STF concede liminar beneficiando o governo gaúcho no caso da dívida com a União

O governador Tarso Genro passou quatro anos do seu governo conciliando com seus companheiros do governo federal e por isto nunca questionou judicialmente a dívida. 

O STF concedeu esta tarde a liminar pedida pelo governo do RS para mudança no cálculo dos juros da dívida com a União. 

A decisão também proíbe sanções em caso de atraso nas parcelas, como o bloqueio das contas do governo estadual.

A vitória foi da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, que  teve deferida, nesta segunda-feira, liminar no mandado de segurança nº 34110 impetrado junto ao Supremo Tribunal Federal, na sexta-feira , questionando a cobrança da dívida do Estado com a União.


Pela decisão do relator, ministro Edson Fachin, até o julgamento do mérito, o governo do Estado está autorizado a realizar o pagamento da dívida com a União calculada por juros não capitalizados, em cumprimento à Lei Complementar nº 148/2014, que trata do refinanciamento do débito, bem como determinou a abstenção, pela União, da imposição de sanções por descumprimento do contrato. A decisão vale a partir desta segunda-feira.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mazah agora que ele não faz mais nadinha de reforma administrativa, vai ser conhecido como ajuste fiscal que não eliminou nadinha de elefantes brancos.

Anônimo disse...

Precisamos ser justos...mérito a procuradoria de Santa Catarina que conseguiu a decisão em seu leading case no STF ... O RS copiou e colou....

Anônimo disse...

agora calote na divida,e aumento de impostos.
bem feito pros trouxas que nos emprestaram dinheiro.

Anônimo disse...

Agora diminua o ICMS que não deu certo e elimine os CC's.

Anônimo disse...

Pena não ir na carona de gestão de Santa Catarina também.

Rogério Brodbeck disse...

O contrato com a Uniao é leonino, semelhante ao das instituições financeiras, prevendo a cobrança via anatocismo que é o sistema de juros sobre juros ou juros capitalizados. O STF vetou essa modalidade de cobrança, penso, por não ser a União instituição financeira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/