Você acredita ? Atropelamentos no RS ocorrem mais durante as noites e nos finais de semana

O Detran/RS realizou um levantamento sobre acidentalidade envolvendo pedestres no Rio Grande do Sul. O estudo analisou todos os acidentes com morte envolvendo pedestres entre 2007 a 2013, apontando que as mortes de pedestres no RS ocorrem mais à noite e nos finais de semana.

Cerca de 70% das mortes de pedestres aconteceram nos dias de semana e 46% à noite. O percentual de mortes de pedestres diminui, em relação à distribuição geral de vítimas, nos finais de semana e nos turnos na manhã, tarde e madrugada: 23% das mortes de pedestres acontecem à tarde, 19% pela manhã e 11% no turno da madrugada. A distribuição para o conjunto das vítimas de trânsito, incluindo também os outros usuários, é de 22% pela manhã, 24% à tarde e 18% durante a madrugada.

Idosos
Embora as vítimas fatais com mais de 65 anos tenham representado 12% do total de mortos no trânsito, quando se analisa somente os atropelamentos, o percentual de idosos sobe para 30%. As mulheres que morreram em atropelamentos também representam uma fatia maior do total de vítimas: elas foram 32% dos pedestres mortos, enquanto representaram 21% do total de mortes causadas por todos os tipos de acidentes de trânsito (incluindo os atropelamentos).

Locais de risco
Um grupo de 14 municípios gaúchos concentraram 50% do total de atropelamentos com morte no RS de 2007 a 2013. Seja pelo tamanho da frota e da população, seja pela presença de rodovias, nessas localidades morreram 1.466 dos 2.938 pedestres atropelados no período. Porto Alegre, Caxias, Pelotas, Viamão, Gravataí, São Leopoldo, Santa Maria, Novo Hamburgo, Rio Grande, Canoas, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Lajeado e Erechim são os municípios que registraram o maior número de mortes de pedestres.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fim de semana tem menos carros e a velocidade aumenta, somados aos que insistem em beber e dirigir.

Anônimo disse...

Culpa da marvada

Anônimo disse...

A UNS CINCO ANOS ATRÁS AS LEIS DE TRANSITO NA ESPANHA MUDARAM, LÁ COMO AQUI NÃO DAVA NADA ATÉ QUE AO MUDAREM AS LEIS OS MOTORISTAS COMEÇARAM A SEREM ENCAMINHADOS AO PRESIDIO, EM UMA SEMANA MUDOU TUDO, RARAMENTE ALGUÉM ERA ATROPELADO E HOJE CHEGA A SER NOTICIA DE CAPA QUANDO ALGUÉM MORRE ATROPELADO.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Uma das razões de acontecer tantos acidentes envolvendo veículo automotores (e pedestres) à noite e aos fins de semana é o fato da EPTC "encerrar" o expediente ostensivo às 18 horas. Há menos de um mês eles começaram a multar à noite, mas acho que já pararam. Exceto pela "balada segura" não se vê nenhum azulzinho à noite e nos fins de semana.
Roberto1776

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/