Está engavetado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) um estudo inédito que mostra uma realidade bem diferente da que vem sendo pregada pelo PT na campanha eleitoral de Dilma. O documento, ao qual o site de VEJA teve acesso, mostra que a concentração de renda aumentou no Brasil entre 2006 e 2012.
Dados do Imposto de Renda dos brasileiros coletados por pesquisadores do Instituto mostram que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012.
O mesmo ocorreu para o porcentual de 0,1% da população mais rica, que se apropriava de 9% da renda total do país em 2006 e, em 2012, de 11%. Os dados referentes a 2012 correspondem aos mais recentes apurados pela Receita Federal.
CLIQUE aqui para ler toda reportagem no site da Veja.
9 comentários:
Não precisava estudo nenhum. Basta ver o lucro estupendo dos bancos durante os governos petistas. De dar inveja ao psdb.
Então a candidata certa e Luciana Genro que quer taxar as grandes fortunas?
Eu que sou rico não sabia disso, agora vou votar no PT. Obrigado Políbio!
O Novo Socialismo funciona deste jeito, mais fartura para os grandes aliados e que já possuem muito, migalhas para os aliados miseráveis e que não têm quase nada, enquanto a classe média e médio empresariado sustentam o regime vigarista.
Claro, o plano econômico do PT veio do Banco Mundial e o plano político veio do Foro de São Paulo, o mafioso aceitou os dois.
O FHC fez o plano político do Diálogo Interamericano de Desenvolvimento e econômico do FMI. Além do Cebrap/Cebri.
E ainda tem o Consenso de Washington.
Não gosto do PT, PSDB, PSB, PDT et caterva, mas verdade seja dita: no governo do PT, até os pobres ficaram menos pobres!
Desde que o assunto PASADENA veio a tona,já era previsível que tinha ocorrido pagamento de propina, e a Dilma quanto será que levou no beija mão?
Por anda o PT deixam o "rabo" preso?
À bem da verdade, espero que o tal estudo também mostre que mais de 40 milhões de brasileiros saíram da linha da extrema pobreza durante o mesmo governo do PT.
O índice de GINI, que mede exatamente esta diferença entre ricos e pobres , caiu segundo a metodologia do IBGE, da PNAD2013, com uma amostra umas cem vezes mais representativa que a do IPEA, vinculada ao imposto de renda, que convenhamos, só assalariado paga.
Postar um comentário