Morreu o jornalista gaúcho Alberto Hermann Blum, 81 anos

 Morreu o jornalista gaúcho Alberto Hermann Blum, 81 anos.

O jornalista trabalhou muitos anos na RBS, editando o chamado 2o Caderno (variedades) do jornal Zero Hora.

Ontem, Blum sentiu-se mal, foi internado no hospital de Lajeado, onde estava morando, mas foi atacado por pertinaz septecimia e morreu em seguida.

Brasil Paralelo conta quem mandou matar Celso Daniel.Veja.

 O You Tube impôs restrições a este competente serviço jornalístico da Brasil Paralelo, mas vale a pena insistir. O editor fez isto.

TRF4 amplia e mantém penas de prisão contra os bandidos corruptos do PT, Renato Duque e Vaccari Neto

A 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), Porto Alegre, elevou a pena imposta pela Lava Jato ao ex-diretor de Serviços da Petrobras, o líder lulopetista Renato Duque, um dos operadores mais perversos da organização criminosa criada por Lula, o PT, para saquear a Petrobrás, corromper e ser corrompido. O ex-tesoureiro do PT, Vaccari Neto, teve mantida sua pena. Eles tomavam propinas do estaleiro Jurong, que fornecia sondas para a Petrobrás. 

Os condenados principais:

Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras: condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena subiu de 6 anos, 6 meses e 10 dias para 12 anos, 9 meses e 15 dias de prisão. 

João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT: condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena foi mantida em 7 anos, 6 meses e 20 dias de prisão.



Amanhã de manhã, 10h, tem protesto contra o passaporte sanitário diante do Palácio Piratini

Será amanhã,  segunda-feira, o protesto organizado contra o passaporte sanitário, Porto Alegre.

A manifestação foi agendada para as 10h.

Amanhã, como se sabe, é feriado.

No RS, como se sabe, o governador Eduardo Leite não apenas contingenciou a 30% da lotação em grandes eventos em ambiente fechado, como impôs a exigência de exibição de passaporte sanitário para quem comparecer. Isto, inclusive, já provocou 5 mil cancelamentos nos espetáculos do Natal Luz, Gramado.

Na semana passada, o governador também impôs o uso de máscaras para crianças com mais de 3 anos que frequentem creches e escolas.

A convocatória rola nas redes sociais de modo espontâneo.

Espera-se que deputados estaduais comprometidos com a causa possam comparecer.

Brasileiros cercam e festejam Bolsonaro em Dubai, Emirdos Árabes Unidos

 - Este material foi editado e publicado pelo Jornal da Cidade on Line de hoje.

Áustria impõe lockdown para quem não se vacinou. Medida vigorará a partir de amanhã.

 O governo da Áustria anunciou neste domingo, 14, a imposição de um lockdown nacional para quem não está vacinado contra a covid-19. A regra começa a vigorar amanhã e, segundo as autoridades, tem como objetivo impedir a disseminação do novo coronavírus no país.

A medida, acertada em reunião entre representantes de governo federal e estaduais, proíbe os não vacinados maiores de 12 anos de saírem de casa, exceto para casos de necessidade, como trabalhar, ir ao médico, fazer compras de itens de primeiras necessidades ou para serem vacinados. Violações à regra serão passíveis de punição de até 1.450 euros (R$ 9 mil).

65% da população vacinada

A medida vai afetar cerca de dois milhões de pessoas no país, que tem cerca de 8,9 milhões de habitantes, e vai vigorar por pelo menos 10 dias, até 24 de novembro, tendo sido pedido à polícia que realize controles nas ruas, para fiscalizar quem sai de casa.

Ex-prefeitos de Porto Alegre reúnem-se para defender a memória de Luís Carlos Prestes. Pode ? Foi o que aconteceu ontem.

Prestes, o mais fiel servidor brasileiro do genocida Stalin, que o financiou e abrigou na URSS, além de operar como seu espião.

Pelo menos seis ex-prefeitos de Porto Alegre reuniram-se na manhã deste sábado, tudo num ato de desagravo ao Memorial Luís Carlos Prestes, na orla do Guaíba, em Porto Alegre.

A vereadora comandante Nádia, coronel reserva da Brigada, DEM, apresentou projeto para alterar a denominação e objetivos do espaço.  A organização do evento coube à Associação do Memorial. Com projeto da obra assinado pelo arquiteto comunista Oscar Niemeyer, o Memorial Luís Carlos Prestes foi inaugurado no dia 28 de outubro de 2017.)

