Rios Quaraí e Uruguai transbordam no RS. Milhares de gaúchos passam o Natal fora de casa na Fronteira Oeste.

Mais de mil famílias vão passar o Natal fora de casa somente no município de Quaraí, fronteira com o Uruguai, no Rio Grande do Sul, por causa dos rios que transbordaram e atingiram 32 municípios na região da fronteira. A Defesa Civil do Estado estima em 4 mil o número de desabrigados neste Natal. 
O Rio Quaraí chegou a maior marca da história, 15 metros acima do nível normal. Vários bairros da cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, continuam alagados. Setecentas e cinquenta famílias deixaram suas casas.

12 das 32 cidades atingidas decretaram emergência.

O jornalista Fernando Alves, Uruguaiana, disse esta manhã ao editor que a situação é crítica na região. Ele acha que em Quaraí são 4 mil e não mil o número de desabrigados. 

É tanta água que, acredite: uma vaca foi parar em cima de um telhado, informou hoje o portal G1.

Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, o Rio Uruguai também transbordou. E continua subindo. Mais de 300 famílias estão em abrigos ou na casa de parentes.

O trabalho da defesa civil é intenso desde o início de setembro. De lá pra cá, houve chuvas fortes, vendavais e quedas de granizo. 

Em Alegrete, a cheia do Rio Ibirapuitã também preocupa. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

O anos de 2016 será extremamente chuvoso e a agricultura será a maior prejudicada.

Nossa safra de verão já tem perdas de produtividade em várias culturas.

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/