Petrobras aumenta preço do diesel em 4,2% e da gasolina em 3,5%


Reajuste passa a valer nesta quinta-feira e vem após disparada nos preços internacionais do petróleo por conta de ataques na Arábia Saudita.

Juros básicos caem para 5,5% ao ano. É a menor taxa desde 1986.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, reduzir a Selic, taxa básica de juros da economia, de 6% ao ano para 5,5% ao ano.

O percentual, que já era esperado pelo mercado financeiro, é o menor da série história do Banco Central, que começou em 1986. A taxa básica de juros serve como referência para as demais taxas cobradas de famílias e empresas.

Bloomberg acha remota chance de venda de ações do Banrisul

A Bloomberg está achando muito remota a possibilidade de que o governo estadual gaúcho consiga compradores para as ações do Banrisul.

Ao preço que o governo quer.

Mourão poderá substituir Bolsonaro na ONU

A deputada Carla Zambelli, PSL, não quer que o presidente Jair Bolsonaro vá a Nova Iorque e discurse dia 24 na abertura da assembleia geral da ONU.

Ela quer que o presidente cuide da saúde.

O governo parece particularmente irritado com a ONU, que vetou discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima, no dia 23.

É possível que o presidente mande Mourão em seu lugar.

Câmara rejeita quinto pedido de impeachment contra Marchezan Júnior


Votação teve 23 votos contrários, seis abstenções e nenhum a favor.

Oferta de ações do Banrisul poderá ser adiada

O governo estadual gaúcho poderá suspender a oferta atual de ações do Banrisul.

Os investidores institucionais parecem pouco dispostos a pagar os valores pedidos pelo controlador e isto poderá inviabilizar o negócio, calculado em R$ 2,2 bilhões.

EUA e Arábia Saudita dão sinais de guerra

Os restos dos drones que atacaram as refinarias sauditas foram recuperados. Eles fornecerão mais provas materiais sobre a participação do Irã no atentado. A foto é da AFP.

Sinais de guerra:

Os EUA divulgaram fotos de satélite, que demonstram que os drones que foram disparados contra duas refinarias da Arábia Saudita partiram de território iraniano.

A Arábia Saudita anunciou que tem provas de que o ataque foi patrocinado pelo Irã.

São sinais de guerra à vista.

Podemos filia mais um senador e pode virar a maior bancada do Senado

A bancada do Podemos no Senado tem, agora, 11 membros, dois a menos do que a do MDB, que é a maior. Isto aconteceu depois da filiação, hoje, de Selma Arruda.

O senador Major Olímpio, PSL, presente ao ato, passou a percepção de que também poderá trocar de Partido.

O senador gaúcho Lasier Martins, disse ao editor que outros três senadores estão a caminho, um dos quais é Kajuru.

Se isto acontecer, o Podemos será a maior bancada do Senado e será inevitável a eleição de Álvaro Dias para o lugar de David Alcolumbre, tão logo este termine seu mandato.

Bolsonaro fica no PSL, apesar das futricas

O presidente Jair Bolsonaro teria comunicado a confidentes que sairá do PSL até o final do ano.

A informação é do blog O Antagonista.

É pura futrica do blog.

Jair Bolsonaro não tem razão alguma para abandonar o Partido que lhe garante a totalidade dos votos que possui na Camara e no Senado.

Dica do editor - Veja a série The-i-land, na Netflix

Dica do editor - Esta noite, veja a decisão com chope artesanal do Bier Markt, Porto Alegre


Há oito anos a revista Veja Porto Alegre atribui ao Bier Markt o primeiro lugar na categoria. 

Reserve para happy hour, formaturas, jantares e aniversários: 9.9388-2401. Ligue ou passe Whats a qualquer momento.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.
Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

A investigação do Senado ocorrerá apenas em relação aos ministros do STF

Dica do editor - Inscreva-se para participar dessa pesquisa internacional sobre câncer de mama


O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, faz parte do grupo de 500 centros médicos de excelência no mundo que avaliará os efeitos dessa terapia em dois tipos da doença e seleciona pacientes com câncer de mana para estudar o caso.
       
CLIQUE AQUI para saber como participar do estudo.
CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre o estudo.

Maduro liberta vice da Assembleia Nacional. Brasíl já atua diplomaticamente para enconjrar solução para a crise da Venezuela.

O vice-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela,  dominada pela oposição, EdgarZambrano, foi libertado hoje pela ditadura narco-comunista de Nicolás Maduro.

Michele Bachelet, responsável pelo escritório de Direitos Humanos da ONU, exigiu que Maduro solte todos os presos políticos.