Ao ato de ontem estiveram presentes todos os prefeitos eleitos depois da redemocratização.

Sem considerar que não há notícia de homenagem igual no mundo, sequer a evidência de que o comunismo soviético ao qual Prestes serviu fracassou ou ao fato de que seus herdeiros políticos e ideológicos (o PPS) renegaram sua herança, expurgando-o  da lista dos seus "heróis", disse Tarso Genro, segundo o Correio do Povo de hoje:

CLIQUE AQUI para saber mais.

Conheça os interesses da China no setor de pesca costeira do Brasil

- Tem informações sobre o porto de Pelotas, RS.

PL adia ato de filiação de Bolsonaro

O PL tirou nota, esta tarde, para anunciar que a filiação do presidente Bolsonaro não sairá mais no dia 22.

Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, precisam aprofundar as articulações em relação a candidatos que disputarão governos estaduais e vagas no Congresso.

A Toca do Lobo, por Tomaz de Figueiredo

O artigo foi escrito antes da nova cafajestada da ABL, ao escolher Gil. A ilustração ao lado é da Folha, que saudou a escolha.

A academia nunca escolheu escritores consagrados do RS, como Érico Veríssimo, e agora troca personagens locais como Lya Luft, preferindo dois personagens irrelevantes para a literatura.

A atriz que já foi laureada com muitos "prêmios" no Domingão do Faustão, aparentemente possui uma pífia carreira como escritora, tendo apenas publicado em quase um século de vida, de acordo com os jornais, apenas duas obras.

A Academia Brasileira de Letras nunca esteve tão em evidência antes da discutível, e um tanto absurda, nomeação da atriz Fernanda Montenegro à cadeira de número 17.

Aos 92 anos de idade, com uma admirável carreira de atriz, com diversos trabalhos na TV, teatro e nos cinemas, vem atuando exaustivamente no papel vitalício de militante da terceira idade, repetindo o discurso bobo de um adolescente quando se mete a falar de politica. 

Fernanda é do tipo que rotula com os piores adjetivos o atual presidente da República, mas nutre admiração por Sergio Cabral, criminoso condenado a "somente" 393 anos de reclusão

CLIQUE AQUI para ler mais.

Os argentinos estão voltando às praias do Brasil. Floripa é um dos destinos preferidos.

Praia do Santinho, Floripa. A foto é da divulgação da Embratur.

A partir de janeiro, a Aerolíneas Argentina operará com voos diários de Buenos Aires para Florianópolis, com saída as 23h e regresso as 2h30min.

Também sairão voos entre Córdoba e Florianópolis, mas em três dias por semana.

Santa Catarina será um dos destinos dos 2 milhões de argentinos que deverão sair para o Brasil durante o verão.

Os argentinos também viajarão para Rio e Salvador.

CLIQUE AQUI para examinar esta extensa reportagem do jornal Clarin de hoje, que apresenta os destinos preferidos pelos argentinos, inclusive dicas de viagens e de preços.


Dica do editor - Se você tem filhinhos ou netos, veja "Luca" e depois "Ciao Alberto", canal Disney+

 Ciao Alberto”, curta-metragem derivado do filme “Luca”, já está no canal Disney+. Alberto curte uma nova vida na cidade de Portorosso.

Agora, ele trabalha ao lado do pescador Massimo enquanto Luca está na escola.

O editor recomenda porque viu com seu neto Caio, o curta Ciao e também o longa Luca.

Recomendado - Conheça e alugue por temporada este novíssimo apartamento no centro de Gramado, RS

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado, a cidade mais turística do RS e objeto de desejo de todos os turistas brasileiros.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

O editor recomenda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

TJ de SP absolve Allan dos Santos em processo movido contra ele pelo Google

O jornalista está refugiado nos Estados Unidos. Ele teve prisão decretada pelo STF, que pediu sua extradição.

O desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, do Tribunal de Justiça de São Paulo, julgou improcedente a acusação do Google de que o jornalista Allan dos Santos tem distorcido fatos em um processo, o que configuraria litigância de má-fé, diz a Folha.

Na avaliação do magistrado, a defesa de Allan não sabia que o STF havia determinado a suspensão do Terça Livre quando acusou o Google de descumprir decisão judicial ao retirar do ar o canal.

É isto.

Artigo, Fernão Lara Mesquita, O Vespeiro - Jeca Tatu e “a democracia”

É de morrer de pena assistir ao debate sobre “democracia” e “estado de direito” no Brasil. 

