A embaixada dos Estados Unidos publicou invulgar, duríssima e verdadeiro repto ao atual regime autoritário brasileiro, falando em nome do governo dos Estados Unidos e pedindo a cabeça do ministro Alexandre de Moraes (leia nota abaixo). O governo americano já cassou os vistos de Moraes, da sua mulher e dos seus filhos, além de aplicar-lhe as sanções da Lei Magnitisky, que o torna pária financeiro internacional.
A nota saiu ontem a tarde, sábado, dia e horário incomuns, o que demonstra o sentido de urgência. Ela fortalece a pressão políica e parlamentar para que o senado toque impeachment de Moraes.
Segundo o post, a crise entre os dois países estaria ligada à atuação de Moraes, acusado de “usurpar poder ditatorial” ao ameaçar líderes dos outros poderes ou seus familiares com prisão e outras penalidades.“Sempre é possível negociar com líderes dos poderes Executivos ou Legislativos de um país, mas não com um juiz, que deve manter a aparência de que todas as suas ações são ditadas pela lei. Assim, nos encontramos em um beco sem saída”, afirma o número 2 do Departamento de Estado.