TRF4 não quer ouvir Palocci novamente. Palocci queria aprofundar denúncias contra Lula e o PT.


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou liminarmente ontem o pedido do ex-ministro Antônio Palocci Filho para ser ouvido novamente em segundo grau. O desembargador federal João Pedro Gebran Neto entendeu que “um novo interrogatório não se mostra fundamental na avaliação das provas”.

O desembargador afirmou que não há como dar trânsito ao pedido. 

A defesa alegava que a fala de Palocci poderia ser útil na elucidação de inúmeros aspectos da investigação, com fatos que não teriam sido declarados na instrução em razão de tratativas sobre eventual acordo de colaboração premiada. Conforme a defesa, Palocci abordaria assuntos como a formação e o financiamento da Sete Brasil, as conversações das quais teria participado para organizar o esquema de propina decorrente das sondas, os atos por ele praticados na operacionalização do recebimento de propinas, as vantagens indevidas por ele solicitadas, a origem e o destino das propinas.

Álvaro Dias cita o editor e diz que vai refundar a República.

O senador Álvaro Dias disse esta tarde no Senado que vai refundar a República, caso seja eleito presidente da República.

Ele é candidato do Podemos.

O senador citou o editor deste blog na sua fala, que foi a seguinte:

- Esta expressão, senadora Ana Amélia (Dias dirigia-se à senadora gaúcha, que estava no plenário) me foi inspirada pelo jornalista da sua terra, Políbio Braga, que depois de uma palestra minha, procurou-me para dizer: "Pelo que pude entender, o senhor propõe a refundação da República". E é isto mesmo. Este é o caminho.

O senador também avisou que só com a refundação da República será possível eliminar o atual sistema político corrupto e inoperante que existe no Brasil.

Ouça e veja o vídeo com a fala de Álvaro Dias (apenas pequeno trecho):

Moro desprezou pedido de Lula para suspender perícia que poderá incriminá-lo ainda mais

O juiz Sergio Moro negou nesta quinta-feira, o pedido de suspensão da perícia no sistema de propina da Odebrecht feito pela defesa do réu condenado Lula.

O líder lulopetista solicitou esclarecimento sobre a versão da força-tarefa da Lava Jato de que não consegue acessar o MyWebDay, sistema de contabilidade paralela da Odebrecht. O documento pedia a Moro que suspendesse a perícia em curso até que o Ministério Público Federal esclareça a situação, diga há quando tempo tem conhecido de que não é possível abrir o sistema e qual foi a base para fazer a referência ao MyWebDay na denúncia contra Lula.

O juiz considerou que o pedido "não faz o menor sentido"

O que acontece é que Lula quer encher o saco do juiz que vai mandar prendê-lo como corrupto.

Luciano Huck anuncia que não será candidato a presidente da República

Luciano Huck acaba de confrirmar ao blog O Antagonista que não será candidato a presidente da República.

Motoristas do Uber cumprem jornadas de mais de 12 horas por dia

Os motoristas do Uber estão cumprindo jornadas de mais de 12 horas diárias.

É um risco para motoristas e passageiros.

Entenda melhor os impasses para a adesão do governo do RS ao RRF dos Estados.

Publicidade: Vá esta noite ao Bier Markt, Porto Alegre. O melhor, segundo Veja. Faça ali seu happy hour.

Reserve confraternização com seus colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje. Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Artigo, Mateus Bandeira, Zero Hora - Um tabefe na cara dos brasileiros.

O autor é ex-CEO da Falconi e ex-presidente do Banrisul. Ele é candidato a governador do RS pelo Novo.

Em um país com 13 milhões de desempregados e brutal concentração de renda, o auxílio-moradia é um tabefe na cara dos brasileiros. Para quem não sabe, trata-se daquela (baita) ajuda de R$ 4.377 mensais que garante casa para quem... já tem onde morar. A bofetada doi mais ainda quando percebemos que os beneficiários desse mimo são os mesmos que cobram moralidade dos demais cidadãos.

O que justifica o pagamento de auxílio-moradia para quem já tem casa?