Na quinta-feira passada, 28, o Tribunal Superior Eleitoral cassou os votos de 427.749 eleitores brasileiros no deputado estadual mais votado da história do Paraná, Fernando Franceschini (PSL), por “propagação de informações falsas sobre a urna eletrônica”. 

É mais um violento passo na escalada da “ditadura preventiva” que o STF, com aval de todos os analfabetos em democracia do Brasil, pôs em prática a pretexto de fazer frente à suposta ameaça verbal de “dar um golpe” de Jair Bolsonaro, o presidente que foi militar mais de 30 anos atrás

Antes deste os 11 monocratas já tinham mandado para a cadeia, onde continuam presos há meses sem julgamento ou acusação formal, um deputado federal em pleno exercício do mandato e o ex-presidente de um partido político, dois ou três jornalistas, um dos quais pediu asilo político nos Estados Unidos de quem exigem sua extradição, além de um bêbado que ousou “falar mal” de sua excelsa excelência Alexandre de Moraes numa mesa de bar.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Novos protestos de cubanos foram agendados para amanhã, dia 15. É tudo contra a ditadura comunista de Havana.

Dissidentes, ativistas e opositores do governo de Cuba preparam protestos contra o presidente Miguel Días-Canel para ter início no país nesta segunda-feira,15.

As manifestações devem colocar à prova o mecanismo de segurança cubano. Apoiadores do protesto dizem temer a possibilidade de repressão policial contra quem for às ruas.

Os objetivos do protesto de segunda-feira são difusos, mas deve haver pressão pela queda do governo comunista de Días-Canel, por reformas democráticas e pela libertação de prisioneiros políticos. 

No protesto anterior, também deste ano, 600 pessoas teriam sido detidas e não se sabe quantas continuam presas.  Desde setembro do ano passado o número de pequenos protestos se multiplicou na ilha. Seriam até 300 por mês. O embate de narrativas entre o governo e seus opositores tem se focado em quem está organizando o movimento. 

Bolsonaro não confirma filiação ao PL e diz que quer mais conversa com o Partido

 O presidente Jair Bolsonaro disse, hoje, em Dubai, que não é certo que se filiará dia 22 no PL.

Bolsonaro avisou que ainda falta "abotoar muita coisa".

Ele deixou transparecer que uma das conversações diz respeito ao discurso dele e de Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, mas se sabe que isto não é o principal, porque o principal é a questão da indicação de candidatos bolsonaristas para o Senado e para a Câmara.

Alcolumbre pedirá licença e CCJ poderá sabatinar André Mendonça

 O senador David Alcolumbre viajará na semana que vem para o exterior e com isto se licenciará da presidência da Comissão de Constituição e Justiça.

Assumirá o tucano mineiro Antonio Anastasia.

A viagem permitirá que a CCJ faça a sabatina de André Mendonça, indicado por Bolsonaro para o STF.

O GETTR do editor está ativo. Não se deixe censurar. Fale direto com o editor, sem patrulha.


O editor ativou dois endereços diferentes no GETTR.

CLIQUE AQUI para saber como surgiu o GETTR. Ambos podem ser frequentados e usados pelos usuários dos serviços oferecidos, que não estão submetidos a censura alguma.

O GETTR é concorrente do Facebook, Twitter e Instagram, mas ao contrário deles, não patrulha e nem censura seus frequentadores. O serviço foi criado pelo ex-assessor de Trump, Steve Bannon (Steve esteve recentemente no Brasil e foi constrangido por policiais federais no aeroporto de Brasília, quando regressava aos Estados Unidos).

Você precisa cadastrar-se no GETTR, o que é tarefa muito simples.

Para encontrar o editor, basta ir a um destes dois domínios:

- Polibio
- Polibio Braga

O domínio Políbio Braga é administrado por voluntária que se dispõe a fazer acompanhamento diário.

Dica do editor - 40 Países da Europa já abriram suas fronteiras para os brasileiros

Já são 40 os países da Europa que aceitam a entrada de viajantes partindo do Brasil. Deste total, 28 estão abertos a brasileiros sem restrições, desde que eles estejam totalmente vacinados. Ou seja, é necessário ter completado o 1º ciclo de vacinação. Para comprovar a imunização, é preciso ter um certificado redigido em inglês que garanta a aplicação das doses. É possível emitir o documento por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. 