No momento, estão em curso negociações para que Maduro saia do Poder, permitindo a convocação de eleições gerais. O governo Bolsonaro, que já foi mais hard, participa de entendimentos políticos para que a saída de Maduro aconteça através da presença de governos aliados do ditador no âmbito das novas rodadas de conversas, como é o caso de Cuba, incluindo até mesmo um acerto que permita anistia política aos atuais governantes e a saída dos seus principais líderes para o exílio.

Desemprego já é o menor desde 2016, mas ainda é muito alto

No trimestre encerrado em julho deste ano, o índice de desemprego no Brasil alcançou 11,8% da população economicamente ativa, segundo dados divulgados hoje pelo Ipea.

É o menor percentual de desempregados para o período desde 2016.

Ao longo de 2019, a taxa já registrou um recuo de 0,9%.

No fim de agosto, o IBGE também registrou uma queda no desemprego pelo quarto mês consecutivo. A pesquisa mensal de emprego do IBGE foi uma das bases de dados utilizadas pelos pesquisadores do Ipea.

Dica do editor - Porto Alegre já pode usar o aplicativo Waze para checar circulação viária

A prefeitura de Porto Alegre apresentou, nesta quarta-feira, a parceria firmada com o aplicativo Waze para compartilhar com usuários informações sobre circulação viária na Capital.
diretor-presidente da EPTC.

Ufrgs usa recursos públicos para convocatória de ato contra o governo Bolsonaro

Funcionários públicos da UFRGS, pagos com dinheiro do contribuinte, usam os recursos a que tem acesso (e-mail de todos os alunos e ex-alunos) para convocatórias contra o governo Bolsonaro.

O editor recebeu cópia do remetente.

É o caso da chamada Comissão de Graduação de um dos cursos da UFRGS,  o de Biotecnologia, está repassando e-mail com material enviado pelo DCE,  tradicionalmente braço do PSOL, para todos os alunos, chamando para evento político disfarçado de "assembleia da comunidade acadêmica da UFRGS em defesa da educação".

O ato é organizado pelo DCE, APG (Associação de Pós-Graduandos) e pelos sindicatos ASSURGS (funcionários da UFRGS) e ANDES (professores), mas conta com o apoio de 25 outras entidades, quase todas alinhadas com Psol, PT e PCdoB.

Melo e Ostermann convocam secretário da Fazenda para explicar venda das ações do Banrisul

Um grupo de deputados estaduais de diversos Partidos resolveram publicar manifsto contra a venda de ações do Banrisul e divulgarão tudo em coletiva de imprensa, amanhã, 13h30m, na Assembleia.

Noutro round, os deputados Sebastião Melo e Fábio Osterman resolveram convocar o secretário da Fazenda, marco Aurélio Cardoso, e o presidente do Conselho de Administração do Banrisul, Ademar Schardong, para justificarem a venda. O Colégio de Líderes decidirá sobgre a convocação na terça-feira. Os dois deputados chegaram a convidar as duas autoridades, mas elas não compareceram, alegando exigência de sigilo bancário e restrições impostas pela CVM em casos como o atual.

Na terça-feira, a venda das ações já terá ocorrido e a convocação será inútil.

Melo, MDB, e Osterman, Novo, temem prejuízos com a venda pulverizada das ações, mas o governo alega que o mercado é quem determina os preços e é o que vale neste tipo de operação.

Neste espetáculo do São Pedro, "Lobo", lobo come lobo

O Sofazão, Porto Alegre, era bem menos pretensioso. "Lobo" foi apresentado ontem e será reeditado hoje. É puro lixo "artístico". As crianças, pelo menos estão livres da apresentação, já que há restrição para menores de 15 anos, incluindo transformers.

Desde que se apresentaram, ontem a noite, com repique para esta noite, os 15 atores aí ao lado, todos em nu frontal, chocaram boa parte do público que não foi e não irá ao Theatro São Pedro, Porto Alegre, porque protagonizaram um espetáculo "artístico" no qual o viés condutor são cenas de sexo explícito com todo mundo que está no palco, inclusive entre si e com figuras imaginárias. A diretora, Carolina Bianchi, que na apresentação faz questão de explicar o seguinte: 

- Se no ato sexual o corpo e a existência estão completamente no tempo/ espaço. Como é possível incorporar essa sensação enquanto performer ? É possível ter uma relação erótica com outros tipos de matérias que não a humana ? O que essa potência sexual, esse tremor vulcânico de um corpo apaixonado pode gerar enquanto matéria prima para criação de uma obra? Como articular a imaginação, a escrita com essas práticas ? 