CLIQUE AQUI para ler mais.

Quarteto lulopetista - PT, PDT, PCdoB e Psol - lançará manifesto no dia 20.

Lula, Ciro Gomes, Manuela D'Ávila e Guilherme Boulos liderarão o manifesto.

O quarteto lulopetista PT, PDT, PCdoB e PSOL, resolveram unir-se sob a liderança de Lula, para aquilo que chamam de construção de uma "agenda comum contra o retrocesso político e econômico que vive o País".

As quatro legendas lançarão no próximo dia 20, em Brasília, o Manifesto Unidade para Reconstruir o Brasil.

Oi lança canal direcionado aos principais CIOs do país.

A Oi lançou o seu canal da marca (http://oi.itforum365.com.br/) no portal IT Forum 365, plataforma social B2B que entrega conteúdo aos profissionais decisores de TI das maiores empresas do país.

Com uma atuação relevante no mercado de TICs para empresas, a Oi quer prover informações de interesse para esse público como temas de Segurança da Informação, Transformação Digital, tecnologias como Cloud, Inteligência Artificial (AI), IOT (Internet das Coisas) e Big Data, Conectividade e Carreira.

A estratégia da Oi é seguir crescendo em serviços de TI e dados para o mercado corporativo com o desenvolvimento de soluções que ajudam as empresas durante a jornada da transformação digital.

62,5%, imensa maioria, apoia pena de morte para crimes bárbaros

É o que acham 62,5% dos brasileiros.

Mais mulheres (64,2%) do que homens (60,6%) são a favor da pena de morte. Quanto mais jovem, quanto mais instruído e quanto melhor remunerado, maior é o apoio, que é maior também no Nordeste. O Sul (60,9%) é o que menos apoia.

62,5% dos brasileiros são a favor da pena de morte para os casos de crimes bárbaros, segundo pesquisa que o Instituto Paraná Pesquisas acaba de tirar do forno.

6,4% não sabem ou não opinaram.

Ainda é grande o número de brasileiros que não acham que caiba pena de morte em casos de crimes bárbaros. São 31,1%.

Londres acusa Moscou pelo ciberataque de junho do ano passado


Londres acusou nesta quinta-feira a Rússia de ser responsável pelo ciberataque de junho “NotPetya”, que começou na Ucrânia e Rússia, antes de afetar o resto do mundo e atingir milhares de computadores. Eis o que afirmou o secretário de Estado das Relações Exteriores, Tariq Ahmad, em um comunicado

- O governo britânico considera que o governo russo, em particular as Forças Armadas russas, é responsável pelo ciberataque destrutivo NotPetya de junho de 2017.

O ciberataque afetou milhares de computadores em todo o mundo e atingiu multinacionais e infraestruturas críticas como o sistema de controle da área do acidente nuclear de Chernobyl e os portos de Mumbai e Amsterdã.

Crise financeira deixa a RBS TV fora das transmissões da Recopa

Os jogos da Recopa Sulamericana, como o de ontem entre Grêmio e Independente, só serão transmitidos pelas TVs por assinatura, como Fox Sports e SporTV2.

Nenhuma TV aberta adquiriu os direitos.

A RBS TV, que transmite os jogos da dupla grenal, deixará de mostrar as competições do continente.

A alegação da RBS é de que o custo é muito caro e não há dinheiro par investir nas transmissões.

A emissora gaúcha também não deverá transmitir nennhum jogo do Grêmio na Libertadores.

Fleury é o nome mais cotado para ministro da Segurança Pública

O ex-governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury, é o nome mais cotado para ministro da Segurança Pública.

Kotscho já admite vitória de Bolsonaro

O jornalista lulopetista Ricardo Kotscho já admite que Jair Bolsonaro poderá ser o próximo presidente do Brasil.

Câmara começará discussão da reforma da previdência no dia 20


O ministro da secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta quinta que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dará início à discussão oficial da reforma da Previdência no plenário da Casa na próxima terça-feira, 20, mesmo sem ter os 308 votos mínimos necessários para aprovar a matéria.