CLIQUE nesta reportagem do site Poder360 para entender em detalhes como se conectar com o aplicativo e obter o certificado. O material é bem didático. Na reportagem de hoje, o site Poder360 publica uma tabela completa dos Países, inclusive com a narrativa sobre as restrições impostas por cada um. CLIQUE AQUI para examinar.


Hoje tem eleições legislativas na Argentina. Governo peronista sofrerá grave derrota eleitoral.

Hoje, domingo, tem eleições legislativas na Argentina.

Elas marcarão o início efetivo da disputa pela Casa Rosada em 2023. 

É esperada derrota do governo peronista..

CLIQUE AQUI para ler o jornal Clarin de hoje. O jornal é de Buenos Aires.

Domingo será dia de sol e clima temperado no RS

O sol aparece com nuvens neste domingo no Rio Grande do Sul, mas o tempo mudará em algumas regiões. 

Choverá no Oeste e a instabilidade avançará até o Centro e o Sul gaúcho, provocando chuva muito irregular na distribuição e, no geral, com baixos volumes.

O dia começou com clima temperado e à tarde teremos onda de calor na Grande Porto Alegre.

Porto Alegre terá festa do reveillon na orla do Guaíba

O prefeito Sebastião Melo anunciou, ontem, que Porto Alegre retomará neste final de ano a sua tradicional Festa do Reveillon na orla do Guaíba.

O prefeito busca parceria com o setor privado.

Dica do editor - Vale a pena visitar a orla revitalizada e conhecer o Mirante Olhos Atentos, Porto Alegre

A foto é de Alex Rocha, PMPA.

O prefeito Sebastião Melo compareceu neste sábado, 13, à cerimônia de reabertura do Mirante Olhos Atentos, no 360 POA Gastrobar. A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com a GAM3 Parks e a Fundação Iberê, reabriu o monumento turístico depois do coquetel do restaurante panorâmico da Orla do Guaíba. O trabalho que já tem 16 anos e permanece em um cenário totalmente transformado e remodelado de trechos importantes da orla do Guaíba, que fica entre a usina do Gasômetro e o Beira Rio. 

Vale a pena visitar tudo neste domingo.

CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre os atos de ontem e o empreendimento.

Vacinação ocorrerá só de manhã e num único local de Porto Alegre

Neste domingo, 14, a vacinação continuará na Unidade Móvel de Saúde, que estará no Terminal de Ônibus da avenida Princesa Isabel esquina avenida João Pessoa, no bairro Azenha. Haverá aplicação de primeira, segunda e terceira dose, das 9h às 13h.

Ontem, sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 405 doses de vacinas nos dois locais de imunização abertos. Foram 48 vacinas de primeira dose, 218 de segunda dose e 139 doses de reforço.

Na Unidade de Saúde São Carlos, na região Partenon/Lomba do Pinheiro, foram 288 doses aplicadas no total, e na Clínica da Família, na Restinga, 117 doses.

Governo Bolsonaro já distribuiu 350 milhões de doses de vacinas contra o vírus chinês

A foto é de Breno Esaki, Agência Brasil.

O Brasil ultrapassou, ontem, a marca de 350 milhões de doses de vacina distribuídas para aplicação por estados, municípios e o Distrito Federal. A marca foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

Das doses distribuídas, 294,2 milhões já foram aplicadas, de acordo com os dados oficiais. Com isso, 156,7 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose de vacina, o equivalente a 70% da população, informou a Saúde. Dessas, 126,2 milhões completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única (Janssen).

O ministério atribui aos números da vacinação a melhora no quadro epidemiológico da covid-19 no Brasil. Pelos dados oficiais, desde abril houve queda de 90% na média de casos, que se encontra em 10,4 mil (média de novas notificações dos últimos 14 dias).No caso dos óbitos, o Brasil tem média móvel de 216,36 (últimos 14 dias). 

Número de óbitos por vírus chinês subiu muito neste sábado. Foram 731.

O Brasil registrou, em 24 horas, 14.642 novos casos de vírus chinês e 731 mortes pela doença em 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste sábado  pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia, foram registrados 21.953.838 casos e 611.222 óbitos.

Segundo o boletim, 21.146.255 infectados pela covid-19 se recuperaram, o que representa 96,3% das pessoas que contraíram a doença. Também consta no boletim que há 186.361 casos em andamento e 2.887 mortes de SRAG em investigação.

Entre as unidades da Federação, São Paulo é a que tem o maior número de mortes (153.058) e de casos (4.421.955).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/