Exportação de sucata: sobretaxas só beneficiam o grupo Gerdau

OPINIÃO DO LEITOR - Exportação de sucata.

Por trás disso tudo há uma melange:
As mercadorias que importamos vêm via marítima; como os navios que aqui chegam não têm o que levar – correm o risco de voltar vazios = prejuízo – dada a circunstância de que somos tupiniquins, não temos produtos acabados para exportar. O que ocorre, então: vão procurar matéria prima – sucata - para, reciclada, voltar para cá como barras de aço. Mandamos a matéria prima (cujos preços são feitos pelos importadores estrangeiros) e recebemos o mesmo material, porém industrializado e a preço menor que o da siderurgia brasileira.
Isto acontece na área rodoviária. Como São Paulo é o principal fornecedor de produtos industrializados para o restante do país e os demais estados são fornecedores que não têm o mesmo fluxo de transporte, o preço deste transporte daqui (ou de outros estados) é “X” e, quando os caminhões chegam lá – principalmente os TRA –Transporte Rodoviário Autônomo – disputam o transporte de volta a qualquer preço (30% de “X”) para não voltar “batendo lata” (vazios). Daí que, a rigor, os TRA fazem um transporte pelo valor do óleo diesel que gastarão, senão = prejuízo.
Ademais, nossa siderurgia, apesar de grande, não têm condições de absorver toda a sucata.


Fernando Schilling, Caxias do Sul, RS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro jornalista Políbio, poderias esclarecer qual é o cargo/função que o megaempresário Gerdau ocupa no governo da presidanta Dilma?

Gerdau tem recebido benesses do governo petista para assessorar os incompetentes "administradores" lulopetistas?
Abraço.
Pilcha Nova.

Anônimo disse...

O PT compra apoio de empresários da mesma forma Hitler comprava. Ou eram do partido ou estavam banidos dos negócios.

Aliás. tirando a sujeira e o desleixo dos membros do PT, o resto é muito parecido com o regime nazista.

O PT sonha em copiar o modelo nazi da magistratura, onde o promotor era o próprio juiz.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/