Marun falou depois de reunião com Rodrigo Maia.

Entrevista, Sérgio Turra, deputado do PP do RS - Produção de deputado não se mede apenas por sessões plenárias

ENTREVISTA
Sérgio Turra, deputado estadual, PP do RS

O senhor não gostou da lista dos deputados que mais compareceram e mais faltaram a sessões da Assembleia. Por que razão ?
É uma abordagem maniqueísta, incompleta e injusta, porque a atividade parlamentar nem de longe resume-se à presença em plenário. E ainda que fosse, dá para ignorar a produção e a produtividade do parlamentar que comparece ? Dá.

Por exemplo ?
Sou um dos quatro deputados que mais vai ao debate, que mais vai à tribuna. Além disto, nestas últimas sessões de votação do projeto de adesão ao RRF dos Estados, faltei a apenas uma sessão, que nem foi a voto.

E as faltas ?
Procure a justificativas. Estão todas disponibilizadas. Eu fiz votos em 411 municípios e isto me obriga a atender seus eleitores, munícipes e autoridades, não apenas da tribuna, mas em comissões e toda sorte de atividade em repartições e órgãos públicos.

Artigo, Gilberto Simões Pires, Ponto Crítico: O caso do jatinho de Huck é delírio de invejosos e ignorantes.


Vejam, por exemplo, como está sendo tratado o caso do financiamento de R$ 17,7 milhões obtido pelo apresentador Luciano Huck, junto ao BNDES, para compra de uma aeronave da Embraer. 

Ao invés de buscar esclarecimento sobre o tema, uma multidão achou melhor reagir pelo sentimento de inveja, deixando totalmente de lado o principal, ou seja, entender como funciona o programa FINAME, que está ao alcance de todos. 

A rigor, antes de tudo, é óbvio que Huck jamais precisou ir ao BNDES. Quem oferece este tipo de financiamento é sempre o vendedor, no caso a própria Embraer. A partir daí, o que garante ou não a concessão do financiamento é o escore que o pretendente ao crédito goza. Esta análise cabe ao Comitê de Crédito do banco, que verifica se o interessado é capaz de pagar o empréstimo. 

Ah, ficar dizendo que Huck pegou dinheiro subsidiado, que é fruto do suor do povo brasileiro, é uma sandice. O FINAME é um programa que está à disposição de quem quer que seja, independente de tamanho. Quem estiver disposto a comprar alguma máquina ou equipamento de fabricação nacional pode se candidatar ao financiamento. Basta que mostre capacidade de pagamento. Pronto.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Presidente corrupto cai na África do Sul. Novo presidente já assumiu.

Depois de uma longa batalha, Jacob Zuma finalmente renunciou na noite da última quarta-feira. Seu substituto é Cyril Ramaphosa, que tomou posse nesta quinta.

Da mesma forma que Lula, Zuma é acusado por grossas roubalheiras no governo.

E como Lula, vai acabar na cadeia como corrupto.

Governo gaúcho quita o restante da Folha dos servidores do Executivo

O governo estadual gaúcho depositou, hoje, R$ 331 milhões, valor que corresponde ao total dos salários devidos para 8% dos servidores do Executivo que ainda não tinham recebido nada.

A Folha de Pessoal de janeiro dos 342 mil servidores do Executivo, ativos e inativos, chegou a R$ 1,3 bilhão

Governo Temer já discute intervenção federal no Rio de Janeiro

Os ministros da Defesa e da Abin já discutem o caso de intervenção federal no Rio de Janeiro.

O comandante do Exército também é ouvido.

Artigo, Almir Pazzianoto, ex-ministro do Trabalho - Quem é Luciano Huck ?

- O editor publica o artigo, mas discorda da avaliação sobre Luciano Huck, cujos êxitos na vida profissional e na vida pessoal são incomuns, consistentes e recorrentes. O artigo sai para que se estabeleça o contraditório.

Eu não sei quem é Luciano Huck. O senhor ou a senhora sabem?

