Diário Gaúcho, da RBS, falseia números sobre pesquisa em Porto Alegre

A coordenação da campanha do prefeito José Fogaça acordou neste sábado indignada com o jornal da RBS, o Diário Gaúcho, que publicou o seguinte resultado da pesquisa do Ibope, que disponibiliza números falsos, todos eles favoráveis à candidata do PT, Maria do Rosário.

. O jornal pegou os números da pesquisa induzida (com o nome dos candidatos), na qual são computadostambém votos em branco e de eleitores indecisos, para fornecer a pontuação de Fogaça, mas computou os votos válidos dados a Maria do Rosário (expurgados brancos e indecisos), o que produziu uma equação errada e que trabalha contra o candidato do PMDB.

Eis o que publicou o Diário Gaúcho:

- Fogaça, 51%
- Rosário, 44%

* Clique na imagem acima para ver a notícia com os números manipulados. Imagem retirada do site do jornal Diário Gaúcho de 25/10/2008 as 12:13.

. Com isto, a diferença de 12 pontos, que é a verdadeira no caso
dos votos válidos, caiu para apenas 7%, quase a metade, levando o eleitor a julgar que ocorre uma virada nas eleições de Porto Alegre.

. A publicação já está sendo utilizada pelo PT, que anuncia "virada históica"em Porto Alegre.

. O jornal Diário Gaúcho penetra fortemente nas vilas e nas camadas mais pobres. Sua tiragem é de 152.149 exemplares, a sétima maior do Brasil. O Correio do Povo, que ocupa a sexta posição, circula com 157.740 exemplares todos os dias. Zero Hora, o quinto colocado, tem uma circulação diária de 174.617 exemplares.

. O "erro"do Diário Gaúcho poderá levar a coordenação de campanha de Fogaça até a Justiça Eleitoral, o que poderá resultar na apreensão do jornal e em multas vigorosas contra a RBS.

. Até o momento o jornal não falou sobre a publicação, já que não é possível saber, ainda, se o erro foi intencional ou não. Em situações parecidas, editores e repórteres do próprio jornal, responsáveis pela publicação,foram demitidos na mesma hora pela RBS. O presidente da RBS, Nelson Sirotsky, procurou Fogaça para se desculpar e comunicou que corrigirá o erro através de informações pela TV. As 12h27m, o principal site da RBS, o zerohora.com, disponibilizou nota onde admite o erro do Diário´Gaúcho.

. A campanha de José Fogaça também tem sido vítima de ataques seguidos de hackers ao seu site.

Nenhum comentário: