Maiores bancos do país se unem para criar alternativa à Serasa Experian

Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, os cinco maiores bancos brasileiros, anunciaram a criação de uma gestora de inteligência de crédito (GIC) com o objetivo de formar um banco de dados que permitirá ao setor e a outras instituições de crédito aprimorar a capacidade de análise e gestão de suas carteiras de empréstimos, tanto de pessoas físicas como jurídicas.

Cada banco terá 20% do capital da GIC, que será estruturada como uma sociedade anônima.

A nova gestora pretende destravar o chamado cadastro positivo, em que o sistema financeiro concede taxas de juros menores a clientes com bom histórico de adimplência. Os bancos preferiram ter uma central própria, na qual podem compartilhar informações entre si, do que usar dados da Serasa Experian e da Boa Vista, que juntas compartilham um bureau de crédito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estes sistemas todos de cadastro negativo deveriam ser zerados.

Começar tudo de novo, até porque algumas loja não levam mais em conta isso.

Se é cliente e paga certinho, pode estar negativado.

Consultam porque pagam mensalidade.

Anônimo disse...

Sinal que a quebradeira dos bancos está próxima.
Vão inventar o crédito consignado nas empresas privadas. Quem estiver endividado, mas estiver empregado poderá efetivar novo financiamento com o desconto em folha. Ops, não era para contar. rsrs

Marco Belotto disse...

Os banqueiros FDP não irão querer jamais um cadastro positivo, pois com isso teriam que derrubar as taxas de juros, assim como o sistema premia o caloteiro. Falta de pagamento e cheques sem fundos deveriam ficar anotados até o estelionatário paga-los, e não depois de cinco anos zerar tudo para começar da dar novos golpes no mercado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/