A pergunta é pertinente porque, no vácuo de lideranças que atraiam a confiança de milhões de eleitores, abre-se espaço para que surjam nomes improvisados, politicamente desconhecidos, que se julgam preparados para os desafios da presidência. Sei que é animador de auditórios, mas desconheço as aptidões políticas que se lhe procuram atribuir.

Eleger o presidente da República, no sistema presidencialista, é ato de extrema responsabilidade. 

(,,,,)

O Brasil está em meio a processo de transição. O governo não consegue eliminar o déficit e equilibrar as finanças públicas. A economia pedala bicicleta ergométrica. Já se sabe que a recuperação do mercado de trabalho ficará para a próxima década. Até lá milhões de desempregados lutarão para encontrar fórmula milagrosa de sobrevivência. Enfim, o estrago continua grande na educação, saúde, segurança, transporte. Para começar a repará-lo necessita o Brasil de presidente dotado de personalidade forte, de audácia para lutar contra a corrupção, de criatividade para derrotar a apatia e impulsionar o desenvolvimento. A tarefa não é para arrivistas e principiantes.                  

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsa volta a subir nesta quinta-feira

A Bolsa sobe de novo neste momento, emplacando alta de 0,83% e batendo em 84.240 pontos.

Ontem, a Bolsa subiu mais de 3%.

O dólar comercial, na mão inversa, cai 0,14% neste momento, com valor de R$ 3,207 para venda.

Luciano Huck dirá nesta sexta-feira se será ou não o candidato

O jornal Valor diz, hoje, que Luciano Huck dirá, amanhã, se é ou não é candidato.

Em definitivo.

Agricultores foram em massa ao centro de Cristal para rezar por chuvas na zona Sul do RS

A foto é reprodução da RBS-TV.

Na noite de ontem,centenas de agricultores reuniram-se na praça da cidade de Cristal, zona Sul do RS, de 7 mil habitantes, para rezar pedindo chuva.

A falta de chuva já fez com que 14 cidades decretassem situação de emergência no Rio Grande do Sul.Os prejuízos são estimados em R$ 250 milhões, conforme a Defesa Civil. 

A seca já afeta a produção agrícola desde novembro do ano passado, quando foram registradas as últimas chuvas. No mês de janeiro, por exemplo, a chuva gerou acumulado de 27 milímetros, valor bem abaixo da média histórica de 130 mm que é a prevista para o mês.
.
A cidade de Cristal foi a primeira a decretar situação de emergência. As perdas na localidade chegam a R$ 30 milhões.

PPS quer lançar Luciano Huck até o final de março

O PPS quer lançar a candidatura de Luciano Huck até o final de março.

Inflação do IGP-10 despencou para 0,23% em janeiro, diz FGV

O IGP-10 de fevereiro desacelerou para 0,23%, ante a alta de 0,79% no mês anterior, conforme divulgado há pouco pela FGV. 

Esse resultado ficou abaixo do esperado pela mediana das expectativas dos agentes (0,34%) e também abaixo do que esperavam os economistas do Bradesco (0,27%), que acabam de enviar esta nota para o editor. Acumulado em doze meses, o índice registrou queda de 0,42%. 

Considerando-se a abertura do dado, a desaceleração tanto pode ser explicada pela queda nos preços dos produtos agropecuários, que passaram de uma variação de 0,74% na divulgação de janeiro para -1,00% em fevereiro, quanto pela menor alta dos preços industriais, que desaceleraram de 1,17% para 0,45%. O IPC, por sua vez, acelerou de 0,36% para 0,57%, enquanto o INCC registrou alta de 0,32%, ante a variação de 0,08% na leitura anterior. Dentre os produtos, destaca-se a deflação mais acentuada dos preços agrícolas, como a soja, carne bovina e aves, e a desinflação do minério de ferro, que passou de uma alta de 8,53% em janeiro para outra de 1,40% na leitura atual.

TCE do RS não quer corrigir seus próprios erros

O pedido do governo sequer avançou dentro do TCE do RS, mesmo a Corte sabendo que este é item fundamental para o acordo de adesão do governo estadual ao RRF dos Estados.