"Lobo", o mais recente trabalho de Carolina, que parece precisar urgentemente de um piscoterapeuta.

CLIQUE AQUI se você tiver estômago para ler as rebuscadas explicações sobre o caso.

Dica do editor - Godoy conta em livro o ativismo político da Fiergs nas décadas de 80 e 90


A editora da Universidade de Caxias do Sul já tem no prelo os originais do livro que Dagoberto Godoy resolveu escrever sobre aquilo que ele chama de "ações e propósitos do ativismo político dos industriais gaúchos, nas décadas da reestruturação política e socioeconômica do RS e do Brasil”. O livro registrará a atividade política da Fiergs nas décadas de 80 e 90. O prefácio é de Percival Puggina.

Sai hoje decisão de protocolar pedido da CPI da Lava Toga

O senador Lasier Martins, Podemos, disse há pouco que os signatários do pedido de CPI da Lava Toga decidirão em momentos se protocolarão hoje ou no dia 25 o requerimento.

O editor falou há pouco com Lasier.

Dia 25 acontecerá a mega-concentração defronte o STF.

A discussão é bizantina, porque politicamente a apresentação impõe-se de imediato, porque corresponde a pelo menos duas razões:

1) Ainda há forte pressão do senador David Alcolumbre para que três senadores retirem suas assinaturas, o que fulminaria o pedido, que no momento conta com o número mínimo exigível de 27 assinaturas.

2) A apresentação inflará a concentração do dia 25.

Eduardo Bolsonaro processa Faceboiok e Instagram

O deputado Eduardo Bolsonaro anunciou que processará Facebook e Instagram.

Os dois serviços derrubaram notas do deputado.

Mais gente precisa levar ambos aos bancos dos réus.

Artigo, Xico Grazziano, Poder360 - Liberar novos agrotóxicos é melhor que manter os antigos


Achar que liberação de novas formulações levará ao maior consumo de pesticidas é ignorância, 

Como viver sem os agrotóxicos? A pergunta, formulada nesta segunda-feira em reunião na Câmara dos Deputados, suscitou outra dúvida: será possível produzir alimentos, em larga escala, sem utilizar produtos químicos para combater pragas?

Quando Antoninho Rovaris, dirigente da Contag, logo no início dos trabalhos subiu ao microfone para condenar o uso de agrotóxicos, sabia que os produtores rurais não utilizam pesticidas porque querem, e sim porque precisam deles para defender suas lavouras.

Seu depoimento deu o tom da sessão da Comissão Geral, presidida pelo deputado Luiz Nishimori (PL-PR), relator do PL 6299/02. Ela se instalou exatamente para colher as opiniões de cerca de 30 convidados.

CLIQUE AQUI para ler e saber mais.

Apresentadora da Globo chama Bolsonaro de "Bozonaro"

Leo Pinheiro, OAS, o Judas de Lula, já está fora da cadeia

Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, o delator que fulminou Lula no caso do triplex, remetendo-o diretamente para a prisão como corrupto, foi solto e cumprirá o restante da sua pena em casa.

A libertação ocorreu depois que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, homologou o acordo de delação premiada fechada pelo empreiteiro com a Polícia Federal.

Tensão com preços do petróleo não atinge cotações de commodities agrícolas

As oscilações do preço do petróleo, primeiro para forte alta e agora para quedas continuadas, não afetaram as cotações das principais commodities agrícolas.

É o que o editor soube com a Brasoja, Porto Alegre.

Dica do editor - Conheça estes cinco carros elétricos apresentados em Frankfurt

Conheça estes cinco carros elétricos lançados no Salão de Frankfurt. 

Preço do petróleo continua caindo

Perto das 10 horas, o contrato do Brent para novembro recuava 1,22%, saindo a US$ 63,76. Apesar da queda de ontem - de 6,5% - e de hoje, o Brent, que é a principal referência global, ainda está cerca de 6% superior ao preço pré-ataque, mas 13,5% abaixo do pico do ano, observado em 24 de abril (a US$ 74,50).

Bolsa abre em pequena queda, mas dólar sobe, também levemente

A Bolsa abriu o pregão de hoje em pequena queda de 0,20%, mas o viés é de alguma recuperação durante o dia, tal como ocorreu ontem.

O dólar sobe.

As 10h56min

Bolsa, -0,20%, 104.413 pontos
Dólar comercial, +0,38%, R$ 4,0922 para venda

Ao vivo, Senado analisa indicação de Augusto Aras para a chefia da PGR

RS poderá aderir ao RRF até o final do ano

Há controvérsia, porque faltam apenas três meses para o final do ano.

