor público acumulou um superávit de R$ 35,4 bilhões, explicado pelo elevado saldo positivo de janeiro. Por fim, a dívida bruta passou de 76,1% do PIB em janeiro para 76,5%, e a dívida líquida, de 54,2% para 53,5% do PIB, refletindo a desvalorização cambial no período.

Bolsas da Ásia e da Europa registram quedas fortes nesta quarta-feira

A aversão ao risco dos investidores segue determinada pelo agravamento da situação nos EUA e pelo discurso do presidente norte-americano, que afirmou que as próximas semanas “serão muito dolorosas”, com número crescente de mortes, que podem chegar a 240 mil no país.

A avaliação é dos economistas do Bradesco, conforme sua newsletter desta manhã (o editor recebeu cópia). Leia mais:

Na Ásia, os principais pregões fecharam em queda, apesar de o índice PMI Caixin mostrar retomada da indústria na passagem de fevereiro para março, de 40,3 para 50,1 pontos. Na Europa, as bolsas locais estão em queda e o euro perde valor em relação ao dólar. Da mesma forma, os índices futuros norte-americanos registram perdas, enquanto o dólar não apresenta direção única frente às principais moedas de países desenvolvidos e emergentes.

Atividade industrial despencou no mundo, segundo dados desta manhã da Markit

Atividade industrial nas principais economias do mundo, foi afetada em março pela paralisação para conter a expansão do vírus chinês.

O resultado final do PMI industrial da Área do Euro ficou ligeiramente abaixo do apontado pela prévia. Segundo a Markit, em março, o indicador recuou de 49,2 para 44,5 pontos (prévia: 44,8). Essa queda no mês refletiu a piora generalizada entre os componentes do indicador, em especial novos pedidos.

Na abertura regional, destaque positivo para Holanda (50,5 pontos) e negativo para a Itália (40,3 pontos, menor nível dos últimos 11 anos).

Dica do editor - Conheça a plataforma virtual de aprendizagem do MEC

Saiba como funciona e o que oferece a plataforma virtual de aprendizagem do MEC, a Avamec.

Advogado Geral da União pode ter sido infectado com vírus chinês

O Advogado Geral da União, André Mendonça, aguarda teste que pode indicar que ele está com vírus chinês.

Vitor Bertini, ex-Corsan, lança seu site sobre saneamento básico, www.h2o.eco.br

O ex-presidente da Corsan, o engenheiro gaúcho Vitor Bertini, acaba de lançar o site h2o.eco.br, voltado para o setor do saneamento básico brasileiro.

O engenheiro falou com o editor por WhatsApp e disse:

- A unanimidade na crise que vivemos é o papel essencial da água.”

Vitor Bertini, agora um escritor e publisher, foi presidente da Corsan  de 2003 a 2006 e presidente da Associação das Empresas de Saneamento Estaduais - AESBE, por dois mandatos. Daqueles tempos ele ainda guarda o discurso afiado:

- Enquanto a pandemia assusta e transforma o mundo, enquanto governos e sociedades se mobilizam para a gigantesca tarefa de entender e enfrentar o novo vírus, cresce como subtexto de tudo o que hoje é debatido, a dramática necessidade do Brasil encaminhar soluções e avanços definitivos no saneamento básico.

Conheça o site:  www.h2o.eco.br

Metade das universidades federais rejeitam ensino a distância, mesmo durante a quarentena

Das 63 universidades federais do País, ao menos 38 decidiram não usar aulas a distância durante a quarentena do vírus chinês.

Elas alegam que não possuem condições para oferecer o serviço.

Há controvérsia.

É que elas temem o day after.

A modalidade ter sido recomendada pelo ministro da Educação

Coronavírus: Operadoras não poderão cortar telefone e internet móvel


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) proibiu o corte de serviços de telecomunicações por falta de pagamentos em todo o País.

A decisão, em caráter liminar, foi concedida em uma ação civil pública do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e cita, assim, as empresas Claro, Oi, TIM e Vivo.

Segundo o Sinditelebrasil, representante das principais operadoras de telecomunicações no país, no momento em que a maioria da população está reclusa em suas casas, em isolamento social, as operadoras desenvolveram várias iniciativas conjuntas para ajudar as pessoas a se manterem conectadas, informadas, entretidas e capazes de trabalhar e produzir, mesmo à distância.