O governo Sartori quer que o TCE mude os critérios que estabeleceu entre 2001 e 2003, quando desconsiderou itens fundamentais para o cálculo dos gastos de pessoal, ignorando e desrespeitando flagrantemente a Lei de Responsabilidade Fiscal, tudo para atender ambições corporativas dos andares de cima dos Poderes, já que com a LRF elas estariam contidas matematicamente.

Sem que faça isto, nem mesmo a nova Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual resolverá o imbroglio das depravadas contas públicas do RS.

O temor de que as mudanças forcem compensações sobre o passado, tipo Lei Kandir, não se justifica.

Opinião do editor - Os Tribunais de Contas abortaram a Lei de Responsabilidade Fiscal

A Lei de Responsabilidade Fiscal contextualiza a solução para a finanças estaduais, mas os Tribunais de Contas a abortaram.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, ao fixar a despesa com pessoal em 60%, deixou uma margem de 40% para  cobrir as demais despesas do governo, inclusive pagar a dívida, e fazer investimentos.

Em 2001, o Tribunal de Contas do RS retirou uma série de ítens que, pela LRF, são definidas como despesa com pessoal, como: assistência médica, auxílio funeral, creche, refeições, pensão por morte - os mais importantes.

Ao excluir despesas correspondentes a 15% da Receita Corrente Líquida, mas que continuarão sendo pagas, retirou a eficácia da lei . Assim, quando a despesa atingir os 60%, estará, de fato, em 75%,, que é o que acontece no RS, impossibilitando o equilíbrio orçamentário, porque os 25% restantes não pagam nem o custeio integralmente, muitos menos  a dívida e os investimentos.

Foi o maior crime cometido nos últimos anos contra as finanças estaduais, porque permitiu avanços salariais inconsequentes, inchaço da máquina pública e degradação dos serviços públicos. Se a LRF fosse cumprida, todos os Estados e municípios estariam com suas contas equilibradas, investindo em torno de10% da Receita Líquida com recursos próprios.

Foi uma ação corporativa e que contou com o apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, todos trabalhando em causa própria.

CLIQUE AQUI para resgatar as informações completas sobre o que aconteceu em 2001 a 2003, inclusive o Relatório Porfírio Peixoto (469 páginas) que consagrou a mudança.

Mercado aposta em inflação ainda menor (3,84%) para este ano

O destaque do Relatório Focus, divulgado ontem pelo Banco Central com projeções até o dia 9 de fevereiro, ficou por conta da revisão baixista de inflação. 

PIB - A mediana das expectativas para o crescimento do PIB de 2018 permaneceu em 2,70%, enquanto a de 2019 ficou estável em 3,00%.

Inflação - A mediana das expectativas para o IPCA de 2018, por sua vez, oscilou de 3,94% para 3,84%, permanecendo em 4,25% para 2019.

Juros - Já as projeções para a Selic no final de 2018 e de 2019 mantiveram-se em 6,75% e 8,00%, respectivamente.

Dólar - No que se refere ao câmbio, a expectativa de final de período ficou, para 2018, em R$ 3,30/US$ e, para 2019 passou de R$ 3,40/US$ para R$ 3,39/US$.

Lula pede que Moro suspenda perícia da PF no sistema Drousys da Odebrecht

Os advogados do réu condenado Lula da Silva pediram ao juiz Sérgio Moro mande a Polícia Federal suspender a perícia no sistema de propinas da Odebrecht, o sistema Drousys.

O requerimento foi encaminhado ontem ao juiz.


O advogado Cristiano Zanin, apontou para “concreta possibilidade de fraude na perícia e no sistema.

Lula não quer novas revelações de provas contra seus crimes.

PF e PRF irão para o novo ministério da Segurança Pública

O Globo de hoje diz que Michel Temer assinará ainda esta semana a MP que criará o ministério da Segurança Pública.

O novo ministério será guarda-chuva para a PF e a PRF.