Além do Rio, que já aderiu, outros três Estados negociam com o governo federal a adesão ao RRF: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Cada um deles está em fases diferentes do pré-acordo, mas os contratos gaúcho e mineiro podem ser assinados ainda neste ano, conforme o cronograma do Ministério da Economia. Goiás ainda está na primeira fase das negociações.

Rio descumpre acordo e pode ser excluído do RFF, Caso interessa ao RS.

O Rio foi o único Estado que aderiu ao RRF, criado durante o governo Temer. O RS tenta desde o governo Sartori, mas não consegue avançar.

As negociações nas próximas duas semanas entre o governo do Rio de Janeiro e o Ministério da Economia podem determinar o futuro do Regime de Recuperação Fiscal, no qual tem interesse direto também o governo do RS. 

O objetivo do RRF é aumentar as receitas do Estado por instrumentos como corte de isenções fiscais, mudanças nas alíquotas de contribuições previdenciárias, corte de despesas com reajuste ou contratação de servidores, entre outras ações definidas caso a caso.Em troca, os governadores deixam de pagar as parcelas da dívida com a União por três anos, prorrogáveis por mais três, e recebem aval do Tesouro para operações de crédito

O Rio de Janeiro assinou o acordo com o governo federal há pouco mais de dois anos e nesse período descumpriu algumas regras. O estado tem até 3 de outubro para explicar o não cumprimento das recomendações do Tesouro Nacional. A depender dos termos negociados pode haver maior ou menor interesse de outros governadores aderirem ao programa. 


Dica do editor - Conheça estas bolsas de doutorado para mulheres. Só em Ciências e Exatas.

A Fundação Schlumberger oferece bolsas de doutorado para mulheres em Ciências e Exatas.

CLIQUE AQUI para conhecer o programa.

Assustado, Senado desiste de meter (ainda mais) a mão no bolso do contribuinte para financiar campanhas eleitorais


A forte repercussão junto aos multiplicadores da opinião pública contra a aprovação de uma microreforma eleitoral, levou o Senado a desistir da aprovação de um projeto de lei que, entre outras coisas, permitia o uso do fundo partidário para pagar a defesa de filiados dos partidos denunciados por corrupção.

Um acordo entre os líderes do Senado rejeitou todas as mudanças aprovadas pela Câmara e permitiu a aprovação de um texto que prevê apenas o funcionamento do fundo eleitoral para as campanhas em 2020.

Agora, a Câmara terá cerca de dez dias para dar a palavra final sobre o projeto. As mudanças só poderão ter validade para as próximas eleições se forem aprovadas até o final de setembro.

Copom anunciará, hoje, nova queda nos juros básicos

O Comitê de Política Monetária deve anunciar hoje a redução da taxa básica de juros para os próximos 45 dias.

A Selic deve cair 0,50%.

FGV diz que PIB de julho cresceu apenas 0,2%. Economia está muito travada.


A FGV apresentou mais uma estimativa negativa para o PIB de julho, ampliando as incertezas sobre a recuperação da economia. Para a FGV, "a economia continua travada, com sinais conflitantes".

O Monitor do PIB da FGV registrou queda de 0,2% da economia no período. O resultado está em linha com a estimativa no Banco Central, que na semana passada apontou uma queda de 0,16% em julho.

Os prognósticos funcionam como uma trava nas expectativas positivas, depois que o IBGE mostrou que a economia cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano.

Inflação do IPC-Fipe subiu apenas 0,13% em agosto. Cenário da inflação é muito benigno.


O cenário de inflação tem se mostrado benigno, o que permite ao Banco Central levar a Selic a patamares mais baixos. Na reunião de hoje, o Copom poderá cortar mais 0,5% na Selic.

Leia esta análise de hoje dos economistas do Bradesco:

O IPC-Fipe semanal divulgado hoje mostrou que a inflação segue comportada neste início de mês: o indicador avançou 0,13%, ante expectativa de 0,25%, com desaceleração dos preços de alimentos. Ao mesmo tempo, a segunda prévia do IGP-M sugere que as pressões vindas do atacado são limitadas. A deflação de 0,28% em setembro foi explicada pela queda dos preços industriais, enquanto os preços agrícolas apresentaram aceleração, ainda compatível com um cenário benigno para os preços de alimentação no médio prazo.

Ainda exitem alguns riscos no radar, como os efeitos dos eventos geopolíticos no Oriente Médio e da Peste Suína Africana sobre os preços de combustíveis e alimentos, mas o cenário tem evoluído de maneira muito favorável.