Entre as medidas já anunciadas, estão a liberação temporária de conteúdos de TV e streaming, a concessão de bônus de internet no celular e na banda larga residencial, parcelamento e postergação de contas sem juros, além da veiculação das campanhas de esclarecimento do Ministério da Saúde, SUS, Secretarias Estaduais e Municipais de saúde.

Dica do editor - Vale a pena ver e ouvir Augusto Nunes todas as noites no Jornal da Record, 19h30min

O jornalista Augusto Nunes é o mais corajoso e competente analista da cena política brasileira do momento e deve ser visitado todas as noite no Jornal da Record, canal 7 na TV aberta. Ele fala a partir das 19h, num comentário enxuto e duríssimo contra o Eixo do Mal. Abaixo, o comentário de ontem a noite, no qual desfere críticas contundentes ao Quarteto do Mal: Ciro Gomes, Boulos, Flávio Dino e Fernando Haddad, que exigiram a renúncia de Bolsonaro:

 

Bolsonaro publica vídeo em que os governadores são chamados de "corja de canalhas"

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou nesta qurta-feira um vídeo em sua conta no Facebook,onde um homem mostra o Ceasa de Belo Horizonte vazio e diz que os governadores são uma “corja” e “canalhas”.

- A culpa disso aqui é dos governadores, viu!? Porque o presidente está brigando incessantemente para uma paralização responsável […] E essa corja de governadores canalhas tão ai, cada 1 por si, igual a uma manada de burros querendo ganhar nome e projeção política”, diz o homem. Assista ao vídeo (1min52):

Ministério da Economia corta pela metade as contribuições ao Sistema S. Medida só vale para abril, maio e junho.

O ministério da Economia decidiu, ontem, que as empresas só pagarão 50% das contribuições devidas ao Sistema S, tudo apenas durante os meses de abril, maio e junho.

Foram alvo da medida Sebrae, Sescoop, Sesc, Sest, Senac, Senai, Senat e Senar. Em 2019, o montante arrecadado pelo Sistema S com os recolhimentos passou de R$ 17 bilhões.

Idosos com mais de 80 anos começam a receber vacinas anti-gripais em casa

A prefeitura fechou parceria com o Sesc e com a Universidade Federal de Ciências da Saúde.

Os 14 mil porto-alegrenses que possuem mais de 80 anos e que possuem cadastro em órgãos públicos municipal, começaram a receber telefonemas de alunos da Universidade Federal de Ciências da Saúde, que agendam visitas de profissionais da saúde para aplicação de vacina anti-gripal em casa.

O serviço é realizado pelo Sesc.

As pessoas entre 60 e 79 anos deverão continuar se vacinando em farmácias das redes Panvel, Agafarma e São João.

Em algumas clínicas particulares, como a Imune, shopping Iguatemi, também aplicam as vacinas, mas o serviço é pago e qualquer pessoa, em qualquer idade, pode usar.

Corte Federal do Rio cassou liminar do juiz que violou a Constituição e proibiu reabertura de lotéricas e igrejas

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Rio, Reis Friede, cassou a ilegal liminar do juiz federal de Duque de Caxias, interior fluminense, que suspendeu os decretos do presidente Jair Bolsonaro que listavam lotéricas, igrejas e templos como serviços essenciais.

A decisão do magistrado, como previa o editor, era totalmente contra legis, usurpando competência estrita do governo federal e do Congresso.

Baseado nessa decisão estúpida, governadores baixaram decretos aceitando a ordem ilegal. Foi o caso, entre outros, do governador do RS, que agora terá que rever o decreto, já que vale a decisão presidencial.

O TRF2 disse que o juiz violou frontalmente a Constituição da República e a harmoniosa relação que deve existir entre os poderes".

No RS, homens e homens jovens entre 30 e 39 anos são os mais infectados pelo vírus chinês

No RS, o maior número de infectados ocorre entre os homens (58%).

A faixa de idade mais atingida é de jovens entre 30 e 39 anos, correspondendo a 1/5 do total.

Os dados são da secretaria estadual da Saúde e estão disponíveis na internet.

Vírus chinês: conheça os números de hoje no Brasil, RS e Porto Alegre

Balanço de hoje:

Brasil
5.717 infectados
201 mortos

RS
305 infectados
4 mortos
Curados - A secretaria estadual da Saúde não tem os números

Porto Alegre
190 infectados
3 mortos
26 curados, sendo 18 homens e oito mulheres

OMS avisa que contaminação do vírus chinês está desacelerando

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 6 mil a menos que no relatório apresentado na segunda, elevando o total global para 754.948, enquanto a soma das mortes é de 36.571, 3.465 delas de ontem para hoje.