Rodrigo Maia discutirá previdência, hoje, no Rio, com secretários da Fazenda

O secretário gaúcho da Fazenda, Giovani Feltes, não estará na reunião de hoje entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e secretários estaduais da Fazenda, mas mandará representante.

Rodrigo Maia quer apoio de governadores e prefeitos para a reforma da previdência. Sem isto, avisou, não haverá votação.

O secretário gaúcho tinha agendado viagem para Brasília, mas a reunião foi suspensa e Feltes programou ida ao anterior nesta quinta, acompanhando Sartori, que vai inaugurar obras.

Liquida Porto Alegre vai começar amanhã, sexta-feira

A 22a. edição do Liquida Porto Alegre, na verdade uma liquidação de verão, começará amanhã e irá até 26 de fevereiro.

Tempo seguirá com sol claro, céu azul e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

O tempo segue seco no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, que neste momento apresenta-se com céu azul e sol claro. De acordo com a MetSul Meteorologia, apesar disto, nuvens esparsas aparecem em diversas regiões.

A massa de ar frio no Oceano deixa de influenciar a temperatura, mas a atmosfera seca ainda proporciona marcas baixas para época do ano.

As praias do litoral gaúcho terão marcas amenas, e o dia será de sol e nuvens em Torres, que não deve ultrapassar os 26°C. 

Em Porto Alegre, as marcas devem ficar entre 16°C e 31°C.

TSE diz que total de gastos de candidatos a presidente é de R$ 70 milhões. No RS, candidatos ao Piratini só podem gastar R$ 7,1 milhões.

O TSE decidiu, ontem, que os candidatos a presidente só poderão gastar R$ 70 milhões nas eleições do ano que vem. É o totasl de cada um. Nas últimas eleições, apenas Dilma gastou R$ 350 milhões (Aécio gastou R$ 227 milhões).

No RS, para governador cada candidato não pode passar de R$ 7,1 milhões.

CLIQUE AQUI para saber quanto podem gastar candidatos a deputados federais e estaduais, além de senadores.

Ex-aluno mata 17 e fere dezenas em escola da Flórida.

Ontem, também, um tiroteio sem vítimas ocorreu diante de uma agência da NSA em Maryland.

O editor recebeu ontem a noite várias mensagens por Facebook, revelando detalhes do ataque a tiros registrado nesta quarta-feira em uma escola em Parkland, cidade no sul da Flórida, nos Estados Unidos. 17 pessoas morreram e várias foram encaminhadas a hospitais com ferimentos.

12 vítimas foram mortas na escola, duas fora do prédio, uma em uma rua próxima e duas no hospital.

O atirador, que foi preso após o ataque, foi identificado como Nikolás Cruz, um jovem de 19 anos – que foi aluno da escola, mas foi expulso por problemas disciplinares. Ele usou um fuzil AR-15 e foi preso depois do tiroteio.

Cármen Lúcia mantém decisão de levar ao plenário questão da posse de Cristiane Brasil

A presidente do STF, Cármen Lúcia, manteve ontem a decisão de submeter ao plenário a decisão de garantir ou não a posse da deputada Cristiane Brasil como nova ministra do Trabalho.

Não há data para a sessão do pleno.

Temer nomeou Brasil no dia 3 de janeiro, mas medida judicial de primeira instância proibiu-o de empossá-la.

Raquel Dodge diz ao STF que Lula merece ir para a cadeia imediatamente

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão da PGR.

O réu  condenado sofreu ontem novo revés, porque a  procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou nesta parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pedido de habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar sua prisão por parte do TRF4, Porto Alegre.

Raquel Dodge argumenta que o habeas corpus não pode ser concedido pelo STF porque o mérito do mesmo pedido ainda não foi julgado pela instância inferior, o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Pedidos de habeas corpus preventivo impetrados pela defesa de Lula em primeira e segunda instâncias, mas também no STJ, foram negados liminarmente.

Além disso, a procuradora reafirma entendimento favorável do Ministério Público pelo início da execução provisória da pena após julgados os recursos em segunda instância.

A PGR afirmou que Lula merece prisão imediata.