Dica do editor - Eis algumas dicas para aproveitar melhor o wi-fi da sua casa

No link a seguir, dicas importantes para você aproveitar melhor sua wi-fi doméstica.

CLIQUE AQUI para examinar material do G1.

Eis a delação do ex-vice da Odebrecht contra Aécio Neves. Ele foi encontrado morto no Rio

Delator de Aécio Neves é encontrado morto no Rio

O ex-vice presidente da Odebrecht, Henrique Valladares foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira.

Em sua delação premiada, Valladares acusou Aécio Neves e seu partido, o PSDB, de terem recebido valores do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira. Apenas Aécio teria recebido R$ 50 milhões. Valladares também acusou o ex-ministro de Minas e Energia de Dilma, Edison Lobão, de receber R$ 5,5 milhões em propinas. Citou ainda a CUT.

Pedido de CPI da Lava Toga será protocolado hoje

Será hoje a apresentação do requerimento com o pedido de instalação da CPI da Lava Toga.

O ato sairá no Senado.

O presidente da Casa, David Alcolumbre, promete sentar em cima do pedido.

A ver.

Raquel Dodge pediu ao STF que criminalize Escola sem Partido

A ex-chefe da PGR, Raquel Dodge, antes de sair do cargo, ontem, protocolou ação no STF para criminalizar quem defender a Escola sem Partido.

E ?

Raquel Dodge mostrou todas as garras no último dia de mandato.

Maurício Valeixo não sairá da chefia da Polícia Federal

O chefão da PF, Maurício Valeixo, será mantido no cargo, segundo Bolsonaro comunicou ao ministro Sérgio Moro, que o indicou.

A informação é do jornal Valor.

Por 38 x 12, Assembleia do RS aprovou Plano Plurianual com despesas congeladas

Na mesma linha da proposta orçamentária para 2020 e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a  Assembleia legislativa do RS aprovou, nesta terça-feira, o Plano Plurianual para o período de 2020 a 2023.

A nova lei prevê despesas praticamente congeladas, inclusive as da Folha de todos os Poderes.

Foram 38 votos favoráveis e 12 apenas 12 contrários. A matéria havia recebido 48 emendas, das quais 40 foram rejeitadas pelo relator do parecer na Comissão de Finanças, deputado Mateus Wesp (PSDB).

Tempo melhorará muito a partir desta tarde no RS


Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

A madrugada e o amanhecer de quarta-feira são de instabilidade com muitas nuvens, chuva e possibilidade de raios e granizo na Metade Norte do Estado, mas de acordo com a MetSul Meteorologia, a partir da tarde o sol deve aparecer em todas as regiões. 

A partir da tarde, o tempo será aberto e frio no Estado.

Segundo a MetSul, as temperaturas serão amenas durante o dia em todo o Estado. Na parte da tarde, a marca mais elevada sairá em Uruguaiana, com 23ºC. Já a Capital deve ter mínima de 12ºC e a máxima não deve ultrapassar os 21ºC. 

Canoas, RS, abre, hoje, edital para novo transporte coletivo


Canoas é o maior município da região metropolitana, fora Porto Alegre.

A prefeitura de Canoas lançará nesta quarta-feira o edital de licitação para o transporte coletivo de Canoas. O sistema transporta 1,2 milhão de passageiros mensalmente. 

Os ônibus da nova freota não podem ter mais de 12 anos e devem ser equipados com câmeras internas e externas, GPS e sistema de bilhetagem eletrônica.

Baixa procura reduz oferta de ações do Banrisul e adia por dois dias as negociações em Bolsa


 O cronograma do negócio foi alterado. Com isso, o início das negociações das ações do Banrisul na B3 tem data prevista para sexta-feira 

O Banrisul acaba de informar que diminuiu a quantidade de ações que serão ofertadas na bolsa de valores de São Paulo (B3), que passarão de  96.323.426 ações ordinárias para 71.350.686 — do total de 201,2 milhões do bolo total. Ações ordinárias dão direito a voto.

Houve baixa procura.

O banco publicou Fato Relevante, no qual  destaca, no entanto, que até a data de conclusão do procedimento de "book building" — que define quais investidores ficarão com que percentual dos papéis ofertados —, a quantidade de ações inicialmente oferecida poderá, "a critério do acionista vendedor", ser acrescida em até 35%, ou seja, em até 24.972.740 ações, "nas mesmas condições e pelo mesmo preço inicialmente ofertadas".

Terminou a greve dos Correios

Acabou a greve dos Correios.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/