 O número de pacientes recuperados vem aumentando e está próximo de 25% do total, segundo dados dos vários ministérios da saúde dos países afetados.

No ritmo atual, a marca de 1 milhão de pessoas contaminadas será atingida ainda nesta semana. Os casos notificados aumentaram dez vezes em cerca de um mês, indo de 10 mil em 1º de fevereiro a 100 mil em 7 de março.

Prefeito Ary V annazi faz BO por ter recebido ameaças de morte

O prefeito de São Leopoldo, RS, o lulopetista Ary Vannazi, foi se queixar á Polícia, porque se diz ameaçado de morte.

Ary Vannazi, que foi presidente do PT do RS, diz que foi atacado pelas redes sociais, tudo porque mantém duríssimas restrições às atividades humanas e econômicas no município, o que acabará por quebrar empresas e provocar demissões em massa, além de caos social.

Preocupada com a saúde dele, Justiça do RS solta o mais perigoso assaltante de bancos de todos os tempos, o "Papagaio"

A defesa alegou que ele faz parte do grupo de risco. A Justiça do RS já soltou 1800 bandidos condenados e cumprindo pena. O mais famoso deles foi novamente preso, desta vez em São Leopoldo, com grossa posse de cocaína e drogas ilícitas, segundo informou ontem o próprio ministro da Justiça, Sérgio Moro.

A Justiça do RS soltou outro condenado por assalto, um dos mais perigosos do Estado, o "Papagaio", que já fugiu 6 vezes da cadeia. A decisão foi do juiz singular de Bento, onde Cláudio Ribeiro está preso desde 2018, depois que foi preso no Paraná.

"Papagaio" é considerado o maior assaltante de banco do RS em todos os tempos e está condenado a 52 anos.

A prisão mais recente ocorreu em Agudos do Sul, no interior paranaense. Papagaio e mais três pessoas foram detidas em uma chácara no bairro Leão. No local, a Polícia apreendeu quatro fuzis. Em uma mochila, o grupo escondia explosivos que eram utilizados para os ataques a banco.

Estiagem profunda avança, holje, em todo o RS. Dia será novamente de sol.

Porto Alegre, 8h30min, 23 graus

O sol abriu o dia com todo seu vigor no território gaúcho, mas a MetSul prevê períodos de nebulosidade e até chuvas esparsas.O dia vai ser abafado com calor durante a tarde

No final do dia, uma frente fria começará a ingressar pelo Oeste e o Sul com chuva e risco de temporais. .

As temeeraturas mínimas foram de 15°C em São José dos Ausentes e 19°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Uruguaiana e 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 32°C.

Não apenas o Rio Grande do Sul enfrenta estiagem. Uruguai, províncias do Nordeste da Argentina, e os estados de Santa Catarina e do Paraná também sofrem com a escassez de chuvas.

Em março, dólar subiu 16,03% e Bolsa despencou 29,99?%

O mês foi ótimo para quem investiu no dólar e péssimo para quem investiu na Bolsa em março.

Acumulado do mês
Dólar, +16,03% (no trimestre, mais 29,53%)
Bolsa, 29,99% (no trimestre, -36,86%)

Ontem
Dólar, +0,31%, R$ 5,1966
Bolsa, -2,17%, 73.019 pontos

Eduardo endurece e proíbe flexibilização das atividades comerciais até 15 de abril.

O decreto proíbe que os prefeitos flexibilizem as atividades do comércio, o que já começou a acontecer. Ele também prorrogou o fechamento das escolas até o final do mês.

O governador Eduardo Leite baixou decreto, ontem, endurecendo as regras de paralisação do comércio e determinou que a atividade terá que permanecer fechada até 15 de abril.

O decreto saiu depois que 96 entidades, entre elas o Cpers, defenderam o confinamento horizontal e a paralisação de toda atividade econômica e humana, exceto as essenciais, como também depois que Defensoria Pública, MPF e Ministério Público do Trabalho foram para cima do governador.

CLIQUE AQUI para mais detalhes e conhecer o comunicado do governo. O decreto foi publicado no Diário Oficial de hoje.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/